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Combustivel aditivado - a minha pesquisa

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    Combustivel aditivado - a minha pesquisa

    pois eu andei aqui a fazer uma pesquisa, a ler o que é a gasolina/gasoleo e os seus constituintes, etc, e concluí que o combustivel aditivado é realmente melhor que o regular. O combustivel aditivado conta com detergentes-dispersantes, entre outros. A função deste aditivo é como o nome sugere, arrancar a sujidade e o dispersante irá dispersar a sujidade até ao ponto em que essa sujidade consiga passar nos filtros e demais componentes. Mas como é que os filtros, injeção, etc não ficam entupidos? simples, este processo demora o seu tempo, o detergente não vai arrancar a sujidade toda de uma vez, vai removendo-a gradualmente, mas o dispersante é de efeito rápido, o que faz com que toda a sujidade arrancada pelo detergente, à altura da chegada ao aos outros componentes extra-tanque de combustivel, já esteja tão minuscula que é impossivel sequer ser filtrada, impossibilitando a sua acumulação nos filtros, bombas e injetores, saindo pelo escape, junto com os gases.

    O combustivel aditivado não fará o carro ter mais cavalos ou força, não o fará circular por mais quilometros, apenas limpa melhor o motor e as suas dependências e dependendo da marca, pode acabar por proteger o motor. Para melhor performance é a gasolina com mais octanas, mas isso já não é gasolina aditivada, é gasolina premium.

    De acordo com o Engenheiro Luís Serrano, professor e investigador da ADAI - Politécnico de Leiria, fazer abastecimentos alternados entre simples e aditivado pode não trazer beneficio à limpeza do motor. De acordo com (alguém que já não me lembro, um engenheiro de uma marca de combustivel americana) da CBC News, o método correto para passar para o combustivel aditivado é a de usar a seguinte formula:
    75%-25% / 50%-50%/25%-75%/0%-100% (Simples-Aditivado).
    Esta fórmula serve para avaliar o estado e comportamento do carro. se se manter ou até melhorar continua-se o processo, se piorar volta-se aos 100% simples e muda-se de bomba abastecedora. A razão para isto é que o combustivel varia de marca para marca, nomeadamente a nivel dos aditivos e convém encontrar um que o carro se dê bem ou estaremos a prejudicar mais que ajudar.
    O Engenheiro alertou também para ter cuidado com postos com baixas vendas, resultando na pouca rotação do produto o que promove que os combustiveis fiquem fora da especificação da refinaria em que foi feito.

    De qualquer modo, fiquem sempre atentos ao combustivel que é referido no vosso manual, não há ninguém que conheça melhor o vosso carro que a propria marca e isso reflete-se no manual.


    Fontes:
    Motor24
    reportagem à InforLub
    CBC News

    apesar da fonte ser pequena, são 3 locais (portugal, brasil e canada), 3 empresas e várias pessoas dos 3 países a dizer o mesmo. E isso vale o que vale, mas a mim convence-me. eu cá já ando a usar gasoleo aditivado no meu velhote com 21 anos e não tenho queixas, mas só agora a pesquisar na net e depois de muitos sites e videos vistos (alguns duvidosos) é que passei a saber realmente o combustivel que meto no carro e se vale ou não a pena

    #2
    digam aí pessoal o que acham do aditivado, as vossas pesquisas, experinecias, conhecimento, etc, mas fundamentem pelo menos, porque não perceber nada do assunto, não ter nenhuma experiencia ou ter pesquisado pelo menos é o mesmo que mandar uma posta de pescada para o ar... quando cair já não a comes...

    Comentário


      #3
      Tenho experiência em colocar combustivel do mais barato e a substituir o filtro do gasoleo de 75 em 75mil km.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Khidreal Ver Post
        digam aí pessoal o que acham do aditivado, as vossas pesquisas, experinecias, conhecimento, etc, mas fundamentem pelo menos, porque não perceber nada do assunto, não ter nenhuma experiencia ou ter pesquisado pelo menos é o mesmo que mandar uma posta de pescada para o ar... quando cair já não a comes...

        Espera lá... mas isso foi exactamente o que tu fizeste.



        Qualquer combustivel à venda em portugal cumpre com as normas (https://dre.pt/application/conteudo/306625) e não é mais limpo ou menos limpo que outro, e todos têm capacidade de limpeza.

        Na gasolina mais octanas não dão mais performance em motores que não consigam extrair o facto da mistura ser mais comprimida, seja pela pressão do turbo seja pela mudança da timing da ignicao.

