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Dar vitamina à Mitsubishi Space Star 1.9 DID

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    Dar vitamina à Mitsubishi Space Star 1.9 DID

    Boas pessoal, tenho uma Space Star 1.9 102cv de 2005 já vai para 2 anos e a máquina anda como se tivesse saído do stand à 5 anos, sempre muito suave sem ruídos e com alguma genica (se o turbo estiver sempre cheio, que é o caso 😂)

    Os 102 cavalos estão um pouco "cansados" pois já percorreram 300.000kms... mas estes não se têm queixado muito, querem é matar a sede com gasóleo e sem fazer fumo.🐴

    Após estes dois anos sempre a dar calor e de conhecer bem os limites da máquina decidi que é a altura certa para lhe dar alguma vitamina.💪

    Eu sei que tem uma carrada de quilómetros mas eu conhecia o dono que trocava tudo a tempo e horas e nunca abusava daquela menina.

    Sei que há uma versão do mesmo motor mas com 115cv, sabem dizer-me qual é a diferença? É fácil desbloquear esses cavalitos extras para levar esta carroça um pouco mais depressa?

    Já ouvi falar de pessoal que punha isto a dar 160 e 170cv mas depois tinha de contar anedotas sobre a fiabilidade dela e tinha de pôr uma linha à frente porque as pessoas passavam por mim e diziam que era o comboio histórico do Douro a andar na A1 🚂🚬.

    Obrigado pelo vosso tempo caros Petrolheads 👍

    #2
    A versão de 115cv, tinha geometria variável.

    Comentário


      #3
      Então a única maneira de obter esses cavalos era trocando o turbo, certo?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
        Boas pessoal, tenho uma Space Star 1.9 102cv de 2005 já vai para 2 anos e a máquina anda como se tivesse saído do stand à 5 anos, sempre muito suave sem ruídos e com alguma genica (se o turbo estiver sempre cheio, que é o caso )

        Os 102 cavalos estão um pouco "cansados" pois já percorreram 300.000kms... mas estes não se têm queixado muito, querem é matar a sede com gasóleo e sem fazer fumo.

        Após estes dois anos sempre a dar calor e de conhecer bem os limites da máquina decidi que é a altura certa para lhe dar alguma vitamina.

        Eu sei que tem uma carrada de quilómetros mas eu conhecia o dono que trocava tudo a tempo e horas e nunca abusava daquela menina.

        Sei que há uma versão do mesmo motor mas com 115cv, sabem dizer-me qual é a diferença? É fácil desbloquear esses cavalitos extras para levar esta carroça um pouco mais depressa?

        Já ouvi falar de pessoal que punha isto a dar 160 e 170cv mas depois tinha de contar anedotas sobre a fiabilidade dela e tinha de pôr uma linha à frente porque as pessoas passavam por mim e diziam que era o comboio histórico do Douro a andar na A1 .

        Obrigado pelo vosso tempo caros Petrolheads 

        Tanta coisa para restaurar cavalos cansados:


        Limpar colector de admissão, limpar EGR, limpar o turbo, limpar o intercooler, limpar os injectores com ultra sons, velas, fora filtros e as coisas comuns.

        E usar também o oleo correcto e bom.


        Isto primeiro, o resto logo vês se precisas.
        Editado pela última vez por Illusion; 31 January 2019, 12:50.

        Comentário


          #5
          Segue as dicas do Illusion, primeiro uma boa manutenção e depois logo partes para uma repro por exemplo

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas dicas Illusion. Já me tinham falado disso de limpar o escape mas também me disseram que era tempo perdido. Segundo sei pode-se dar calor com maçarico menos nos coletores porque há lá uma(s) peças que podem rachar.

            Ela esta semana vai à oficina e vai levar discos e pastilhas à frente e filtro de óleo e gasóleo. Também já vi com o mecânico o livro para pormos o óleo certos e verifica-se que o certo é igual ao que já tinha.

            Usei uma vez um aditivo de combustível para limpeza de injetores e não notei diferença.

            O turbo vai ser reparado/ trocado por um igual porque não está bem em condições.

            Em relação à limpeza do escape, é só usar o maçarico ou é preciso ter precauções?
            Editado pela última vez por Alberto567; 31 January 2019, 17:46.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
              Tanta coisa para restaurar cavalos cansados:


              ...velas...
              Mudar velas para restaurar cavalos cansados num...diesel?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Mudar velas para restaurar cavalos cansados num...diesel?
                Sim as de incandescencia.

