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A mentira dos sistemas de ajuda à condução através das câmaras.

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    A mentira dos sistemas de ajuda à condução através das câmaras.

    Boa noite,

    Sou novo no forum, tenho 50 anos e adoro carros.

    Em 2013 tive um avc que me colocou numa cadeira de rodas, hoje já ando e conduzo, mas fiquei com o braço esquerdo paralisado. Agora é viver o dia-a-dia o melhor possível. Sou casado e tenho um filho com 15 anos.

    Em 2015 tive de comprar um carro com mudanças automáticas e escolhi o Nissan Xtrail, o carro veio full extras, inclusivé com o sistema BSW, que entre muitas coisas tem aviso de ângulo "morto" e leitor de sinais de transito.

    Passado +/- 1 mês detectei que a aviso de ângulo morto, quando chovia dava avisos falsos, ver video: https://www.youtube.com/watch?v=evlY_2GJi3U
    de imediato apresentei reclamação, mas a resposta foi hilariante... esta era uma situação que o manual do carro avisava para a possível falha, além desta anomalia, avisava também para a possível falha na leitura dos sinais.

    A explicação dada pelo telefone era que com o piso molhado a câmara registava por efeito de espelho objectos na lateral dando sinais falsos e isso não tinha arranjo.

    De imediato exigi a redução de preço devida, uma vez que em nenhum catalogo da marca essa anomalia estava publicada, nem mesmo nos famosos asteriscos minúsculos, que todos estamos acostumados.

    Perante esta postura levei o caso a tribunal, afinal eu tinha razão e a Nissan foi obrigada a fazer a redução do preço, neste caso 1.500.00€ + custas judiciais.

    A todos que tenham comprado um carro com este sistema e que ainda esteja na garantia, cedo informações e documentação para apoio da reclamação que queiram fazer.

    email: 938700700sergio@gmail.com

    Cpts

    Sérgio Rodrigues

    #2
    Se a mentira no mundo automovel fosse só esta....quem diz nos carros

    De qualquer forma, parabens pela vitoria e é bom saber que aínda há justiça independente com capacidade de defender quem tem razão....é pena que a queiram descredibilizar e que o povo vá atrás feito rebanho....

    Muitos parabens mais uma vez

    Comentário


      #3
      Obrigado. Estou a divulgar, porque acho que assim ajudo a fazer justiça e a dar instrumentos de defesa aos consumidores. Temos de mudar de paradigma e sermos um pouco americanos... não que os admire muito, mas nestas coisas de "gigantes" isto na América estava já nos media, aqui na Terrinha, nem a pagar o fazem...

      Comentário


        #4
        Quanto tempo andou isso em tribunal?

        Comentário


          #5
          Não deixa de ser uma boa reclamação e bem atendida. Pelo menos pelas mais altas instâncias, porque pelas mais baixas...

          Outra coisa é de um GPS que manda por locais inacreditáveis, aí já considero ser falta de qualidade do produto.

          Também tenho um carro com identificação de sinais.
          A última do vesgarolho, foi ter identificado o sinal de obrigatório seguir a mais de 50 Km/H, por um proibido seguir a mais de 50 Km/H.
          Mas em 99% das vezes acerta.

          Comentário


            #6
            Acho que é senso comum que esses sistemas são uma ajuda e não substituem a atenção que o condutor deve ter na condução. Acho que também é senso comum que esses sistemas não são infalíveis e que, em condições mais adversas, podem revelar falsos alarmes. Posto isto, acho que colocar uma marca em tribunal por causa disso é clara chico-espertisse, falta de bom senso.

            Já que tiveste a redução do preço, exigiste também a desactivação do sistema? Pois... apesar do falsos avisos, interessa, não é? Haja paciência...

