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Lancia lybra 1.9jtd 2002 motor 1.9jtd de Fiat Doblo

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    Lancia lybra 1.9jtd 2002 motor 1.9jtd de Fiat Doblo

    Olá pessoal bom dia,

    Tive recentemente um problema com o motor da minha carrinha (Lancia Lybra1.9 Jtd 115cv de 2002), sem mais nem menos acendeu-me a luz do óleo do motor.
    Verifiquei na vareta e não tinha pinga d'óleo.
    Falei com o mecanico a carrinha ficou lá... disse que devia ser o turbo (abriu o turbo e ele estava inundado de óleo.
    Mandei para retificar (a retificadora disse que o turbo não estava novo, mas que o problema não era dali.
    O problema passou a ser do motor... não tinha compressão...
    Arranjou-me um motor usado mais recente (Fiat Doblo 1.9jtd 105cv de 2007)
    Resumo o carro perdeu o disparo no arranque... vai-se arrastando... e os consumos passaram para médias de 9 litros...

    Há alguém que perceba de motores que me possa ajudar? estive a comparar os sensores, e peças do motor entre lancia e fiat e pelo que vi são os mesmos...
    Deixei o carro na bosh car sevice de Guimarães (disseram que os motores são iguais), limparam-me a egr... e disseram-me que já estava muito melhor... para experimentar...
    nada de novo tudo igual...

    Se puderem ajudar ou indicar alguma oficina que perceba muito de motores... e não me queira "roubar"?

    Já não sei o que fazer... adoro a carrinha e desfazer-me dela está fora de questão.

    Obrigado

    #2
    Verifica novamente o turbo, e todas as tubagens após o turbo, se não tem nenhuma fuga. Verifica também o intercooler, se não tem nenhuma rachadela. Os sintomas que falas, dá a sensação que o ar que chega ao motor não tem a pressão que devia. Deve estar a fazer uma fumarada preta descomunal, certo?

    Comentário


      #3
      mas trocou apenas o bloco armado?
      pergunto isto porque quase meto as mão no fogo em como o teu motor original é um cf3 com turbo de geometria variável, já o do doblo desse ano deve ser um cf4 e com turbo de geometria fixa.
      possivelmente vários outros componentes também serão diferentes .
      Editado pela última vez por zezoca; 22 March 2019, 11:32.

      Comentário


        #4
        Obg,

        Não faz fumo nenhum... mesmo que reduza à bruta...

        Comentário


          #5
          Obg,

          O motor foi "completo"... só não vinha com turbo e bimassa...

          Comentário


            #6
            O motor que colocaram tem a mesma refª que este https://www.ebay.ie/itm/ENGINE-for-J...MAAOSw0TBcAsBS

            Comentário


              #7
              O meu acho que era esta refª https://www.olx.pt/anuncio/motor-lan...tml#c1d986c8ac

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                mas trocou apenas o bloco armado?
                pergunto isto porque quase meto as mão no fogo em como o teu motor original é um cf3 com turbo de geometria variável, já o do doblo desse ano deve ser um cf4 e com turbo de geometria fixa.
                possivelmente vários outros componentes também serão diferentes .


                Também iria por aí... ora e como tal, haverá diferenças...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Também iria por aí... ora e como tal, haverá diferenças...
                  o meu tinha um binário de 275nm às 2000 rpms, o novo têm 200nm às 1750 rpms... poderá ser isto????

                  Obg por tentarem ajudar.

                  Comentário


                    #10
                    Ora bem se estás a usar o teu turbo do outro motor... ou quando foi a rectificar algo ficou mal montado, ou supondo que está ok, ia para tubagem de intercooler, ou então os injetores que vem no novo motor são diferentes do outro (podem estar a dar menos debito).

                    Comentário


                      #11
                      Têm que trocar os injectores e o turbo pois esse é de geometria fixa e o teu é variável.

                      Nem sei como ele ligou as fichas sem ter o controle da geometria nesse turbo mas pronto, só isso já diz muito do profissional.

                      Comentário


                        #12
                        alem de todas as diferenças em certas peças que os outros users já foram mencionando, também precisas de afinar a electrónica aos novos componentes, obviamente é impossível colocar peças "diferentes" e esperar que a performance/consumos sejam iguais!

                        Comentário


                          #13
                          Que c*gada... O mapa de origem nunca vai funcionar como deve ser a partir do momento que metem um turbo de geometria fixa quando tinha um de geometria variável.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                            Que c*gada... O mapa de origem nunca vai funcionar como deve ser a partir do momento que metem um turbo de geometria fixa quando tinha um de geometria variável.
                            O turbo é outro, usado mas com a mesma refª do antigo.

                            Acho que vou mandar tirar o motor e trocar por outro com a mesma refª do antigo.

                            Comentário


                              #15
                              segundo o que ele deu a entender na reply #5 o motor vinha sem turbo, deduzo que tenha utlizado anterior tgv e suas ligações.
                              mas em todo o caso têm razão, o que mais deve fazer ali falta é um ajuste e configuração eletrónica pois quase garantidamente que os injetores e a bomba de alta pressão são diferentes, possivelmente até são melhores e capazes de maiores pressões e débitos

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado a todos pelas informações, mas o facto de o novo motor ser de um forgão "fiat doblo" não faz diferença... é que pode ser impressão minha o trabalhar parece diferente... parece mesmo de forgão...
                                Existe alguma oficina que consiga alterar o mapa da carrinha? Obrigado mais uma vez...

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas pessoal,

                                  Ao terceiro turbo a carrinha finalmente está como nova...

                                  Obg, a todos um abraço.

                                  Comentário

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