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Ventuinha demora a parar

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    Ventuinha demora a parar

    Boas ontem mudei o anticongelante a um opel corsa c 1.4 e após isso a ventoinha demora muito a parar so quando ligo a sofagem é que para.
    O que poderá ser?

    #2
    Termostato secalhar

    Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ajferreira04 Ver Post
      Termostato secalhar

      Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk
      Ontem como mudei o anticongelante também mudei o termostato e o sensor da temperatura

      Comentário


        #4
        À partida, visto o que foi mexido, só sobra ar no circuito... Purga isso bem e vê se passa.
        Se a bomba de água falhar, o liquido também não circula ou circula mal, não conseguindo arrefecer.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
          À partida, visto o que foi mexido, só sobra ar no circuito... Purga isso bem e vê se passa.
          Se a bomba de água falhar, o liquido também não circula ou circula mal, não conseguindo arrefecer.
          Sim mas neste carro para purgar bem o circuito chega deixar estar o deposito do líquido aberto e deixar a ventuinha ligar 3 vezes.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por swift77 Ver Post
            Sim mas neste carro para purgar bem o circuito chega deixar estar o deposito do líquido aberto e deixar a ventuinha ligar 3 vezes.
            Porque dizes que chega? Porque correu bem assim no passado, ou porque recomendam assim?
            Eu no passado, num 106d, também tive problemas com uma muda e purga que não ficou bem e disparava a ventoinha, que parece que nunca mais se calava... Teve de ser purgado novamente, numa rampa inclinada, e usando as válvulas de purga existentes - depois ficou óptimo.
            Noutras trocas subsequentes no mesmo carro, não tive mais esse problema, ficou bem à 1ª a fazer em plano e sem grandes truques.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
              Porque dizes que chega? Porque correu bem assim no passado, ou porque recomendam assim?
              Eu no passado, num 106d, também tive problemas com uma muda e purga que não ficou bem e disparava a ventoinha, que parece que nunca mais se calava... Teve de ser purgado novamente, numa rampa inclinada, e usando as válvulas de purga existentes - depois ficou óptimo.
              Noutras trocas subsequentes no mesmo carro, não tive mais esse problema, ficou bem à 1ª a fazer em plano e sem grandes truques.
              Sim mas neste carro é como os vag chega deixar a tampa aberta para fazer a purga por exemplo nos pegeout citroen etc tem tipos uns pipos ao pé do termóstato e nos tubos que vai para o radiador da sofagem e nesse caso tem que se abrir esses pipos para se sangrar
              Mas neste carro é que é como o vag

              Comentário


                #8
                OK, mas nada impede de algo ter corrido menos bem e haver uma bolsa de ar algures a impedir o ar de circular, ou a enganar o sensor.
                O que é certo é que não havia problema antes, mudaste tudo o que está envolvido, e começou a ter problemas de "aquecimento" (se a ventoinha não pára, é porque aquece, ou pensa que aquece).
                Só me ocorre ar no sistema.

                Comentário


                  #9
                  Suponho que se o termostato colocado for um modelo inadequado ou estiver com defeito, também possa causar esse tipo de problema. O mesmo é válido para o sensor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                    Suponho que se o termostato colocado for um modelo inadequado ou estiver com defeito, também possa causar esse tipo de problema. O mesmo é válido para o sensor.
                    O termostato e o sensor são os adequados e estão a funcionar corretamente eu já fiz o teste
                    O que vou fazer é voltar agora a tirar a tampa do depósito e pô-lo a trabalhar para ver se tem ar no circuito

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por swift77 Ver Post
                      O termostato e o sensor são os adequados e estão a funcionar corretamente eu já fiz o teste
                      O que vou fazer é voltar agora a tirar a tampa do depósito e pô-lo a trabalhar para ver se tem ar no circuito
                      Quando há mais dificuldades, poderá ajudar se colocares o carro numa rampa inclinada, a subir (deixar o depósito claramente mais alto que o resto da tubagem, e mudar as posições relativas dos vários pontos restritivos do sistema).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                        Quando há mais dificuldades, poderá ajudar se colocares o carro numa rampa inclinada, a subir (deixar o depósito claramente mais alto que o resto da tubagem, e mudar as posições relativas dos vários pontos restritivos do sistema).
                        Fiz agora o teste com o deposito aberto e com a sofagem ligada e ventuinha liga e após um minuto desliga quando desligo a sofagem a ventoinha demora bastante tempo a desligar
                        Deixei a ventuinha trabalhar 4 vezes

                        Comentário


                          #13
                          O demorar bastante so tu podes ter sensibilidade se é mais do que seria normal, depende de carro para carro...
                          O ser mais rápido com o aquecimento ligado é sinal que precisa mesmo de arrefecer, estás a retirar calor ao sistema mais rapidamente que apenas com as ventoinhas do radiador, e noutro ponto do sistema.
                          Mas isso indicia que o liquido não está a circular bem, ou o sensor está a ter leituras erráticas.
                          Se o acesso ao sensor for fácil, com a ventoinha a trabalhar podias desapertá-lo e ver se só sai liquido ou também algum ar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                            O demorar bastante so tu podes ter sensibilidade se é mais do que seria normal, depende de carro para carro...
                            O ser mais rápido com o aquecimento ligado é sinal que precisa mesmo de arrefecer, estás a retirar calor ao sistema mais rapidamente que apenas com as ventoinhas do radiador, e noutro ponto do sistema.
                            Mas isso indicia que o liquido não está a circular bem, ou o sensor está a ter leituras erráticas.
                            Se o acesso ao sensor for fácil, com a ventoinha a trabalhar podias desapertá-lo e ver se só sai liquido ou também algum ar.
                            Eu agora não posso tirar o sensor amanhã já o tiro
                            Tanto o sensor como o termostato são da marca facet

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por swift77 Ver Post
                              Eu agora não posso tirar o sensor amanhã já o tiro
                              Tanto o sensor como o termostato são da marca facet
                              A temperatura de abertura do termóstato novo é igual à do velho?