            Comentário


              #7
              O Problema é que a badalada condução autónoma baseia-se em equipamentos que podem falhar. Bem pior que o avisador ângulo morto. Porque ninguém deixa de usar à mesma os espelhos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                Acho que é senso comum que esses sistemas são uma ajuda e não substituem a atenção que o condutor deve ter na condução. Acho que também é senso comum que esses sistemas não são infalíveis e que, em condições mais adversas, podem revelar falsos alarmes. Posto isto, acho que colocar uma marca em tribunal por causa disso é clara chico-espertisse, falta de bom senso.

                Já que tiveste a redução do preço, exigiste também a desactivação do sistema? Pois... apesar do falsos avisos, interessa, não é? Haja paciência...

                Não percebo o comentário. O fabricante anunciou uma característica que não era cumprida. parece-me óbvio que deve ressarcir o consumidor. É a mesma coisa se eu comprar um sumo de laranja e paguei 0,5€ mais pela versão que anuncia X quantidade de vitamina C e ela não estiver lá. Se calhar quero continuar a beber o sumo de laranja porque é saboroso, mas quero ser ressarcido por não cumprir o que anunciou.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                  Acho que é senso comum que esses sistemas são uma ajuda e não substituem a atenção que o condutor deve ter na condução. Acho que também é senso comum que esses sistemas não são infalíveis e que, em condições mais adversas, podem revelar falsos alarmes. Posto isto, acho que colocar uma marca em tribunal por causa disso é clara chico-espertisse, falta de bom senso.

                  Já que tiveste a redução do preço, exigiste também a desactivação do sistema? Pois... apesar do falsos avisos, interessa, não é? Haja paciência...
                  Não foi informado para os casos em que podia funcionar mal.

                  Nem nos asteriscos nem em qualquer parte do contrato.

                  Por isso ganhou em tribunal... a justiça nem sempre é uma ciência oculta, neste caso é mesmo bom-senso, já que falas nisso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                    O Problema é que a badalada condução autónoma baseia-se em equipamentos que podem falhar. Bem pior que o avisador ângulo morto. Porque ninguém deixa de usar à mesma os espelhos.
                    Vi um tipo norte americano que fez um ensaio de um carro com varios sensores, nao era de condução autonoma penso, em condições de frio e humidade elevadas e pelo que ele descreve grande parte dos sensores falhavam ou da am casos alertas durante uma viagem devido a agua e gelo que se acumulava.

                    Por isso acho que as construtoras andam a dourar a coisada em demasia para venderem, por isso acho que se deva exigir aquilo que eles anunciam. Os carros electricos é outra coisa que é anunciada de uma forma mas vai-se a ver e afinal não é bem assim
                    Editado pela última vez por fancyO; 07 March 2019, 15:02.

                    Comentário


                      #11
                      É óbvio que qualquer sistema deste tipo vai falhar em determinadas condições.

                      Neste caso concreto, não concordo com a reclamação que foi feita, que foi basicamente aproveitar-se financeiramente de uma falha de informação nos manuais.

                      Comentário


                        #12
                        As marcas vendem muitas vezes banha da cobra e ainda bem que há pessoas como o autor do tópico que levam as coisas à justiça para que a mesma seja feita.

                        De resto, acho que pelo menos nas próximas décadas nunca poderemos acreditar que as ajudas e condução autónoma fiquem totalmente operacionais sem suipervisão humana.

                        Nos aviões alem do autopilot existem mais 2 pilotos a supervisionar tudo, e mesmo assim às vezes não chega. Nos outros transportes a mesma coisa.
                        Existem alguns comboios ligeiros sem condutor mas em linhas muito especificas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                          Não percebo o comentário. O fabricante anunciou uma característica que não era cumprida. parece-me óbvio que deve ressarcir o consumidor. É a mesma coisa se eu comprar um sumo de laranja e paguei 0,5€ mais pela versão que anuncia X quantidade de vitamina C e ela não estiver lá. Se calhar quero continuar a beber o sumo de laranja porque é saboroso, mas quero ser ressarcido por não cumprir o que anunciou.
                          A característica é cumprida na maioria das situações, apenas em situações muito específicas pode ter comportamentos anómalos inerente à tecnologia. Imaginando que o sistema funciona em 95% dos casos, se o sistema custou 1500€ devia ser ressarcido no máximo em 75€...

