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Será que tenho culpa?

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    [Acidente] Será que tenho culpa?

    Bom dia a todos,

    Tive um acidente automovel faz 11 dias. Sou a Viatura A e o outro a B. Ao fazer uma inversão de marcha devidamente sinalizada (Pisca ligado para esquerda com antecedencia), sem transito do lado oposto e sem traços continuos, a estrada é muito larga e verifiquei viaturas atrás de mim. Até aqui tudo ok, mas nisto e já eu na outra faixa contrária, vem uma moto disparada no mesmo sentido em que eu circulava mas a fazer ultrapassagem e embate na minha viatura como podem ver pelas fotos.
    Chamou-se a Policia, felizmente ninguem ficou ferido.
    Nestes casos quem terá a culpa? Já me disseram que se calhar sou eu, outros disseram que é 50/50. Mas no meu entender não tenho culpa porque não estava a fazer nada de errado , não havia sinalização em contrário, transito não havia na altura em sentido contrário etc... A meu ver a moto terá culpa, poque tinha boa visibilidade para ver o que estava á frente e alem disso vinha a ultrapassar os carros atrás de mim e tinha uma passadeira com lomba a 50 mt á frente.

    Agradecia opiniões ou experiencias identicas que tiveram e a quem foi atribuida culpa.

    Obrigada a todos


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    IMG_0172.jpg
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    #2
    não percebi uma coisa, a mota vinha no mesmo sentido que tu vinhas antes de iniciares a manobra?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
      não percebi uma coisa, a mota vinha no mesmo sentido que tu vinhas antes de iniciares a manobra?

      Sim vinha no mesmo sentido, mas pelos vistos estava a ultrapassar já os carros que estavam atrás de mim.

      Comentário


        #4
        sendo assim, na minha forma de ver as coisas seria ele o culpado.
        se estás a assinalar e fazer a manobra de virar à esquerda, independentemente de ser para inversão de marcha ou estacionar e se até havia já viaturas atrás de ti a aguardar a conclusão, não será alguém que vem em contramão a ultrapassar todo o transito a ter razão.
        mas isso é a minha interpretação baseado no que dizes.

        Comentário


          #5
          É um pouco difícil compreender o que se passou mas, pelo que dizes, parece ser o tipo o culpado.
          Não é muito raro ver motociclistas a ultrapassarem filas inteiras e depois quase se espetarem no carro na extremidade da mesma, porque estava a fazer uma manobra.

          Comentário


            #6
            Eu coloquei fotos do acidente e da localização.
            a meu ver e não existindo nenhuma sinalização em contrário e seguindo o código da estrada eu estava a fazer uma manobra permitida e sinalizada devidamente por mim no referido local, sem transito no sentido oposto e tudo . Ele diz que não me viu, alem disso devia vir devagarinho porque me partiu cabo da direção da roda. Alem disso como podem ver pelas fotos existe um risco no chão perto da roda da minha carrinha que foi o que ela andou com o embate.
            como tenho seguro de danos próprios a carrinha já foi peritada pelo perito da minha companhia, agora falta a do outro penso eu. mas já tenho ordem de reparação mas em principio só devo ter carrinha para o ano.
            Estou é preocupada com a situação da culpabilidade.

            Comentário


              #7
              bem nessa situação segundo o que relatas, o culpado é seguramente o outro, pois não tomou as devidas precauções de se assegurar porque motivo havia viaturas paradas á espera que acabasses a manobra e pós-se a ultrapassar tudo á aviar até te encontrar a ti e estatelar-se , infelizmente é algo recorrente com alguns artistas em duas rodas, e depois acabam mal...

              Comentário


                #8
                Provavelmente vai acabar em 50/50, apesar da culpa aparentemente ser do artista da moto

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                  Provavelmente vai acabar em 50/50, apesar da culpa aparentemente ser do artista da moto
                  Pois mas sinceramente não sei se caso dêem 50/50 eu vou aceitar. Vão agravar o meu seguro que já não é barato por causa de um irresponsável. Não concordo.
                  Se optar pela assitência juridica tenho de pagar alguma coisa?

