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O fim do automóvel como "objecto de posse"

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    O fim do automóvel como "objecto de posse"

    Não será um tema muito popular num fórum de automóveis, mas acredito que estamos num ponto do viragem (mais um) da nossa sociedade, e que a posse privada de automóveis terá um fim a médio prazo, um pouco como os cavalos são uma realidade de lazer e não de locomoção/trabalho hoje em dia como eram há 150 anos atrás.

    Fica aqui um artigo muito interessante:

    https://amp.businessinsider.com/carp...-europe-2019-3

    Claro que não vai acontecer de um dia para o outro, começará mas grandes cidades (aliás já começou) e alastrará aos poucos e poucos, mas acredito que estamos num ponto de viragem sem retorno.

    Depois de software as a service, entertainment as a service, temos transportation as a service como uma realidade.

    #2
    Ui, o que tu foste falar... Vem já a malta dizer que conhece uma aldeia no interior que nunca terá isso!

    Já ouço falar disso (usar Vs ter) há uns anos e para mim (profissionalmente falando) é bom que isso cresça :D

    Comentário


      #3
      é o futuro e é inevitável.

      os automóveis são demasiado caros para serem usados praticamente apenas 2 vezes por dia (ir e vir do trabalho). O resto do tempo estão amontoados em parques de estacionamento, passeios, etc

      além disso, para garantir as necessidades actuais de transporte seriam apenas necessários 10% dos carros actuais. Agora imaginem os parques, as ruas, as estradas com 90% menos de carros.

      imaginem o impacto nos acidentes, poluição, aspecto das cidades, planeamento urbano, etc

      não li o artigo a fundo, mas pareceu-me que não se referia a carros autónomos. Acho que a verdadeira revolução do car-as-a-service virá apenas com esta inovação, já que sem motoristas o preço do serviço cairá a pique e fará crescer a massa crítica de utilizadores.

      Comentário


        #4
        Não fala de carros autónomos, acredito que isso será uma 2a revolução no TaaS. Levará muito mais tempo a "socializar" a ideia na cabeça das pessoas. Mesmo que as estatísticas provém o contrário, os políticos/burucratas são normalmente lentos e laggards no que respeita a progresso. Vão atrasar essa revolução o mais possível.

        É muito mais fácil acreditar que qq pessoa possa morar ao lado do trabalho e cada vez que precisa de ir a algum lado alguém o leva a um preço baixíssimo ou tenha um carro a pagar ao minuto/km parado a uns minutos de casa. Essa mudança é social e não política.

        No fundo são os custos de posse que estão a matar a necessidade de posse.

        Comentário


          #5
          Acho que sim. A economia a partilha está a crescer.

          Parece (e isto até pode mudar) que gerações não ligam tanto À posse de coisas. Ou pelo menos não ligam tanto à posse das mesmas coisas que outras gerações. Mais as cenas daa poluição and so on

          Se eu poder ter um carro por 5 euros(ou 10 ou....é um exemplo) em qq altura numa cidade, pegar nele, usá-lo durante 1 dia 9 to 5 e depois parar e ir me embora, porquê ter um carro de que eu sou o dono?!
          Estou(estamos) a falar de carros normais ou seja uma espécie de CaA (car as appliance), não de Lambos

          Eu acho que marcas generalistas caminham para aí. Será como as impressoras e tinteiros ou qq coisa do género. Não sei se daqui a 5 ou 20 anos, mas as renaults ou wtv deste mundo vao ser empresas de tupperwares

          Eu por exemplo, enqt amante de carros, o que me "motiva" mesmo não é ter um renault, golf, civic ou..... Eu queria mesmo era um 365 GTB ou um Carrera GT. Ora como não posso ter qq carro normal me serve. É um objeto.

          Uma coisa que me faz pensar 2x nisto é a limpeza e higiene destas coisas


          Carros autónomos, isso já são outros 500, acho
          Editado pela última vez por AyrtonRose; 03 March 2019, 15:49.

          Comentário


            #6
            Há um tópico com uns mesitos por aqui sobre o modelo de negócio da "subscrição", em crescimento em produtos não-físicos.

            Nesse tópico acrescentei que se depender de mim não volto a ter carro em meu nome. E enumerei algumas das minhas razões:

            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
            (...)
            No que toca aos produtos físicos, pessoalmente sou 100% contra posse. Se pudesse não tinha carro próprio, nem casa, nem o berbequim.

