Boas ontem mudei o anticongelante a um opel corsa c 1.4 e após isso a ventoinha demora muito a parar so quando ligo a sofagem é que para.
O que poderá ser?
À partida, visto o que foi mexido, só sobra ar no circuito... Purga isso bem e vê se passa.
Se a bomba de água falhar, o liquido também não circula ou circula mal, não conseguindo arrefecer.
À partida, visto o que foi mexido, só sobra ar no circuito... Purga isso bem e vê se passa.
Se a bomba de água falhar, o liquido também não circula ou circula mal, não conseguindo arrefecer.
Sim mas neste carro para purgar bem o circuito chega deixar estar o deposito do líquido aberto e deixar a ventuinha ligar 3 vezes.
Sim mas neste carro para purgar bem o circuito chega deixar estar o deposito do líquido aberto e deixar a ventuinha ligar 3 vezes.
Porque dizes que chega? Porque correu bem assim no passado, ou porque recomendam assim?
Eu no passado, num 106d, também tive problemas com uma muda e purga que não ficou bem e disparava a ventoinha, que parece que nunca mais se calava... Teve de ser purgado novamente, numa rampa inclinada, e usando as válvulas de purga existentes - depois ficou óptimo.
Noutras trocas subsequentes no mesmo carro, não tive mais esse problema, ficou bem à 1ª a fazer em plano e sem grandes truques.
Porque dizes que chega? Porque correu bem assim no passado, ou porque recomendam assim?
Eu no passado, num 106d, também tive problemas com uma muda e purga que não ficou bem e disparava a ventoinha, que parece que nunca mais se calava... Teve de ser purgado novamente, numa rampa inclinada, e usando as válvulas de purga existentes - depois ficou óptimo.
Noutras trocas subsequentes no mesmo carro, não tive mais esse problema, ficou bem à 1ª a fazer em plano e sem grandes truques.
Sim mas neste carro é como os vag chega deixar a tampa aberta para fazer a purga por exemplo nos pegeout citroen etc tem tipos uns pipos ao pé do termóstato e nos tubos que vai para o radiador da sofagem e nesse caso tem que se abrir esses pipos para se sangrar
Mas neste carro é que é como o vag
OK, mas nada impede de algo ter corrido menos bem e haver uma bolsa de ar algures a impedir o ar de circular, ou a enganar o sensor.
O que é certo é que não havia problema antes, mudaste tudo o que está envolvido, e começou a ter problemas de "aquecimento" (se a ventoinha não pára, é porque aquece, ou pensa que aquece).
Só me ocorre ar no sistema.
Suponho que se o termostato colocado for um modelo inadequado ou estiver com defeito, também possa causar esse tipo de problema. O mesmo é válido para o sensor.
Suponho que se o termostato colocado for um modelo inadequado ou estiver com defeito, também possa causar esse tipo de problema. O mesmo é válido para o sensor.
O termostato e o sensor são os adequados e estão a funcionar corretamente eu já fiz o teste
O que vou fazer é voltar agora a tirar a tampa do depósito e pô-lo a trabalhar para ver se tem ar no circuito
O termostato e o sensor são os adequados e estão a funcionar corretamente eu já fiz o teste
O que vou fazer é voltar agora a tirar a tampa do depósito e pô-lo a trabalhar para ver se tem ar no circuito
Quando há mais dificuldades, poderá ajudar se colocares o carro numa rampa inclinada, a subir (deixar o depósito claramente mais alto que o resto da tubagem, e mudar as posições relativas dos vários pontos restritivos do sistema).
Quando há mais dificuldades, poderá ajudar se colocares o carro numa rampa inclinada, a subir (deixar o depósito claramente mais alto que o resto da tubagem, e mudar as posições relativas dos vários pontos restritivos do sistema).
Fiz agora o teste com o deposito aberto e com a sofagem ligada e ventuinha liga e após um minuto desliga quando desligo a sofagem a ventoinha demora bastante tempo a desligar
Deixei a ventuinha trabalhar 4 vezes
O demorar bastante so tu podes ter sensibilidade se é mais do que seria normal, depende de carro para carro...
O ser mais rápido com o aquecimento ligado é sinal que precisa mesmo de arrefecer, estás a retirar calor ao sistema mais rapidamente que apenas com as ventoinhas do radiador, e noutro ponto do sistema.
Mas isso indicia que o liquido não está a circular bem, ou o sensor está a ter leituras erráticas.
Se o acesso ao sensor for fácil, com a ventoinha a trabalhar podias desapertá-lo e ver se só sai liquido ou também algum ar.
O demorar bastante so tu podes ter sensibilidade se é mais do que seria normal, depende de carro para carro...
O ser mais rápido com o aquecimento ligado é sinal que precisa mesmo de arrefecer, estás a retirar calor ao sistema mais rapidamente que apenas com as ventoinhas do radiador, e noutro ponto do sistema.
Mas isso indicia que o liquido não está a circular bem, ou o sensor está a ter leituras erráticas.
Se o acesso ao sensor for fácil, com a ventoinha a trabalhar podias desapertá-lo e ver se só sai liquido ou também algum ar.
Eu agora não posso tirar o sensor amanhã já o tiro
Tanto o sensor como o termostato são da marca facet
Já agora, trocaste o sensor e termostato só porque sim, ou estavas a ter algum problema?
E dizes que testaste ambos - como testaste? O sensor suponho que mediste a voltagem, mas o termostato meteste-o em água quente a ver se abria/fechava à temperatura certa?
Ele diz que são os adequados por isso é de supor que sim.
O que não impede do mesmo ter um defeito e de não estar a abrir à temperatura que deveria.
Já me aconteceu ter trocado o anticongelante e termostato (com temperatura de abertura correcta) e depois a ventoinha levava tipo 10 minutos para desligar.
Meti o termostato velho e ficou impecável. Tipo 30 segundos e a ventoinha desligava.
Foram os dois termostatos à panela no fogão para testar. Depois de ambos estarem abertos e tirar a panela do lume o novo fechava mais cedo.
Já agora, trocaste o sensor e termostato só porque sim, ou estavas a ter algum problema?
E dizes que testaste ambos - como testaste? O sensor suponho que mediste a voltagem, mas o termostato meteste-o em água quente a ver se abria/fechava à temperatura certa?
Troquei o termostato porque a temperatura oscilava muito se tivesse para tanto podia estar em 90 como 80 em andamento estava a 80 e por ainda baixava mais
É sim testei os dessa forma
E aproveitei e mudei também o sensor para ficar tudo okay
Troquei o termostato porque a temperatura oscilava muito se tivesse para tanto podia estar em 90 como 80 em andamento estava a 80 e por ainda baixava mais
É sim testei os dessa forma
E aproveitei e mudei também o sensor para ficar tudo okay
Então simplesmente estás habituado ao trabalhar antigo e errado da ventoinha, porque o motor não aquecia o suficiente.
À partida, visto o que foi mexido, só sobra ar no circuito... Purga isso bem e vê se passa.
Se a bomba de água falhar, o liquido também não circula ou circula mal, não conseguindo arrefecer.
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