                Quantos carros não andam com uma ou mais estragadas a contaminar o óleo no arranque a frio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
                  Obrigado pelas dicas Illusion. Já me tinham falado disso de limpar o escape mas também me disseram que era tempo perdido. Segundo sei pode-se dar calor com maçarico menos nos coletores porque há lá uma(s) peças que podem rachar.

                  Ela esta semana vai à oficina e vai levar discos e pastilhas à frente e filtro de óleo e gasóleo. Também já vi com o mecânico o livro para pormos o óleo certos e verifica-se que o certo é igual ao que já tinha.

                  Usei uma vez um aditivo de combustível para limpeza de injetores e não notei diferença.

                  O turbo vai ser reparado/ trocado por um igual porque não está bem em condições.

                  Em relação à limpeza do escape, é só usar o maçarico ou é preciso ter precauções?
                  Eu falei em limpeza do coletor de admissão, quanto muito o de escape que vai até ao turbo, mais que isso não faz diferença.

                  Aditivo de combustível é perda de tempo com essa quilometragem, é tirar fora e limpar com ultrassom.

                  Que óleo é o manual pede?

                  Comentário


                    #10
                    O coletor realmente era onde precisava mais mas é um bocado difícil o acesso porque está entre o motor e o "tablier".

                    O óleo foi 10-40W. As velas de incandescência são baratas? É fácil trocar?

                    Filtro de rendimento aconselham? Interfere na inspeção? Tendo em conta que o medidor de massa de ar vem depois, como entra + ar a centralina injeta + gasóleo, certo?
                    Editado pela última vez por Alberto567; 31 January 2019, 20:30.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
                      O coletor realmente era onde precisava mais mas é um bocado difícil o acesso porque está entre o motor e o "tablier".

                      O óleo foi 10-40W. As velas de incandescência são baratas? É fácil trocar?

                      Filtro de rendimento aconselham? Interfere na inspeção? Tendo em conta que o medidor de massa de ar vem depois, como entra + ar a centralina injeta + gasóleo, certo?


                      Podiam ter colocado 5W40...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
                        O coletor realmente era onde precisava mais mas é um bocado difícil o acesso porque está entre o motor e o "tablier".

                        O óleo foi 10-40W. As velas de incandescência são baratas? É fácil trocar?

                        Filtro de rendimento aconselham? Interfere na inspeção? Tendo em conta que o medidor de massa de ar vem depois, como entra + ar a centralina injeta + gasóleo, certo?
                        Esse óleo não é de todo o melhor.

                        Um bom 5w40 ou um ainda melhor como o móbil 1 0w40 fs ou o Petronas 7000 0w40 darão melhores resultados.

                        https://www.oscaro.pt/pt/oleo-do-mot...22#/?vid=16089

                        https://www.oscaro.pt/pt/oleo-do-mot...32#/?vid=16089

                        O ar que entra no motor é determinado pelo turbo,mais nada.

                        Filtros xpto só contaminam a Maf. Usa uma boa marca como a mann filter e substitui confirme a marca aconselha ou antes.

                        https://www.oscaro.pt/pt/filtro-de-a...19#/?vid=16089

                        As velas custam 35-40€ as 4

                        https://www.oscaro.pt/pt/vela-de-pre...39#/?vid=16089



                        Isto foi so um exemplo para teres as referencias, pode haver lojas mais baratas.
                        Editado pela última vez por Illusion; 01 February 2019, 08:13.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado pela informação Illusion. Em relação ao óleo eu falei isso com o mecânico para pôr um óleo diferente e de facto foi aquele 10-40w que me aconselhou porque ele tinha receio que o turbo fosse à vida porque ele está muito gasto.

                          O filtro de ar pus um normal. Não sei se foi de trocar o filtro do gasóleo mas sinto que tem um pouco mais de força.

                          As velas de incandescência também lhe sugeri trocar mas ele disse que só valia a pena trocar se estivessem estragadas.

                          Supondo que neste momento aplicava um chip daqueles de 30% ( ou seja cerca de 118cv), ia haver componentes que se iam estragar mais depressa, mas seriam de uma reparação fácil?

