pois eu andei aqui a fazer uma pesquisa, a ler o que é a gasolina/gasoleo e os seus constituintes, etc, e concluí que o combustivel aditivado é realmente melhor que o regular. O combustivel aditivado conta com detergentes-dispersantes, entre outros. A função deste aditivo é como o nome sugere, arrancar a sujidade e o dispersante irá dispersar a sujidade até ao ponto em que essa sujidade consiga passar nos filtros e demais componentes. Mas como é que os filtros, injeção, etc não ficam entupidos? simples, este processo demora o seu tempo, o detergente não vai arrancar a sujidade toda de uma vez, vai removendo-a gradualmente, mas o dispersante é de efeito rápido, o que faz com que toda a sujidade arrancada pelo detergente, à altura da chegada ao aos outros componentes extra-tanque de combustivel, já esteja tão minuscula que é impossivel sequer ser filtrada, impossibilitando a sua acumulação nos filtros, bombas e injetores, saindo pelo escape, junto com os gases.
O combustivel aditivado não fará o carro ter mais cavalos ou força, não o fará circular por mais quilometros, apenas limpa melhor o motor e as suas dependências e dependendo da marca, pode acabar por proteger o motor. Para melhor performance é a gasolina com mais octanas, mas isso já não é gasolina aditivada, é gasolina premium.
De acordo com o Engenheiro Luís Serrano, professor e investigador da ADAI - Politécnico de Leiria, fazer abastecimentos alternados entre simples e aditivado pode não trazer beneficio à limpeza do motor. De acordo com (alguém que já não me lembro, um engenheiro de uma marca de combustivel americana) da CBC News, o método correto para passar para o combustivel aditivado é a de usar a seguinte formula:
75%-25% / 50%-50%/25%-75%/0%-100% (Simples-Aditivado).
Esta fórmula serve para avaliar o estado e comportamento do carro. se se manter ou até melhorar continua-se o processo, se piorar volta-se aos 100% simples e muda-se de bomba abastecedora. A razão para isto é que o combustivel varia de marca para marca, nomeadamente a nivel dos aditivos e convém encontrar um que o carro se dê bem ou estaremos a prejudicar mais que ajudar.
O Engenheiro alertou também para ter cuidado com postos com baixas vendas, resultando na pouca rotação do produto o que promove que os combustiveis fiquem fora da especificação da refinaria em que foi feito.
De qualquer modo, fiquem sempre atentos ao combustivel que é referido no vosso manual, não há ninguém que conheça melhor o vosso carro que a propria marca e isso reflete-se no manual.
Fontes:
Motor24
reportagem à InforLub
CBC News
apesar da fonte ser pequena, são 3 locais (portugal, brasil e canada), 3 empresas e várias pessoas dos 3 países a dizer o mesmo. E isso vale o que vale, mas a mim convence-me. eu cá já ando a usar gasoleo aditivado no meu velhote com 21 anos e não tenho queixas, mas só agora a pesquisar na net e depois de muitos sites e videos vistos (alguns duvidosos) é que passei a saber realmente o combustivel que meto no carro e se vale ou não a pena
O combustivel aditivado não fará o carro ter mais cavalos ou força, não o fará circular por mais quilometros, apenas limpa melhor o motor e as suas dependências e dependendo da marca, pode acabar por proteger o motor. Para melhor performance é a gasolina com mais octanas, mas isso já não é gasolina aditivada, é gasolina premium.
De acordo com o Engenheiro Luís Serrano, professor e investigador da ADAI - Politécnico de Leiria, fazer abastecimentos alternados entre simples e aditivado pode não trazer beneficio à limpeza do motor. De acordo com (alguém que já não me lembro, um engenheiro de uma marca de combustivel americana) da CBC News, o método correto para passar para o combustivel aditivado é a de usar a seguinte formula:
75%-25% / 50%-50%/25%-75%/0%-100% (Simples-Aditivado).
Esta fórmula serve para avaliar o estado e comportamento do carro. se se manter ou até melhorar continua-se o processo, se piorar volta-se aos 100% simples e muda-se de bomba abastecedora. A razão para isto é que o combustivel varia de marca para marca, nomeadamente a nivel dos aditivos e convém encontrar um que o carro se dê bem ou estaremos a prejudicar mais que ajudar.
O Engenheiro alertou também para ter cuidado com postos com baixas vendas, resultando na pouca rotação do produto o que promove que os combustiveis fiquem fora da especificação da refinaria em que foi feito.
De qualquer modo, fiquem sempre atentos ao combustivel que é referido no vosso manual, não há ninguém que conheça melhor o vosso carro que a propria marca e isso reflete-se no manual.
Fontes:
Motor24
reportagem à InforLub
CBC News
apesar da fonte ser pequena, são 3 locais (portugal, brasil e canada), 3 empresas e várias pessoas dos 3 países a dizer o mesmo. E isso vale o que vale, mas a mim convence-me. eu cá já ando a usar gasoleo aditivado no meu velhote com 21 anos e não tenho queixas, mas só agora a pesquisar na net e depois de muitos sites e videos vistos (alguns duvidosos) é que passei a saber realmente o combustivel que meto no carro e se vale ou não a pena
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