        No gasoleo, normalmente o gasoleo premium pode ou não ter mais cetano, e isso nota-se imediatamente. Pode também ter um aditivo anti espuma para facilitar o abastecimento.

        O resto são histórias, crenças e opinioes.

        Comentário


          #5
          Atenção à utilização de fontes extra União Europeia. Os critérios de qualidade na UE são extremamente apertados, e já transcritos para a legislação nacional. E podem ser radicalmente diferentes dos outros países.

          Outro factor é que os aditivos usados e permitidos por cá podem ser radicalmente diferentes dos usados noutros locais, pois estes têm sempre em conta, por exemplo, as temperaturas, infraestruturas de transportes e mesmo de armazenamento disponíveis (daí a normalização que tanto gostamos de criticar na UE, para que se evitem diferenças entre os estados-membro que sejam penalizadoras para os consumidores por exemplo).

          Depois há os mitos. Por exemplo, um dos mais comuns que tenho ouvido no Minho é "o Top Diesel da Prio é mais barato porque tem mais biodiesel que os outros". Este mito é facilmente desmontado se olharmos para a simbologia das mangueiras. Tanto o top diesel como o "simples", na Prio e na grande maioria das outras bombas têm a classificação B7 (na pistola). Isto que dizer que têm 7% de biodiesel. Isto acontece tanto no Top Diesel, como nos premium da Galp ou da Repsol por exemplo. Ou seja, um mito urbano que de verídico nada tem (fonte da simbologia: https://bit.ly/2JfwIIv). Isto são as coisas boas da UE, estas características têm de ser explícitas para não enganar o consumidor. No caso da gasolina, varia a percentagem de etanol por exemplo.

          Isto não sou eu a querer dizer que a aditivada é melhor, igual ou pior, só que é um debate muito complexo, e onde a própria motorização do carro terá influência.

          Apenas que há tantos mitos e tanta desinformação, para não falar de tangas autênticas que nos querem impingir, que é um debate para durar

          Comentário


            #6
            eu fiz isso mas baseei-me em pesquisa, certa ou erra, é pesquisa... as ditas postas de pescada é do tipo eu não sou mecânico nem nada, mas para o teu caso um filtro de oleo da bosch é melhor que o da marca (sem sequer saber dizer porquê). isto para mim são 100% postas de pescada.

            isso da gasolina também tinha lido, parece que o carro deverá ficar diferente, havendo carros que ao se adaptarem para a queima de combustivel com 100octanas por exemplo fazem um estalo (cbc news), se não fizerem com 100 ou com 95 a performance é a mesma.

            como notas se o gasoleo tem ou não mais cetano? e isso é bom ou mau?

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              #7
              Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
              Atenção à utilização de fontes extra União Europeia. Os critérios de qualidade na UE são extremamente apertados, e já transcritos para a legislação nacional. E podem ser radicalmente diferentes dos outros países.

              Outro factor é que os aditivos usados e permitidos por cá podem ser radicalmente diferentes dos usados noutros locais, pois estes têm sempre em conta, por exemplo, as temperaturas, infraestruturas de transportes e mesmo de armazenamento disponíveis (daí a normalização que tanto gostamos de criticar na UE, para que se evitem diferenças entre os estados-membro que sejam penalizadoras para os consumidores por exemplo).

              Depois há os mitos. Por exemplo, um dos mais comuns que tenho ouvido no Minho é "o Top Diesel da Prio é mais barato porque tem mais biodiesel que os outros". Este mito é facilmente desmontado se olharmos para a simbologia das mangueiras. Tanto o top diesel como o "simples", na Prio e na grande maioria das outras bombas têm a classificação B7 (na pistola). Isto que dizer que têm 7% de biodiesel. Isto acontece tanto no Top Diesel, como nos premium da Galp ou da Repsol por exemplo. Ou seja, um mito urbano que de verídico nada tem (fonte da simbologia: https://bit.ly/2JfwIIv). Isto são as coisas boas da UE, estas características têm de ser explícitas para não enganar o consumidor. No caso da gasolina, varia a percentagem de etanol por exemplo.

              Isto não sou eu a querer dizer que a aditivada é melhor, igual ou pior, só que é um debate muito complexo, e onde a própria motorização do carro terá influência.

