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Automóveis feitos para durar.

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    Automóveis feitos para durar.

    Boas pessoal,gostava que com a experiência entre todos, pudéssemos dar as opiniões de automóveis dos dias de hoje feitos de aço que são extremamente fiáveis,lembro dos antigos e que ainda rolam muito nas estradas que e só meter gasóleo e andar nunca avariam os famosos 190d,apenas um exemplo pois existem mais.
    E hoje em dia ainda temos automóveis desta raça.

    #2
    Nos carros recentes ainda há dúvidas, por não haver exemplares com muitos km.

    Os carros duram imenso.

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      #3
      Os carros duram o tempo que quisermos. É questão de ir substituindo peças. A nível de corrosão e durabilidade de materiais nunca estiveram tão bons. O problema é a parte eléctronica, que cada vez pesa mais, inclusive nos motores e que dá muitas dores de cabeça.

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        #4
        Se forem franceses claro que foram feitos para durar. Para durar muito tempo nas oficinas.

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          #5
          Looooool

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            #6
            Não é preciso recuar até ao 190d, o ultimo carro verdadeiramente fiavel no seu todo, e tendo em conta a quantidade astronomica de vendas, foi o Golf IV 1.9 Tdi

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
              Não é preciso recuar até ao 190d, o ultimo carro verdadeiramente fiavel no seu todo, e tendo em conta a quantidade astronomica de vendas, foi o Golf IV 1.9 Tdi
              O meu sogro tem um IV mas o 1.4 e aquilo tem sido uma mina para os mecânicos. 2o motor e uma infindável lista de problemas elétricos que nunca estão 100% solucionados. 20 anos, 130k km e a sensação ao conduzir é que parece ter +10 anos ainda em cima

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                O meu sogro tem um IV mas o 1.4 e aquilo tem sido uma mina para os mecânicos. 2o motor e uma infindável lista de problemas elétricos que nunca estão 100% solucionados. 20 anos, 130k km e a sensação ao conduzir é que parece ter +10 anos ainda em cima

                Os motores a gasolina não são tão fiáveis como os diesel e para teres uma pequena ideia da diferença o 1.9 Tdi é um dos mais fiaveis dos diesel

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
                  Não é preciso recuar até ao 190d, o ultimo carro verdadeiramente fiavel no seu todo, e tendo em conta a quantidade astronomica de vendas, foi o Golf IV 1.9 Tdi
                  O motor é. O resto do carro nem por isso.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                    O motor é. O resto do carro nem por isso.
                    Foi exatamente isso que eu quis referir. Mesmo não tendo sido um carro extremamente cuidado nestes 20 anos, contudo o envelhecimento do interior deixou-me um pouco surpreendido pela negativa. Mas a nível elétrico (motores dos vidros, tranca central)tem sido o grande ponto fraco. No entanto também coloco a hipotese de quem o tem arranjado não ser propriamente um expert....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                      Foi exatamente isso que eu quis referir. Mesmo não tendo sido um carro extremamente cuidado nestes 20 anos, contudo o envelhecimento do interior deixou-me um pouco surpreendido pela negativa. Mas a nível elétrico (motores dos vidros, tranca central)tem sido o grande ponto fraco. No entanto também coloco a hipotese de quem o tem arranjado não ser propriamente um expert....
                      Interiores (os do Golf IV são conhecidos por terem plástico que com a idade parte como se nada fosse), vidros, fechaduras é mato em VAGs.

                      Comentário


                        #12
                        Ainda gostava de saber o porquê de quando falam de carros para durar só falarem de sucata do século passado...depois claro, acham que devia ser obrigatório aprender mecânica nas escolas de condução.

                        Podia colocar aqui uma foto dum acidente que houve há 3 dias, onde o carro "de aço", uma Pickup dos anos 90, levou pela frente com um Mercedes C ou E actual (para muitos envergonhado pela coqueluche 190d). Resultado? Mercedes com a frente toda desfeita e condutor saiu com ferimentos ligeiros. A Pickup? Chassis dobrado, o passageiro do pendura faleceu no local, o condutor faleceu umas horas depois e os 2 ocupantes do banco traseiro estavam em estado grave.

                        É isto que são carros feitos para durar?
                        Evoluam, porque a segurança é bem mais importante do que avarias resolvidas com um alicate!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                          Interiores (os do Golf IV são conhecidos por terem plástico que com a idade parte como se nada fosse), vidros, fechaduras é mato em VAGs.
                          Confirmo exactamente com um Ibiza de 1999 que o meu pai teve.


                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          Ainda gostava de saber o porquê de quando falam de carros para durar só falarem de sucata do século passado...depois claro, acham que devia ser obrigatório aprender mecânica nas escolas de condução.

                          Podia colocar aqui uma foto dum acidente que houve há 3 dias, onde o carro "de aço", uma Pickup dos anos 90, levou pela frente com um Mercedes C ou E actual (para muitos envergonhado pela coqueluche 190d). Resultado? Mercedes com a frente toda desfeita e condutor saiu com ferimentos ligeiros. A Pickup? Chassis dobrado, o passageiro do pendura faleceu no local, o condutor faleceu umas horas depois e os 2 ocupantes do banco traseiro estavam em estado grave.

