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    Sobre a CVT

    Boas pessoal!

    A Nissan tem por tradição recorrer à Transmissão de Variação Contínua (CVT).

    Quais são as suas características, vantagens, desvantagens, etc?
    Pelo que sei, este conceito já tem uns anos, mas a Nissan (pelo menos) continua a usá-lo. Ainda é competitivo face aos novos sistemas de transmissão sequencial e/ou automáticos?

    Abraço

    #2
    Competitivo é, em cidade é bastante agradavel, visto ser uma transmissão continua, não há aquelas mudanças bruscas de regimento, apesar disto também são boas em motores performantes para quem prefere uma caixa automática. A Lexus também tem investido neste tipo de caixas, como no caso do GS450, notavel também é a potencia disponivel em qualquer regime e velocidade.

    Comentário


      #3
      Há por aqui alguma informação...talvez consigas saber mais pormenores.

      http://cvt.com.sapo.pt/toc_pt.htm

      ;)

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        #4
        Eu tenho um Híbrido equipado com uma CVT e posso afirmar que esta aproveita a potência do motor de uma forma muito mais eficiente que uma caixa normal (automática ou não).

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          #5
          citação:Originalmente colocada por Henriques J.

          Eu tenho um Híbrido equipado com uma CVT e posso afirmar que esta aproveita a potência do motor de uma forma muito mais eficiente que uma caixa normal (automática ou não).
          assino por baixo.;)

          Comentário


            #6
            ahh! e tradição em cvt é a honda que nas scooter's é ás carradas.:D

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              #7
              Boas

              poi o meu Civic Hybrid têm cx CVT e desvantagens ao fim de 4000 Kms inda num vi nenhuma, ajuda a economizar, transforma a circulação em cidade kase em prazer, e se kiseres fazer uma condução desportiva em percursos sinuosos ainda podes "brincar" entre as posições "D"rive e "S"econd... para agarrar o carro a entrada das curvas...

              E mais segundo um outro forista uma cx manual tem um rendimento de 70% e uma CVT de 85%

              cpts

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                #8
                Teoricamente seria a caixa ideal.
                Pois permite "n" "posições" de caixa, logo estaríamos sempre na ideal, e se quiserem por relações sequenciais como no anterior punto q tinha 7, até se pode por 20, 50, ou 1000, pq basta chegar as "correias" um milesimo mais pó lado e já é outra relação de caixa, o conceito é igual ao das scooters.
                Até À uns anos n se consegui utilizar essa caixa para grandes potências, mas pelos vistos esse problema parece estar agora ultrapassado e ao q me parece a nissan foi a 1ª a fazê-lo.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                  Teoricamente seria a caixa ideal.
                  Pois permite "n" "posições" de caixa, logo estaríamos sempre na ideal, e se quiserem por relações sequenciais como no anterior punto q tinha 7, até se pode por 20, 50, ou 1000, pq basta chegar as "correias" um milesimo mais pó lado e já é outra relação de caixa, o conceito é igual ao das scooters.
                  Até À uns anos n se consegui utilizar essa caixa para grandes potências, mas pelos vistos esse problema parece estar agora ultrapassado e ao q me parece a nissan foi a 1ª a fazê-lo.
                  Vejamos o Murano!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Automobilista

                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                    Teoricamente seria a caixa ideal.
                    Pois permite "n" "posições" de caixa, logo estaríamos sempre na ideal, e se quiserem por relações sequenciais como no anterior punto q tinha 7, até se pode por 20, 50, ou 1000, pq basta chegar as "correias" um milesimo mais pó lado e já é outra relação de caixa, o conceito é igual ao das scooters.
                    Até À uns anos n se consegui utilizar essa caixa para grandes potências, mas pelos vistos esse problema parece estar agora ultrapassado e ao q me parece a nissan foi a 1ª a fazê-lo.
                    Vejamos o Murano!
                    O problema nem era a potência, era o binário.

