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Sinistro: sou obrigado a reparar após peritagem? Não dá pra ficar com os €€€???

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    Sinistro: sou obrigado a reparar após peritagem? Não dá pra ficar com os €€€???

    Hoje bateram-me na lateral traseira do meu Golf 3 TDI. Farolim partido, para-choques riscado, e moça jeitosa no painel traseiro junto ao tampão do depósito. Pelo que me parece, é reparável, isto é, não dará perda total, mesmo com um orçamento feito na marca.

    A questão é: à uns anos atrás (2013), trabalhei num concessionário no ramo dos sinistros. Fazia tele-peritagens para algumas companhias em Audatex, acompanhava os processos de sinistro desde o agendamento da peritagem, reparação, eventuais aditamentos etc, até à entrega da viatura ao cliente. Lembro que quando uma peritagem passava a definitivo, a seguradora dava X dias para se proceder à reparação, caso contrário a concessão recebia uma cartinha da companhia a dizer que se não recebessem a fatura da reparação no prazo de X dias, iriam reembolsar diretamente o proprietário da viatura com o valor do orçamento da reparação.

    Pergunto a quem está por dentro se isto continua a ser assim. Em caso afirmativo estou a pensar em fazer peritagem na marca (para o valor da reparação ser superior, sem chegar a perda total, claro), e depois deixar andar até receber os €€€. Com esses€€€, dá para reparar cá fora e sobrariam uns trocos valentes.

    A minha intenção, claro é ver se consigo ganhar uns trocos, até porque à 3 anos bateram-me de frente e o seguro "só" me deu 2k para a reparação, e eu tive de por o resto (cerca de 500€) e usar material da sucata. A ver se desta vez conseguia recuperar alguma coisa..😁😁😁

    #2
    Eles pagam diretamente à oficina.

    Comentário


      #3
      Em circunstâncias normais sim, eu sei. São eles que reparam o carro portanto é lógico e justo que assim seja. Mas e se após a peritagem passar a definitivo passarem vários meses sem o carro ser arranjado? O processo de sinistro fica pendente por tempo indeterminado? Antes eu sei que pagavam diretamente ao proprietário. Até porque a oficina só recebe apos a fatura ser enviada para a companhia junto com um documento assinado pelo proprietário atestando que a reparação foi efetuada corretamente.

      Comentário


        #4
        E fazem-te um bom desconto...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          E fazem-te um bom desconto...
          Não percebi...pagam ao cliente mas descontam algum valor, é? A mão de obra ou assim?

          Comentário


            #6
            Ainda tiveste direito a ficar com uma moça (= rapariga) jeitosa?? Então não te queixes!

            Comentário


              #7
              Duvido que seja assim tão simples, até mesmo para evitar esse tipo de esquemas.

              Comentário


                #8
                Acho que não és obrigado arranjar, podes obtar por receber o dinheiro do orçamento, não recebes é o valor do IVA obviamente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                  Acho que não és obrigado arranjar, podes obtar por receber o dinheiro do orçamento, não recebes é o valor do IVA obviamente.
                  Pois, isso do iva ainda não tinha pensado, mas faz sentido.

                  Comentário


                    #10
                    Boas. Solicitei À companhia ser ressarcido pelo valor da reparação sem Iva, ao invés de avançar para a reparação e dizem que já não é possível, desde 28 Outubro 2018...parece-me tanga, não? Dizem que só é possível isso acontecer quando a culpa não é a 100% de uma das partes, para não forçar a pessoa em causa a reparar e a assumir os custos pela sua percentagem de responsabilidade no acidente.

                    Consigo reparar o meu carro por MENOS DE METADE do valor sem Iva que está no orçamento realizado aquando da peritagem...vou-lhes dar luta, mas se não houver mesmo outra opção vou ter que mandar reparar...

                    Comentário


                      #11
                      Qual é a companhia?

                      Comentário


                        #12
                        Seguro Direct

                        Comentário


                          #13
                          Ja tive e estou neste momento, mas com outra viatura numa situação idêntica no primeiro caso fizeram o pagamento directo, mas sem iva.

                          Neste ultimo sinistro aguardo decisão, para o pagamento directo, uma vez que a oficina, concessionário oficial, só teria disponibilidade para o fim do mês e para agravar a viatura não deve circular.

                          Comentário


                            #14
                            E já falaste com o/a perito/a do seguro? Tudo se negoceia... dentro do aceitável.

                            Basta que assines o documento em como eles te indemnizaram dos danos... e nada mais tens a reclamar sobre essa participação.

                            (Os nossos colegas peritos vão matar-me...)

                            Se depois transformas o morto em carro novo... é contigo. É o que não falta aí na praça e nem vão a IPO B...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                              Hoje bateram-me na lateral traseira do meu Golf 3 TDI. Farolim partido, para-choques riscado, e moça jeitosa no painel traseiro junto ao tampão do depósito. Pelo que me parece, é reparável, isto é, não dará perda total, mesmo com um orçamento feito na marca.

