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Chevrolet Cruze - Ajuda com Bobina de ignição

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    Chevrolet Cruze - Ajuda com Bobina de ignição

    Boa noite,

    Preciso de ajuda de um especialista ou vários

    Tenho um Chevrolet Cruze 1.6 CC a gasolina, e há uns Kms que identifico que o carro já não desenvolve como antes, inicialmente notava essencialmente a partir da 3ª velocidade até que um dia da semana passada, engasgou num arranque após parar num semáforo e acendeu a luz do motor piscando, assim como da tração.

    Fui à Norauto e após diagnóstico deles na máquina disseram-me que era erro no cilindro 3 salvo erro, e que seria necessário substituição de bobina de ignição e velas com orçamento de 310€ (200€ só para a bobina).

    Entretanto achei caro fui a um mecânico perto de casa que fez novo diagnóstico e disse-me que era apenas velas se podia mudar. Aceitei e fui levantar o carro e aparentemente estava a funcionar bem, até que após um teste mais rigoroso, puxando um pouco pelo carro o erro voltou. Fui novamente ao mecânico que me e perguntei-lhe se não seria a bobina (já diagnosticada na Norauto), e ele diz que não se acreditava, então aconselhou-me um liquido de limpeza de injetores (25€), colocar gasolina aditivada e puxar um pouco pelo carro em autoestrada, assim o fiz e nada, sintomas agravaram com maior vibração agora em ponto morto ou nas paragens e desenvolve menos.

    Voltei à Norauto após já não confiar neste mecânico, que insistem na bobina de ignição. Mandaram vir 3 bobinas de concorrência (200€ cada), mas após colocação o carro não pega, voltamos a colocar a bobina de origem e ele pega perfeitamente. Dizem-me que teremos que colocar bobina de origem que se cifra em 390€!!

    A Minha questão é será que é mesmo da bobina? Tenho instalação marcada para 03/05 mas queria muito ouvir as vossas opiniões p.f pois corro o risco de gastar 450€ com montagem incluída e não ser este o problema.

    obrigado

    #2
    Aconselho a ir a um bom mecanico. Esses preços estão super inflacionados

    E sim, pode ser da bobina

    Comentário


      #3
      Bom, essas bobines são a preço de ouro...
      Atenção que não é nada bom andares com o carro assim, podes dar cabo do catalisador. Eu até sou experiente () em bobines, mas felizmente para mim, custam uma fracção dessas tuas. Muito honestamente ninguém te pode dizer se é das bobines ou não, até porque falha num cilindro até pode ser o injector. O meu conselho passa por meteres o carro onde tenhas confiança.

      Agora, e esquecendo o custo das bobines, o ideal será colocar as 4, até porque às tantas as outras devem estar a dar raia daqui a pouco tempo. O custo é que pode fazer caminhar noutra direcção (trocar só a do 3º cilindro).

      Se trocares a bobine e ficar bom, menos mal. Se ficar na mesma, pode ser o injector, como te disse.

      Comentário


        #4
        Obrigado a ambos.

        As bobines são as 4 juntas.

        imaginem que coloco a bobina e de seguida vamos dar uma volta de teste, é impossível que sendo injetores o carro não apresentem anomalias correto? Ou seja se após a colocação da bobina o carro melhorar, à partida será disso. Porque tenciono fazer teste e só pagar se resolver.

        obrigado mais uma vez

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mcmad Ver Post
          Obrigado a ambos.

          As bobines são as 4 juntas.

          imaginem que coloco a bobina e de seguida vamos dar uma volta de teste, é impossível que sendo injetores o carro não apresentem anomalias correto? Ou seja se após a colocação da bobina o carro melhorar, à partida será disso. Porque tenciono fazer teste e só pagar se resolver.

          obrigado mais uma vez
          Em princípio sim. E tudo indica que possa mesmo ser da bobine (ainda bem que é "só" esse valor, eu estava a ver que seria X4).

          Já perguntaste o preço na própria marca? Ou em sites online?

          Não sei qual é a versão do motor do teu carro, ano, etc, mas olha aqui para o motor de 113 cv:

          https://www.autopartslogistic.com/in...jQEjQID1NsPQ,,

          https://www.mister-auto.pt/bobina-de...1469_g689.html

          Tendo em conta o orçamento que te deram, devem ser as mais caras, mas mesmo assim comparando com os 390 € ainda é uma grande diferença.

          Sabes qual marca que te colocaram e não funcionou? E qual a marca da origem? E a marca das velas?
          Editado pela última vez por Ecoflex; 01 May 2019, 13:13.

          Comentário


            #6
            isso é Opel esse motor já é conhecido pelas bobines darem raia, logo o ideal seria ires a um representante Opel e resolver logo isso, não é barato a bobine é cara, logo não vale apena quereres fazer a festa barata, larga esses mecânicos da treta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
              isso é Opel esse motor já é conhecido pelas bobines darem raia, logo o ideal seria ires a um representante Opel e resolver logo isso, não é barato a bobine é cara, logo não vale apena quereres fazer a festa barata, larga esses mecânicos da treta.
              Podes desenvolver?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mcmad Ver Post
                Boa noite,

                Preciso de ajuda de um especialista ou vários

                Tenho um Chevrolet Cruze 1.6 CC a gasolina, e há uns Kms que identifico que o carro já não desenvolve como antes, inicialmente notava essencialmente a partir da 3ª velocidade até que um dia da semana passada, engasgou num arranque após parar num semáforo e acendeu a luz do motor piscando, assim como da tração.

