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barulho tipo grilar vindo do motor/problema ao arrancar a frio

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    barulho tipo grilar vindo do motor/problema ao arrancar a frio

    [Peugeot 306 1.8D, motor atmosférico, 64cv 1998]
    o barulho tipo grillar do motor não é das correias, é mais vindo mesmo do motor, parece tipo um bater continuo de ferro contra ferro e faz um barulho parecido com um grilo. não me parece que o carro fize-se isso antes, não me parece normal.
    _ _ _

    depois de estar várias horas sem trabalhar, o carro tem dificuldade em pegar. rodo a chave, ele pega, o motor faz um barulho bastante lento comparado com o normal, parece que o motor lá dentro está-se a mexer em camera lenta e passados uns 3 segundos vai abaixo... normalmente quando isso acontece (e acontece sempre ultimamente), abro o capô, uso a bomba de gasoleo manual para injetar gasoleo, e quando rodo a chave uso um bocado de acelerador... depois de uns 3 segundos a dar à chave o carro lá pega, mas o pegar dele não é uniforme, o barulho do motor começa lento e vai aumentando a velocidade até pegar, é como se a bateria estivesse descarregada e conforme rodo a chave a bateria carrega e o motor de arranque ganha mais força e faz o motor ser mais rapido.

    no entanto, o motor de arranque levou uma nova bobine este ano, a bateria está boa e o alternador está em condições também. o carro larga um bocado de fumo preto que acho anormal, mas é só um bocadinho e o liquido limpa injetores que uso por vezes tira esse fumo preto...
    penso que o problema possa ser talvez o oleo que uso, supostamente deveria ser 5W-40 mas uso 15W-40... também penso em ar no sistema do gasoleo, mas mesmo apertando a bomba de gasoleo manual ao maximo que posso não vejo fuga alguma que permita a infiltração de ar...

    já ando de trás destes 2 problemas já bastante tempo, não consigo encontrar solução e ir aqui a um mecanico é caro, vivo no concelho de santarém e nesta cidade os mecanicos fazem os preços que querem, infelizmente... houve um que me levou 205€ para meter umas abraçadeiras, trocar 2 tubos, meter um O-ring novo no bujão da vareta do oleo e corrigir o nivel do oleo... eu fiquei tipo WTF com o preço...


    o pessoal já teve algum destes problemas?

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