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Comerciais e testes de segurança...

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    Comerciais e testes de segurança...

    Boas pessoal![8D]
    Nos últimos dias tenho andado a pensar nisto: porque é que não se fazem testes de segurança nos veículos comerciais, nomeadamente, a experiência de um embate traseiro e as consequências que daí provêm para os passageiros, visto que vão "engailoados" com uma rede atrás das costas.[8)]

    Os testes de embates frontais entre um carro (ou o que fôr) comercial e não comercial serão iguais teoricamente, mas se pensarmos um pouco apercebemo-nos que os bancos podem recuar um pouco e no caso da versão comercial bater na rede. Os resultados não seriam outros?

    Num embate lateral ( e agora os comerciais, trazem praticamente os mesmos equipamentos de segurança activa e passiva que os veículos de passageiros ), a presença da rede não poderá trazer outras implicações? Não poderá, por exemplo, a rede dobrar ao meio, entre outras muitas hipóteses?[:0]

    Num embate traseiro, e foi o que andei a pensar em primeiro lugar, a rede presa ao novo chão falso, que o carro recebeu para ser transformado em comercial, pode muito bem avançar, esmagando os ocupantes! ( eu pessoalmente retirei o chão do meu comercial, pois tenho aquela ideia que se me baterem por trás aquilo pode ficar muito negro para o meu lado...posso estar a pensar muito mal, claro )

    -Porque é que as marcas não desenvolvem, redes que se "partam" em determinados pontos?
    -Será que já existe essa preocupação?
    -Será que pelo facto do mercado de carros comerciais, ser tão pequeno que não valha a pena desenvolver este tipo de segurança? (este mercado é pequeno no resto da Europa, pois em Portugal é bastante grande, mas como o nosso mercado é insignificante....)


    E pronto são estas as minhas dúvidas que tenho andado a pensar nestes últimos dias e como o tempo molhado está aí à porta, tenho pensado mais nisso.
    Cumprimentos.;)

    #2
    olha, bem pensado!!

    Mas isso da rede partir nao me parece ser boa ideia, imagina que levas carga, levavas com a carga em cima.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

      olha, bem pensado!!

      Mas isso da rede partir nao me parece ser boa ideia, imagina que levas carga, levavas com a carga em cima.
      Mas não é isso que fiz....apenas retirei o chão, só não tenho o piso plano. A rede e o resto da divisão continua no carro bem presa, só que já não tem o chão agarrado a ela.;)


      E já agora mais uma achega para o tópico...ainda no outro dia vi alguém a levar um bébé numa cadeirinha, posto como deve de ser, num carro igual ao meu.[8)]
      Independentemente da marca é um perigo!

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        #4
        a base da rede em caso de embate dobra, se tiver os parafusos todos apertados ela vai com a carroçaria, nao desliza

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          #5
          Da minha "experiência" agradeci não ter trocado a rede da clio por acrilico, capotei a 160 e vi como ficou...

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            #6
            citação:Originalmente colocada por WildChild

            a base da rede em caso de embate dobra, se tiver os parafusos todos apertados ela vai com a carroçaria, nao desliza
            Permite-me discordar, pelo menos em relação ao meu carro (Opel Corsa B). Tenho a base plana, aparafusado ao próprio chão do carro. E dentro da base vai "cair" a divisão que tem a rede.
            Num embate traseiro algo forte, a base plana que é constituida por 4 chapas, (sendo que 3 são pequenas e na grande é que está lá tudo encaixado) vai "deslizar" por não acredito muito que os parafusos resistam ao choque.