                Fui à Norauto e após diagnóstico deles na máquina disseram-me que era erro no cilindro 3 salvo erro, e que seria necessário substituição de bobina de ignição e velas com orçamento de 310€ (200€ só para a bobina).

                Entretanto achei caro fui a um mecânico perto de casa que fez novo diagnóstico e disse-me que era apenas velas se podia mudar. Aceitei e fui levantar o carro e aparentemente estava a funcionar bem, até que após um teste mais rigoroso, puxando um pouco pelo carro o erro voltou. Fui novamente ao mecânico que me e perguntei-lhe se não seria a bobina (já diagnosticada na Norauto), e ele diz que não se acreditava, então aconselhou-me um liquido de limpeza de injetores (25€), colocar gasolina aditivada e puxar um pouco pelo carro em autoestrada, assim o fiz e nada, sintomas agravaram com maior vibração agora em ponto morto ou nas paragens e desenvolve menos.

                Voltei à Norauto após já não confiar neste mecânico, que insistem na bobina de ignição. Mandaram vir 3 bobinas de concorrência (200€ cada), mas após colocação o carro não pega, voltamos a colocar a bobina de origem e ele pega perfeitamente. Dizem-me que teremos que colocar bobina de origem que se cifra em 390€!!

                A Minha questão é será que é mesmo da bobina? Tenho instalação marcada para 03/05 mas queria muito ouvir as vossas opiniões p.f pois corro o risco de gastar 450€ com montagem incluída e não ser este o problema.

                obrigado
                Matrícula por mensagem privada sff.

                Comentário


                  #9
                  Não sei se o motor é o mesmo mas há uns anos os meus pais tinham um Opel Vectra B, motor X16XEL que teve que levar a bobine de ignição e os sintomas eram muito idênticos aos referidos. Lembro-me que a marca da bobine era Delphi. O meu pai foi a uma casa de peças, mandou vir uma igual (mesma referência), montou e ficou bom. De notar que o preço andou pelos 200€.

                  Comentário


                    #10
                    As 3 bobinas que vieram eram todos diferentes de diversas marcas de concorrência, o carro só precisa de uma, idêntica à imagem. Como não pega sequer com nenhuma delas tiveram que ir à origem e vem de Espanha.
                    Ficheiros anexados

                    Comentário


                      #11
                      Essa bobine é igual às mais caras dos links que coloquei. Só não sei qual será a marca OEM.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mcmad Ver Post
                        As 3 bobinas que vieram eram todos diferentes de diversas marcas de concorrência, o carro só precisa de uma, idêntica à imagem. Como não pega sequer com nenhuma delas tiveram que ir à origem e vem de Espanha.
                        Curiosamente, estava a dar outra pela matricula. Fui pelo VIN e dá essa da foto. Referência original:
                        CHEVROLET 55570160
                        CHEVROLET 96476979
                        O que dá uns mais simpáticos 76€ da Japnparts ou 140€ da Bosch.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Curiosamente, estava a dar outra pela matricula. Fui pelo VIN e dá essa da foto. Referência original:


                          O que dá uns mais simpáticos 76€ da Japnparts ou 140€ da Bosch.
                          Da Bosch seria esta referência 0 986 221 097 certo?

                          Agora se colocares a referência na busca só aparece NGK e Japanparts.

                          Só por telefone?

                          Comentário


                            #14
                            imaginem que coloco a bobina e de seguida vamos dar uma volta de teste, é impossível que sendo injetores o carro não apresentem anomalias correto? Ou seja se após a colocação da bobina o carro melhorar, à partida será disso. Porque tenciono fazer teste e só pagar se resolver.obrigado mais uma vez

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carstow Ver Post
                              imaginem que coloco a bobina e de seguida vamos dar uma volta de teste, é impossível que sendo injetores o carro não apresentem anomalias correto? Ou seja se após a colocação da bobina o carro melhorar, à partida será disso. Porque tenciono fazer teste e só pagar se resolver.obrigado mais uma vez
                              Outra vez a mesma pergunta? Tens 2 users registados?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Outra vez a mesma pergunta? Tens 2 users registados?

                                Não.

                                presumo que o carstow queria citar com resposta

                                Comentário


                                  #17
                                  Já mudei a bobina e fui fazer teste em autoestrada e o carro corresponde, desenvolve bem e pararam os soluços. No entanto denoto um aumento exponencial do consumo de combustível, até com o carro parado a média que o computador de bordo está a fazer esta sempre aumentar com ele parado ligado.

                                  Será o computador de bordo ajustar ou algo mais grave?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mcmad Ver Post
                                    Já mudei a bobina e fui fazer teste em autoestrada e o carro corresponde, desenvolve bem e pararam os soluços. No entanto denoto um aumento exponencial do consumo de combustível, até com o carro parado a média que o computador de bordo está a fazer esta sempre aumentar com ele parado ligado.

                                    Será o computador de bordo ajustar ou algo mais grave?
                                    Se está parado e ligado, é natural que a média suba. Foi a única situação que te despertou a atenção?

                                    Não creio que seja do CB. Tens que tirar isso a limpo sem te fiares no CB, com as contas de merceeiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Caros

                                      O carro tem andado bem, até que hoje vou a pegar nele e não pega, nem sinal dá.

                                      Já experimentei com cabos ligados à bateria do carro da minha mulher e nada.

                                      nao faz mesmo qualquer barulho de tentativa de ignição..

                                      o que poderá ser?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Após algumas pesquisas na internet optei por experimentar com a 2ª chave e pegou.

                                        Depois também já pegou com a 1ª chave mas fica com a luz que anexo acesa.

                                        terei que reprogramar a chave, alguém sabe como?
                                        Ficheiros anexados

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