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IBIZA 6k Embraiagem/Caixa, dificuldade em entrar mudanças e arranhar [HELP]

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    IBIZA 6k Embraiagem/Caixa, dificuldade em entrar mudanças e arranhar [HELP]

    Boas,

    Eu de momento tenho um/uma Seat Ibiza 6k 1.9tdi comercial 90 cv , conta com 90 mil de kms( sim são reais), muito pouco para carro a gasóleo de 98, está na minha mão a +- 10mil km.
    Ele agora está me a dar uns problemas esquisitos ou na embraiagem ou na caixa nem sei bem, que é o seguinte, eu ao meter as mudanças não consigo por a 1ª nem 2ª sem forçar muito mesmo parece que vou rebentar aquilo tenho mesmo de fazer bastante força, mesmo com o carro completamente parado e a redzir para a segunda também é bastante complicado, ao passar para 3ª mesmo com a embraiagem bem lá no fundo colada mesmo ela ao entrar arranha as vezes e é complicado as vezes ela entrar.

    Hoje a vir para o trabalho ao meter 5ª tava dificil e duro e ao reduzir parece que está bloqueado em todas as mudanças, tive dificuldade a reduzir para 4ª, parece que mesmo antes de entrar na mudança tem uma paredezinha que tenho de esmagar para entrar na mudança. Ao chegar ao estacionamento normalmente estaciono de traseira ele recentemente ao entrar em Marcha atrás tem arranhado um pouco devido ao mesmo problema e hoje ao chegar paro completamente o carro ovu a meter marcha atrás e arranha, mas a mudança não entra tento de novo e nada fica ali a arranhar sempre, óbvio que eu largo logo pois tentei 4 vezes e nada tentei meter outras mudanças antes e nada, parecia que o disco continuava sempre em movimento e não conseguia por a MA , e se ficasse lá a segurar ele ficava a arranhar sempre e sem entrar na mudança. Tentei de tudo, completamente parado, até com o travão de mão posto e tudo e nada.
    Tem andado assim a uns dias e hoje piorou muito mais ao ponto de ter mesmo que mandar estouros para a 1ª e segunda entrarem e nem conseguir por a marcha atrás.
    Alguém sabe o que pode ser? Está quase impossível de conduzir quase de um momento para o outro.
    Agradeço qualquer ajuda.

    #2
    Já pus isso no outro tópico, não é de todo conveniente andares a pôr as mesmas questões em locais diferentes.

    De qualquer forma, aqui vai:

    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Acabou a embraiagem. Encosta isso antes que rebentes com a caixa de velocidades também.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Já pus isso no outro tópico, não é de todo conveniente andares a pôr as mesmas questões em locais diferentes.

      De qualquer forma, aqui vai:
      Eu pus agora aqui para ter mais visibilidade já que o outro thread nada tem haver, tirando que é sobre o meu carro.

      Comentário


        #4
        O meu irmão há uns valentes anos atrás teve um Ibiza comercial (comprado novo) e a certa altura começou a ter problemas em meter mudaças, quem lhe fazia a manutençao ao carro era um senhor mecanico na Seat.

        O diagnóstico foi uma peça no selector da caixa, segundo ele não era incomum acontecer, nem foi preciso tirar a caixa.

        Portanto o melhor mesmo é levar isso a um bom mecanico para fazer um diagnostico.

        Andares assim com o carro estás sujeito a rebentares com a caixa e se for embraiagem vais ter que por as duas coisas.

        Comentário


          #5
          [UPDATE]

          Já deixei ontem o carro no mecânico.
          O pedal encostado no fundo já está a querer puxar e levantando um milímetro já está a andar, o mecânico teve a ver e superficialmente acha que pode ser a bomba hidráulica o pedal que tem umas babas de óleo mesmo a beira do pedal, não me falou em números €€€ da bomba nem nada.
          Ele agora esta semana vai investigar mais a fundo a situação.
          Assim que receber noticias vou dando update.

          Comentário


            #6
            Tens sorte que dá para trocar a bomba sem tirar a caixa. Isto se não estragaste a forquilha ou a prensa.

            Comentário


              #7
              Já recebi o carro de volta foram 160€ no total, 30€ de mão de obra e 69,70€ para a bomba principal a do pedal, e 48,96€ para a bomba auxiliar, 7,46 € do óleo dos travões/embraiagem que são no mesmo recipiente, e mais uma mola de plastico para algo que não consigo perceber no papel que foi 2,74€
              Ainda ficou um pouco caro.

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