            Mas atenção isto é no meu carro, não sei como serão os outros e as formas que a rede prende com o resto do chão.;)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por bricardo

              Da minha "experiência" agradeci não ter trocado a rede da clio por acrilico, capotei a 160 e vi como ficou...
              Pensei em pôr o acrílico quando abri o tópico, mas como os carros recentes já não o trazem pois não podem, decidi não colocar. O acrílico pode-se despedaçar todo e transformar-se em muitas lâminas, é isso que sub-entendi na tua intervenção.;)

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Speedy

                citação:Originalmente colocada por bricardo

                Da minha "experiência" agradeci não ter trocado a rede da clio por acrilico, capotei a 160 e vi como ficou...
                Pensei em pôr o acrílico quando abri o tópico, mas como os carros recentes já não o trazem pois não podem, decidi não colocar. O acrílico pode-se despedaçar todo e transformar-se em muitas lâminas, é isso que sub-entendi na tua intervenção.;)
                Nem tinha pensado nisso... Ficou mesmo parecido com um 206 cc, felizmente foi só da traseira até à grade que não deixou que o tejadilho descesse sobre a minha cabeça, aliás subisse pois o munda tava ao contrario

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por bricardo

                  Nem tinha pensado nisso... Ficou mesmo parecido com um 206 cc, felizmente foi só da traseira até à grade que não deixou que o tejadilho descesse sobre a minha cabeça, aliás subisse pois o munda tava ao contrario
                  Eu é que não tinha pensado nisso!:D
                  Já é uma coisa boa que eu vejo, o reforço do tecto. Sinceramente nunca tinha pensado mesmo nisso.
                  Aqui está um dos intuitos do fórum, pôr-nos a pensar.;)

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por bricardo

                    Da minha "experiência" agradeci não ter trocado a rede da clio por acrilico, capotei a 160 e vi como ficou...
                    Caí a 110kms/h numa vala de 1 metro de profundidade na berma da estrada,e ao cair lá dentro o carro deu 2 voltas no ar enquanto ia sendo aparado por pedras e troncos...o acrilico separador soltou-se e levei algumas vezes com ele no pescoço e cabeça e sem falar nos saltos que lá dei dentro...tirando a desagradável experiência(mas muito eficaz) de levar tb com o airbag na cara[xx(]
                    O carro era um Punto van 1.9D...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Stanley

                      Caí a 110kms/h numa vala de 1 metro de profundidade na berma da estrada,e ao cair lá dentro o carro deu 2 voltas no ar enquanto ia sendo aparado por pedras e troncos...o acrilico separador soltou-se e levei algumas vezes com ele no pescoço e cabeça e sem falar nos saltos que lá dei dentro...tirando a desagradável experiência(mas muito eficaz) de levar tb com o airbag na cara[xx(]
                      O carro era um Punto van 1.9D...
                      [:0][:0][:0]
                      Estou a ver que existem por aqui bastantes testemunhos...

                      Comentário


                        #12
                        Eu já vi um teste do Ibiza comercial e Ibiza 5 Portas na Tv .
                        Pelas conclusoes que se retiraram nao valia a pena fazer o teste pois as diferenças nao sao significativas em embate Frontal e Lateral sao iguais. Traseiro nao fizeram ...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

                          Eu já vi um teste do Ibiza comercial e Ibiza 5 Portas na Tv .
                          Pelas conclusoes que se retiraram nao valia a pena fazer o teste pois as diferenças nao sao significativas em embate Frontal e Lateral sao iguais. Traseiro nao fizeram ...
                          Por acaso nunca vi nenhum teste...se souberes ou se alguém souber também algum site ou qualquer coisa sobre este tema, é pôr aqui.;)

                          Comentário


                            #14
                            É importante que se fale desta temática, embora não deixe de ser sintomático que após 1 dia e meio ainda só haja 13 respostas [8)]

                            Bom, eu queria aqui referir alguns testes intressantes de que tenho conhecimento, nomeafamente uns referentes à segurança passiva e outros à activa.