                              A questão é: à uns anos atrás (2013), trabalhei num concessionário no ramo dos sinistros. Fazia tele-peritagens para algumas companhias em Audatex, acompanhava os processos de sinistro desde o agendamento da peritagem, reparação, eventuais aditamentos etc, até à entrega da viatura ao cliente. Lembro que quando uma peritagem passava a definitivo, a seguradora dava X dias para se proceder à reparação, caso contrário a concessão recebia uma cartinha da companhia a dizer que se não recebessem a fatura da reparação no prazo de X dias, iriam reembolsar diretamente o proprietário da viatura com o valor do orçamento da reparação.

                              Pergunto a quem está por dentro se isto continua a ser assim. Em caso afirmativo estou a pensar em fazer peritagem na marca (para o valor da reparação ser superior, sem chegar a perda total, claro), e depois deixar andar até receber os €€€. Com esses€€€, dá para reparar cá fora e sobrariam uns trocos valentes.

                              A minha intenção, claro é ver se consigo ganhar uns trocos, até porque à 3 anos bateram-me de frente e o seguro "só" me deu 2k para a reparação, e eu tive de por o resto (cerca de 500€) e usar material da sucata. A ver se desta vez conseguia recuperar alguma coisa..

                              Eu ficava com a moça jeitosa e se possivel o dinheiro, o carro que se fo. ... lol

                              Mossa

                              ps: o carro já levou uma marretada de 2000 euros á frente, agora já levou outra por trás, deve estar com o esqueleto todo amarrotado.
                              Editado pela última vez por m4nn1pul0; 11 March 2019, 19:11.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                                Boas. Solicitei À companhia ser ressarcido pelo valor da reparação sem Iva, ao invés de avançar para a reparação e dizem que já não é possível, desde 28 Outubro 2018...parece-me tanga, não? Dizem que só é possível isso acontecer quando a culpa não é a 100% de uma das partes, para não forçar a pessoa em causa a reparar e a assumir os custos pela sua percentagem de responsabilidade no acidente.

                                Consigo reparar o meu carro por MENOS DE METADE do valor sem Iva que está no orçamento realizado aquando da peritagem...vou-lhes dar luta, mas se não houver mesmo outra opção vou ter que mandar reparar...
                                Se consegues meter o carro arranjado por metade do valor sem IVA, vai lá mete-lo que o seguro paga.
                                Não estou a perceber...

                                Comentário


                                  #17
                                  O que eu quero, como explicado no 1'post é receber o valor do arranjo definido na peritagem feita num concessionário e mandar arranjar noutro sitio, por cerca de 1/3 do valor....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                                    O que eu quero, como explicado no 1'post é receber o valor do arranjo definido na peritagem feita num concessionário e mandar arranjar noutro sitio, por cerca de 1/3 do valor....
                                    Já recebi o valor sem iva por 2 vezes. Numa delas a culpa foi atribuída a 100% ao outro condutor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois, mas ao telefone, a companhia disse que a lei mudou em Outubro...parece-me tanga. Entretanto, a oficina onde fiz a peritagem quer agendar a reparação...a ver se resolvo isto está semana.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                                        Pois, mas ao telefone, a companhia disse que a lei mudou em Outubro...parece-me tanga. Entretanto, a oficina onde fiz a peritagem quer agendar a reparação...a ver se resolvo isto está semana.
                                        Pede que te enviem o decreto de lei.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pedi logo na hora. Disseram para enviar mail a solicitar a indemnização em dinheiro para eles darem seguimento, mas ela avisou logo que não me pagariam diretamente. Vamos ver...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                                            O que eu quero, como explicado no 1'post é receber o valor do arranjo definido na peritagem feita num concessionário e mandar arranjar noutro sitio, por cerca de 1/3 do valor....
                                            Isto é, o que tu queres é ganhar dinheiro à conta dessa seguradora. Atitude tipicamente tuga. Espero que não consigas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Caro manog, lê bem o último paragrafo do 1' post...

                                              Comentário


                                                #24
                                                E de acordo com o decreto 369/2007, artigo 43, leio:

                                                1 — Salvo acordo em contrário, a empresa de seguros responsável deve proceder ao pagamento ao lesado da indemnização decorrente do sinistro no prazo de oito dias úteis a contar da data da assunção da responsabilidade, nos termos das disposições identificadas nos n.os 1 dos artigos 38.º e 39.º, e mediante a apresentação dos documentos necessários ao pagamento.2 — O disposto no número anterior não prejudica o pagamento aos terceiros prestadores de serviços em prazos mais dilatados, desde que tal tenha sido com eles convencionado e daí não decorra um agravamento das condições de ressarcimento dos danos sofridos pelo lesado.3 — No caso em que a empresa de seguros não proceda ao pagamento da indemnização que por ela seja devida no prazo fixado no n.º 1, esta deve pagar ao lesado juros de mora, no dobro da taxa legal, sobre o montante devido e não pago, desde a data em que tal quantia deveria ter sido paga, nos termos deste artigo, até à data em que esse pagamento venha a concretizar -se.

