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Películas de vidros nas inspecções periódicas

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    Películas de vidros nas inspecções periódicas

    Boas pessoal,

    Já aconteceu a alguém ter problemas com as películas nas inspecções? Segundo sei, recentemente estão a utilizar um aparelho para verificar a opacidade das películas de modo a passar ou não o carro. Independentemente de estar gravado a referência correta ou não na película!
    Existem até carros que saem da fábrica com películas que estão a chumbar neste teste!

    A minha pergunta é, isto tem algum sentido, quando pagámos para legalizar e colocar as películas nos carros? E agora só porque o aparelho dá outra informação temos que retirar as ditas? Que sentido é que isto tem?

    #2
    Recentemente fui com um carro que tem películas à IPO e não fizeram nada disso, apenas verificaram a normal codificação.
    Já tenho películas nesse carro faz uns 10 anos.

    Comentário


      #3
      O que já presenciei, foi a BT verificar os vidros à frente do pilar "B"... já que carros tinham uma pelicula homologada... e depois, colaram outra por cima...

      Claro está, que resto já se sabe.
      Editado pela última vez por nto; 15 March 2019, 10:05.

      Comentário


        #4
        Um amigo com um 320d e películas de fábrica no IPO obrigaram a retirar tudo porque penso que não estavam averbadas.

        Mas a tonalidade era tão soft que nunca percebeu sequer que os vidros tinham películas.

        Comentário


          #5
          Isto que aconteceu foi na semana passada perto de Santarém, o funcionário do local das inspecções comentou que até já foram lá ameaçar-lhe por usar aquele aparelho, apesar de ele claro não ter culpa das leis que são feitas...

          Isso também já presenciei e inclusive comigo verificam sempre as homologações, agora se isto se confirmar não faz de todo sentido!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
            Isto que aconteceu foi na semana passada perto de Santarém, o funcionário do local das inspecções comentou que até já foram lá ameaçar-lhe por usar aquele aparelho, apesar de ele claro não ter culpa das leis que são feitas...

            Isso também já presenciei e inclusive comigo verificam sempre as homologações, agora se isto se confirmar não faz de todo sentido!
            Claro que faz sentido.

            Na verdade o carro já é vendido homologado, certo? Então para quê a IPO?

            Porque durante o decurso de uso, os pressupostos podem ser alterados, uns por desgaste normal da viatura e outros propositadamente como alterações técnicas. Nas películas, basta pensar que podes ter um determinado modelo homologado e na verdade estar outro instalado ou que não cumpre os requisitos.

            Comentário


              #7
              Já. O meu carro tinha películas à frente (não homologadas e bastante escuras) e o inspector obrigou-me a tirá-las, senão reprovava-me o carro.

              Comentário


                #8
                No meu Terrano tenho películas na porta do passageiro e do condutor, mas são de segurança e não são escurecidas.
                Acontece que muitos artistas colam outras por cima destas e mantêm a classificação das películas de segurança por baixo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                  No meu Terrano tenho películas na porta do passageiro e do condutor, mas são de segurança e não são escurecidas.
                  Acontece que muitos artistas colam outras por cima destas e mantêm a classificação das películas de segurança por baixo...

                  Ora nem mais, foi essa situação que relatei acima, de que presenciei a BT a verificar isso com olhos de ver mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Ora nem mais, foi essa situação que relatei acima, de que presenciei a BT a verificar isso com olhos de ver mesmo.
                    Acredito.
                    Passado estes anos todos na IPO ainda perdem imenso tempo com isto.

                    Comentário


                      #11
                      Pode suceder na ficha de homologação do modelo em novo não costar a película escurecida, da mesma forma que em alguns modelos não temos o averbamento correto de todas as medidas de jantes e pneus...e os donos pensarem que como vem de origem estar tudo bem chegar à IPO e chumbar.

                      Depois o reverso, teres pessoal que coloca pelicula na viatura usada, procede ao averbamento de determinada percentagem de escurecimento e depois reforçam como pelicula ainda mais escura...daí a medição do grau de escurecimento e posteriores chumbos.

                      Nos comerciais ligeiros com separação dos lugares da frente para o espaço traseiro não é necessário averbar a pelicula escura.

                      Se nesse centro de IPO estão a ser rigorosos a esse ponto os fura filas que escolham outro mais permeável.