              Apenas que há tantos mitos e tanta desinformação, para não falar de tangas autênticas que nos querem impingir, que é um debate para durar
              concordo plenamente em relação à desinformação. nunca vi nenhuma empresa, fosse galp, bp, prio ou outra a dizer o porquê ou a composição do seu combustivel ser melhor que o regular... é tudo tipo postas de pescada, o aditivado limpa, protege bla bla, mas não dizem porque...

              mas esse top diesel é de duvidar, ou seja, combustivel supostamente melhor que o regular mas mais barato? cheira a esturro... e eu cá quando andei pela Póvoa de Varzim também ia lá à prio meter o famoso top diesel e uma coisa podia dizer: o gasoleo evaporava... geralmente 30€ de gasoleo premium da Repsol ou galp dava para chegar a casa... meti 40€ de top diesel e cheguei a casa na reserva... ou o carro não se deu bem ou o famoso top diesel é feito para "evaporar"....
              Editado pela última vez por Khidreal; 07 March 2019, 19:03.

              Comentário


                #8
                10€ de diferença e entrou na reserva?

                Isso para mim são tretas.

                Comentário


                  #9
                  Antes de largar a minha “posta” começo por dizer que respeito qualquer opinião diferente da minha.
                  Mas para mim, hiperbolizando, é comparável com um gin tónico a 4€ num bar e no bar da rua paralela custar 8€, com o gin e a tónica da mesma marca servido num copo idêntico. Quem quer pagar mais está no seu direito, eu pessoalmente ponho combustível no local onde seja mais barato, mas não condeno quem não o faça. Simplesmente ao longo dos anos sempre abasteci de gasolina nos postos com preço mais baixo em 5 carros com potências entre 90cv e 310cv sempre de 95 octanas em todos e em nenhum deles tive até hoje qualquer problema directa ou indirectamente relacionado com o combustível. Talvez possa ter sido sorte, ou não... Quanto às octanas cresce também um mito que quanto mais potência mais razoável o uso de 98, depois de muito pesquisar e de ouvir opiniões (mas não no café) a ilação que retirei é que essa escolha não depende da potência mas sim do facto de estarmos a lidar com um atmosférico ou um turbinado, como só tenho atmosféricos apenas ponho 95.
                  É só a minha opinião, vale o que vale...

                  Comentário


                    #10
                    A única coisa que sinto entre gasóleo não aditivado e aditivado, é que um faz espuma e o outro não

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Khidreal Ver Post
                      ... e eu cá quando andei pela Póvoa de Varzim também ia lá à prio meter o famoso top diesel e uma coisa podia dizer: o gasoleo evaporava... geralmente 30€ de gasoleo premium da Repsol ou galp dava para chegar a casa... meti 40€ de top diesel e cheguei a casa na reserva... ou o carro não se deu bem ou o famoso top diesel é feito para "evaporar"....
                      Médias de consumo feitas da forma que descreves, valem... deixa lá fazer as contas... ZERO!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                        Médias de consumo feitas da forma que descreves, valem... deixa lá fazer as contas... ZERO!
                        repsol aditivado: 1.45€ o litro. 30€ a 1.45/L dá 20.689 litros. percorro exatamente os mesmo KM's, a estrada é sempre a mesma, ou seja 205KM. 20.689L/205*100= 10.09L/100KM.

                        Top diesel: 40€ a 1.38€/L. são 28.985L. 28.985/205*100=14.13L/100KM.

                        valores variaveis obviamente. O que aconteceu para ter um aumento de 4L aos 100? não faço ideia, pode ter sido o carro que não gostou do gasoleo, podia até ter menos gasoleo que o representado pelo manometro, (sim porque o meu carro tem 21 anos, não tem essas paneleirices de computador de bordo) podia ter sido porque quando usei o da repsol eu tinha produto de limpeza de injetores, posso ter apertado mais com o carro enquanto usava o da prio, alguma coisa se passou. mas foi a ultima vez que fui meter gasoleo na Prio, até porque na cidade onde vivo não há prio e agora com o cartão da galp que me dá um descontozorro que até o Galp Aditivado sai-me mais barato que o Galp Simples (com cartão o aditivado fica 1 centimo mais barato que o simples) já nem quero saber das outras bombas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Khidreal Ver Post
                          repsol aditivado: 1.45€ o litro. 30€ a 1.45/L dá 20.689 litros. percorro exatamente os mesmo KM's, a estrada é sempre a mesma, ou seja 205KM. 20.689L/205*100= 10.09L/100KM.

                          Top diesel: 40€ a 1.38€/L. são 28.985L. 28.985/205*100=14.13L/100KM.