                            Na activa, posso referir um estudo que foi feito de travagem e desvio de obstáculo com alguns dos furgões mais conhecidos e a boa notícia é que o seu comportamento, hoje em dia, em pouco difere do de um ligeiro de passageiros! A má notícia é que os pneus utilizados pelos furgões dispõem de muito poucas reservas de segurança no que diz respeito à utilização em condições exigentes como velocidade máxima, carga máxima admitida e pressão correcta, em que um pequeno ultrapassar dos limites leva com facilidade ao rebentamento de pneus, com as consequências desastrosas que se sabem! [8)]

                            Em relação à segurança passiva, mesmo com carga, os furgõs tipo Mercedes Sprinter, Renault Master ou Ford Transit demonstraram estar à altura dos acontecimentos. Se tiverem tempo e paciência para fazer alguma pesquisa, vão à página da DEKRA (www.dekra.de ,existe também em Inglês, que eles ocupam-se bastante desta temática! ;)

                            Comentário


                              #15
                              boas!!

                              o clio van de 02, tem o chão da mala repartido em pelo menos duas placas, o q ja nao permite q em caso de embate traseiro estas chegem aos bancos...e a gralha anda bastante afastada dos bancos...mas por ex nos skoda felicia van de 99 (apenas em alguns) aquilo o banco vai mesmo encostado e ai acredito q seja perigoso...

                              mas mais, as strakar com o pneu "as costas"...? se vem um camiao empurra-lhe o pneu pelo vidro traseiro...?? assim como perigo dos para choques desse estilo de pick up comerciais...muito altos e em tubos de ferro....[8)]

                              bom post!!!

                              cpts

                              Comentário


                                #16
                                Tipo isto?











                                Posso dizer que o condutor saiu de lá com os próprios pés embora a Opel seja uma porcaria.

                                Comentário


                                  #17
                                  Lino Marques pelo que andei a ver um pouco daquele site, até me parece porreiro.[^] Ainda só vi como eles fazem os testes aos furgões.

                                  Ciber lembrei-me também deste caso, é o carro do nosso caro forista Tubular. Na terceira foto vê-se ali um avançar da rede..
                                  Felizmente, ele já está recuperado e pronto para as curvas.;)

                                  No caso do Corsa B, isso tudo está perto do banco e apesar de eu ser pequeno (1.72m), assusta sempre um bocado saber que está ali uma parede atrás.[8)]


                                  Edit: Será que na segunda foto a rede ajudou um pouco a aumentar a rigidez a nível do tecto, como já se falou aqui? Ou é só impressão?
                                  TB e Ciber chamados à recepção.;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Realmente fico sem saber o que pensar.

                                    Provavelmente numa situação de capotamento será uma mais valia mas nesta situação de embate traseiro, só deve prejudicar porque começou a empurrar os bancos da frente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois...dá mais segurança por um lado mas por outro...[xx(]
                                      E já nem falo de quando eles vão carregados pois aí deve ser realmente o pior.
                                      Os carros ou furgões tipo Mercedes Sprinter, Ford Transit e outros, secalhar são um pouco mais seguros, quanto mais não seja pelo tamanho...Grande parte deve absorver o impacto sendo que a rigidez torsial, chamemos-lhe assim, deve ser bastante maior do que nestes derivados de turismo.

                                      E todos os dias se vêem mais derivados de turismo nas estradas portuguesas e secalhar 80% dos casos nem precisariam dele como eu, só que a fiscalidade no nosso país já se sabe (este assunto já deu outros tópicos)...

                                      Logo, quanto mais carros destes nas estradas mais acidentes com eles irão haver, pelo que as marcas estão-se "lixando" para isso.
                                      Já estou a imaginar um funcionário de uma marca:"Ah pois o carro tinha ABS, ESP, 6 airbags...mas tinha a rede? Coitado pena ter sido um comercial". E pronto ao longo do tempo, e dos anos ninguém se preocupa com o raio da divisória.[8)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um primo meu de Penafiel morreu instantaneamente quando a Hiace em que ele transportava lenha se despistou e caiu numa ravina.

                                        Escusado sera dizer mas ficou completamente desfeito quando a carga esmagou a cabine, se fosse acompanhado seria ainda mais tragico.