            A nível de ciclo de vida, economia circular, etc, é demasiado impositor ser o cliente final a lidar com o fim de vida do produto.

            Temos as casas permanentemente atulhadas de objectos que precisamos 15 dias e depois, chapéu. É um impacto elevado a todos os níveis, mesmo em termos de sustentabilidade.

            Compramos uma habitação e (num mercado normal, não no especulativo disruptivo) passados uns anos estamos a lidar com as dores de envelhecimento da mesma: ou se troca e implica investir mais, ou se fica agarrado a algo já ultrapassado a todos os níveis. Faz-se obras... ou...

            Muito pior nos automóveis.
            Compra-se por um valor ridiculamente alto e a questão pior nem é a desvalorização, é a desactualização do produto. Tudo bem que todos têm 4 rodas e um volante... mas a evolução é demasiado rápida para o que se investe de inicio hoje. E são descartáveis como nunca...

            (...)
            Só me faz sentido posse de clássicos ou, no contexto geral, objectos de algum valor estimativo, obras de arte, obras personalizadas ou de valor pessoal. O resto senhores... é lixo a que estamos agrilhoados. Quanto menos melhor.
            Acho que o principal problema mesmo, falando genericamente, é o impacto que temos no planeta com tanto lixo que compramos. Uma pessoa precisa de um berbequim 15 minutos num ano e lá vai comprar mais uma porcaria que fica num canto. Milhões de pessoas, toneladas de impacto ambiental desde a exploração das matérias primas, energia na produção, fim de vida, etc.

            No caso do automóvel então, acho completamente ridículo ser o comprador a lidar com o chaço ao fim de uns anos. Eles (produtores) que lidem e que desmantelem e que reciclem. E evolução é demasiado rápida.

            Provavelmente a geração das "coisas" estará a desaparecer. O pessoal mais novo já nasceu com a ideia da "nuvem" e isso ajuda-os bastante a desmaterializar.

            Comentário


              #7
              Quem me dera poder livrar-me dos dois carros, seria um alivio fiscal enorme e menos duas coisa a avariar, mas dão tanto jeito.

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                #8
                aqui em Dublin há umas coisas interessantes nessa área:

                1) goCar: rent a car as a service - é o conceito das trotinetes em Lisboa, tens uma membership, um cartão que abre as portas dos carros, carros estacionados pela cidade, pagas à hora e ao km, e depois voltas a estacioná-lo nos sítios onde eles estão;

                2) fleet: car sharing peer to peer - market onde metes o teu carro tipo airbnb, alugas a quem quiseres, assim como podes alugar carros mais “interessantes” para dares umas voltas;

                3) car & away - quando vais de férias, deixas o carro no aeroporto e estes gajos alugam o teu carro a quem chega. Tem seguro próprio, e em vez de pagares o parque do aeroporto, recebes dinheiro.

                Comentário


                  #9
                  Desde que não impeçam de ter carro quem quer ter, por mim não há problema.

                  Comentário


                    #10
                    Para quando complexos de habitação compostos por cubículos dimensionados para um adulto distribuídos pelo governo?
                    Parecendo que não, isso de ter um apartamento de várias dezenas de m2, muitas vezes só para uma ou duas pessoas não me parece muito racional, tendo em conta a pegada ecológica que isso implica e a sobrelotação do território!

                    Para quando um governo completamente comunista que me diga como é que eu hei-de viver a vida?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      Para quando complexos de habitação compostos por cubículos dimensionados para um adulto distribuídos pelo governo?
                      Parecendo que não, isso de ter um apartamento de várias dezenas de m2, muitas vezes só para uma ou duas pessoas não me parece muito racional, tendo em conta a pegada ecológica que isso implica e a sobrelotação do território!

                      Para quando um governo completamente comunista que me diga como é que eu hei-de viver a vida?
                      Ninguém te diz como viver a vida, apenas te metem outras opções à frente....

                      Foste o primeiro a falar em governo e política, tens algum interesse em levar a discussão para esse prisma?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                        Para quando complexos de habitação compostos por cubículos dimensionados para um adulto distribuídos pelo governo?
                        Parecendo que não, isso de ter um apartamento de várias dezenas de m2, muitas vezes só para uma ou duas pessoas não me parece muito racional, tendo em conta a pegada ecológica que isso implica e a sobrelotação do território!