                          valores variaveis obviamente. O que aconteceu para ter um aumento de 4L aos 100? não faço ideia, pode ter sido o carro que não gostou do gasoleo, podia até ter menos gasoleo que o representado pelo manometro, (sim porque o meu carro tem 21 anos, não tem essas paneleirices de computador de bordo) podia ter sido porque quando usei o da repsol eu tinha produto de limpeza de injetores, posso ter apertado mais com o carro enquanto usava o da prio, alguma coisa se passou. mas foi a ultima vez que fui meter gasoleo na Prio, até porque na cidade onde vivo não há prio e agora com o cartão da galp que me dá um descontozorro que até o Galp Aditivado sai-me mais barato que o Galp Simples (com cartão o aditivado fica 1 centimo mais barato que o simples) já nem quero saber das outras bombas.
                          Queres fazer médias?
                          1º Enche o depósito até ele vomitar.
                          2º Vai abastecendo sempre do mesmo combustivel até fazeres uns 1000km
                          3º Soma os litros gastos (o 1º abastecimento não conta, o último conta) divide os litros pelos km e multiplica por 100.
                          Assim já tens uma média a sério.

                          Médias de acender a reserva e do ponteiro a "ficar na mesma posição", não valem nada.

                          Comentário


                            #14
                            Exatamente. Nada te garante que sobrou exatamente o mesmo combustível no depósito para poderes afirmar que numa vez gastaste os 10 e de outra, 14 - isso é o que meteste, não o que consumiste.
                            Médias, é atestar até deitar fora, zerar conta km, andar o que se quer aferir, e voltar a atestar até deitar fora;
                            Os litros que meteres no 2º enchimento serão os que gastaste nos kms percorridos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                              Queres fazer médias?
                              1º Enche o depósito até ele vomitar.
                              2º Vai abastecendo sempre do mesmo combustivel até fazeres uns 1000km
                              3º Soma os litros gastos (o 1º abastecimento não conta, o último conta) divide os litros pelos km e multiplica por 100.
                              Assim já tens uma média a sério.

                              Médias de acender a reserva e do ponteiro a "ficar na mesma posição", não valem nada.

                              ai queres uma média a sério? desculpa mas isso não é... eu dou-te a receita:

                              coletor de dados OBD (i2D) capaz de recolher informação a 1Hz; metodologia i-VSP; calculo da densidade de ar, caudal mássico de ar, coeficiente ar/combustivel (é bom que saibas termodinamica);
                              depois dessas 3 continhas acima, feitas juntamente com o i2D e de acordo com a metodologia i-VSP, aqui é que começas a ter os valores para calcular um consumo como deve ser. aqui depois fazes o consumo instantâneo:

                              gasolina=caudal mássico de ar a dividir pela mistura esquitiométrica
                              gasoleo=caudal massico de ar a dividir pela (mistura esquitiométrica x coeficiente de excesso de ar minimo do motor diesel) x a (carga calculada/100)

                              a carga calculada está relacionada com os cortes de injeção (em que o carro consome 0 apesar de estar a trabalhar).

                              para fazeres o consumo total de combustivel: (consumo instantaneo x intervalo de tempo) / desidade de combustivel

                              agora já podes calcular a média depois de teres estes dados todos. A desidade de combustivel é em KG/L já agora.


                              isto é a maneira mais correta e mais fiavel de calcular o consumo, estás a calcular através das RPM e temperatura e admissão de ar no motor, e com isto com mais uma continha até calculas também os gases.

                              mesmo assim são estimativas. mas são as mais proximas da realidade, com uma taxa de erro de 4% relativamente ao real, ou seja, o teu consumo pode estar até 4% acima ou abaixo dos valores que obtiveste.


                              se é para fazeres médias a sério é isto, mesmo a tua média continua a valer tanto como as minhas préviamente escritas... zero, quando comparada com este método e ao contrario do que pensas, não é preciso encheres o deposito, obviamente que quanto mais tempo circulares melhor, no entanto, este método tem uma taxa de erro de 4%, podes fazer o teste com 1L de combustivel ou 100L que a média não vai variar acima dos 4%, usando 100L só vai aproximar essa média mais do real.

                              agora com isto escrito, será que vale a pena? não vale... não somos fabricantes que temos de cumprir leis e bla bla bla... por isso da proxima em vez de atirares a pedra aos outros a dizer que o metodo deles está errado ou "não vale nada", lembra-te que há sempre alguém que sabe mais... tudo depende sempre do ponto de vista e do que pretendes transmitir ou saber.

