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Altura do pára-choques ao solo chumba na IPO

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    Altura do pára-choques ao solo chumba na IPO

    Boas pessoal,

    Tenho um Toyota Land Cruiser kzj90 que recentemente chumbou na Inspeção Periódica Obrigatória devido à altura do pára-choques ao solo.
    Decidi me informar sobre a legislação aplicável ao assunto, tendo sido muito difícil pois a legislação é uma baralhada! Inicialmente pedi esclarecimentos no próprio centro de IPO, a qual foi engenhosamente recusada. Depois segui para a entidade competente no assunto na minha área de residência (aqui na ilha da Madeira chama-se Direção Regional Economia e Transportes), a qual engenhosamente me dificultou o acesso à legislação em causa. Por fim segui para Serviço Defesa do Consumidor o qual, sacudindo a água do capote quanto às suas competências, apenas me facultou uma folhinha A4 com um excerto da legislação aplicável (Decreto-Lei 115/2002 de 20 Abril) onde diz o seguinte:

    «(...) Artigo 26.º (...) 2- Considera-se que um veículo das categorias M1, M2, M3, N1, O1 ou O2 preenche as condições referidas no número anterior se: a)...; b) A altura em relação ao solo da parte traseira do veículo sem carga não exceder 55cm numa largura não inferior à do eixo da retaguarda em mais de 10cm de cada lado, excluindo o eventual bojo dos pneus junto ao solo.»

    A minha dúvida, pela qual peço ajudo aqui à malta do fórum, é o que significa o "BOJO DOS PNEUS JUNTO AO SOLO" ??? Já procurei definições da palavra BOJO mas ainda não consegui associar perfeitamente essa palavra ao que eles querem dizer no Decreto-Lei. Será a altura da secção do pneu entre a extremidade da jante e o chão?

    O meu Toyota chumbou por ter 57 cm de altura ao solo no pára-choques traseiro, por causa dos pneus 265/75R16 que estão devidamente e legalmente averbados no livrete!!! Já tenho o carro assim há uma data de anos e nunca chumbou na IPO e este ano decidiram "implicar" com essa lei que eu desconhecia totalmente.

    O que é o BOJO DO PNEU?

    Se alguém poder me ajudar, agradecia.

    #2
    eu tenho uma questão no para-choques traseiro tens lá as palas montadas??? se não é esse o problema, e o bojo entende-se como ver o rasto do pneu a determinada altura, essa lei já é velha, mas volta e meia lembram-se quando aparece uma viatura que tenha mais de meio pneu visível por trás abaixo do para-choques.

    enfim leis da treta...

    Comentário


      #3
      O bojo do pneu foi a falta da nota de 20€ no cinzeiro [emoji6]

      Comentário


        #4
        O bojo não será a parte do pneu que "arredonda" quando o pneu está em carga (daí o junto ao solo)?

        Falo disto:

        Na foto é bem mais notório do lado de dentro do pneu
        uploading a image

        Comentário


          #5
          O IMT não sabe responder a isso?

          Comentário


            #6
            https://dre.pt/pesquisa/-/search/288...2%BA%2010%2F97

            Decreto-Lei n.º 115/2002


            secção 3

            artigo 26

            2(...)

            b) A altura em relação ao solo da parte traseira do veículo sem carga não exceder 55 cm numa largura
            não inferior à do eixo da retaguarda em mais de 10 cm de cada lado, excluindo o eventual bojo dos
            pneus junto ao solo.

            ora como eu disse se por lei é MAX 55cm tens 57cm já a contar com a bochecha do pneu assente no chão(o dito bojo)ai tens, é daquelas tretas só para lixar a malta.
            Editado pela última vez por bigturbo; 19 February 2019, 20:00.

            Comentário


              #7
              2cm? Isso não vai lá com os pneus meio vazios?

              Comentário


                #8
                isso do bojo do pneu nada tem a ver com a medição altura, o artigo fala no bojo mas apenas na medição em relação à largura do dispositivo anti encaixe (para-choques).

                se for legal ele vazar ligeiramente os pneus de forma a baixar todo o choques em 2cm já fica dentro da lei independentemente de ter criado mais bojo.

                a) O dispositivo deve ser montado o mais próximo possível da retaguarda do veículo, sem carga, não devendo a altura em relação ao solo do rebordo inferior do dispositivo ser superior a 55 cm em nenhum ponto;
                b) A largura do dispositivo não deve exceder em nenhum ponto a largura do eixo da retaguarda, medida nos pontos mais exteriores das rodas, excluindo o bojo dos pneus junto ao solo, nem deve ser inferior à mesma largura em mais de 10 cm de cada lado; se existir mais de um eixo traseiro, a largura a considerar é a do eixo mais largo;

                Comentário


                  #9
                  O meu tb já chumbou por isso... Palhaçada. Mas é por isso que algumas pickups têm um ferro em baixo do para-choques.