                          É isto que são carros feitos para durar?
                          Evoluam, porque a segurança é bem mais importante do que avarias resolvidas com um alicate!
                          Creio que ninguém aqui está a falar da segurança, mas da fiabilidade/durabilidade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Confirmo exactamente com um Ibiza de 1999 que o meu pai teve.




                            Creio que ninguém aqui está a falar da segurança, mas da fiabilidade/durabilidade.
                            Na minha modesta opinião, a segurança também deve ser vista como fiabilidade.
                            Porque um carro que é um "caixão com rodas" pode ser a coisa mais fiável do mundo em termos mecânicos ou de materiais, mas se falha drasticamente na segurança...

                            Comentário


                              #15
                              Aqui à pouco mais que meia dúzia de anos na minha terra, uma colisão frontal entre uma Opel Meriva e um MB 190 deu no falecimento do condutor do 190.

                              Comentário


                                #16
                                Grande maioria pessoas quer carros recentes e nao pretendem manter mesmo carro por anos a fio, e quanto a sua fiabilidade e durabilidade é o quanto basta para depois reciclar e virar novo. É como antigas navalhas de barbear que duravam uma vida mas ninguem ja as querem preferem as descartáveis mais práticos e quando chegar fim da sua vida util lixo. Meus carros sao da velha guarda mas sei quanto é difícil manter a rodar em condições, sao peças a escassear e caras é uma luta contra ferrugem etc etc, tem vantagem de facil manutençao e um pouco mais do que isso. Mas pronto sao opçoes na qual cada um de nós temos.

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                                  #17
                                  Automóvel para durar? O meu enFiat Punto. 6 anos nas minhas mãos e já tinha quase 15 de existência. E ai anda ele. Em 6 anos quantos francesolas foram para a sucata? Este nem uma vez à oficina. Lataria francesa pertence à sucata!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                    Aqui à pouco mais que meia dúzia de anos na minha terra, uma colisão frontal entre uma Opel Meriva e um MB 190 deu no falecimento do condutor do 190.
                                    É tudo uma questão de ter um boa dose de sorte conjugado com outros factores...este é um belo exemplo.


                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Dape1904 Ver Post
                                      Automóvel para durar? O meu enFiat Punto. 6 anos nas minhas mãos e já tinha quase 15 de existência. E ai anda ele. Em 6 anos quantos francesolas foram para a sucata? Este nem uma vez à oficina. Lataria francesa pertence à sucata!
                                      Se é para dar exemplos que são mais excepção que regra, aqui vai outro:
                                      Peugeot 309 SR (1.6 gasolina) - comprado novo pelo meu pai em 1987... Vendido em 2004 (17 anos) com menos de 80 mil km e zero avarias, a alguém do mesmo concelho...
                                      Hoje em dia em outras mãos, mas na mesma terra, continua a rolar, com 31 anos (não sei quantos kms).
                                      E esta, hein ?

                                      Edit: Lembrei-me que teve uma avaria - o fecho central. Apenas e só.
                                      Editado pela última vez por tonirai; 25 December 2018, 02:31.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                        Se é para dar exemplos que são mais excepção que regra, aqui vai outro:
                                        Peugeot 309 SR (1.6 gasolina) - comprado novo pelo meu pai em 1987... Vendido em 2004 (17 anos) com menos de 80 mil km e zero avarias, a alguém do mesmo concelho...
                                        Hoje em dia em outras mãos, mas na mesma terra, continua a rolar, com 31 anos (não sei quantos kms).
                                        E esta, hein ?

                                        Edit: Lembrei-me que teve uma avaria - o fecho central. Apenas e só.
                                        Mau era se com 80 mil tivesse avarias graves

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Dape1904 Ver Post
                                          Automóvel para durar? O meu enFiat Punto. 6 anos nas minhas mãos e já tinha quase 15 de existência. E ai anda ele. Em 6 anos quantos francesolas foram para a sucata? Este nem uma vez à oficina. Lataria francesa pertence à sucata!
                                          eu já tive franceses, alemães, italianos, espanhóis e suecos de várias décadas diferentes entre eles. e nem sou de trocar de carro por fatores económicos. não sou apologista de nenhuma marca, mas tu já IRRITAS com esse ódio aos franceses! até te posso dizer mais, o carro mais fiável que o meu pai já teve foi o primeiro carro comprado novo por ele, um ZX que durou 17 anos e 4 mãos lá por casa, 285 mil kms e levou o 2º motor as 225 mil porque eu dei cabo do motor em cerca de ano e meio ao fazer-lhe uns 50 ou 60 mil e era reduções, acelerações, estar nos semáforos aos saltinhos, por aí fora. mas comigo foi do porto até ao algarve já com 12 anos e não se queixou. depois mudou-se o motor e em vez de um 11 meteu-se um 1.4 e ainda foi para o meu irmão mais ano e meio ou algo assim até o motor começar a bater. a seguir sucata com ele. por isso vira a agulha para outro lado que essa tua conversa enjoou bastante em apenas 3 ou 4 dias.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                            Mau era se com 80 mil tivesse avarias graves
                                            Sim, claro [emoji51] eu bem disse que, se era para dar exemplos que são mais excepção que regra (o dele e o meu), eu também tinha um!
                                            Embora falemos de um carro da década de 80 e com 17 anos que, para projetos desse tempo, até pesam facilmente...
                                            Mas o que quis focar foi que ainda rola com mais 14 anos em cima... Eu já não o vejo há uns anos (não estou na terra), mas o meu pai comentou que ainda o viu na semana passada. Carros de 87 a rolar como daily car, não se vêem frequentemente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                              Sim, claro [emoji51] eu bem disse que, se era para dar exemplos que são mais excepção que regra (o dele e o meu), eu também tinha um!
                                              Embora falemos de um carro da década de 80 e com 17 anos que, para projetos desse tempo, até pesam facilmente...
                                              Mas o que quis focar foi que ainda rola com mais 14 anos em cima... Eu já não o vejo há uns anos (não estou na terra), mas o meu pai comentou que ainda o viu na semana passada. Carros de 87 a rolar como daily car, não se vêem frequentemente.
                                              Sim, é verdade. A idade pesa bastante nos componentes eléctricos.
                                              Mas nisso também interessa como o carro foi mantido e onde dormia