                          A nível de brigadas da GNR, eles iam dar conta dessa alteração se eu fosse mandado parar?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
                            Obrigado pela informação Illusion. Em relação ao óleo eu falei isso com o mecânico para pôr um óleo diferente e de facto foi aquele 10-40w que me aconselhou porque ele tinha receio que o turbo fosse à vida porque ele está muito gasto.

                            O filtro de ar pus um normal. Não sei se foi de trocar o filtro do gasóleo mas sinto que tem um pouco mais de força.

                            As velas de incandescência também lhe sugeri trocar mas ele disse que só valia a pena trocar se estivessem estragadas.

                            Supondo que neste momento aplicava um chip daqueles de 30% ( ou seja cerca de 118cv), ia haver componentes que se iam estragar mais depressa, mas seriam de uma reparação fácil?

                            A nível de brigadas da GNR, eles iam dar conta dessa alteração se eu fosse mandado parar?
                            O turbo está prestes a ir à vida? Mete um maior ou prepara o teu para mais potência numa casa de turbos, e reprograma a centralina.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              Sim as de incandescencia.

                              Quantos carros não andam com uma ou mais estragadas a contaminar o óleo no arranque a frio.
                              E isso vai dar vitamina? Quanto muito vai proteger o motor, só.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
                                Obrigado pela informação Illusion. Em relação ao óleo eu falei isso com o mecânico para pôr um óleo diferente e de facto foi aquele 10-40w que me aconselhou porque ele tinha receio que o turbo fosse à vida porque ele está muito gasto.

                                O filtro de ar pus um normal. Não sei se foi de trocar o filtro do gasóleo mas sinto que tem um pouco mais de força.

                                As velas de incandescência também lhe sugeri trocar mas ele disse que só valia a pena trocar se estivessem estragadas.

                                Supondo que neste momento aplicava um chip daqueles de 30% ( ou seja cerca de 118cv), ia haver componentes que se iam estragar mais depressa, mas seriam de uma reparação fácil?

                                A nível de brigadas da GNR, eles iam dar conta dessa alteração se eu fosse mandado parar?
                                Quando uma vela de incandescencia incha não sai e é preciso tirar a cabeça fora.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  E isso vai dar vitamina? Quanto muito vai proteger o motor, só.
                                  Proteger o motor = Manter a performance.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu não queria ir para a opção de meter um turbo maior porque aí ia perder um pouco do regime em baixas porque demora mias tempo a encher.

                                    Se trocar o turbo será mesmo para o de geometria variável e consequente alteração da centralina para o conseguir adaptar.

                                    Neste momento procuro um acréscimo de 20cv e nada mais do que isso e essa parece-me ser a melhor solução mantendo a fiabilidade e performance.

                                    Já sei que vou ter de trocar o óleo mais vezes.

                                    Utilização de chip vs turbo de geometria, qual aconselham?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
                                      Eu não queria ir para a opção de meter um turbo maior porque aí ia perder um pouco do regime em baixas porque demora mias tempo a encher.

                                      Se trocar o turbo será mesmo para o de geometria variável e consequente alteração da centralina para o conseguir adaptar.

                                      Neste momento procuro um acréscimo de 20cv e nada mais do que isso e essa parece-me ser a melhor solução mantendo a fiabilidade e performance.

                                      Já sei que vou ter de trocar o óleo mais vezes.

                                      Utilização de chip vs turbo de geometria, qual aconselham?
                                      Tenho um veículo igual a esse mas de 2004 e já com 280000km feitos até agora.Ja tive box desde os 130000km até aos 275000km altura em resolvi fazer uma repro. O que notei eu de diferente da box para a repro? A box da os 20cv que pretendes sem gastares muito dinheiro e notas logo a diferença em baixas pois atinge a rotação do turbo muito mais rapidamente e economiza combustível pois fazia médias de 5,5L no máximo mas em velocidade de ponta pouco aumentou. Quanto a repro q tenho agora de há coisa de 5000km para cá notei o carro mais guloso (6,1L/100km) e mais recuperação em baixas pois há uma grande necessidade de trocar de mudancas num menor curto de espaço de tempo mas no entanto em 5a velocidade a velocidade de ponta aumentou diria eu +20km e isto tudo só com material de stock e que já vinha instalado no veículo de fábrica.

                                      Comentário

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