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Pela primeira vez em 15 anos, venderam-se mais carros a gasolina

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    Pela primeira vez em 15 anos, venderam-se mais carros a gasolina

    https://observador.pt/2019/02/19/em-...os-mais-caros/

    As vendas de carros caíram 15,1% nos caso dos motores a gasóleo e subiram 38,3% para os motores a gasolina e 256,3% para veículos elétricos em janeiro de 2019, por comparação a janeiro de 2018, noticiou o Jornal de Negócios, citando os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

    Em janeiro, os automóveis a gasolina passaram a representar 46,5% do mercado, os a diesel 43,6% e os a eletricidade 4,1%, mas a proporção nas vendas varia muito de marca para marca. A Peugeot foi a marca mais vendida e 60% foram veículos a gasolina, já a Mercedes, em terceiro lugar, teve 77% das vendas nos carros a diesel.

    #2
    Uiiii, vou buscar as pipocas... que isto vai dar uma guerra...

    E ainda por cima a União Europeia aconselhou o governo Português a aumentar o imposto sobre o diesel...

    Querem ver que o ministro sempre tinha razão

    Comentário


      #3
      Isso no nosso micro mercado super diesilizado.

      Porque a nível global o diesel nunca chegou a asumir o protagonismo que teve cá e a sua diminuição de vendas já tem algum tempo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
        Querem ver que o ministro sempre tinha razão
        O que ele disse pode ser politicamente incorrecto, mas claro que tinha razão.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
          O que ele disse pode ser politicamente incorrecto, mas claro que tinha razão.
          Eu também acho que tinha razão, apenas acho as palavras mal utilizadas; "... daqui a 4/5 anos os carros diesel não vão valer nada..." acho que seria mais correto dizer: "... daqui a 4/5 anos os carros diesel vão valer menos do que as pessoas esperam..."
          Editado pela última vez por pedrolima678; 22 February 2019, 11:01.

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            #6
            Daqui a 4 ou 5 anos estamos noutra crise e tudo vai desvalorizar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
              Daqui a 4 ou 5 anos estamos noutra crise e tudo vai desvalorizar
              Isso é desconversar.

              Independentemente disso há uma tendência actualmente nisto dos combustíveis, como havia há uns anos com o aparecimento dos SUVs. Mas percebo que não seja evidente para toda a gente, uns até lhes chamam moda, a fenómenos que se prolongam por décadas.

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                #8
                De momento o "lobo mau", são os carros a diesel... futuramente e não muito longe, passará também a ser os carros a gasolina...

                Hooo mundo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                  Eu também acho que tinha razão, apenas acho as palavras mal utilizadas; "... daqui a 4/5 anos os carros diesel não vão valer nada..." acho que seria mais coreto dizer: "... daqui a 4/5 anos os carros diesel vão valer menos do que as pessoas esperam..."
                  Concordo

                  mas as palavras foram mal utilizadas pelas citações deturpadas, até porque não foram essas as palavras utilizadas

                  "daqui a 4/5 anos os carros diesel não vão ter grande valor..."

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    De momento o "lobo mau", são os carros a diesel... futuramente e não muito longe, passará também a ser os carros a gasolina...

                    Hooo mundo...
                    São o lobo mau, não.

                    Continuam a ser uma solução válida para uma fatia considerável do mercado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                      São o lobo mau, não.

                      Continuam a ser uma solução válida para uma fatia considerável do mercado.


                      Daí ter colocado entre aspas.. o lobo mau.

                      Sem sombra de dúvidas que para um grande numero, é a solução adequada... no entanto e como bem se sabe, parece que agora falar em carro a gasóleo é como que se referir a um monstro... algo de hiper mega estratrofericamente poluente...

                      Mas e depois de "abater" o diesel... será a gasolina a sofrer as represálias.

                      Comentário


                        #12
                        Com as proibições de circulação nas cidades comprar um carro a diesel novo agora para vender daqui a meia dúzia de anos é um tiro no pé, nessa altura quem vai querer um carro que não pode circular em grande parte das cidades? Estou para ver os valores do renting...

                        Comentário


                          #13
                          Não me espanta nada, e mesmo os elétricos 4,1% de quota também já não está nada mau até o meu pai que sempre quis carros a gasóleo no outro dia já me veio dizer que o próximo carro vai ser elétrico

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            Daqui a 4 ou 5 anos estamos noutra crise e tudo vai desvalorizar
                            Muito provável acontecer, e se não for antes já vamos com sorte!