                                                Agora a questão é: será que devo facultar uma declaração de Nib ou assim? Eles já têm o meu Nib pois fiz DD no pagamento do prémio do seguro...estou a aguardar a resposta deles.
                                                Editado pela última vez por Jarbas83; 12 March 2019, 13:26.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bateram-te, mas ao menos ficaste com uma moça jeitosa, nem tudo foi mau. Era a condutora do outro carro?


                                                  E o que estás a tentar fazer não é fraude?
                                                  Editado pela última vez por XlPower; 12 March 2019, 13:34.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Bateram-te, mas ao menos ficaste com uma moça jeitosa, nem tudo foi mau. Era a condutora do outro carro?


                                                    E o que estás a tentar fazer não é fraude?
                                                    Fraude??

                                                    Não vejo como.

                                                    Imagina que uma descarga electrica te avaria um televisor. Ele pode ser avaliado e podem ressarcir-te do valor. Se quiseres comprar outro igual ou se preferires comprar camarão, um smartphone ou outra coisa é contigo.

                                                    O user foi lesado. O valor do estrago foi determinado. Se ele preferir pode até abater o carro ou fazer aguardente com ele. Não vejo nenhum drama nisso, nem muito menos uma ilegalidade.

                                                    Só se estiveres a falar do IVA e mesmo assim é complexo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                      Bateram-te, mas ao menos ficaste com uma moça jeitosa, nem tudo foi mau. Era a condutora do outro carro?


                                                      E o que estás a tentar fazer não é fraude?
                                                      Não, claro que não. É uma indemnização por danos. Se pretende o valor ou se pretende a reparação, é lá com o lesado.

                                                      Ainda há 2 anos, num seguro MR, a própria seguradora é que me propôs o valor da indemnização porque iria demorar muito até a equipa deles repararem os estragos. Eu aceitei, claro, e mandei fazer a obra.

                                                      Aqui o user que o valor porque tem que lhe faça mais barato. Ou porque arranja peças mais baratas, ou porque vai repará-las em vez de trocar por novas, whatever, não tem nada a ver com mentalidade tuga ou chico-espertice. É um direito que tem (caso a lei não tenha mudado).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Apagar sff.
                                                        Editado pela última vez por Jarbas83; 12 March 2019, 16:12.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Será que terei aqui uma hipótese de escape para receber o valor do arranjo do carro? Está visto que eles não me querem pagar o valor do arranjo, querem que eu mande arranjar e eles pagam à oficina.

                                                          A excepção, para eles me pagarem é (dizem eles): 1:um sinistro onde a culpa é repartida, tipo 50/50, 2: uma perda total, ou 3: em caso de venda do automovel.

                                                          Fiquei surpreendido com esta última hipótese. Será que poderei fazer uma declaração de compra/venda a um amigo ou familiar, cancelar o seguro e ser ressarcido do prémio dos meses em falta e dessa forma, receber também os trocos do arranjo??? É uma hipótese a explorar.

                                                          De qualquer maneira, aguardo resposta da seguro direto, que será por mail. Vai ser uma resposta de chácha, só para empatar, claro. Mas amanha vou voltar a ligar para explorar essa situação, a de receber o valor da reparação se eu "vender o carro"...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bem, finalmente encontrei a solução para ser ressarcido pelo valor da reparação. Não é a solução ideal, mas terá de ser assim.

                                                            Eles deixam claro que, desde 29 de Outubro de 2018, a legislação mudou e agora apenas reparam a viatura. Se é tanga ou não, eu não sei, mas que eles não cederam, lá isso não. Aliás, confirmei com um user que trabalha na área dos seguros, que é mesmo assim. Agora, a coisa mudou e tenho de mandar reparar, não me dão o plim-plim...A NÃO SER QUE:

                                                            1: haja uma perda total, 2: haja responsabilidades divididas no acidente, um 50/50 por exemplo, onde aí a companhia não me iria obrigar a reparar o carro nos 50% de responsabilidade a mim atribuida, logo iria me dar os 50% da parte em que não sou responsavel, e 3: QUANDO SE VENDE O CARRO!!!!!!

                                                            Neste último caso, eles dizem que com a declaração de venda e uma declaração de IBAN, pagam o valor do arranjo, sem IVA. O único problema é que vou ter que gastar 65€ (penso eu, já aumentou, não???) para tratar da "venda" do carro ao meu pai...mas mesmo assim, compensa, e bem.

                                                            Irei confirmar aqui quando tiver o plim-plim do meu lado....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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