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Ajuda compra usado - nabo-

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    Ajuda compra usado - nabo-

    Boas, ando à algum tempo a investigar que carro deva comprar, e cheguei à conclusão que percebo patavina disto e o melhor era perguntar a quem soubesse. Resumindo, tenho 24 anos e procuro um carro para fazer cerca de 50km por dia mínimo, tenho como focos principais a fiabilidade/baixos custos de manutencao/peças e o baixo valor/km.

    Há um carro a GPL em casa e estou aberto a comprar a gasolina e colocar kit ou comprar logo a GPL.

    1. Que tipo de carros gostas? Não tenho grande preferência mas penso que para o meu orçamento será um utilitário.

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A, b

    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Ford, Toyota, Honda, mas gostaria das vossas opiniões
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Raramente
    5. Precisarás de levar carga com frequência?
    Muito raramente
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    Mínimo de 50km dia só para o trabalho, por isso diria uns 15-20k ano

    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? O percurso é 3km até A2, uns 15 até à ponte 25 Abril e depois a5. Por isso maioritariamente autoestrada. Horário de trabalho flexível por isso posso tentar fugir um pouco ao trânsito mas deverei sempre apanhar algum.

    8. Os consumos terão grande importância? Bastante

    9. A potência do motor terá grande importância?
    Suficiente para subidas em autoestrada pelo menos a 100kmh sem precisar de grande rotações (digo eu)

    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não

    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Tenho 5000 disponíveis para o carro mas posso arranjar mais uns 2000. Caso mudança de GPL poderá ser no futuro já com outro orçamento

    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, o mais recente possível e caso gpl/gasolina <100000km

    Desde já obrigado a todos

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    #2
    Eu diria um segmento B com motor turbo (gasóleo ou gasolina).

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      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Eu diria um segmento B com motor turbo (gasóleo ou gasolina).
      Algum modelo em mente? Andei a ver uns tce mas não sei se cabe no orçamento. Valerá a pena gasóleo para esta utilização?

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        #4
        Nesse tipo de uso já equacionaria gasóleo, já que terá tempo de atingir a temperatura de funcionamento recomendada. Mas com o orçamento que tens serão carros já com mais alguns anos e kms do que se for gasolina/GPL.

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          #5
          Só para adicionar que daqui a alguns minutos certamente alguém te recomendará o Dacia Sandero, mas na minha opinião é carro que não aconselho a ninguém. O low cost por vezes sai caro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Só para adicionar que daqui a alguns minutos certamente alguém te recomendará o Dacia Sandero, mas na minha opinião é carro que não aconselho a ninguém. O low cost por vezes sai caro.
            Não percebo porque razão o Dacia com o motor 1.5 dci não poderia ser uma opção? É certo que o acabamento não é um primor mas o carro tem sido fiável e é um dos modelos mais vendidos em França. Com € 7K o OP poderia encontrar um em bom estado. Outra hipótese a diesel é o Citroen C3, que não é uma beleza de carro mas que é fiável. A excluir esses Seat Ibiza carregados de km e de maus tratos. A gasolina o OP encontrará muitos modelos fiáveis do segmento B: Ford Fiesta 1.25, Peugeot 207, Mazda 2, Fiat Punto, etc. Para converter a GPL é melhor não ir para motores de injecção directa. Mas esses motores, todos ou quase todos com turbo, estão fora do seu budget.

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              #7
              Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
              Não percebo porque razão o Dacia com o motor 1.5 dci não poderia ser uma opção? É certo que o acabamento não é um primor mas o carro tem sido fiável e é um dos modelos mais vendidos em França. Com € 7K o OP poderia encontrar um em bom estado. Outra hipótese a diesel é o Citroen C3, que não é uma beleza de carro mas que é fiável. A excluir esses Seat Ibiza carregados de km e de maus tratos. A gasolina o OP encontrará muitos modelos fiáveis do segmento B: Ford Fiesta 1.25, Peugeot 207, Mazda 2, Fiat Punto, etc. Para converter a GPL é melhor não ir para motores de injecção directa. Mas esses motores, todos ou quase todos com turbo, estão fora do seu budget.
              Podias elaborar sobre os motores de injeção direta? Isto para um leigo. Que exemplos e porque são ou não melhor opção para GPL?

              Sent from my MI 5 using Tapatalk

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                #8
                Originalmente Colocado por evasiv Ver Post
                Podias elaborar sobre os motores de injeção direta? Isto para um leigo. Que exemplos e porque são ou não melhor opção para GPL?
                Faz uma busca no google e ficas logo a perceber. Mas isso nem te interessa porque com €5k não vais poder comprar nenhum carro do segmento B com injecção directa e turbo.

