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Taxa de carbono aumenta em Portugal

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    Taxa de carbono aumenta em Portugal

    Foi no início de 2019 que o Governo baixou o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP). No entanto, quatro dias depois, o Governo aumentou a taxa de carbono sobre os combustíveis, o que significa… aumentos!
    O aumento da taxa de carbono deverá “anular” a descida dos preços que aconteceu no início do ano.

    Segundo a
    portaria, a taxa de carbono vai sofrer um agravamento que chegará aos 1,5 cêntimos por litro no gasóleo. A atualização estava já prevista no Orçamento do Estado, mas só foi aplicada quatro dias depois de ter descido o imposto petrolífero da gasolina.

    Segundo o observador, com a atualização desta taxa e o aumento previsto por causa das condições de mercado, que irá variar entre 1,5 cêntimos no gasóleo e os 2 cêntimos por litro na gasolina, a descida dos preços sentida no início do ano deverá ficar anulada. Isto no caso da gasolina, pois no gasóleo, o efeito será mais penalizador já que este combustível não beneficiou da descida do ISP.

    #2
    Um governo de bastardos.

    Comentário


      #3
      ´...e digo bastardos para não lhes chamar filhos da ****...'

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
        ´...e digo bastardos para não lhes chamar filhos da ****...'
        Ahahah
        Isso mesmo!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mig999 Ver Post
          Foi no início de 2019 que o Governo baixou o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP). No entanto, quatro dias depois, o Governo aumentou a taxa de carbono sobre os combustíveis, o que significa… aumentos!
          O aumento da taxa de carbono deverá “anular” a descida dos preços que aconteceu no início do ano.

          Segundo a
          portaria, a taxa de carbono vai sofrer um agravamento que chegará aos 1,5 cêntimos por litro no gasóleo. A atualização estava já prevista no Orçamento do Estado, mas só foi aplicada quatro dias depois de ter descido o imposto petrolífero da gasolina.

          Segundo o observador, com a atualização desta taxa e o aumento previsto por causa das condições de mercado, que irá variar entre 1,5 cêntimos no gasóleo e os 2 cêntimos por litro na gasolina, a descida dos preços sentida no início do ano deverá ficar anulada. Isto no caso da gasolina, pois no gasóleo, o efeito será mais penalizador já que este combustível não beneficiou da descida do ISP.

          fixe......vamos antes todos gozar com os coletes "marelos" e fazer barulho por causa da bola pá.....esta treta de imposto coiso e não sei que mais, não interessa a ninguém pá

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
            ´...e digo bastardos para não lhes chamar filhos da ****...'
            Ah Ti Alberto

            Comentário


              #7
              O problema é que estas taxas e taxinhas não vão ser aplicadas naquilo que é a sua finalidade, é apenas e só mais uma fonte de receita para alimentar a Vaca.

              Comentário


                #8
                Viva os comunistas

                Comentário


                  #9
                  Tão quer dizer que, já que ando a ser assaltado com "impostos do carbono", estou no meu direito de me ver livre do catalisador, certo?
                  É que aquela coisa não me faz nada bem ao turbo, pá!

                  Aproveito e dou umas voltinhas pelo bairro do Aesthetic/Bulhaa para lhe perfurmar os ares.

                  Comentário


                    #10
                    Onde é que está aquela capa de jornal a dizer que se ia poupar 240 €/ano a abastecer??

                    Comentário


                      #11
                      Um governo de oportunistas pouco honestos e um povo tolinho.



                      Comentário


                        #12
                        Há eleições ema outubro. Por mim a decisão está tomada...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mig999 Ver Post
                          Foi no início de 2019 que o Governo baixou o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP). No entanto, quatro dias depois, o Governo aumentou a taxa de carbono sobre os combustíveis, o que significa… aumentos!
                          O aumento da taxa de carbono deverá “anular” a descida dos preços que aconteceu no início do ano.

                          Segundo a
                          portaria, a taxa de carbono vai sofrer um agravamento que chegará aos 1,5 cêntimos por litro no gasóleo. A atualização estava já prevista no Orçamento do Estado, mas só foi aplicada quatro dias depois de ter descido o imposto petrolífero da gasolina.

                          Segundo o observador, com a atualização desta taxa e o aumento previsto por causa das condições de mercado, que irá variar entre 1,5 cêntimos no gasóleo e os 2 cêntimos por litro na gasolina, a descida dos preços sentida no início do ano deverá ficar anulada. Isto no caso da gasolina, pois no gasóleo, o efeito será mais penalizador já que este combustível não beneficiou da descida do ISP.
                          Errado...
                          A gasolina acaba por ser mais penalizada do que o gasóleo, tendo em conta que o carro a gasolina tem um maior consumo, quantos mais litros consome mais imposto acaba por pagar!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ReiDaEstrada Ver Post
                            Errado...
                            A gasolina acaba por ser mais penalizada do que o gasóleo, tendo em conta que o carro a gasolina tem um maior consumo, quantos mais litros consome mais imposto acaba por pagar!
                            Há 3 modos de ver a coisa...
                            O 1º, referido no posto que citas, está certo - se o litro de gasóleo sobe mais de que o litro de gasolina, claro que é o gasóleo que fica mais penalizado. Ponto.
                            O 2º, que tu usas, não deixa de ter veracidade... Mas o referido é que fica mais caro "o litro de gasóleo", e não o "consumo do carro aos 100 km".
                            O 3º está ligado ao 2º e na esmagadora maioria dos casos deita-o por terra - se bem que os carros a gasolina consumam mais que os carros equivalentes a gasóleo, estes últimos fazem normalmente muito mais kms, logo gastam muito mais litros em X tempo (semana, ano).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                              ´...e digo bastardos para não lhes chamar filhos da ****...'
                              Hhahahahha, épico