                  Obrigada a todos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                    Pois mas sinceramente não sei se caso dêem 50/50 eu vou aceitar. Vão agravar o meu seguro que já não é barato por causa de um irresponsável. Não concordo.
                    Se optar pela assitência juridica tenho de pagar alguma coisa?

                    Obrigada a todos
                    se não aceitares, caso venha a acontecer, dado que tens seguro contra todos , o seguro trata de tudo inclusive assistência jurídica...

                    Comentário


                      #11
                      Ok obrigada.
                      Vamos lá ver o que isto vai dar.
                      Mas tenho a impressão que ainda vai dar pano para mangas.

                      Comentário


                        #12
                        A lomba e passadeira a 50mts tanto faz, não tem o minimo interesse para o caso.

                        Por já ter visto casos semelhantes, é provável que fique 50/50. Avançaste sem ter visibilidade para garantir que o podias fazer em segurança. (até indicas que a mota estava a ultrapassar carros, portanto a tua visão da estrada estava tapada pelos carros)
                        Ele ultrapassou também sem ter visibilidade para o fazer em segurança.

                        Comentário


                          #13
                          Já estive numa situação semelhante, mas eu era o condutor do motociclo.
                          Vou contar o que me aconteceu, que pode não se aplicar na integra a este caso, apesar de ser muito semelhante.
                          No meu caso o carro foi considerado culpado, eu estava a fazer a ultrapassagem num local permitido para tal e quem muda de faixa (seja por que motivo for, ultrapassar, estacionar ou fazer inversão de marcha) é que tem de garantir que o pode fazer em segurança, foi esse o relatório da seguradora na altura.

                          Comentário


                            #14
                            Mas quando iniciei a inversão de marcha ele nem sequer vinha lá atrás ainda.
                            Ele proprio referiu que não me viu ou vinha distraido ou não sei até porque ele nem sequer trava e eu já estava bem na outra faixa.
                            Eu fiz em total segurança porque como referi vinha a fazer sinalização com antecedência e não vinha tb qualquer viatura na faixa contrária.
                            A Minha visibilidade não estava afetada porque a estrada é extremamente larga e vi perfeitamente se vinha ou não carros atrás e motos, os carros que vinham ainda vinham relativamente longe para ai uns 25/30mt.
                            Ele fez a Curva que se vê na foto(mapa) já a ultrapassar provavelmente porque ele vinha todo na faixa contrária. Alem disso ele via muito bem a estrada de ambos os lados porque como referi a estrada é larga e quem vem da curva tem uma visibilidade plena do resto da Rua.

                            Comentário


                              #15
                              A minha visibilidade não estava tapada pelos carros atrás, porque a estrada é mesmo muito larga e como eles não vinham colados a mim e como viram com antecedencia que eu estava a fazer já a manobra eles encostaram-se á direita, logo a moto via perfeitamente o que estava no meio da estrada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BoxerDog Ver Post
                                Já estive numa situação semelhante, mas eu era o condutor do motociclo.
                                Vou contar o que me aconteceu, que pode não se aplicar na integra a este caso, apesar de ser muito semelhante.
                                No meu caso o carro foi considerado culpado, eu estava a fazer a ultrapassagem num local permitido para tal e quem muda de faixa (seja por que motivo for, ultrapassar, estacionar ou fazer inversão de marcha) é que tem de garantir que o pode fazer em segurança, foi esse o relatório da seguradora na altura.
                                Mas tu para fazeres uma ultrapassagem também mudas de faixa.
                                De facto, perante a lei o condutor da viatura provavelmente será o culpado mas eticamente, o motociclista é que é um imbecil.

                                * Isto se a história relatada pelo OP for exactamente como descreve.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                  Mas tu para fazeres uma ultrapassagem também mudas de faixa.
                                  De facto, perante a lei o condutor da viatura provavelmente será o culpado mas eticamente, o motociclista é que é um imbecil.

                                  * Isto se a história relatada pelo OP for exactamente como descreve.
                                  Quem está a fazer uma ultrapassagem num local permitido para tal tem prioridade sobre quem está a ser ultrapassado.