                  Tens algumas hipóteses... Meter molas mais baixas (ou de origem) caso não sejam.

                  Meter um para-choques abaixo desse.

                  Meter uns sacos de cimento na mala e vazar ligeiramente os pneus [emoji16]

                  Comentário


                    #10
                    a parte dos sacos de cimento não dá pois o decreto especifica que é sem carga.

                    Comentário


                      #11
                      Oh pá que palhaçada, sinceramente... Eu tenho alguma dificuldade em entender o português aplicado na legislação. Duvido que seja de mim, pois a legislação deveria ser de trivial compreensão. O legislador que escreve aquilo é um grande cretino porque um gajo lê umas 100 vezes e mesmo assim fica na dúvida se o Bojo está para a medição da altura ou para a medição da largura do pára-choques. Isto sem falar do resto das alíneas para o caso de eu querer colocar outro dispositivo pára-choques (um engate de reboque, por exemplo)... Então aí é uma baralhada ao ver todos os jipes que andam por aí, estão todos ilegais pois não respeitam os tais 10cm que o amigo zezoca referiu... Enfim.

                      De qualquer das formas, troquei para uns pneus mais pequenos, vazei-os um pouco e passou na Re-inspecção. Mas tenho o problema outra vez para o próx. ano pois queria arranjar uma solução definitiva e não muito cara para não ter que substituir 4 pneus cada vez que for à IPO...

                      Tenho estado a pensar no engate do reboque que ligado ao chassis passa a ser dispositivo pára-choques abaixo do original, mas os fabricantes não me garantem a legalidade dos mesmos no que toca a medidas.. investir uns 500 paus nisso para depois perder na IPO outra vez, é uma chatice...
                      Mexer na suspensão neste momento é um bico de obra pra mim pois envolve mais umas boas centenas de euros.
                      Comprar pneus novos na medida que vem de fábrica são mais umas centenas de euros e fico com os pneus atuais "em stock", se não os vender em 2ª mão...

                      Parece-me que a solução mais barata, mas irritante, é todos os anos trocar para uns pneus mais pequenos antes de ir à IPO e vazar para metade.. e rezar que eles não façam a medição da pressão a ver se está na recomendada pelo fabricante...
                      Editado pela última vez por abmik; 20 February 2019, 11:42.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        O IMT não sabe responder a isso?
                        Eu sou da Região Autónoma da Madeira e aqui o IMT é "substituído" pela Direção Regional de Economia e Transportes. De qualquer das formas, vou fazer uma "investida" via e-mail. Obrigado pela sugestão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                          O bojo não será a parte do pneu que "arredonda" quando o pneu está em carga (daí o junto ao solo)?

                          Falo disto:

                          Na foto é bem mais notório do lado de dentro do pneu
                          uploading a image
                          Era isso que eu suspeitava que era o "BOJO".. mas se eu excluísse o Bojo da medição da altura, então o carro passava na IPO!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Real Ver Post
                            O meu tb já chumbou por isso... Palhaçada. Mas é por isso que algumas pickups têm um ferro em baixo do para-choques.

                            Tens algumas hipóteses... Meter molas mais baixas (ou de origem) caso não sejam.

                            Meter um para-choques abaixo desse.

                            Meter uns sacos de cimento na mala e vazar ligeiramente os pneus [emoji16]
                            isso do ferro em baixo do pára-choques é dificil, ninguém vende isso aqui, mandar fazer é caro e não é homologado CE.. mandar vir num transitário também é caro... viver numa ilha tem destas coisas. Mas estou a equacionar fazer isso com um engate de reboque tipo este: Engates para TOYOTA Land Cruiser Todoterreno

                            Mas tenho duvidas se as medidas respeitam tudo o que diz no Decreto-Lei... principalmente a parte dos 10cm máx em cada lado...

                            Comentário


                              #15
                              Eu apostava num tubo circular como as tais pickups, abaixo do parachoques...
                              Repara, basta mesmo um tubo de apenas 2 cm abaixo do parachoques!!

                              E nem é preciso ser a toda a largura do carro, basta ser da largura do eixo (por norma as rodas estão para "dentro" da carroçaria)

                              Um varão de cortinado ou tubo de água faz esse efeito, e fixas o mesmo ao parachoques com uns parafusos e tá feito...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                Eu apostava num tubo circular como as tais pickups, abaixo do parachoques...
                                Repara, basta mesmo um tubo de apenas 2 cm abaixo do parachoques!!

