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Luz de Avaria Golf 6 - 2.0 TDI

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    Luz de Avaria Golf 6 - 2.0 TDI

    Boa tarde pessoal!

    O Golf VI cá de casa de 2009, 2.0 TDI de 110 cv acendeu a luz de avaria à umas semanas atrás. Carro foi levado à oficina e foi dito que o problema era de uma bomba de água secundária e levou uma nova, custou próximo dos 170€. Erro apagado e passado uns dias, voltou a acender a luz. Foi dito que afinal o problema é das borboletas do colector de admissão e que provavelmente teria que levar um novo. Na mesma foi feito uma limpeza porque disseram que poderia resolver. Depois de limpar aguentou uns dias...mas a luz voltou a acender. Agora às vezes acende e às vezes não acende. Foi ligado à máquina novamente, e o erro que acusa é o seguinte:

    Código Erro: P2015
    Sensor de posição do diafragma do colector de entrada/regulação do fluxo de ar (ACT)

    erro1.jpg
    erro2.jpg

    Alguém sabe que sensor é este e se mudando resolverá o problema de vez? Não terá a ver com o sistema de escape, catalisador ou isso? O carro tem à volta de 134.000km...

    Obrigado desde já a quem ajudar!

    #2
    Originalmente Colocado por DSR Ver Post
    Boa tarde pessoal!

    O Golf VI cá de casa de 2009, 2.0 TDI de 110 cv acendeu a luz de avaria à umas semanas atrás. Carro foi levado à oficina e foi dito que o problema era de uma bomba de água secundária e levou uma nova, custou próximo dos 170€. Erro apagado e passado uns dias, voltou a acender a luz. Foi dito que afinal o problema é das borboletas do colector de admissão e que provavelmente teria que levar um novo. Na mesma foi feito uma limpeza porque disseram que poderia resolver. Depois de limpar aguentou uns dias...mas a luz voltou a acender. Agora às vezes acende e às vezes não acende. Foi ligado à máquina novamente, e o erro que acusa é o seguinte:

    Código Erro: P2015
    Sensor de posição do diafragma do colector de entrada/regulação do fluxo de ar (ACT)

    [ATTACH]147174[/ATTACH]
    [ATTACH]147175[/ATTACH]

    Alguém sabe que sensor é este e se mudando resolverá o problema de vez? Não terá a ver com o sistema de escape, catalisador ou isso? O carro tem à volta de 134.000km...

    Obrigado desde já a quem ajudar!
    O meu passat cc TDI 140 sofreu do mesmo, os sintomas eram os mesmos, o erro não me lembro qual era mas que ficou bom ficou, foi á dois anos.
    1300€ de reparação....

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      #3
      E o quê que foi mudado?

      Comentário


        #4
        Problema crónico nos 2.0TDI (CAG) e é resolvido com umas peças em alumínio que custam 30€ + 2h de mão-de-obra...

        Comentário


          #5
          Não poderá ser a própria borboleta da admissão? Já troquei a minha, há ano e meio, e também ora acendia a luz, ora apagava, até ao dia em que ficou a piscar. Não me recordo do erro gravado. A peça ronda os 200-250 €, e paguei apenas 1 hora de MO.

          Comentário


            #6
            Isso é o motor das borboletas no colector de admissão (desgasta e passa dos limites). Resolves com 5€ (procura P2015 no ebay). A VW não vende só o motor, apenas vende o coletor de admissão completo. Eu já tive esse problema mas foi coberto na garantia do stand e arranjaram um motor novo da Continental. Mas se fosse eu a pagar resolvia com a chapa do ebay.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DSR Ver Post
              E o quê que foi mudado?
              Colector de admissão completo e a borboleta da admissão.

              Comentário


                #8
                Muito obrigado desde já a quem respondeu!

                Tenho várias escolhas no eBay (até colocava links mas não sei se é permitido). Fica mesmo resolvido então? É montar e apagar o erro?

                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Problema crónico nos 2.0TDI (CAG) e é resolvido com umas peças em alumínio que custam 30€ + 2h de mão-de-obra...
                Neste caso o de 110cv não é o CBDC? No eBay não vejo apenas as chapas de alumínio mas sim uma peça completa, ou seja esta:

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
                  Colector de admissão completo e a borboleta da admissão.
                  O colector de admissão actualmente na VW anda à volta dos 400 e picos €. A borboleta não faço ideia mas não deve chegar a isso tudo. Não será que ficava resolvido com as chapas que o pessoal está a referir?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                    Muito obrigado desde já a quem respondeu!

                    Tenho várias escolhas no eBay (até colocava links mas não sei se é permitido). Fica mesmo resolvido então? É montar e apagar o erro?

                    Neste caso o de 110cv não é o CBDC? No eBay não vejo apenas as chapas de alumínio mas sim uma peça completa, ou seja esta:



                    Sim com essa peça de metal fica resolvido. O motor daqui é CBAB mas o motor das borboletas deve ser igual. Atenção que há 2 versões desta peça de metal dependendo do teu colector de admissão (plástico ou alumínio). O mais seguro é procurares com a referência do teu colector de admissão que deve aparecer a peça adequada

                    Comentário


                      #11
                      É isso mesmo. Detecta um movimento fora dos limites e dá erro. Esse como está montado transversalmente deve ser menos em mão-de-obra mas a solução é bem em conta. E fica resolvido de vez.

                      Fiz isso num Audi A5 de 2011(?).

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pessoal. E agora como vejo a referência do meu coletor e se é de alumínio ou plástico?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                          Obrigado pessoal. E agora como vejo a referência do meu coletor e se é de alumínio ou plástico?
                          O material basta olhar para ele:

                          Alumínio



                          Plástico


                          A referência deve estar estampada algures no coletor

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                            O colector de admissão actualmente na VW anda à volta dos 400 e picos €. A borboleta não faço ideia mas não deve chegar a isso tudo. Não será que ficava resolvido com as chapas que o pessoal está a referir?
                            Não faço ideia, nem me debrucei muito sobre o assunto naquela altura foi para a VW e pronto.
                            O preço das peças foram carotas mas a mão de obra ainda foi mais alta, o carro esteve na VW 1 dia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                              O material basta olhar para ele:

                              Alumínio



                              Plástico


                              A referência deve estar estampada algures no coletor
                              Obrigado. Na mesma vou arriscar comprar aquela peça e montar a ver se resolve o problema!

                              Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
                              Não faço ideia, nem me debrucei muito sobre o assunto naquela altura foi para a VW e pronto.
                              O preço das peças foram carotas mas a mão de obra ainda foi mais alta, o carro esteve na VW 1 dia.
                              Pois, já se sabe como são as marcas, se calhar a solução era mesmo mais barata.

                              Comentário


                                #16
                                O problema no meu era o motor da borboleta de admissão que estava cheio de oleo e fazia curto circuito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só para confirmar, é esta a peça?

                                  8c849e80-10f8-4d4b-bc42-8aee49cb4efa.jpg

                                  É que a parte de dentro parece alumínio, a parte de fora é que é plástico.

                                  Comentário

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