                    Comentário


                      #11
                      A Nissan já usa esta caixa, pelo menos, desde a anterior versão do Primera.
                      Geralmente, um dos maiores problemas para as caixas é mesmo o binário.

                      Comentário


                        #12
                        a honda já utiliza esse tipo de caixa à muito mais tempo que a nissan, e ao que parece tambem é a unica que fabrica as suas próprias correias para a cvt.

                        Comentário


                          #13
                          A Nissan estreou esse conceito pela 1ª vez no Micra.

                          Actualmente já são várias marcas a utilizá-lo, entre as quais a Ford com o motor 1.6 TDCI, por exemplo...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                            A Nissan estreou esse conceito pela 1ª vez no Micra.

                            Actualmente já são várias marcas a utilizá-lo, entre as quais a Ford com o motor 1.6 TDCI, por exemplo...
                            Em ke micra ??? o 1º carro de ke ouvi falar com CVT foi um lancia Y10...
                            já era velho em 94... mas num sei de ke ano era...
                            cpts

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por koluirty

                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                              A Nissan estreou esse conceito pela 1ª vez no Micra.

                              Actualmente já são várias marcas a utilizá-lo, entre as quais a Ford com o motor 1.6 TDCI, por exemplo...
                              Em ke micra ??? o 1º carro de ke ouvi falar com CVT foi um lancia Y10...
                              já era velho em 94... mas num sei de ke ano era...
                              cpts


                              Eu tenho a ideia que foi no micra de 92..

                              Comentário


                                #16
                                citação:No More Gears: A Timeline of CVT Innovation
                                1490 - da Vinci sketches a stepless continuously variable transmission
                                1886 - first toroidal CVT patent filed
                                1935 - Adiel Dodge receives U.S. patent for toroidal CVT
                                1939 - fully automatic transmission based on planetary gear system introduced
                                1958 - Daf (of The Netherlands) produces a CVT in a car
                                1989 - Subaru Justy GL is the first U.S.-sold production automobile to offer a CVT
                                2002 - Saturn Vue with a CVT debuts; first Saturn to offer CVT technology
                                2004 - Ford begins offering a CVT
                                aqui está uma pequena cronologia da cvt.;)

                                Comentário


                                  #17
                                  http://auto.howstuffworks.com/cvt.htm

                                  e aqui o seu funcionamento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    funcionamento de uma cvt

                                    a pedido de muitas familias, aqui vai o funcionamento deste tipo de transmissão.
                                    é assim, pelo boneco dá para ver as duas posições limites dos cones, ou seja tudo aberto e correia no ponto mais dentro e menos desmultiplicação ou tudo fechado e esta circula mais fora e assim o diametro é maior e assim mais desmultiplicação. isto falando do cone mandante pois no caso do hybrid a desmultiplicação é feita nos dois rolos conicos.
                                    é muito simples basta ver o funcionamento das mudanças das bicicletas, cremalheira maior mais desmultiplicação, pinhão maior menos desmultiplicação, neste caso não há correntes nem carretos é tudo liso e tem funcionamento continuo, ou seja o numero de relações é infinito, apenas há limite na abertura\fecho dos elementos cónicos.
                                    se alguem conseguir exprimir-se melhor...........siga.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado, lembro-me de ter ouvido falar disso pela primeira vez no Primera, e na altura achava fabuloso.

                                      Basicamente é um conceito bem diferente daquilo a que estamos habituados, não se "calcula" em número de mudanças.

