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Ventoinha sempre ligada

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    Ventoinha sempre ligada

    Boas a todos, a ventoinha que refrigera o radiador do meu ford focus 1.8tddi ano 2000, esta sempre ligada, mesmo neste dias que tem estado um gelo de manha ela arranca logo, o meu carro nem AC tem.

    Aqui a uns meses tive um problema que que o oleo misturou na agua derivado a avaria no radiador de oleo.

    Acham que tambem derivado a este problema pode estar o sensor da ventoinha avariado?

    Se sim, aonde é que este se localiza? Seria o Cilinder Head Temperature (CHT)?

    Obrigado




    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

    #2
    Por norma o sensor/valvula fica no radiador, em principio podes tentar diagnosticar tirando a ficha, se for daí a ventoinha para.
    Caso isso esteja ligado a um tipo de centralina pode ser mais complicado.

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      #3
      Abres o capot e dentro da caixa de fusíveis que esta dentro do compartimento do motor tens um relé grande preto, abana o gajo com força. Se parar podes começar a pensar em trocar. Na tampa tem o símbolo da ventoinha se for mais fácil para identificar.

      Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk

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        #4
        Sim, o rele ja sei qual é, ate o abri, esta como novo, mal o ligo ele atraca e a ventoinha começa logo a trabalhar, se o retirar a ventoinha para. Penso que sera o sensor que esta a fazer o rele atracar e a ventoinha ligar.
        A minha duvida é mesmo saber qual é o sensor, se for o Cilinder Head Temperature ja sei qual é, fica mesmo de lado no motor.

        O que acho estranho e a minha duvida é que no quadrante marca bem a temperatura.. logo se este sensor estiver avariado tera de haver outro que esta bom


        Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

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          #5
          normalmente o sensor que envia informação para o quadrante fica acopulado ao termoestato ou lá perto.
          é obvio que varia de carro para carro, mas tenta ver se é esse o teu caso.

          Comentário


            #6
            Tenho quase a certeza que é este ao lado do motor, so queria que alguém me confirma-se, em todo o caso estive a testar este ao lado do motor com o multimetro e nem sequer mede os ohms.. dos cabos chegam 6v, portando deduzo que seja mesmo este sensor avariado correto?

            O que me mete mais confusão é como é que no quadrante marca bem a temperatura..


            Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

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              #7
              No radiador não tens lá nenhuma?

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                #8
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                No radiador não tens lá nenhuma?
                Nao..


                Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

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                  #9
                  Boas! So para deixar feedback, o problema estava mesmo no tal sensor CHT, troquei e resolveu o problema.




                  Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

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