                              Comentário


                                #16
                                Não inventes... Claro que uma coisa dessas não vale a pena. Ninguém te está a dizer isso - estamos a dizer que o que apresentaste acima como consumo vale zero - aliás, não apresentaste nenhum consumo, apresentaste foi o abastecido, e assumisse (erradamente) que foi o consumido.
                                Só queres saber os litros consumidos durante determinados trajetos, mais nada - para isso, basta atestar até deitar fora, andar os kms, atestar novamente.
                                Não queiras comparar a precisão disto que te estamos a dizer com o que indicaste acima.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Khidreal Ver Post
                                  ai queres uma média a sério? desculpa mas isso não é... eu dou-te a receita:

                                  coletor de dados OBD (i2D) capaz de recolher informação a 1Hz; metodologia i-VSP; calculo da densidade de ar, caudal mássico de ar, coeficiente ar/combustivel (é bom que saibas termodinamica);
                                  depois dessas 3 continhas acima, feitas juntamente com o i2D e de acordo com a metodologia i-VSP, aqui é que começas a ter os valores para calcular um consumo como deve ser. aqui depois fazes o consumo instantâneo:

                                  gasolina=caudal mássico de ar a dividir pela mistura esquitiométrica
                                  gasoleo=caudal massico de ar a dividir pela (mistura esquitiométrica x coeficiente de excesso de ar minimo do motor diesel) x a (carga calculada/100)

                                  a carga calculada está relacionada com os cortes de injeção (em que o carro consome 0 apesar de estar a trabalhar).

                                  para fazeres o consumo total de combustivel: (consumo instantaneo x intervalo de tempo) / desidade de combustivel

                                  agora já podes calcular a média depois de teres estes dados todos. A desidade de combustivel é em KG/L já agora.


                                  isto é a maneira mais correta e mais fiavel de calcular o consumo, estás a calcular através das RPM e temperatura e admissão de ar no motor, e com isto com mais uma continha até calculas também os gases.

                                  mesmo assim são estimativas. mas são as mais proximas da realidade, com uma taxa de erro de 4% relativamente ao real, ou seja, o teu consumo pode estar até 4% acima ou abaixo dos valores que obtiveste.


                                  se é para fazeres médias a sério é isto, mesmo a tua média continua a valer tanto como as minhas préviamente escritas... zero, quando comparada com este método e ao contrario do que pensas, não é preciso encheres o deposito, obviamente que quanto mais tempo circulares melhor, no entanto, este método tem uma taxa de erro de 4%, podes fazer o teste com 1L de combustivel ou 100L que a média não vai variar acima dos 4%, usando 100L só vai aproximar essa média mais do real.

                                  agora com isto escrito, será que vale a pena? não vale... não somos fabricantes que temos de cumprir leis e bla bla bla... por isso da proxima em vez de atirares a pedra aos outros a dizer que o metodo deles está errado ou "não vale nada", lembra-te que há sempre alguém que sabe mais... tudo depende sempre do ponto de vista e do que pretendes transmitir ou saber.
                                  Sem mariquices, consegues um erro muito próximo de Zero e depois vens com um processo com um erro de 4% se o sistema não tiver bugs
                                  4% em mil litros dá 40 litros. Quase um depósito.
                                  Editado pela última vez por M101; 09 March 2019, 16:17.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                    Sem mariquices, consegues um erro muito próximo de Zero e depois vens com um processo com um erro de 4% se o sistema não tiver bugs
                                    4% em mil litros dá 40 litros. Quase um depósito.
                                    diz-me lá então qual é esse tal processo que dá uma margem de quase 0 então... lembra-te de uma coisa, o que eu referi não saiu da minha cabeça, mas sim de uma dissertação para um mestrado em Engenharia Mecânica comprido para caraças (devia ter umas 100 paginas ou assim) que fazia o breakdown de todos os sistemas existentes até à data baseado em perfis de condução, cuja li toda na integra, vários anos atrás.