                                      Na prática, temos apenas uma velocidade, certo? é um conceito bem diferente do habitual, o que o torna quase impossível de comparar com qualquer outra, mesmo outras automáticas baseiam-se em mudanças "clássicas"

                                      Comentário


                                        #20
                                        no caso do hybrid tens 3 velocidades, se é que podes chamar assim, pois , no fundo são 3 maneiras de actuar desta caixa, tens a posição D que é a posição drieve, ou seja, automatico. tens tambem a posição S que será a Sport, por norma as rotações sobem mais e a desmultiplicação é mais rápida tambem, nesta posição perdes a parte de economia, pois o sistema liga menos a esse item. depois tens a posição L, que será para grandes inclinações, ou seja, onde será preciso mais força, muito util para desenterrar o carro na areia da praia.
                                        no fundo o comportamento é parecido com o das scooters, aceleras e é só esperar que o sistema atinja a velocidade que queres, depois é só gerir.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu acho que isso são maneiras diferentes de gerir a caixa, não propriamente velocidades. Em caixas automáticas também tens várias posições, e cada uma delas gere a caixa de maneira diferente, ou seja, passando as mudanças em rotações diferentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            exactamente.
                                            a vantagem deste tipo de caixa é tanto em aceleração conseguires mais tempo ires no regime maximo, como no inverso, ires com baixa rotação e velocidades elevadas, desde que as condições o permitam.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para quem está habituado a pensar em "mudanças", o conceito da CVT faz um pouco confusão. Mas as vantagens nem são discutíveis. O revés da medalha será certamente uma manutenção mais frequente/onerosa, não?

                                              Comentário


                                                #24
                                                não tem qualquer manutenção.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                  não tem qualquer manutenção.
                                                  Não era nesse sentido... A longo prazo, o seu desgaste não será maior que uma caixa normal ou uma embraiagem?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                    Não era nesse sentido... A longo prazo, o seu desgaste não será maior que uma caixa normal ou uma embraiagem?
                                                    Mudança de óleo aos 100.000 kms.. pelo menos no Punto SpeedGear que tive.

                                                    É o mesmo sistema das scooters... se bem que o binário neste caso seja menos só conheço um caso de desgaste prematuro e foi porque o artista andou a mexer onde não devia (alterou os variadores)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                      Para quem está habituado a pensar em "mudanças", o conceito da CVT faz um pouco confusão. Mas as vantagens nem são discutíveis. O revés da medalha será certamente uma manutenção mais frequente/onerosa, não?
                                                      O reverso da medalha é um maior desgaste dos componentes de travagem.

                                                      No caso da caixa Speedgear da fiat, não há efeito travão-motor, só utilizando a componente sequencial, e mesmo assim com limites para protecção da caixa.

                                                      Posso dizer que deixou saudades...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        no caso do hybrid esse problema não se coloca (travagem) pois para alem de poder fazer reduções (sim, pois indo em D, pode-se colocar S ou até mesmo L, para fazer reduções), tambem tem o motor electrico com a função regenerativa.
                                                        quanto a manutenção, acho que apenas se muda o oleo da cvt aos 100 000 km's.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          no caso do hybrid esse problema não se coloca (travagem) pois para alem de poder fazer reduções (sim, pois indo em D, pode-se colocar S ou até mesmo L, para fazer reduções), tambem tem o motor electrico com a função regenerativa.
                                                          quanto a manutenção, acho que apenas se muda o oleo da cvt aos 100 000 km's.
                                                          No caso da SpeedGear da fiat, se usar o modo sequencial (manual) também se pode fazer reduções, mas no modo automático não faz e como tal não há efeito travão-motor. Só reduz se as rotações cairem abaixo das 1500rpm (salvo erro).

                                                          No civic em D, a caixa faz reduções? ou só comutando para manual?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Spifff Ver Post
                                                            No caso da SpeedGear da fiat, se usar o modo sequencial (manual) também se pode fazer reduções, mas no modo automático não faz e como tal não há efeito travão-motor. Só reduz se as rotações cairem abaixo das 1500rpm (salvo erro).

                                                            No civic em D, a caixa faz reduções? ou só comutando para manual?
                                                            não tem manual, podes fazer reduções é passando de D para S ou para L.
                                                            mas no caso do fiat speedgear não é cvt, mas sim automatica, com relações, não é assim?

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                                                            AD fim dos posts Desktop

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