                                        Ha cargas que pelo seu volume e peso sao fatais em caso de acidente e nao ha airbags, nem pre-tensores que valham.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É justamente por isso que é FUNDAMENTAL amarrar a carga de modo a que ela não escorregue, mesmo havendo um embate forte. Mas como isso custa (algum) tempo e dinheiro... [8)][8)][8)]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não acho que sejam relevantes as diferenças, e acho que dependerá de muitos factores, e até do tipo de embate.

                                            Não nos podemos esquecer, que levando um embate traseiro, num comercial, temos uma mala ampla pronta a esmagar e a absorver o impacto, que vai ainda ser suportado pela rede e chapa de separação. (a parte de baixo da rede, a parte em ferro pelo menos no Astra seja o da primeira ou segunda geração é fortíssima!)

                                            Num carro normal, na traseira temos bancos, agora imaginem um embate tão violento quanto o que eu levei, e pensei “para onde iam os bancos?” pois é... se calhar ajudavam a esmagar, e não havia aquela chapa a "segurar" aquela tralha toda.

                                            E mais, supúnhamos que durante o embate vinha um ferro por lá que podia furar o banco, e o condutor... com a divisória, dificilmente acontece uma situação dessas.

                                            Empurrar o banco para a frente, tanto empurra com, ou sem divisória, só depende da violência do embate, a divisória pode ajudar a suportar as coisas, e tornar os danos menos graves.

                                            Em embates frontais, ajuda a "segurar" o que vier na mala (é para isso que ela existe), se for muito violento, e houver recuo dos bancos, isso já é grave, e já pouca diferença fará a presença ou não da rede.

                                            Acredito que se o meu carro não fosse comercial, eu hoje não estaria aqui.







                                            Em termos de embates laterais, sendo uma divisória mesmo forte, também poderá ajudar a que o pilar B não "entre pelo carro dentro".

                                            Mas tudo dependerá do tipo de embate, da velocidade, e de muitos outros factores, ou seja, terá vantagens, e desvantagens. Mas na minha opinião, tem muitas vantagens, e acreditem que sei do que falo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado Tubular, uma "bela" de outra visão, e que faz todo o sentido, pois ter passado isso na primeira pessoa, enfim...
                                              Não tinha pensado na parte dos bancos traseiros a virem para a frente, mas como já aqui disse algures, o fórum serve mesmo para nos pôr a pensar.;)
                                              Agora fazendo um pouco a figura do jornalista chato, não achas que as marcas se desleixam um bocado com estes carros? (testes de segurança, etc.).;)


                                              P.S. - Ainda hoje faz impressão olhar para o estado em que fiocu o raio do carro...[8)]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não estás nada a ser chato ;)

                                                Não me parece, e digo isto porque, no meu Sport Van, quando desmontei a divisória, percebi a preocupação que houve em fazer aquilo num material super resistente, mesmo sendo pesado como chumbo (por isso desenganem-se quando aos comerciais mais leves) acredita que só a divisória do meio (a parte de baixo) é mais pesada que os bancos traseiros.

                                                Alem disso, não há muito a fazer, a não ser mesmo a melhoria da resistência, e de apoios dessas estruturas.

                                                Por outro lado, verdade seja dita, comerciais vendem-se pouco, por exemplo, o novo Astra Sport Van, só existe no nosso país, não me espanta nada a própria marca ter pouca preocupação com ele, pois, afinal é para "meia dúzia de portugueses".