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                  #9
                  Aproveito para deixar alguns dos veiculos que ando a ver, para reunir algumas opiniões tanto sobre o veiculo como talvez do preço. Alguns destes veiculos ultrapassam um pouco os 7k que falei mas talvez será negociavel ou eu espere mais um pouco para juntar o resto.

                  https://www.olx.pt/anuncio/kia-rio-1...tml#b936b15702
                  https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punt...tml#2efb38e93b
                  https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
                  https://www.olx.pt/anuncio/ford-fiesta-1-2-IDCjnA5.html
                  https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...0-IDCmVJs.html
                  https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-2...4-IDCgfwH.html
                  https://www.olx.pt/anuncio/vw-polo-1-6-tdi-IDCpTSE.html
                  https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...1-IDCjJdK.html

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                    #10
                    Sinceramente de todos os que apresentas o melhor é o Kia Rio. Ainda tem garantia e parece estar em bastante bom estado.

                    Comentário


                      #11
                      optava por um destes 4, o Peugeot é mais caro naturalmente, mas ficas bem servido com o Renault,Ford e Fiat e ficam dentro do teu orçamento, e é uma questão de ires ver pessoalmente e fazer teste drive, ver se existe alguma margem negocial...

                      https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...1-IDCjJdK.html

                      https://www.olx.pt/anuncio/ford-fiesta-1-2-IDCjnA5.html
                      https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-2...4-IDCgfwH.html
                      https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punt...tml#2efb38e93b

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                        #12
                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                        optava por um destes 3, o Peugeot é mais caro naturalmente, mas ficas bem servido com o Renault,Ford e Fiat e ficam dentro do teu orçamento, e é uma questão de ires ver pessoalmente e fazer teste drive, ver se existe alguma margem negocial...

                        https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...1-IDCjJdK.html

                        https://www.olx.pt/anuncio/ford-fiesta-1-2-IDCjnA5.html
                        https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-2...4-IDCgfwH.html
                        https://www.olx.pt/anuncio/fiat-punt...tml#2efb38e93b
                        Mas só o Peugeot é a diesel, os restantes são todos a gasolina e o OP vai fazer mais de 15.000 km/ano.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                          Mas só o Peugeot é a diesel, os restantes são todos a gasolina e o OP vai fazer mais de 15.000 km/ano.
                          e então ele não pôs a hipótese de GPL de lado, se leste o inicio do topico...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                            e então ele não pôs a hipótese de GPL de lado, se leste o inicio do topico...
                            Li, mas isso implica gastar mais quanto? No mínimo aí uns 1500, não? Para a quilometragem e o tipo de percurso que ele faz parece que o diesel é o mais indicado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                              Li, mas isso implica gastar mais quanto? No mínimo aí uns 1500, não? Para a quilometragem e o tipo de percurso que ele faz parece que o diesel é o mais indicado.
                              compensa sempre ir buscar um carro a gasolina o mais recente possível e com menos km's que um diesel equivalente, e investir mais 1500€ num kit GPL que o investimento é abatido em menos de nada e a manutenção é muito mais barata que um diesel...

                              é só pensar um pouco e fazer as contas... e ele já tendo um GPL em casa sabe bem os gastos que tem, que devem ser poucos ou nenhuns...

                              Comentário


                                #16
                                Correto, só tenho a dizer bem do GPL cá em casa que é um fiesta 1.2 de 2007 já com 180k. 70k feitos a GPL e já amortizou varias vezes o valor provavelmente. Mas estas opiniões divergentes de diesel vs GPL é que me confundem. De que modo é que a manutenção diesel é mais cara que petrol+gpl?

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                                  #17
                                  Na verdade o bigturbo terá razão. Sai mais barato (ou menos caro, como preferires) andar a GPL do que a gasóleo e já tendo em conta o preço do kit de conversão. A manutenção dos motores a diesel é quase sempre mais cara. Mesmo semfiltros de partículas tens injectores mais caros, qualquer avaria é mais cara de resolver. Mas isso depende muito do carro, da oficina que o arranje e da sorte também. Se optares por gasolina+gpl aquele Fiesta 1.25 pode ser uma boa opção.

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                                    #18
                                    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#84b8b40dfa
                                    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#7d57341e17

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                                      #19
                                      Obrigado pelas referencias, nunca tinha visto um deposito de gpl desse genero. Será indicação de marca inferior ou algo do genero?

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por evasiv Ver Post
                                        Obrigado pelas referencias, nunca tinha visto um deposito de gpl desse genero. Será indicação de marca inferior ou algo do genero?
                                        Nisso ja não te sei responder,mas os experts ja te devem conseguir elucidar a cerca disso.

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                                          #21
                                          ´são depósitos antigos, pesados e sendo de 40lts, tem uma capacidade bem inferior ao meu de pneu suplente (61lts, que na realidade leva cerca de 50lts - 80% de capacidade real). tens que deixar 20% de margem para o gás poder expandir com o calor, se necessário.

