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Limpeza de turbo, carro a puxar menos. Causa possível?

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    Limpeza de turbo, carro a puxar menos. Causa possível?

    Boa tarde. Tenho um Passat 1.9tdi 115cv. Mandei agora trocar a distribuição, aproveitei e pedi tb para limpar egr. Fui buscar o carro e tudo ok (até parecia "respirar" melhor, pois a egr estava totalmente ou quase colmatada). Em conversa com o mecânico, combinei "limpar" as pás do turbo, assim a revisão ficava feita para uma temporada, sendo que o turbo nunca tinha sido visto. Dei apenas agora uma volta no carro, é o turbo parece só encher depois das 2000rpm, o que não é funcionamento normal. Aí, parece estar ok, o problema é antes. Alguém antecipa causas possíveis? Ou estou a ser picuinhas?!

    #2
    Entre limpeza de egr e turbo passou uma semana, o carro tem 280k km

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      #3
      Sensor MAP? Alguma ideia?

      Comentário


        #4
        280 mil/km, talvez???

        Comentário


          #5
          Sensor MAP? Alguma ideia?

          Comentário


            #6
            Bugatti, obrigado pela constatação do óbvio. Indo além disso, alguma ideia construtiva? Ou aos 280 mil/km estes carros estão programados para deixar de usar, e devo considerar isto normal? Enfim, só sei que fiquei / estou chateado com isto...

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              #7
              Já falaste com quem fez o trabalho?

              Pode bem ser um tubo de vácuo mal colocada quando mexeram no turbo.

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                #8
                Esse turbo é de geometria variável?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                  Bugatti, obrigado pela constatação do óbvio. Indo além disso, alguma ideia construtiva? Ou aos 280 mil/km estes carros estão programados para deixar de usar, e devo considerar isto normal? Enfim, só sei que fiquei / estou chateado com isto...
                  Claro que não, no teu caso também ficaria chateado, apenas é de considerares que meter dinheiro num carro de 280mil é arriscado.
                  Sabes que um turbo é caro e o teu se é de origem é muito km.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Esse turbo é de geometria variável?
                    Acho que sim, desconfio que as pás estejam bloquadas com a sujidade e o turbo funcione como um turbo a geometria não variavel.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
                      Acho que sim, desconfio que as pás estejam bloquadas com a sujidade e o turbo funcione como um turbo a geometria não variavel.
                      Pode ser mesmo um problema com a geometria variável. Deve estar presa numa posição fixa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Pode ser mesmo um problema com a geometria variável. Deve estar presa numa posição fixa.
                        O turbo foi limpo agora e tem a geometria presa?
                        Eu apostava no maf!

                        Comentário


                          #13
                          Boas. Bugatti, o carro é meu desde os 86000km, e sei todo o historial do dono original, inclusive as revisões que fez e onde, e achas mal fazer manutenção num carro assim?! Rcontra, a geometria fixa tb me parece verosímil, mas acho estranho, pois puxava normal antes de pedir para limpar a geometria (limparam e ficou.pior?!) Não tive oportunidade de falar com o mecânico, amanhã passo lá a ver. Da MAF não me parece, pois depois das 2000rpm puxa normalmente, o problema é o arranque. Dos tubos de vácuo até pode ser, mas tive esse problema na 407 2.0 HDI, e este não é bem igual... Acho que das duas uma: sensor MAP, ou ao limparem a geometria algo ficou mal...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                            Boas. Bugatti, o carro é meu desde os 86000km, e sei todo o historial do dono original, inclusive as revisões que fez e onde, e achas mal fazer manutenção num carro assim?! Rcontra, a geometria fixa tb me parece verosímil, mas acho estranho, pois puxava normal antes de pedir para limpar a geometria (limparam e ficou.pior?!) Não tive oportunidade de falar com o mecânico, amanhã passo lá a ver. Da MAF não me parece, pois depois das 2000rpm puxa normalmente, o problema é o arranque. Dos tubos de vácuo até pode ser, mas tive esse problema na 407 2.0 HDI, e este não é bem igual... Acho que das duas uma: sensor MAP, ou ao limparem a geometria algo ficou mal...
                            Tens que ver com o mecanico que te fez o serviço o que é que ele pensa, até pode ter sido coincidência mesmo sem o limpar ele ter avariado agora. Pode tb efetivamente ser um tubo não ligado mas fissurado, mas duvido muito.
                            Boa sorte.

                            Comentário


                              #15
                              Porque nao verificas por ti se é o turbo ou o sensor de ar? Apesar de achar que.quem deveria compor deveria ser quem mexeu antes.

                              Acho que é bem mais simples e pratico do que te juntares a uma serie de pessoas nas internet e começarem a especular

                              Comentário


                                #16
                                Repetido
                                Editado pela última vez por Paladino; 25 February 2019, 08:57. Razão: Repetido

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                                  #17
                                  Boas.

                                  Carro já a caminho do mecânico.
                                  Em conversa telefónica com o mesmo, ainda antes de eu dizer os "sintomas", perguntei se ele foi testar e ele respondeu que sim, que "parecia um leão", pareceu-lhe muito bem.
                                  Quando digo que ele não puxa, o rapaz pediu logo para levar lá o carro, um possível "safe-mode", ele quer ver porquê, e voltou a repetir que no teste que fez estava a andar e a puxar bem.
                                  O meu pai vai agora lá colocar o carro, à noite talvez saiba algo mais.
                                  Cumps

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                                    #18
                                    Boas. Aparentemente sensor de turbo a ler mal, um fio partido. Amanhã terei a confirmação.

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                                      #19
                                      Repetido

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                                        #20
                                        Boas. Situação aparentemente resolvida. Um fio partido ou desligado ou quebrado (!?) do sensor MAP. Foi ligado e parecer estar ok. Fiz um pequeno teste de 45km há pouco e parece estar bem. Interessante recuperação 100-150kmh, parece estar pronto para mais uma temporada. No fim de semana verifico outra vez. Cumps

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                                          #21
                                          Boas.
                                          Passei só para informar que o carro ficou com performance "normal", era realmente a questão dos fios / sensor MAP.
                                          Limpei Turbo e EGR.

                                          Curiosamente, noto que o consumo instantâneo em velocidade de cruzeiro/normal subiu. E bem! Ou seja, em zonas que normalmente ia nos 4.9/5.2 agora vai nos 6.1/6.7.

                                          Ainda não fiz média manual a nenhum tanque desde a intervenção, por isso não tenho a certeza do aumento de consumo médio.
                                          Ainda vou verificar e depois digo.

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