                                                Por outro lado, se repares no novo Astra Sport Van, verás que a estrutura tem umas barras bem grossas, e na parte de baixo há mesmo um tubo grosso na diagonal. Aquilo não está lá só para enfeitar. E mesmo as barras grossas à volta, em caso de capotamento, podem dar uma boa ajuda.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Speedy

                                                  Obrigado Tubular, uma "bela" de outra visão, e que faz todo o sentido, pois ter passado isso na primeira pessoa, enfim...
                                                  Não tinha pensado na parte dos bancos traseiros a virem para a frente, mas como já aqui disse algures, o fórum serve mesmo para nos pôr a pensar.;)
                                                  Agora fazendo um pouco a figura do jornalista chato, não achas que as marcas se desleixam um bocado com estes carros? (testes de segurança, etc.).;)


                                                  P.S. - Ainda hoje faz impressão olhar para o estado em que fiocu o raio do carro...[8)]
                                                  Então imagina a mim... e imagina quando vi essas 3 fotos, que só as vi ontem!

                                                  Foram tiradas no dia, e dá para ver como ele estava estimado, e o brilho da tinta, a limpeza do carro, enfim...

                                                  Diz-se que não há amor como o primeiro, e é bem verdade! Gostava muito do carro, e continuo a gostar, e o que mais gostava era de apagar da memória tudo o que envolve isso. Há marcas psicológicas que ficam sempre, mas... paciência. ;)

                                                  Life goes on...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                                                    Não estás nada a ser chato ;)

                                                    Não me parece, e digo isto porque, no meu Sport Van, quando desmontei a divisória, percebi a preocupação que houve em fazer aquilo num material super resistente, mesmo sendo pesado como chumbo (por isso desenganem-se quando aos comerciais mais leves) acredita que só a divisória do meio (a parte de baixo) é mais pesada que os bancos traseiros.

                                                    Alem disso, não há muito a fazer, a não ser mesmo a melhoria da resistência, e de apoios dessas estruturas.

                                                    Por outro lado, verdade seja dita, comerciais vendem-se pouco, por exemplo, o novo Astra Sport Van, só existe no nosso país, não me espanta nada a própria marca ter pouca preocupação com ele, pois, afinal é para "meia dúzia de portugueses".

                                                    Por outro lado, se repares no novo Astra Sport Van, verás que a estrutura tem umas barras bem grossas, e na parte de baixo há mesmo um tubo grosso na diagonal. Aquilo não está lá só para enfeitar. E mesmo as barras grossas à volta, em caso de capotamento, podem dar uma boa ajuda.
                                                    Sim, sim isso do peso, também eu ao princípio pensava que fosse mais leve que as versões normais, mas não...
                                                    No mês passado, na inspecção acusou 1092 kg com o depósito do gasóleo a menos de meio. No livrete diz que ele pesa 1050 kg.

                                                    Pois, pelo resto da Europa os derivados de turismo não são concerteza tão populares como por cá.

                                                    Tenho que reparar nisso no Astra.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                                                      Então imagina a mim... e imagina quando vi essas 3 fotos, que só as vi ontem!

                                                      Foram tiradas no dia, e dá para ver como ele estava estimado, e o brilho da tinta, a limpeza do carro, enfim...

                                                      Diz-se que não há amor como o primeiro, e é bem verdade! Gostava muito do carro, e continuo a gostar, e o que mais gostava era de apagar da memória tudo o que envolve isso. Há marcas psicológicas que ficam sempre, mas... paciência. ;)

                                                      Life goes on...
                                                      Por acaso reparei bem nisso. As jantes estavam novas!E estava bem lavadinho.
                                                      Nem mais "life goes on" até diria mais "and on, and on":D:D:D
                                                      Deixa lá isso, agora tens dois amores, um normal e o outro um cavalão...:D;)

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                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Speedy

                                                        Por acaso reparei bem nisso. As jantes estavam novas!E estava bem lavadinho.
                                                        Nem mais "life goes on" até diria mais "and on, and on":D:D:D
                                                        Deixa lá isso, agora tens dois amores, um normal e o outro um cavalão...:D;)

                                                        Esta foto foi tirada pouco tempo antes... Alias, 4 ou 5 dias antes tinha ido a um encontro do fórum a Espinho.



                                                        [B)][B)][8D]

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