                                E nem é preciso ser a toda a largura do carro, basta ser da largura do eixo (por norma as rodas estão para "dentro" da carroçaria)

                                Um varão de cortinado ou tubo de água faz esse efeito, e fixas o mesmo ao parachoques com uns parafusos e tá feito...
                                Passo a minha ignorância, mas o que é a largura do eixo???? No Decreto-Lei falam no "eixo da retaguarda", será esse mesmo eixo que falas? tenho alguma dificuldade em perceber qual esse eixo e como se mede..

                                Quanto ao tubo, os gajos na IPO dizem que tem que ser uma estrutura com homologação CE....... dizem! até ser verdade, nem sei. Já não acredito em nada. País de m*rda

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por abmik Ver Post
                                  Passo a minha ignorância, mas o que é a largura do eixo???? No Decreto-Lei falam no "eixo da retaguarda", será esse mesmo eixo que falas? tenho alguma dificuldade em perceber qual esse eixo e como se mede..

                                  Quanto ao tubo, os gajos na IPO dizem que tem que ser uma estrutura com homologação CE....... dizem! até ser verdade, nem sei. Já não acredito em nada. País de m*rda
                                  a largura a que se referem é aquela que vai de um pneu ao outro do eixo traseiro.
                                  nesta imagem a largura real do teu eixo traseiro é 1510mm que como vez bate mais ao menos a meio de cada roda traseira, mas como a legislação diz que será medido desde a ponta exterior do pneu excluído o tal bojo o valor deve ser maior. depois a partir desse valor já sabes que o "ferro" não pode ser mais curto 10cm para cada lado.

                                  em todo o caso e se o centro está numa de embirrar contigo, o mais certo é irem buscar outras partes da legislação sobre a tal homologação, testes de resistência, etc....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                    a largura a que se referem é aquela que vai de um pneu ao outro do eixo traseiro.
                                    nesta imagem a largura real do teu eixo traseiro é 1510mm que como vez bate mais ao menos a meio de cada roda traseira, mas como a legislação diz que será medido desde a ponta exterior do pneu excluído o tal bojo o valor deve ser maior. depois a partir desse valor já sabes que o "ferro" não pode ser mais curto 10cm para cada lado.

                                    em todo o caso e se o centro está numa de embirrar contigo, o mais certo é irem buscar outras partes da legislação sobre a tal homologação, testes de resistência, etc....
                                    Obrigado. Já percebi.
                                    Só não consigo ver a imagem a que te referes...

                                    E essa questão do "centro embirrar" é realmente grave e preocupante, principalmente aqui na ilha da Madeira onde não há alternativa geográfica. Com a quantidade absurda de leis sobre tudo e mais alguma coisa, fico com a ideia que se um centro de IPO assim o entender, pode muito bem chumbar um carro por tudo e mais alguma coisa, todos os anos, por mero capricho e represália. Não há carro onde não tenha uma pontinha para embirrar...

                                    Agora já entendo porque é que muita gente vende o carro por causa da IPO...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por abmik Ver Post
                                      Só não consigo ver a imagem a que te referes...
                                      pois não, porque não a meti

                                      Comentário


                                        #20
                                        então os engates de reboque que falei em cima (Engates para TOYOTA Land Cruiser Todoterreno ) não são legais..
                                        Fábricas a desenvolver peças que não cumprem com a legislação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por abmik Ver Post
                                          Obrigado. Já percebi.
                                          Só não consigo ver a imagem a que te referes...

                                          E essa questão do "centro embirrar" é realmente grave e preocupante, principalmente aqui na ilha da Madeira onde não há alternativa geográfica. Com a quantidade absurda de leis sobre tudo e mais alguma coisa, fico com a ideia que se um centro de IPO assim o entender, pode muito bem chumbar um carro por tudo e mais alguma coisa, todos os anos, por mero capricho e represália. Não há carro onde não tenha uma pontinha para embirrar...

                                          Agora já entendo porque é que muita gente vende o carro por causa da IPO...
                                          Se mantiverem o carro de origem ficam tranquilos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bom bom era meteres uma foto da traseira do teu Jeep para se enquadrar melhor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AntonioGT Ver Post
                                              Bom bom era meteres uma foto da traseira do teu Jeep para se enquadrar melhor.
                                              DSC_0058d.jpg

                                              AntonioGT, não é um Jeep. É um Toyota Land Cruiser

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por abmik Ver Post
                                                [ATTACH]147134[/ATTACH]

                                                AntonioGT, não é um Jeep. É um Toyota Land Cruiser
                                                Ou seja, é um jeep, mas bem construído, como diz um amigo meu.

                                                Comentário

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