                        Para quando um governo completamente comunista que me diga como é que eu hei-de viver a vida?

                        eh? Governo? Comunismo?

                        isto são tudo novos modelos de negócios só possíveis graças ao capitalismo!

                        novos modelos de negócios que acabam com modelos antigos que eram ineficientes e arcaicos!!!

                        é mudança de paradigma e inovação disruptiva! É exactamente o oposto do comunismo e Estados enormes em que nada muda!!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Ninguém te diz como viver a vida, apenas te metem outras opções à frente....

                          Foste o primeiro a falar em governo e política, tens algum interesse em levar a discussão para esse prisma?
                          Oh, não sejamos ingénuos. Tudo gira à volta de política. E inevitavelmente qualquer ideia que possa ser adoptada de forma a supostamente """simplificar""" ou """facilitar""", acaba por ficar plasmada duma forma mais sólida e mais radical.
                          Começou no quesito dos efeitos das emissões e vê agora onde já vai.

                          Nem falo deste artigo em específico, especialmente quando mais parece uma promoção a serviços sob o pretexto que servem o alegado bem-estar da população.


                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                          eh? Governo? Comunismo?

                          isto são tudo novos modelos de negócios só possíveis graças ao capitalismo!

                          novos modelos de negócios que acabam com modelos antigos que eram ineficientes e arcaicos!!!

                          é mudança de paradigma e inovação disruptiva! É exactamente o oposto do comunismo e Estados enormes em que nada muda!!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                            Não fala de carros autónomos, acredito que isso será uma 2a revolução no TaaS. Levará muito mais tempo a "socializar" a ideia na cabeça das pessoas. Mesmo que as estatísticas provém o contrário, os políticos/burucratas são normalmente lentos e laggards no que respeita a progresso. Vão atrasar essa revolução o mais possível.

                            É muito mais fácil acreditar que qq pessoa possa morar ao lado do trabalho e cada vez que precisa de ir a algum lado alguém o leva a um preço baixíssimo ou tenha um carro a pagar ao minuto/km parado a uns minutos de casa. Essa mudança é social e não política.

                            No fundo são os custos de posse que estão a matar a necessidade de posse.

                            Profundamente utópico e inverso ao rumo actual da sociedade. Habitações nas urbes, perto de onde há emprego cada vez mais caras e incomportáveis para salários "normais". Empresas que actualmente já precisam de autocarros com rotas que vão buscar funcionários a 50 km de distância porque não os encontram em numero suficiente na zona em que laboram. E não me venham dizer que em poucas décadas vamos ficar a ter uma rede de transportes colectivos eficiente e que cubra todo o país em vez de apenas as grandes urbes. Mas podem ir sonhando.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              Oh, não sejamos ingénuos. Tudo gira à volta de política.
                              Então explica lá a política numa Car2Go, uma Jump, uma Lime ou umas das restantes empresas que já entraram na mobilidade em serviços de Share, para combater a "posse" que se fala aqui?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Então explica lá a política numa Car2Go, uma Jump, uma Lime ou umas das restantes empresas que já entraram na mobilidade em serviços de Share, para combater a "posse" que se fala aqui?
                                Grupos de pressão. É muito fácil para um conglomerado de empresas dessas pressionarem governos a legislar para limitar a circulação de viaturas privadas ou até, quem sabe, a sua posse sob o falso pretexto da ecologia e qualidade de vida. Já estou a divagar, logicamente. Mas nada me surpreende actualmente.
                                O estapafúrdio passou a ser uma realidade de há uns anos para cá, por isso não posso deixar de ser imensamente céptico em relação a estes "artigos" e "estudos."

                                Algo muito semelhante ao que acontece com a isenção fiscal a eléctricos e penalização a ICEs, que já se passa na Europa.
                                A política actualmente serve interesses económicos (por mais irónico que isto seja, especialmente atendendo à esquerdite aguda que abunda na EU) não serve os interesses do cidadão comum.
                                Mas enfim, divagações.
                                Editado pela última vez por brkncrss; 03 March 2019, 16:38.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                  Grupos de pressão. É muito fácil para um conglomerado de empresas dessas pressionarem governos a legislar para limitar a circulação de viaturas privadas ou até, quem sabe, a sua posse sob o falso pretexto da ecologia e qualidade de vida.