                                  Sinceramente não vejo onde é que alguém pode ser considerado imbecil por estar a fazer uma manobra permitida pelo código da estrada...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                                    Mas quando iniciei a inversão de marcha ele nem sequer vinha lá atrás ainda.
                                    Ele proprio referiu que não me viu ou vinha distraido ou não sei até porque ele nem sequer trava e eu já estava bem na outra faixa.
                                    Eu fiz em total segurança porque como referi vinha a fazer sinalização com antecedência e não vinha tb qualquer viatura na faixa contrária.
                                    A Minha visibilidade não estava afetada porque a estrada é extremamente larga e vi perfeitamente se vinha ou não carros atrás e motos, os carros que vinham ainda vinham relativamente longe para ai uns 25/30mt.
                                    Ele fez a Curva que se vê na foto(mapa) já a ultrapassar provavelmente porque ele vinha todo na faixa contrária. Alem disso ele via muito bem a estrada de ambos os lados porque como referi a estrada é larga e quem vem da curva tem uma visibilidade plena do resto da Rua.
                                    Só relatei a minha situação como termo de comparação, que foi numa recta em Lisboa (telheiras, mais especificamente), no seu caso não conheço o local nem como foi o acidente.
                                    Por vezes o pensamos ser o certo pode não o ser.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BoxerDog Ver Post
                                      Já estive numa situação semelhante, mas eu era o condutor do motociclo.
                                      Vou contar o que me aconteceu, que pode não se aplicar na integra a este caso, apesar de ser muito semelhante.
                                      No meu caso o carro foi considerado culpado, eu estava a fazer a ultrapassagem num local permitido para tal e quem muda de faixa (seja por que motivo for, ultrapassar, estacionar ou fazer inversão de marcha) é que tem de garantir que o pode fazer em segurança, foi esse o relatório da seguradora na altura.
                                      mas quando ultrapassaste o carro ele tinha o pisca ligado?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                                        Pois mas sinceramente não sei se caso dêem 50/50 eu vou aceitar. Vão agravar o meu seguro que já não é barato por causa de um irresponsável. Não concordo.
                                        Se optar pela assitência juridica tenho de pagar alguma coisa?

                                        Obrigada a todos
                                        Terás um valor contratado para tal. Acima desse valor, pagas todas as despesas inerentes ao processo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também aposto nos 50/50. Há sempre muitas zonas cinzentas nestas situações...

                                          Cump.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                            mas quando ultrapassaste o carro ele tinha o pisca ligado?
                                            Tinha, foi um dos argumentos que o outro condutor utilizou para não ser culpado. Eu estava a ultrapassar vários carros e aquele virou para estacionar do outro lado da rua.
                                            Para a seguradora foi irrelevante, o pisca não dá prioridade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BoxerDog Ver Post
                                              Tinha, foi um dos argumentos que o outro condutor utilizou para não ser culpado. Eu estava a ultrapassar vários carros e aquele virou para estacionar do outro lado da rua.
                                              Para a seguradora foi irrelevante, o pisca não dá prioridade.
                                              mas porque é que foste ultrapassar um carro com o pisca ligado?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                                mas porque é que foste ultrapassar um carro com o pisca ligado?
                                                Quando iniciei a ultrapassagem o pisca da viatura em questão não estava visível, só vi quando já estava em cima dele. Como referi estava a ultrapassar varias viaturas, quando cheguei aquele já tinha passado 3 ou 4.

                                                Apenas dei a minha experiência num caso semelhante para ajudar a user do tópico a ter mais uma opinião, o meu acidente foi há mais de 10 anos e está resolvido. Na altura as entidades envolvidas (PSP e ambas as seguradoras) deram-me razão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na minha opinião de especialista de acidentes automóveis de sofá deverá ser 50/50, a não ser que uma das seguradoras queira de facto marrar, se deves ou não aceitar esse 50/50 é contigo.