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                                                #24
                                                Cá por casa os mais fiáveis têm sido precisamente os franceses.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho cá em casa um w202 220d 95cv, já com 22 anos e 220kkm.

                                                  As únicas coisas que deu despesa foram a bomba de ABS (na altura fomos buscar uma à sucata) e a bomba injetora (crónico).

                                                  De resto é filtros, óleo e gasóleo lá pa dentro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    eu já tive franceses, alemães, italianos, espanhóis e suecos de várias décadas diferentes entre eles. e nem sou de trocar de carro por fatores económicos. não sou apologista de nenhuma marca, mas tu já IRRITAS com esse ódio aos franceses! até te posso dizer mais, o carro mais fiável que o meu pai já teve foi o primeiro carro comprado novo por ele, um ZX que durou 17 anos e 4 mãos lá por casa, 285 mil kms e levou o 2º motor as 225 mil porque eu dei cabo do motor em cerca de ano e meio ao fazer-lhe uns 50 ou 60 mil e era reduções, acelerações, estar nos semáforos aos saltinhos, por aí fora. mas comigo foi do porto até ao algarve já com 12 anos e não se queixou. depois mudou-se o motor e em vez de um 11 meteu-se um 1.4 e ainda foi para o meu irmão mais ano e meio ou algo assim até o motor começar a bater. a seguir sucata com ele. por isso vira a agulha para outro lado que essa tua conversa enjoou bastante em apenas 3 ou 4 dias.
                                                    Não o alimentes. Não vês que é trollanço puro? Rais parta as aulas, que nunca mais recomeçam...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ele põe, nós contrapomos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                        Sim, é verdade. A idade pesa bastante nos componentes eléctricos.
                                                        Mas nisso também interessa como o carro foi mantido e onde dormia
                                                        Nas mãos do meu pai, sempre em garagem... Nas mãos seguintes, do que sei, sempre na rua, na aldeia, levando com o clima do interior - os mais de 40º no verão, e os 0º no inverno.
                                                        Aliás é algo que se nota que tem pesado, pois o meu pai diz que está com os para-choques todos "esbranquiçados" (são de plástico preto).
                                                        Mas claro que não posso atestar da sua fiabilidade desde então... apenas do facto de ainda rolar como daily car.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                          Cá por casa os mais fiáveis têm sido precisamente os franceses.
                                                          Pois por cá também nada a apontar - eu até recentemente só conheci franceses, pois o meu pai, após o 1º carro dele (um Ford Capri usado) só teve Peugeots novos (304, 309, 206 207), cresci neles, aprendi a conduzir neles, e eu próprio tive 2 (106 e 206) até mudar de marca recentemente. Zero problemas, apenas o tal fecho central no 309.
                                                          Em comparação, o meu 1º não Peugeot (e por sinal, premium) já teve o seu 1º problemazito de fiabilidade com consequente troca de peça, com 3 anos e 70Kkm...
                                                          Editado pela última vez por tonirai; 25 December 2018, 10:25.

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                                                            #30
                                                            O meu histórico de Peugeots:

                                                            - 205 GRD 1.8 de 1988: dos 72.000 aos 240.000 km
                                                            - 306 TurboD 1.9 de 1998: dos 77.000 aos 273.000 km (kms em 2009 - ainda há pouco tempo circulava por aí)
                                                            - 106 1.1i de 1998: dos 160.000 aos 175.000 km
                                                            - 607 HDi biturbo 2.2 de 2006: dos 170.000 aos 214.000 km
                                                            - 206 1.1i de 2002: dos 145.000, vai em 154.000 km e por cá continua

                                                            Claro que todos tiveram as suas intervenções e substituições de peças/componentes de desgaste no âmbito da manutenção, mas nenhum deles teve problemas graves ou peças a cair, nem nunca fiquei a pé com nenhum, etc. No geral, uma fiabilidade bastante razoável em todos eles.

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