                              Comentário


                                #16
                                Aumenta e aumenta bem. Aliás, se é um problema de CO2 que aqui temos, a solução é óbvia: indexar todo o ISP ao teor de carbono do litro ou kilo de combustível. Tantos cêntimos por kilo de CO2 emitido, seja qual for o carro ou combustível que o produza.Quanto àquela anedota cretina dos carros a diesel emitirem menos CO2, etc. etc., tenham mas é juízo. Os carros não se transformam em CO2, os combustíveis sim.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quase toda a gente é a favor da proteção do ambiente... não querem é pagar essa proteção !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Quase toda a gente é a favor da proteção do ambiente... não querem é pagar essa proteção !
                                    Impostos às emissões de carbono e outros IECs dificilmente são para proteger o ambiente ou a saúde das pessoas. São é para tapar buracos fiscais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mais uma vez dupla tributação. No IUC já pagamos a taxa correspondente ao CO2 emitido pelo carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Taxas taxas e mais taxinhas.....

                                        Melhorar o sistema de transportes publicos para que muitos deixem o carro à volta das cidades ?

                                        Não....taxas taxas e mais taxinhas...

                                        Melhorar a rede de transportes Litoral<->Interior ?

                                        Não...taxas taxas e mais taxinhas....

                                        Melhorar os transportes no proprio interior?

                                        Não...taxas taxas e mais taxinhas........


                                        pumbs pumbs pumbs pumbs.......

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                          Impostos às emissões de carbono e outros IECs dificilmente são para proteger o ambiente ou a saúde das pessoas. São é para tapar buracos fiscais.
                                          Aumentar o custo de um produto poluente serve de moderador de consumo.

                                          É essa a ideia da taxa pigouviana do carbono.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Quase toda a gente é a favor da proteção do ambiente... não querem é pagar essa proteção !

                                            Não se trata disso. Trata-se de um ir buscar dinheiro com a desculpa ambiental.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                              Mais uma vez dupla tributação. No IUC já pagamos a taxa correspondente ao CO2 emitido pelo carro.
                                              O carro não se transforma em CO2. O combustível sim.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                O carro não se transforma em CO2. O combustível sim.
                                                Exatamente, então porque pagamos esses imposto no IUC?!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                  Exatamente, então porque pagamos esses imposto no IUC?!
                                                  Por mera estupidez legislativa. O IUC deveria ser em função das condições que influem no encargo da circulação pra o erário público: peso, dimensões e potência do veículo e quilometragem percorrida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                    Por mera estupidez legislativa. O IUC deveria ser em função das condições que influem no encargo da circulação pra o erário público: peso, dimensões e potência do veículo e quilometragem percorrida.
                                                    Exatamente. A meu ver o imposto de CO2 até deveria ser aplicado apenas a cada Inspecção Técnica e calculada conforme os kms feitos nesse intervalo mais o CO2 que o carro emite por km. Esta seria a formula mais justa. Cada um pagava apenas e só a sua parte.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O CO2 no IUC de facto não faz sentido nenhum.

                                                      A taxa aplicada ao combustível é que faz sentido: quem mais emite, mais paga.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Há eleições ema outubro. Por mim a decisão está tomada...
                                                        Vais ficar na cama ou vais à praia?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                          Há 3 modos de ver a coisa...
                                                          O 1º, referido no posto que citas, está certo - se o litro de gasóleo sobe mais de que o litro de gasolina, claro que é o gasóleo que fica mais penalizado. Ponto.
                                                          O 2º, que tu usas, não deixa de ter veracidade... Mas o referido é que fica mais caro "o litro de gasóleo", e não o "consumo do carro aos 100 km".
                                                          O 3º está ligado ao 2º e na esmagadora maioria dos casos deita-o por terra - se bem que os carros a gasolina consumam mais que os carros equivalentes a gasóleo, estes últimos fazem normalmente muito mais kms, logo gastam muito mais litros em X tempo (semana, ano).
                                                          Não há nada que determine que um veículo a gasolina tem de fazer menos km que um a gasóleo. Existe até carros a gasóleo com menos km que carros a gasolina, com o mesmo número de anos.
                                                          É certo que por norma carros a gasóleo fazem mais km's que carros a gasolina, mas também o utilizador usufruiu muito mais do carro com mais km's!
                                                          Se pegares em dois carros, um a gasolina e outro a gasóleo, ambos com km's idênticos qual foi o que consumiu mais combustível e por consequência qual o que pagou mais imposto para percorrer os mesmos km's?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ReiDaEstrada Ver Post
                                                            Não há nada que determine que um veículo a gasolina tem de fazer menos km que um a gasóleo. Existe até carros a gasóleo com menos km que carros a gasolina, com o mesmo número de anos.
                                                            É certo que por norma carros a gasóleo fazem mais km's que carros a gasolina, mas também o utilizador usufruiu muito mais do carro com mais km's!
                                                            Se pegares em dois carros, um a gasolina e outro a gasóleo, ambos com km's idênticos qual foi o que consumiu mais combustível e por consequência qual o que pagou mais imposto para percorrer os mesmos km's?
                                                            Por isso mesmo é que, em igualdade de outras características, um e outro deveriam ser taxados em IUC em função dos kms que percorressem e em ISP em função do teor de carbono (medido em kgs de CO2) de cada litro de combustível: 2,64 X N por litro pra o gasóleo e 2,33 X N pra a gasolina.

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