Boa tarde.
Ontem, entre o Carregado e a Azambuja entrei em despiste ao entrar numa rotunda (com velocidade excessiva) para as condições da estrada (devido à pouca aderência provocada pela primeiras chuvas no local).
Sabendo que deveria ter entrado na rotunda mais devagar a minha pergunta é: após entrar em despiste o que poderei, numa situação destas, fazer para evitar um acidente? Isto considerando um carro com tração dianteira.
A verde está o trajeto que seria "normal" e a vermelho o trajeto que o carro fez.
O que eu fiz:
-Antes de chegar à zona 1 meto pisca e dirijo-me para a faixa da direita para "cortar a curva/rotunda" (o mais correto seria ir pela via interior mas foi o que me acabou por "salvar").
-Ao chegar à zona 1 em aceleração (ligeira) viro o volante para contornar a rotunda e o carro não reagiu (manteve-se em frente).
-Ao me aperceber disso tiro o pé do acelerador e dou pequenos toques (confesso que não me recordo se foi de acelerador ou travão) na tentativa de obter alguma reação.
-A única reação que tive: ao perder alguma velocidade (por desacelerar) o carro começa a desviar-se ligeiramente permitindo-me contornar a rotunda (mas quase bati com as rodas no "lancil" da mesma. Se tivesse batido acho que nunca mais agarrava o carro).
-De seguida (zona 2) viro o volante na direção oposta e tento aproveitar o formato da rotunda para ganhar metros (e não ir logo à valeta).
-Conseguindo minimamente apontar o carro começo a travar e aqui, admito, foram os controlos electrónicos que conseguiram impedir que a traseira do carro passasse para a frente.
-O carro ficou imobilizando junto à valeta (final da linha vermelha).
Mais alguns pormenores aqui.
Apesar da descrição "detalhada", como devem imaginar, tudo isto se passou em apenas 1-2 segundos.
Tirando a travagem final acho que até tive o discernimento para manter a calma e não fazer nenhum movimento brusco. No final realmente pensei que o carro estava direito e tinha algum espaço para travar e foi o que tentei fazer (ámen controlos electrónicos que acabaram por me ajudar).
Creio que nunca cheguei a reduzir mas, se bem me lembro, acho que entrei na rotunda em 3ª.
Apesar de ter conseguido evitar o acidente (com alguma sorte à mistura, há que admitir) o que poderia/deveria ter feito diferente?
Além de ir mais devagar, deveria ter tido discernimento para passar logo para 2ª, tentando contornar a rotunda sem acelerar e acelerando de novo na zona 2 fazendo contra-brecagem? Será que fiz quase tudo bem? O que dizem?
Ontem, entre o Carregado e a Azambuja entrei em despiste ao entrar numa rotunda (com velocidade excessiva) para as condições da estrada (devido à pouca aderência provocada pela primeiras chuvas no local).
Sabendo que deveria ter entrado na rotunda mais devagar a minha pergunta é: após entrar em despiste o que poderei, numa situação destas, fazer para evitar um acidente? Isto considerando um carro com tração dianteira.
A verde está o trajeto que seria "normal" e a vermelho o trajeto que o carro fez.
O que eu fiz:
-Antes de chegar à zona 1 meto pisca e dirijo-me para a faixa da direita para "cortar a curva/rotunda" (o mais correto seria ir pela via interior mas foi o que me acabou por "salvar").
-Ao chegar à zona 1 em aceleração (ligeira) viro o volante para contornar a rotunda e o carro não reagiu (manteve-se em frente).
-Ao me aperceber disso tiro o pé do acelerador e dou pequenos toques (confesso que não me recordo se foi de acelerador ou travão) na tentativa de obter alguma reação.
-A única reação que tive: ao perder alguma velocidade (por desacelerar) o carro começa a desviar-se ligeiramente permitindo-me contornar a rotunda (mas quase bati com as rodas no "lancil" da mesma. Se tivesse batido acho que nunca mais agarrava o carro).
-De seguida (zona 2) viro o volante na direção oposta e tento aproveitar o formato da rotunda para ganhar metros (e não ir logo à valeta).
-Conseguindo minimamente apontar o carro começo a travar e aqui, admito, foram os controlos electrónicos que conseguiram impedir que a traseira do carro passasse para a frente.
-O carro ficou imobilizando junto à valeta (final da linha vermelha).
Mais alguns pormenores aqui.
Apesar da descrição "detalhada", como devem imaginar, tudo isto se passou em apenas 1-2 segundos.
Tirando a travagem final acho que até tive o discernimento para manter a calma e não fazer nenhum movimento brusco. No final realmente pensei que o carro estava direito e tinha algum espaço para travar e foi o que tentei fazer (ámen controlos electrónicos que acabaram por me ajudar).
Creio que nunca cheguei a reduzir mas, se bem me lembro, acho que entrei na rotunda em 3ª.
Apesar de ter conseguido evitar o acidente (com alguma sorte à mistura, há que admitir) o que poderia/deveria ter feito diferente?
Além de ir mais devagar, deveria ter tido discernimento para passar logo para 2ª, tentando contornar a rotunda sem acelerar e acelerando de novo na zona 2 fazendo contra-brecagem? Será que fiz quase tudo bem? O que dizem?
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