                                    a Taxa de falha no processo que escrevi tem a ver com o gasto DENTRO da camera de combustão/compressão e os 4% são por causa do ar que é variavel.
                                    se reparaste, o sistema não fala em litros no depósito, fala no combustivel queimado, daí usar a medida KG/L (ou seja, os gases) e os gases é a melhor coisinha para fazer essa medição porque não há perda de combustivel por uma junta ou tubo, por exemplo e entre outros (se houve foi pré combustão/compressão e em nada influencia o sistema) e os gases refletem a quantidade de combustivel gasto exatamente. o potencial deste sistema é que dependendo do carro e perfil de condução, quantos mais KM faças mais perto fica de 0%, mas nunca vai realmente atingir os 0%, chegando aos 0.1 vai começar a virar numero infinito porque vai acrescentar digitos à direita, e vais passar a ter 0.1, 0.09, ..., 0.0000009, por aí fora, tudo devido ao ar que entra no motor. embora seja impossivel determinar um valor minimo fixo por razões obvias, o máximo de margem que este sistema vai dar é 4% e é apenas com 1 ciclo do motor, ou seja, basta o motor fazer um ciclo de combustão/compressão que já dá para fazeres a média, apenas vai ter essa margem de 4%, daí quanto mais andares menor a margem fica.

                                    este método é o mais eficaz até à data da leitura, que deve ter sido em 2014 devido à data de criação do ficheiro word que usei para criar uma choca do sistema.

                                    fonix meu, tive de perder 30 mins a ler a choca só para te responder

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Khidreal Ver Post
                                      diz-me lá então qual é esse tal processo que dá uma margem de quase 0 então... lembra-te de uma coisa, o que eu referi não saiu da minha cabeça, mas sim de uma dissertação para um mestrado em Engenharia Mecânica comprido para caraças (devia ter umas 100 paginas ou assim) que fazia o breakdown de todos os sistemas existentes até à data baseado em perfis de condução, cuja li toda na integra, vários anos atrás.

                                      a Taxa de falha no processo que escrevi tem a ver com o gasto DENTRO da camera de combustão/compressão e os 4% são por causa do ar que é variavel.
                                      se reparaste, o sistema não fala em litros no depósito, fala no combustivel queimado, daí usar a medida KG/L (ou seja, os gases) e os gases é a melhor coisinha para fazer essa medição porque não há perda de combustivel por uma junta ou tubo, por exemplo e entre outros (se houve foi pré combustão/compressão e em nada influencia o sistema) e os gases refletem a quantidade de combustivel gasto exatamente. o potencial deste sistema é que dependendo do carro e perfil de condução, quantos mais KM faças mais perto fica de 0%, mas nunca vai realmente atingir os 0%, chegando aos 0.1 vai começar a virar numero infinito porque vai acrescentar digitos à direita, e vais passar a ter 0.1, 0.09, ..., 0.0000009, por aí fora, tudo devido ao ar que entra no motor. embora seja impossivel determinar um valor minimo fixo por razões obvias, o máximo de margem que este sistema vai dar é 4% e é apenas com 1 ciclo do motor, ou seja, basta o motor fazer um ciclo de combustão/compressão que já dá para fazeres a média, apenas vai ter essa margem de 4%, daí quanto mais andares menor a margem fica.

                                      este método é o mais eficaz até à data da leitura, que deve ter sido em 2014 devido à data de criação do ficheiro word que usei para criar uma choca do sistema.

                                      fonix meu, tive de perder 30 mins a ler a choca só para te responder
                                      Repetindo:

                                      1º Enche o depósito até ele vomitar.
                                      2º Vai abastecendo sempre do mesmo combustivel até fazeres uns 1000km e torna a encher até ele vomitar.
                                      3º Soma os litros gastos (o 1º abastecimento não conta, o último conta) divide os litros pelos km e multiplica por 100.
                                      Assim já tens uma média quase com zero de erro.
                                      Quanto mais kms fizeres menor é o erro.

                                      Se queres comprar aparelhos xpto com 4% de erro, estás à vontade. O método que expus custa zero 0€ e o erro é próximo de zero.
                                      Editado pela última vez por M101; 09 March 2019, 20:55.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Khidreal Ver Post
                                        o que eu referi não saiu da minha cabeça, mas sim de uma dissertação para um mestrado em Engenharia Mecânica
                                        Pronto então. Eu sou engenheiro mecânico. O meu projeto de fim de curso foi desenhar/projetar uma máquina de ensaios de fadiga à flexão rotativa.
                                        Vai lá encher o depósito e fazer como te disse.
                                        Não entendo como é possível primeiro simplificares o cálculo ao ridículo do erro (calcular com euros metidos agora, euros metidos depois...), e depois complicar-se ao ridículo da complicação inapta ao comum dos mortais... E quando te dão a cana de pesca e o peixe, nem comes nem queres pescar [emoji23]
                                        Editado pela última vez por tonirai; 09 March 2019, 21:21.

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