                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          Não foi informado para os casos em que podia funcionar mal.

                          Nem nos asteriscos nem em qualquer parte do contrato.

                          Por isso ganhou em tribunal... a justiça nem sempre é uma ciência oculta, neste caso é mesmo bom-senso, já que falas nisso.
                          Quando compras um pneu e ele fura também vais reclamar que o pneu devia resistir a tudo pois não te informaram que um prego podia furar o mesmo? Vá...

                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          As marcas vendem muitas vezes banha da cobra e ainda bem que há pessoas como o autor do tópico que levam as coisas à justiça para que a mesma seja feita.

                          De resto, acho que pelo menos nas próximas décadas nunca poderemos acreditar que as ajudas e condução autónoma fiquem totalmente operacionais sem suipervisão humana.

                          Nos aviões alem do autopilot existem mais 2 pilotos a supervisionar tudo, e mesmo assim às vezes não chega. Nos outros transportes a mesma coisa.
                          Existem alguns comboios ligeiros sem condutor mas em linhas muito especificas.
                          Banha da cobra seria se fosse frequente o sistema não funcionar. Vá...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SRfisco Ver Post
                            Obrigado. Estou a divulgar, porque acho que assim ajudo a fazer justiça e a dar instrumentos de defesa aos consumidores. Temos de mudar de paradigma e sermos um pouco americanos... não que os admire muito, mas nestas coisas de "gigantes" isto na América estava já nos media, aqui na Terrinha, nem a pagar o fazem...
                            É muito, muito isto. Se todos nós fôssemos um pouco mais "americanos" neste aspecto, este país seria um sítio bem melhor...

                            Comentário


                              #15
                              Aposto que mais de 90% dos condutores que compram esses sistemas desconhecem que estes poderão não funcionar corretamente sob determinadas condições. Caso soubessem, provavelmente não os comprariam.

                              Na minha opinião, se alguém foi chico-esperto neste caso, foi a Nissan:
                              1.º) Deveria ter dado essa informação ao comprador antes da venda;
                              2.º) Perante um cliente descontente, então sim, deu a explicação que deveria ter dado antes. E pelo que foi dito, limitou-se a dizer que não tinha arranjo, provavelmente porque pensou que o cliente não ia para a frente com isto.

                              Muitas marcas (não apenas nos carros) não assumem as suas falhas, porque fiam-se que ninguém vai para tribunal.
                              Parabéns ao autor da acção, pela perseverança.

                              Comentário


                                #16
                                Para mim, bem mais perigoso é a generalidade dos sistemas de cruise-control adaptativo não detetarem motas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sabendo disto não compraria um carro com esse sistema pelo simples facto de a partir do momento que me falha-se a primeira vez deixaria de ter confiança no mesmo e assim sendo não justifica o custo!

                                  Acho que foi uma reclamação legítima e todos deveríamos fazer o mesmo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                    O Problema é que a badalada condução autónoma baseia-se em equipamentos que podem falhar. Bem pior que o avisador ângulo morto. Porque ninguém deixa de usar à mesma os espelhos.
                                    O problema é que ainda não se encontrou nenhuma forma de um automóvel ser conduzido de forma infalível.

                                    Logo, optar-se-á sempre pela menos falível. E em breve, a condução autónoma será a menos falível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                      Acho que é senso comum que esses sistemas são uma ajuda e não substituem a atenção que o condutor deve ter na condução. Acho que também é senso comum que esses sistemas não são infalíveis e que, em condições mais adversas, podem revelar falsos alarmes. Posto isto, acho que colocar uma marca em tribunal por causa disso é clara chico-espertisse, falta de bom senso.