                                  Já estou a divagar, logicamente. Mas nada me surpreende actualmente.
                                  Não achas muito mais fácil o oposto? Que uma VW, PSA, ExxonMobil, etc façam lobby para acabar com soluções alternativas de transporte? Estas empresas são muito mais ricas e muito mais poderosas, com décadas de experiência em lobbying e com aliados políticos muito fortes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Não achas muito mais fácil o oposto? Que uma VW, PSA, ExxonMobil, etc façam lobby para acabar com soluções alternativas de transporte? Estas empresas são muito mais ricas e muito mais poderosas, com décadas de experiência em lobbying e com aliados políticos muito fortes.

                                    obviamente [emoji23]

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      Não achas muito mais fácil o oposto? Que uma VW, PSA, ExxonMobil, etc façam lobby para acabar com soluções alternativas de transporte? Estas empresas são muito mais ricas e muito mais poderosas, com décadas de experiência em lobbying e com aliados políticos muito fortes.
                                      Não. De todo.
                                      O poder económico e financeiro destas start-ups é imenso. Especialmente quando tens milhões a apoiar essas medidas "verdes" sem entender muito bem que ninguém cria um negócio para ser amigo do ambiente.

                                      Já para não falar que o poder de influência dos gigantes da área automóvel sofreu imenso com os -gates. E epá, toda a gente sabe que já não é cool ter carro e que isso é uma cena bués retrógrada.
                                      Editado pela última vez por brkncrss; 03 March 2019, 16:42.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                        Não achas muito mais fácil o oposto? Que uma VW, PSA, ExxonMobil, etc façam lobby para acabar com soluções alternativas de transporte? Estas empresas são muito mais ricas e muito mais poderosas, com décadas de experiência em lobbying e com aliados políticos muito fortes.
                                        Nã, uma start up, principalmente uma chinesa, é que mexe na política ao meter milhares de bicicletas ao serviço da população...

                                        Comentário


                                          #21
                                          o poder das startup é tão forte sobre os governos, que a uber nem consegue ganhar a luta contra a p*ta dos fogareiros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                            o poder das startup é tão forte sobre os governos, que a uber nem consegue ganhar a luta contra a p*ta dos fogareiros.
                                            E quem disse que a pressão era exercida directamente​ na governação?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso hoje no 60 seconds falaram de eléctricos e o que achei mais interessante é que há a uma agência chinesa que tem em real time os dados dos cerca de 300k de eletricos a circular em Pequim.

                                              https://www.cbsnews.com/news/electri...ry-60-minutes/

                                              8:40

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                Não achas muito mais fácil o oposto? Que uma VW, PSA, ExxonMobil, etc façam lobby para acabar com soluções alternativas de transporte? Estas empresas são muito mais ricas e muito mais poderosas, com décadas de experiência em lobbying e com aliados políticos muito fortes.

                                                Sem dúvida. De qualquer forma essas empresas também já se aperceberam de que o seu modelo de negócio, ou produto, terá de mudar (basta ver o recente negócio da TOTAL). Quem chegar primeiro ganha mais dinheiro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                  Quem me dera poder livrar-me dos dois carros, seria um alivio fiscal enorme e menos duas coisa a avariar, mas dão tanto jeito.
                                                  O problema é quando descobrires que te poderá ficar ao mesmo preço ou mais caro

                                                  O que se trata aqui é do fim da propriedade privada, sejam carros, casas, terrenos, etc...neo-socialismo em que tudo é partilhado- há quem ache que é perfeito, mas o que esquecem é a perfeição é algo que não existe

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hmmm tipo o Drivenow da bmw? Que custa 18 euros por hora?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tenho 2 e quem me dera não ter nenhum,são 2 despesas que gostava de me livrar,por isso vejo isso com muitos bons olhos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                                                        O que se trata aqui é do fim da propriedade privada, sejam carros, casas, terrenos, etc...neo-socialismo em que tudo é partilhado- há quem ache que é perfeito, mas o que esquecem é a perfeição é algo que não existe
                                                        Vejo-me obrigado a concordar contigo. É mesmo disto que falo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                          Hmmm tipo o Drivenow da bmw? Que custa 18 euros por hora?
                                                          18€/h x2h/dia x22dias= 792€/mês...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O que em certas situações faz sentido é o renting para particulares que façam bastantes kms.

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