                                                  Relativamente ao acidente em si, se o o que o OP descreve for verdade e vendo uma PCX no chão é óbvio o que aconteceu, mais um pseudo motard das 125cc que vê uma fila de carros e é punho a fundo a ultrapassar, tenho uma mota não preciso de parar nas filas dos comuns mortais

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Então por essa ordem de ideias nunca se pode fazer inversão de marcha.
                                                    Porque apesar de sinalizar com antecedência e não termos qualquer sinal proibitivo, já estarmos na outra faixa quando nos batem etc... de nada nos vale. quem vem a ultrapassar tb tem de ter atenção conforme diz o código da estrada.

                                                    REALIZAÇÃO DA MANOBRAA manobra de ultrapassagem obedece a determinadas regras, as quais podemosencontrar no art.º 38.º do C.E. e são as seguintes:
                                                    • O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem, sem se certificar de que apode realizar, sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ouem sentido contrário;
                                                    • O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
                                                    − A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realizaçãoda manobra com segurança;
                                                    − Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
                                                    − Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente àesquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
                                                    − O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassarum terceiro veículo ou de contornar um obstáculo;− O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer semperigo.

                                                    Lugares em que é proibida a Inversão de marcha
                                                    1 - É proibido inverter o sentido demarcha:aa) Nas lombas;bb) Nas curvas, cruzamentos ou entroncamentosde visibilidade reduzida;cc) Nas pontes, passagens de nível etúneis;dd) Onde quer que a visibilidade seja insuficienteou que a via, pela sua largura ou outrascaracterísticas, seja inapropriada à realização damanobra;ee) Sempre que se verifique grande intensidadede trânsito

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Afirma que a visibilidade não estava afectada e procedeu em total segurança, portanto tinha visibilidade para ver perfeitamente a mota a ultrapassar, e mesmo assim avançou com a manobra.
                                                      Isso chama-se distracção (tal e qual como assumido pelo da mota), porque se parte do principio que não viu o que estava lá para ser visto.

                                                      se um viu o outro e não tentou evitar o acidente, é crime. Posto isto, se calhar o "distrai-me" não é assim tão mau...

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                        Afirma que a visibilidade não estava afectada e procedeu em total segurança, portanto tinha visibilidade para ver perfeitamente a mota a ultrapassar, e mesmo assim avançou com a manobra.
                                                        Isso chama-se distracção (tal e qual como assumido pelo da mota), porque se parte do principio que não viu o que estava lá para ser visto.

                                                        se um viu o outro e não tentou evitar o acidente, é crime. Posto isto, se calhar o "distrai-me" não é assim tão mau...

                                                        Antes de iniciar a manobra e durante vi com toda a certeza que não vinha mota nenhuma caso contrário nã tinha feito a manobra pondo a minha segurança e das minhas filhas em risco.
                                                        Como referi a mota para estar no sitio que estava (completamente na faixa contrária quando me bateu e sem travar) deveria vir a ultrapassar desde a curva atrás como está no mapa em anexo e como tal não me viu. Logo não foi distração minha

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                                                          #29
                                                          Já me aconteceu algo idêntico.
                                                          Estava parado numa fila de trânsito. Já estava parado há algum tempo e resolvi fazer inversão de marcha. O local permitia. Olhei pelo retrovisor e vi todo o trânsito parado atrás de mim. Vi que em frente não vinha ninguém. Começo a fazer a manobra e de repente aparece uma Vespa do meio nada. Raspou ao de leve no para-choques do meu carro. Praticamente não se notava nada. O condutor da Vespa caiu mas não se magoou.
                                                          Apesar de estar a sinalizar a manobra eu fui dado como culpado. O raio da mota apareceu numa fracção de segundos.
                                                          Na altura tinha uns 20 anos e pouca experiência de vida. O meu carro não tinha danos e não me quis chatear.
                                                          Se fosse hoje nao ficaria assim, embora não sei se viria a ter razão.

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                                                            #30
                                                            O que é que define "estar a ser ultrapassado"? Hipoteticamente falando: uma mota está a ultrapassar vários carros que se deslocam mais lentamente, um carro mete pisca e vira. Como é que se define se estava a ser ultrapassado ou não?

                                                            É que se um gajo numa mota estiver 60 metros atrás e alguém virar à esquerda de quem é a culpa? Como é que o carro sabia que estava a ser ultrapassado?

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