                                      Já que tiveste a redução do preço, exigiste também a desactivação do sistema? Pois... apesar do falsos avisos, interessa, não é? Haja paciência...
                                      Porquê? Quando a tua coiso e tal só servir para mijar também vais mandar cortar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bom, não sei se está no manual (mas acredito que sim pois o aviso do CB foi esse mesmo), quando a zona do vidro que tem a lente da câmara de detecção do meu C3 ficou embaciada (temperaturas negativas) , o CB avisou que o sistema estava inoperacional e consultar o CB para solução!

                                        Assim acho mais justo para o consumidor e transparente! Logo que desembaciou, o aviso desapareceu

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                          Vi um tipo norte americano que fez um ensaio de um carro com varios sensores, nao era de condução autonoma penso, em condições de frio e humidade elevadas e pelo que ele descreve grande parte dos sensores falhavam ou da am casos alertas durante uma viagem devido a agua e gelo que se acumulava.

                                          Por isso acho que as construtoras andam a dourar a coisada em demasia para venderem, por isso acho que se deva exigir aquilo que eles anunciam. Os carros electricos é outra coisa que é anunciada de uma forma mas vai-se a ver e afinal não é bem assim
                                          Os sensores pitot dos aviões que é o sistema de medição de velocidade têm forma de evitar o gelo, os automóveis terão de ter o mesmo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se este tópico existisse há 10 anos atrás, se calhar a Nissan ainda me pagava para eu andar no meu antigo nissan note!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                              Os sensores pitot dos aviões que é o sistema de medição de velocidade têm forma de evitar o gelo, os automóveis terão de ter o mesmo.
                                              Isso tinha dado jeito a um certo transatlântico.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                Os sensores pitot dos aviões que é o sistema de medição de velocidade têm forma de evitar o gelo, os automóveis terão de ter o mesmo.
                                                Os avioes a grande maioria do tempo estao em atmosfera que apesar de fria é rarefeita e com baixa humidade

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Paladino Ver Post
                                                  Os avioes a grande maioria do tempo estao em atmosfera que apesar de fria é rarefeita e com baixa humidade
                                                  Até ao dia em que...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Porquê? Quando a tua coiso e tal só servir para mijar também vais mandar cortar?
                                                    Quando o coiso só servir para mijar, vou aceitar que é uma limitação da natureza e da medicina... Não vou processar os médicos por não me terem avisado que aquilo iria deixar de funcionar nem exigir que me paguem os danos psicológicos. Bom senso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      De facto só consigo perceber quem está contra a ação do autor do tópico se for vendedor de carros!
                                                      Então um sistema, seja ele qual for, é anunciado e vendido, não sendo explicado ao cliente que em determinadas situações pode não funcionar ou funcionar incorretamente e o cliente não tem razão?!?!? A verdade é que as marcas querem impor a venda de sistemas que não fazem falta nenhuma.
                                                      Mas cada um tem direito à sua opinião, como é óbvio.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                        De facto só consigo perceber quem está contra a ação do autor do tópico se for vendedor de carros!
                                                        Então um sistema, seja ele qual for, é anunciado e vendido, não sendo explicado ao cliente que em determinadas situações pode não funcionar ou funcionar incorretamente e o cliente não tem razão?!?!? A verdade é que as marcas querem impor a venda de sistemas que não fazem falta nenhuma.
                                                        Mas cada um tem direito à sua opinião, como é óbvio.
                                                        Um forum de carros é normal estar cheio de vendedores a defenderem a sua marca. Mas acho que isso é óbvio

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                          Quando o coiso só servir para mijar, vou aceitar que é uma limitação da natureza e da medicina... Não vou processar os médicos por não me terem avisado que aquilo iria deixar de funcionar nem exigir que me paguem os danos psicológicos. Bom senso
                                                          Óbvio que não. Eles não são os fabricantes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não, não sou vendedor.

                                                            O sistema é anunciado, vendido e funciona. Se não funcionasse, não era vendido.

                                                            Se falhasse constantemente mesmo em situações comuns, compreenderia totalmente a queixa. Falhar pontualmente em situações mais adversas, não compreendo a queixa.

                                                            Comentário

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