                                          conheço um desses depósitos antigos mas de 70lts. aquilo deve ter neste momento uns 20 anos - o meu vai fazer 9 daqui a 1 mesito.

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                                            #22
                                            Com o GPL tem a vantagem do preço ser mais estavel e dependendo da zona o preço pode ser baixo.

                                            https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ea29f7793c

                                            este carro acho que seria interessante para meter a GPL, está com excelente aspecto e bem equipado e é 1.6 que é muito raro de encontrar.

                                            O Kia Rio é uma opção interessante, andei com um durante um dia e é um carro bem construído e tem muito espaço, tens é que conseguir viver com um motor bastante lento... mas que faz consumos excelentes, e tem fama de ser muito fiavel.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Também acho que este Focus é uma bela solução. Isto de um segmento B para um C ainda é uma diferença apreciável, na condução, espaço, estabilidade… Este ainda por cima é difícil de encontrar. Está mesmo a "pedi-las".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Também achei interessante, esse Focus.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Também achei interessante, esse Focus.
                                                  Não encontrei muito sobre 1.6 a gasolina no focus, é motor original?

                                                  Outras duvidas: estando o kia na garantia, posso confiar e comprar, as garantias cobrem todas as falhas que o carro poderá eventualmente ter?

                                                  Li que um fap para substituir é algo caro, a sua troca é constante de X em X km?



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                                                    #26
                                                    Depois de uma pesquisa mais funda encontrei um 1.6 a gasolina do focus que é o zetec-Sigma devenvolvido em parceria com a mazda/yamaha. Será esse o motor? o que sabem dele?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por evasiv Ver Post
                                                      Não encontrei muito sobre 1.6 a gasolina no focus, é motor original?

                                                      Outras duvidas: estando o kia na garantia, posso confiar e comprar, as garantias cobrem todas as falhas que o carro poderá eventualmente ter?

                                                      Li que um fap para substituir é algo caro, a sua troca é constante de X em X km?



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                                                      A melhor coisa a fazer e anular a fap,foi o que fiz em um dos.meus carros e acabaram as dores de cabeça.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por top Ver Post
                                                        A melhor coisa a fazer e anular a fap,foi o que fiz em um dos.meus carros e acabaram as dores de cabeça.
                                                        mas se vier de origem depois tenho problemas na inspeção, correto? Como sei se esse modelo tem de origem?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          não tens problemas na inspeção, podes é um dia vires a ter se entretanto surgir algum aparelho que verifique a condição do fap ou que detete (a falta d)este.

                                                          quanto ao motor 1.6 do focus, são algo raros e quando aparecem, geralmente é em carrinhas. é um motor que anda mais que o 1.4 de 75cv, esse bastante comum e gasta sensivelmente o mesmo, pois não esforça tanto o motor. deves é ter consumos a gpl quase na ordem dos 10lts. diria que mais de 9 e menos que 10lts é certinho. sendo aí em lisboa tens muito por onde subir e descer, mas tens sempre vias rápidas também se não andares pelo bairo alto e afins, o que vai ajudar a amenizar os consumos. mas diria que 9,5 será o normal. agora tens que ver se preferes dar mais algum e ficares com um carro bem mais recente e instalares tu o kit GPL ou dares menos pelo carro e instalares o kit ou até comprares já instalado. quanto ao selo, pagas 56€ anuais, a manutenção é simples e os pneus devem ser jante 15 ou 16, medida standard também.

                                                          edit: estava a pensar que era de 2005, depois fui ver outra vez o anúncio porque achava o carro muito novo. vi a matrícula, pensei que era importado, depois vi os faróis mais recentes. afinal é de 2009. pelo preço, mesmo que não consigas descer para os 5000€ (fazes um choradinho a dizer que só tens 5000€ ou que ainda vais ter que por o kit gpl) é uma boa compra.

                                                          aqui há uns 2 meses andava por famalicão, acho, um C4 de 2005 1.4 de 75cv a cerca de 5000€, para veres a diferença. vermelho com jantes pretas e o tipo não baixava mais. disse-lhe que por aquele preço que estava caro, 4000€ seriam mais reais e que seria difícil vender o que é certo é que alguns dias depois o anúncio já não se encontrava online... esse se calhar não deve demorar muito a ir.
                                                          Editado pela última vez por caditonuno; 27 December 2018, 09:43.

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                                                            #30
                                                            já agora, no olx 1.6 só há mesmo esse e há 1.4 mais caros um pedaço. mesmo esses não são muitos. é já de uma era em que o diesel dominava tudo. já agora, os 1.4 depois sofreram uma revisão e ficaram com 80cv.

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