Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Melhor forma para evitar acidente (opiniões)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Melhor forma para evitar acidente (opiniões)

    Boa tarde.

    Ontem, entre o Carregado e a Azambuja entrei em despiste ao entrar numa rotunda (com velocidade excessiva) para as condições da estrada (devido à pouca aderência provocada pela primeiras chuvas no local).

    Sabendo que deveria ter entrado na rotunda mais devagar a minha pergunta é: após entrar em despiste o que poderei, numa situação destas, fazer para evitar um acidente? Isto considerando um carro com tração dianteira.

    A verde está o trajeto que seria "normal" e a vermelho o trajeto que o carro fez.


    O que eu fiz:
    -Antes de chegar à zona 1 meto pisca e dirijo-me para a faixa da direita para "cortar a curva/rotunda" (o mais correto seria ir pela via interior mas foi o que me acabou por "salvar").
    -Ao chegar à zona 1 em aceleração (ligeira) viro o volante para contornar a rotunda e o carro não reagiu (manteve-se em frente).
    -Ao me aperceber disso tiro o pé do acelerador e dou pequenos toques (confesso que não me recordo se foi de acelerador ou travão) na tentativa de obter alguma reação.
    -A única reação que tive: ao perder alguma velocidade (por desacelerar) o carro começa a desviar-se ligeiramente permitindo-me contornar a rotunda (mas quase bati com as rodas no "lancil" da mesma. Se tivesse batido acho que nunca mais agarrava o carro).
    -De seguida (zona 2) viro o volante na direção oposta e tento aproveitar o formato da rotunda para ganhar metros (e não ir logo à valeta).
    -Conseguindo minimamente apontar o carro começo a travar e aqui, admito, foram os controlos electrónicos que conseguiram impedir que a traseira do carro passasse para a frente.
    -O carro ficou imobilizando junto à valeta (final da linha vermelha).
    Mais alguns pormenores aqui.

    Apesar da descrição "detalhada", como devem imaginar, tudo isto se passou em apenas 1-2 segundos.
    Tirando a travagem final acho que até tive o discernimento para manter a calma e não fazer nenhum movimento brusco. No final realmente pensei que o carro estava direito e tinha algum espaço para travar e foi o que tentei fazer (ámen controlos electrónicos que acabaram por me ajudar).

    Creio que nunca cheguei a reduzir mas, se bem me lembro, acho que entrei na rotunda em 3ª.

    Apesar de ter conseguido evitar o acidente (com alguma sorte à mistura, há que admitir) o que poderia/deveria ter feito diferente?
    Além de ir mais devagar, deveria ter tido discernimento para passar logo para 2ª, tentando contornar a rotunda sem acelerar e acelerando de novo na zona 2 fazendo contra-brecagem? Será que fiz quase tudo bem? O que dizem?
    Ficheiros anexados

    #2
    Nessas situações em que se é apanhado de surpresa (e pode até acontecer aos mais experientes e cuidadosos) pouco mais há a fazer que seguir os nossos instintos do momento.

    Pela reacção que descreves, aparentemente não entraste em pânico e só isso já foi muito bom. De resto: sempre muito cuidado com a chuva!

    Comentário


      #3
      a resposta é simples, tempo de chuva andas mais devagar e o risco de entrares em despiste é muito menor...

      Comentário


        #4
        LinoMarques: sim, com chuva há que ter cuidados redobrados.

        bigturbo, concordo totalmente.

        No entanto, em minha defesa, as condições eram muito especiais e fui apanhado de surpresa. De qualquer forma, sempre a aprender. ;)
        Agora se te disser que naquela zona em 3ª a 40 km/h o carro (i10 1.0 69 cvs) patinava dá para ter uma noção da aderência da estrada devido às primeiras chuvas. Onde moro/trabalho tem chovido bastante pelo que nem sequer inicialmente associei que pudesse ser essa uma das razões (além de, volto a dizer, alguma falta de prudência tendo em conta as condições da estrada).

        Agora o objectivo do tópico é o que fazer depois. Isto porque seja chuva, óleo ou gelo na estrada certamente que situações semelhantes já aconteceram a muita gente... com finais mais ou menos felizes.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Povo Ver Post
          Agora o objectivo do tópico é o que fazer depois. Isto porque seja chuva, óleo ou gelo na estrada certamente que situações semelhantes já aconteceram a muita gente... com finais mais ou menos felizes.
          Percebo a pergunta que fazes... mas deves estar ciente que:
          1 - Apesar de teres feito uma boa descrição é muito complicado comentar as coisas com detalhe sem ver (ou ter um video). A percepção que tu tiveste dentro do carro pode muitas vezes não refletir a realidade
          2 - Há que aceitar que se calhar até tiveste uma reação boa para a situação e que dificilmente conseguirias fazer muito melhor.