                            É tudo uma questão de ciclo governamental.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                              Muito provável acontecer, e se não for antes já vamos com sorte!

                              É tudo uma questão de ciclo governamental.
                              Temo que não demore tanto tempo!

                              Não sou o finado Zandinga, nem nada que se pareça, mas os sinais começam a dar a cara: arrefecimento da economia global, endividamento das famílias a um nível histórico, dívida pública com valores assustadores, juros a começar a apontar para cima...

                              Mais "on topic" era mais que expetável que os carros a gasolina voltassem a subir nas vendas em detrimento dos diesel. O próximo ciclo, partindo do pressuposto que não surge uma tecnologia revolucionária antes, é ver o número de híbridos e elétricos a suplantar os gasolina ou pelo menos a chegar lá perto. Diria, talvez, mais uns 15 anos!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                Com as proibições de circulação nas cidades comprar um carro a diesel novo agora para vender daqui a meia dúzia de anos é um tiro no pé, nessa altura quem vai querer um carro que não pode circular em grande parte das cidades? Estou para ver os valores do renting...

                                Sim, sem sombra de dúvidas e os entraves serão mesmo mais por aí.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                  Eu também acho que tinha razão, apenas acho as palavras mal utilizadas; "... daqui a 4/5 anos os carros diesel não vão valer nada..." acho que seria mais coreto dizer: "... daqui a 4/5 anos os carros diesel vão valer menos do que as pessoas esperam..."
                                  A questão está aí. Também quero acreditar que não disse aquilo que pretendia mas foi o que teve impacto e o erro não foi corrigido.

                                  Foi uma mensagem alarmista que teve impacto e que está desalinhada do governo a que pertence, que mantém os benefícios ao gasóleo a nível da fiscalidade das empresas.

                                  Já ao longo do ano passado se notava nas vendas que a preferência pelo diesel face à gasolina estava a diminuir e a tendência seria continuar assim mas o alarmismo recente veio acentuar isso de forma artificial. Uma mentira repetida demasiadas vezes pode tornar-se realidade, esta pode não ter sido muito repetida mas teve muito impacto. Daqui a algum tempo vai haver quem diga: "Afinal o ministro tinha toda a razão."

                                  Comentário


                                    #18
                                    ainda é cedo para tirar conclusões.
                                    É deixar assentar a poeira e ver o que acontece até final do 1º trimestre.
                                    Obviamente com a escolha actual e as soluções híbridas, plug in elétricos, gasolina, a fatia dos diesel será sempre menor.
                                    Onde entram nestas contas os híbridos a gasóleo e os híbridos a gasolina...contam para que lado ???

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                      A questão está aí. Também quero acreditar que não disse aquilo que pretendia mas foi o que teve impacto e o erro não foi corrigido.

                                      Foi uma mensagem alarmista que teve impacto e que está desalinhada do governo a que pertence, que mantém os benefícios ao gasóleo a nível da fiscalidade das empresas.

                                      Já ao longo do ano passado se notava nas vendas que a preferência pelo diesel face à gasolina estava a diminuir e a tendência seria continuar assim mas o alarmismo recente veio acentuar isso de forma artificial. Uma mentira repetida demasiadas vezes pode tornar-se realidade, esta pode não ter sido muito repetida mas teve muito impacto. Daqui a algum tempo vai haver quem diga: "Afinal o ministro tinha toda a razão."
                                      A questão é que o que ele disse não teve a reacção que ele pretendia porque foi empolado pelos media/redes sociais.
                                      Tinha que corrigir isso ?

                                      Neste caso é mau ser alarmista? É mau avisar de uma tendência verdadeira?
                                      Não percebo porquê...

                                      Ele não disse efectivamente nenhuma mentira.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        ainda é cedo para tirar conclusões.
                                        É deixar assentar a poeira e ver o que acontece até final do 1º trimestre.
                                        Obviamente com a escolha actual e as soluções híbridas, plug in elétricos, gasolina, a fatia dos diesel será sempre menor.
                                        Onde entram nestas contas os híbridos a gasóleo e os híbridos a gasolina...contam para que lado ???


                                        Ficam no "limbo"... não servem para nenhum dos dois.

                                        Agora que referes isso, no momento actual há alguma viatura nova hibrida a gasóleo?