                              Se for fácil e não tiveres perdas significativas de anticongelante experimenta meter o termóstato velho para ver se o problema continua.

                              Comentário


                                #16
                                Já agora, trocaste o sensor e termostato só porque sim, ou estavas a ter algum problema?
                                E dizes que testaste ambos - como testaste? O sensor suponho que mediste a voltagem, mas o termostato meteste-o em água quente a ver se abria/fechava à temperatura certa?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  A temperatura de abertura do termóstato novo é igual à do velho?
                                  Ele diz que são os adequados por isso é de supor que sim.
                                  O que não impede do mesmo ter um defeito e de não estar a abrir à temperatura que deveria.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                    Ele diz que são os adequados por isso é de supor que sim.
                                    O que não impede do mesmo ter um defeito e de não estar a abrir à temperatura que deveria.
                                    Já me aconteceu ter trocado o anticongelante e termostato (com temperatura de abertura correcta) e depois a ventoinha levava tipo 10 minutos para desligar.

                                    Meti o termostato velho e ficou impecável. Tipo 30 segundos e a ventoinha desligava.

                                    Foram os dois termostatos à panela no fogão para testar. Depois de ambos estarem abertos e tirar a panela do lume o novo fechava mais cedo.

                                    Actualmente ainda anda com o velho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois, é isso que dizia para testar - se o novo abre e fecha corretamente e à temperatura certa.
                                      Ele amanhã vê isso melhor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                        Já agora, trocaste o sensor e termostato só porque sim, ou estavas a ter algum problema?
                                        E dizes que testaste ambos - como testaste? O sensor suponho que mediste a voltagem, mas o termostato meteste-o em água quente a ver se abria/fechava à temperatura certa?
                                        Troquei o termostato porque a temperatura oscilava muito se tivesse para tanto podia estar em 90 como 80 em andamento estava a 80 e por ainda baixava mais
                                        É sim testei os dessa forma
                                        E aproveitei e mudei também o sensor para ficar tudo okay

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por swift77 Ver Post
                                          Troquei o termostato porque a temperatura oscilava muito se tivesse para tanto podia estar em 90 como 80 em andamento estava a 80 e por ainda baixava mais
                                          É sim testei os dessa forma
                                          E aproveitei e mudei também o sensor para ficar tudo okay
                                          Então simplesmente estás habituado ao trabalhar antigo e errado da ventoinha, porque o motor não aquecia o suficiente.

                                          Esse termostato apenas abre aos 92

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            Então simplesmente estás habituado ao trabalhar antigo e errado da ventoinha, porque o motor não aquecia o suficiente.

                                            Esse termostato apenas abre aos 92
                                            Sim este novo abre aos 92

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                              Então simplesmente estás habituado ao trabalhar antigo e errado da ventoinha, porque o motor não aquecia o suficiente.

                                              Esse termostato apenas abre aos 92

                                              Agora o problema é que quando para o carro mas não o desligo a ventuinha está 30 45 m ou até uma hora a trabalhar ligo a sofagem e desliga se

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                Então simplesmente estás habituado ao trabalhar antigo e errado da ventoinha, porque o motor não aquecia o suficiente.

                                                Esse termostato apenas abre aos 92
                                                Porque o carro em andamento a ventuinha liga e desliga normalmente
                                                Mas parado nao

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por swift77 Ver Post
                                                  Agora o problema é que quando para o carro mas não o desligo a ventuinha está 30 45 m ou até uma hora a trabalhar ligo a sofagem e desliga se

                                                  Para que é que tens o carro ligado enquanto estás parado? Não faz sentido.

                                                  Se o motor está a trabalhar tem de rejeitar o calor para algum lado, ou pelo radiador ou sofagem, honestamente não vejo o problema.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                    Para que é que tens o carro ligado enquanto estás parado? Não faz sentido.

                                                    Se o motor está a trabalhar tem de rejeitar o calor para algum lado, ou pelo radiador ou sofagem, honestamente não vejo o problema.
                                                    O problema é que o carro depois de parado mas ligado sempre adicionou a ventuinha mas após 1 m desligava agora nao

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                      Para que é que tens o carro ligado enquanto estás parado? Não faz sentido.

                                                      Se o motor está a trabalhar tem de rejeitar o calor para algum lado, ou pelo radiador ou sofagem, honestamente não vejo o problema.
                                                      Problema resolvido bomba de água a dar as últimas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por swift77 Ver Post
                                                        Problema resolvido bomba de água a dar as últimas
                                                        Ao teres trocado o termostato, anticongelante e sensor a bomba de água deu o bafo?

                                                        A resolução qual foi? Bomba água nova?

                                                        Em que estado estava a velha? Não tinha palhetas ou o que lhe aconteceu?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por swift77 Ver Post
                                                          Problema resolvido bomba de água a dar as últimas
                                                          Andamos às voltas, às voltas, e o meu 1º comentário já tinha palpite acertado [emoji16]
                                                          Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                          À partida, visto o que foi mexido, só sobra ar no circuito... Purga isso bem e vê se passa.
                                                          Se a bomba de água falhar, o liquido também não circula ou circula mal, não conseguindo arrefecer.
                                                          Ainda bem que tudo se resolveu.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

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