          Tendo em conta os dois pontos anteriores, a lógica em geral quando o carro foge de frente é tirar o pé do acelerador e isso fizeste.
          Há a possibilidade de tentar dar um pequeno cheirinho de travão para transferir o peso para as rodas da frente o que ajudará à aderência das mesmas. Como tu próprio dizes, não sabes se fizeste isso ou não.
          O problema do passo anterior é que é muito fácil exagerar e passar a ter a traseira a fugir o que aliás te aconteceu na segunda metade do teu acidente.

          Enfim, em suma, com os dados que temos tenho dúvidas que conseguisses ter feito melhor a posteriori.



          A única recomendação possível é que a parte mais importante de conduzir é antecipar e não a parte de reagir. E isso aplica-se tanto a condução normal de estrada como a condução de competição.

          Comentário


            #6
            Lembra-te disto: as leis da Física são incontornáveis. Se assim não fosse, não haveria despistes até na elite do automobilismo mundial como a F1 (embora nesse caso por vezes haja outras causas).

            Comentário


              #7
              O ideal seria teres entrado em 2ª e na primeira situação em que viras e o carro segue um frente, desacelerando por uns momentos e reacelerando, com o volante voltasses a ter o controlo do carro.

              No fundo permitir que o carro perdesse alguma velocidade e te voltasse a permitir o comando.

              Comentário


                #8
                Quando se anda depressa é mais provável necessitar de usar reacções rápidas e estas têm muito maior probabilidade de originar perda de controlo com piso molhado. As primeiras chuvas (após algum tempo sem chuva) ainda são piores.

                Como ias a uma velocidade superior ao "adequado", tiveste de fazer essas correcções rápidas no volante para evitar subir a rotunda. A solução é a que referes, circular mais devagar. À medida que te aproximas da rotunda solta o acelerador e se for preciso trava um pouco para perderes velocidade. Mais vale isso e assim que fazes metade da rotunda começas a acelerar suavemente.

                Nestas coisas mais vale ser cuidadoso e a com a experiência ir ajustando.

                Se tiveres pneus gastos e/ou velhos isso também pode piorar muito a aderência.

                Comentário


                  #9
                  Travar a fundo, fechar os olhos e rezar a todos os santinhos.
                  Nessa situação a trajetória depende de tantos fatores que é impossível estar aqui a especular o que quer que seja.
                  Mas como já aqui foi dito, abordar a entrada da rotunda a velocidades mais reduzidas será um bom começo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Povo Ver Post

                    Apesar da descrição "detalhada", como devem imaginar, tudo isto se passou em apenas 1-2 segundos.
                    Tirando a travagem final acho que até tive o discernimento para manter a calma e não fazer nenhum movimento brusco. No final realmente pensei que o carro estava direito e tinha algum espaço para travar e foi o que tentei fazer (ámen controlos electrónicos que acabaram por me ajudar).

                    Creio que nunca cheguei a reduzir mas, se bem me lembro, acho que entrei na rotunda em 3ª.

                    Apesar de ter conseguido evitar o acidente (com alguma sorte à mistura, há que admitir) o que poderia/deveria ter feito diferente?
                    Além de ir mais devagar, deveria ter tido discernimento para passar logo para 2ª, tentando contornar a rotunda sem acelerar e acelerando de novo na zona 2 fazendo contra-brecagem? Será que fiz quase tudo bem? O que dizem?
                    Com um carro de tração dianteira não é boa ideia tentar transformar subviragem em sobreviragem, nem em seco, quanto mais em molhado. Além disso, se já não tens tração para mudar de direção, se tentares acelerar só vais piorar as coisas.

                    Com base no que escreveste acho que fizeste o mais acertado. Não vale a pena ficar a pensar muito no assunto

                    Comentário


                      #11
                      Nestas situações são sempre ambíguas, o que pode ser certo ou resulta para mim, pode não resultar para outro condutor e se tens um carro que não tenha ABS ou ESP (ou do género) ainda é pior pois depende da calma e frieza que cada condutor têm no momento. Nestes casos o que te posso a aconselhar é em dias de chuva (principalmente nos primeiros dias) evitar acelerações e travagens bruscas, usar a caixa a teu favor e em rotundas e curvas optar sempre pela prevenção e andar a uma velocidade constante e mais baixa, podes até reduzir para uma mudança a baixo para teres mais grip se for necessário, e por mais que tenhas vontade nunca traves a fundo, porque as rodas vão bloquear e é acidente na certa, dá toques de travão até voltares a sentir a direcção do carro e assim que a sintas tenta por a frente do carro para uma trajectória segura.

