Bom dia, há uns dias tive que limpar o sistema de refrigeração do meu carro pois tinha ferrugem, fiz a limpeza com agua destilada e depois deitei g12+ numa mistura de 50/50. Achei que tinha feito bem o sangramento para tirar as bolhas de ar, fui dar uma volta e aproveitei e subi umas estradas bastante inclinadas na tentiva de remover bolsas de ar que tenham permanecido, sempre de olho na temperatura.
Ontem, tive que dar uma volta maior (50km) e reparei que estava a aquecer muito mais depressa tipo o 1.4 tdi 105cv que tenho cá em casa, pensei que fosse devido ao g12 que faz com que aqueça mais depressa já que antes andava a água alaranjada, o problema foi passado uns minutos vejo a temperatura a subir cada vez mais e eu mal estava a acelerar, chegou aos 105° e eu já estava a ver a minha vida a andar para trás, deixei de acelerar praticamente e saí logo que pude da via rápida, atingiu o máximo de 108°c, encostei e reparei que estava a regenerar o que não ajudou em nada naquele momento, abri o capot e a ventoinha não estava a trabalhar, voltei a dentro para ver temperatura e baixou para os 103 e nem sinal da ventoínha. Sem saber muito o que fazer naquele momento, pensei em voltar para casa, ainda olhei por baixo não tinha derrames e o nível estava correto.
Comecei a andar e passado 2 minutos a temperatura começou a baixar e foi baixando até aos 96/97°.
Acabei fazendo o resto da viagem e a temperatura não voltou a passar dos 100°c.
Só pensei que tivesse sido uma bolsa de ar que tenha ficado presa algures e estava a provocar o sobreaquecimento, tendo em conta que não aconteceu mais. EDIT: hoje de manhã verifiquei o nível e baixou cerca de 1cm abaixo do mínimo, o que leva a crer que a minha teoria está correta.
A verdade é que fiquei a noite a pensar se danificou alguma coisa, a junta por exemplo, não chegou a acender nenhuma luz mas sei lá 108°c deve ser perigoso, para rebentar uma junta da cabeça é preciso que temperatura? Ou é pela pressão que depois a água ganha que faz ceder a junta? Tenho essa dúvida também.
Devo-me preocupar?
Obrigado.
Ontem, tive que dar uma volta maior (50km) e reparei que estava a aquecer muito mais depressa tipo o 1.4 tdi 105cv que tenho cá em casa, pensei que fosse devido ao g12 que faz com que aqueça mais depressa já que antes andava a água alaranjada, o problema foi passado uns minutos vejo a temperatura a subir cada vez mais e eu mal estava a acelerar, chegou aos 105° e eu já estava a ver a minha vida a andar para trás, deixei de acelerar praticamente e saí logo que pude da via rápida, atingiu o máximo de 108°c, encostei e reparei que estava a regenerar o que não ajudou em nada naquele momento, abri o capot e a ventoinha não estava a trabalhar, voltei a dentro para ver temperatura e baixou para os 103 e nem sinal da ventoínha. Sem saber muito o que fazer naquele momento, pensei em voltar para casa, ainda olhei por baixo não tinha derrames e o nível estava correto.
Comecei a andar e passado 2 minutos a temperatura começou a baixar e foi baixando até aos 96/97°.
Acabei fazendo o resto da viagem e a temperatura não voltou a passar dos 100°c.
Só pensei que tivesse sido uma bolsa de ar que tenha ficado presa algures e estava a provocar o sobreaquecimento, tendo em conta que não aconteceu mais. EDIT: hoje de manhã verifiquei o nível e baixou cerca de 1cm abaixo do mínimo, o que leva a crer que a minha teoria está correta.
A verdade é que fiquei a noite a pensar se danificou alguma coisa, a junta por exemplo, não chegou a acender nenhuma luz mas sei lá 108°c deve ser perigoso, para rebentar uma junta da cabeça é preciso que temperatura? Ou é pela pressão que depois a água ganha que faz ceder a junta? Tenho essa dúvida também.
Devo-me preocupar?
Obrigado.
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