                      Comentário


                        #12
                        Ha películas que dão para tirar e voltar a colocar

                        Comentário


                          #13
                          No meu obrigaram-me a tirar as da frente porque tinham mais de 25% de opacidade. As de trás mantiveram-se porque estão legais. Por isso desde que as películas do pilar B para a frente não tenham mais de 25%, está dentro da legalidade...

                          Comentário


                            #14
                            Se nos carros de passageiros existem essas regras todas (películas têm que ser homologadas, existe opacidade máxima permitida, etc) porque razão nos carros comerciais não existem as mesmas regras nos vidros traseiros?
                            Editado pela última vez por FullThrottle; 15 March 2019, 22:08.

                            Comentário


                              #15
                              Sim, este é um problema do qual o IMT ainda não conseguiu resolver, dura há praticamente um ano.

                              A questão é que foram averbadas películas sem esse "aparelho" mas que estão completamente legal, IE, o código consta no averbamento do DL 392/2007, a opacidade é a correcta, no entanto foi aprovado quando não existia o "aparelho".

                              Onde dá problemas? Por exemplo, se o vidro de origem já for escurecido, com a película de 80% por ex, já vai andar pelos 60~70% de opacidade e já não passa na IPO.

                              O ridículo disto, é visto que está averbado no DUA mesmo que se tire a película este não passa, pois no DUA consta que a viatura possui as películas com o código X e Y.

                              Mais, o tal aparelho é tão falível que apresenta vários níveis de opacidade no mesmo vidro mas em locais diferentes.

                              Há aqui um vazio legal, e o IMT ainda não conseguiu resolver a questão, o que é certo é que o dito "aparelho" não tem meio de prova (talão) nem tem aferição, pelo que a sua legalidade é um mistério.

                              Óbvio que tudo o que é películas que não constem no DUA, ou que tenha um código mas esse código não corresponde à opacidade devem reprovar, sejam películas escurecidas ou de segurança, pois a legislação não diferencia uma da outra.

                              Comentário


                                #16
                                Eu suponho que existem vidros escurecidos de fábrica por outra forma que não colocação de película?
                                Digo isto porque o meu atrás do pilar B é bastante escuro, não me parece ter qualquer código inscrito nesses vidros, e era capaz de jurar que o DUA não menciona nada disso (mas vou verificar)...
                                Apenas sei que verificando o equipamento associado ao VIN, vem lá algo tipo "vidros proteção térmica escurecidos".
                                Mas também em breve descobrirei... Tenho a 1ª inspeção a fazer até fim de Junho, mas que farei já em Abril.

                                Comentário


                                  #17
                                  De fábrica têm um "V" junto à marca e afins do vidro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                    Eu suponho que existem vidros escurecidos de fábrica por outra forma que não colocação de película?
                                    Digo isto porque o meu atrás do pilar B é bastante escuro, não me parece ter qualquer código inscrito nesses vidros, e era capaz de jurar que o DUA não menciona nada disso (mas vou verificar)...
                                    Apenas sei que verificando o equipamento associado ao VIN, vem lá algo tipo "vidros proteção térmica escurecidos".
                                    Mas também em breve descobrirei... Tenho a 1ª inspeção a fazer até fim de Junho, mas que farei já em Abril.
                                    eu nem sabia é que havia peliculas de fábrica, sempre conheci somente o vidro escurecido durante o processo de fabrico e tudo o que era peliculas seria um processo aftermarket

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                      eu nem sabia é que havia peliculas de fábrica, sempre conheci somente o vidro escurecido durante o processo de fabrico e tudo o que era peliculas seria um processo aftermarket
                                      Não há... Os stands é que fazem isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Um amigo com um 320d e películas de fábrica no IPO obrigaram a retirar tudo porque penso que não estavam averbadas.

                                        Mas a tonalidade era tão soft que nunca percebeu sequer que os vidros tinham películas.
                                        Películas de fabrica...o teu amigo é um contador de histórias. Lol.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                          Já. O meu carro tinha películas à frente (não homologadas e bastante escuras) e o inspector obrigou-me a tirá-las, senão reprovava-me o carro.
                                          Isto é tão normal que nem é notícia, claro que não ia passar, se não obrigasse é que era de admirar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Espanta-me implicarem tanto com as películas e nada com a remoção dos FAP.
                                            E até fazem publicidade a isso e que não dá problemas nas IPO...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                                              Isto é tão normal que nem é notícia, claro que não ia passar, se não obrigasse é que era de admirar.
                                              O mais engraçado de tudo é que o meu carro tem linha directa desde o cat.
                                              Adoro os double standards.

                                              Comentário

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