                      Comentário


                        #12
                        Eu conduzo carro sem ABS nem ajudas eletrónicas, portanto provavelmente não é bem o que tu terias de fazer.

                        A minha reação seria endireitar o volante e tentar travar suavemente, com isto irias ficar apontado para o lancil, por isso depois de abrandar um pouco tentaria curvar, talvez acelerando ligeiramente.

                        Pelo menos é esta a minha experiência quando se entra em curvas com demasiada velocidade. És obrigado a travar antes de virar o volante e acabas por fazer a curva numa trajetória errada e mais devagar do que entrando na curva a uma velocidade mais apropriada.
                        Editado pela última vez por rrrfff; 21 January 2019, 17:28.

                        Comentário


                          #13
                          Agradeço todos os vossos comentário. Da próxima vez terei mais cuidado e espero que não volte a acontecer.

                          Comentário


                            #14
                            Ja entrei em despiste 2x, nao tenho a menor duvida que foi o ESP que me salvou.

                            1 foi no IC1 ao entrar na rotunda de grandola sentido Sul-Norte
                            2 na estrada que liga Armação de Pêra a Porches, uma curva aberta em que senti a traseira começar a deslizar.

                            Comentário


                              #15

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                Correu bem e foi bem agarrado... mas fazer isso numa estrada pública onde dificilmente há margem de erro (leia-se, escapatórias, bermas, etc) é pedir para um dia destes ir enfaixar-se numa árvore. Ninguém é perfeito e mesmo um bom condutor vai cometer um erro se fizer isto vezes suficientes.

                                P.S.: Boa lição sobre transferências de massa. A fugida de traseira ocorreu quando ele carregou na embraiagem. O carro deixou de acelerar, logo transferiu algum do peso que estava atrás para a frente e fez-se chocapic.
                                Editado pela última vez por ppais; 22 January 2019, 11:02.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ele fez contra brecagem porque a traseira começou a querer passar para a frente. Há uma altura em que me parece claramente que ele também tira (ou alivia) o pé do acelerador (0:48) voltando a acelerar de seguida.

                                  PS. O carro não tem ajudas electrónicas (salvo ABS, lógico).
                                  Editado pela última vez por Povo; 22 January 2019, 19:25.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                    Vá lá que tem bom braço.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E os pneus do veículo? São seguros numa condução com chuva?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Topolino nem por isso. São os Energy Saver+ 175/65 R14. Nesse capitulo achava os anteriores (Continental EcoContact 5) melhores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já tive uns Michelin que eram tão rijos que escorregavam constantemente em piso molhado.
                                          Um carro que puxa á frente por norma foge alargando a trajectória. Basta desacelerar, que ele volta a agarrar. Se chegar ao ponto de soltar a traseira poucos condutores comuns têm experiência para o dominar. Num susto por norma desacelera-se e é por isso que os tração na dianteira são os mais indicados para quem tem pouca experiência.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É sempre dificil de avaliar se entraste em aquaplaning (total ou parcial de 1 eixo) ou foi uma mera perda de aderência em que o atrito dos pneus/estrada não suportam a velocidade que lhes é imposta. São situações algo diferentes.

                                            Por vezes o nosso melhor amigo é mesmo o acelerador em vez do travão. Em especial se já entras com velocidade excessiva, se não foste travando de antemão... travar no fim pode mesmo desequilibrar o carro se estiver no limite de aderência e aí derrapa... só mesmo analisando caso a caso. E o acelerador até pode ajudar a recuperar a aderência... depende.

                                            A questão da desaceleração é habitual mesmo com o pé no acelerador: se for aquaplaning as rodas giram, o motor sobe de rotação e o carro afocinha um bocado.

                                            Se for daqueles casos em que pisas o travão em cima de manteiga (estrada; pneu mau; excesso de velocidade para a que queres perder -travaste demasiado tarde) aí por vezes ganha-se velocidade! parece que fica completamente solto e livre de atrito. Pisas o travão e o efeito parece inverso.

                                            O ideal é mesmo evitar-se, óbvio.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X