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                                          #21
                                          7 tópicos na página de entrada a falar de combustíveis e elétricos e plug ins e o raio...
                                          Já pouco interesse existe pelas máquinas se a única coisa que se consegue debater é o tipo de combustível que utiliza ou o que faz mover a viatura

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                            7 tópicos na página de entrada a falar de combustíveis e elétricos e plug ins e o raio...
                                            Já pouco interesse existe pelas máquinas se a única coisa que se consegue debater é o tipo de combustível que utiliza ou o que faz mover a viatura


                                            Sem sombra de dúvidas... está mesmo num "patamar" em que mais não é que um "electrodoméstico"...

                                            Ainda há uns tempos, deu uma reportagem francesa sobre a mobilidade e "entusiasmo"... em que por exemplo no Japão... de há uns anos a esta parte, pouco pretendem ter carta de condução... nem tem gosto em conduzir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Sem sombra de dúvidas... está mesmo num "patamar" em que mais não é que um "electrodoméstico"...

                                              Ainda há uns tempos, deu uma reportagem francesa sobre a mobilidade e "entusiasmo"... em que por exemplo no Japão... de há uns anos a esta parte, pouco pretendem ter carta de condução... nem tem gosto em conduzir.
                                              Sem dúvida; a paixão de mexer, nas viaturas, de possuir determinada viatura, de viajar em determinada viatura ou a determinados locais, etc, etc está-se a perder o gosto pelos automóveis e por aquilo que eles nos permitiam viver ...
                                              mas por mais que se queira a conversa/sociedade não vai nesse sentido...
                                              Se calhar dentro de 30 ou 40 anos a mobilidade será algo em nem se quer fará sentido o automóvel como o conhecemos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                Sem dúvida; a paixão de mexer, nas viaturas, de possuir determinada viatura, de viajar em determinada viatura ou a determinados locais, etc, etc está-se a perder o gosto pelos automóveis e por aquilo que eles nos permitiam viver ...
                                                mas por mais que se queira a conversa/sociedade não vai nesse sentido...
                                                Se calhar dentro de 30 ou 40 anos a mobilidade será algo em nem se quer fará sentido o automóvel como o conhecemos...
                                                Boas

                                                Ainda bem que nao estarei ca para ver...:-)

                                                Mas estou de acordo contigo, a paixão o prazer de conduzir o gozo de ter um determinado carro caminha para ai...O meu sobrinho de 18 anos quando viu o M140 disse me logo , "tio por esse preço tinhas comprado um i3"..

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                                                  Boas
                                                  Ainda bem que nao estarei ca para ver...:-)
                                                  Mas estou de acordo contigo, a paixão o prazer de conduzir o gozo de ter um determinado carro caminha para ai...O meu sobrinho de 18 anos quando viu o M140 disse me logo , "tio por esse preço tinhas comprado um i3"..
                                                  Cumps
                                                  Um i3 ... eheheh
                                                  A verdade é que hoje as pessoas e os mais novos são bombardeados constantemente com estas ideias verdes, que não sendo um assunto a descurar, acabam a meu ver por ser demasiado radicais e moldar a mente dos jovens.
                                                  qualquer publicação de quando era miúdo fazia vibrar fosse do mais desportivo ao mais básico citadino, hoje em dia temos o quê ?
                                                  Numa altura em que existe a maior variedade de tipos de veículos e motores é também aquela em que existe maior afastamento ao conceito original de posse de uma viatura.
                                                  esta geração irá perder em grande medida este link aos automóveis, pois os veículos com as motorizações elétricas nunca poderão competir com o prazer de condução de uma viatura com um motor a gasolina ou mesmo diesel nalguns casos, além claro está das caixas manuais vs as robotizadas existentes... no mínimo muitos nem vão saber ou conhecer futuramente diferentes tipos de caixa ou motores...








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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                    ainda é cedo para tirar conclusões.
                                                    É deixar assentar a poeira e ver o que acontece até final do 1º trimestre.
                                                    Obviamente com a escolha actual e as soluções híbridas, plug in elétricos, gasolina, a fatia dos diesel será sempre menor.
                                                    Onde entram nestas contas os híbridos a gasóleo e os híbridos a gasolina...contam para que lado ???
                                                    As vendas dos híbridos contam para o tipo de combustível que o ICE consome.

                                                    Já os plug-in não tenho a certeza se contam como eléctricos, deve depender do tipo de resultado que se quer nesse estudo.

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