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Carro não pega, tem estado parado. Comprar bateria nova?

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    Carro não pega, tem estado parado. Comprar bateria nova?

    Boa noite caros foristas,

    Pois é como o título indica, o meu yaris d4d hoje pela primeira vez não pegou. Ainda acende as luzes do painel mas só se ouve trrrrrrr deve ser o motor de arranque a tentar arrancar mas não tem o boost da bateria.

    O carro tem sido muito pouco utilizado nos ultimos 4 meses, pego nele praí uma vez por semana só para não descarregar a bateria, e faço aí uns 10-15 kms, a maioria deles no trânsito. Sempre julguei que fosse o suficiente para carregar a bateria e ir aguentando... Enganei-me.

    A questão aqui é se vale a pena ou não trocar de bateria, ou se compensará comprar os cabos de bateria, carregar esta e andar mais com o carro ... Quantos kms vocês acham que são necessários para carregar uma bateria a 100%?

    Não sei quanto tempo tem esta bateria, o carro tem 9 anos e comprei-o usado há 2,5 anos atrás.

    Obrigado

    #2
    se a bateria não for muito velha, podes perfeitamente comprar cabos de bateria e andar com o carro... geralmente, se deixares o carro em ralenti por aí uma hora - talvez menos - a bateria fica completamente carregada (no meu carro, são 40mins a ralenti para carregar a bateria de 0 a 100%, também já me aconteceu isto 2 vezes).
    recomendava-te, antes de comprar cabos de bateria, comprar um voltimetro, algo simples chega, eu tenho um que comprei nos chineses por 4€, nada de complicado, simplesmente liga uma luz vermelha, amarela ou verde dependendo da condição da bateria, além disso se meteres o carro a trabalhar também diz se o alternador está a carregar a bateria em condições, para mim é uma ferramenta indispensável e é pequeno (do tamanho da largura de uma mão), cabe em qualquer lado.

    aqui, ou investes 10-15€ nuns cabos de baterias ou compras um carregador de baterias. o carregador de baterias compensa mais, assim não tens de meter o carro a trabalhar para carregar a bateria, demoras é 3-4h a carregar a bateria. eu comprei o meu no continente, por 30€, marca carpoint, funciona muito bem e gasta um fusivel que parte se houver uma descarga eletrica.

    eu recomendava carregar a bateria, dar mais uso ao carro, pelo menos deixa-lo em ralenti alguns minutos antes e depois de uma viagem no para-arranca da cidade a ver o que acontece... se fores deixar o carro parado muito tempo, digamos, mais de 1 semana, abre o capô e desliga o polo negativo da bateria (cabo preto ou verde e amarelo, se não souberes qual deles é o negativo e são ambos cabos da mesma cor, desliga os dois e está feito), porque se fazes assim viagens curtas que não dá para carregar a bateria, até o relogio do carro te acaba por drenar a bateria toda, foi isso que aconteceu ao meu por 2x, era o relogio do radio que me drenava a bateria...

    também podes instalar um corta corrente na bateria, há uns corta corrente que se compram, super baratos na net, que aquilo é tipo uma abraçadeira igual à que se usa no carro para ligar o cabo à bateria só que tem uma roda ou assim em cima a fazer de corta corrente, assim escusas de tar todas as semanas a apertar e desapertar a abraçadeira... e quando fizeres isso, desliga sempre o polo negativo, é sempre polo negativo ou os dois, nunca desligues só o polo positivo (cabo vermelho) porque o negativo é que faz de massa e se instalares corta corrente é também no polo negativo, salvo se as instruções do corta corrente indicarem para meter no polo positivo, mas duvido.

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      #3
      já agora, por facto de curiorisidade, caso não saibas, a razão de se desligar sempre o polo negativo é porque a eletricidade flui do negativo para o positivo. O eletrão tem uma charga negativa e as baterias são feitas que o polo negativo tenha uma alta concentração de eletrões e o positivo tenha defice de eletrões, fazendo-os saltar de polo para polo, gerando assim eletricidade. o polo negativo está também ligado ao chassis do carro, fazendo massa ou seja, se removeres o polo positivo primeiro, corres o risco de provocar um incendio se não tiveres cuidado porque todo o teu carro vai estar a fazer massa e se tocares com o polo positivo nalguma parte metálica do carro, vai fazer faíscas...

      ao remover o polo negativo, isso já não acontece, é recomendável remover sempre os dois polos, mas o que é mesmo necessário é remover o polo negativo, remover o positivo é só por precaução, porque sem o polo negativo (ou seja, sem massa) a bateria não funciona de todo.


      até podes saber isto mas não custa nada avisar, quando tirares o polo negativo e o positivo de alguma bateria, tem a certeza de que não tens nenhuma parte do corpo a tocar no carro ou em nada metálico e até retirares o polo positivo não deixes o negativo a tocar em nada. assim fazes o processo em segurança, porque se deixares o negativo a tocar no chassis do carro e estiveres a tocar com a pele no carro, mal ponhas a mão no polo positivo apanhas um choque.

      Comentário


        #4
        Olá, muito obrigado pela resposta. Acabei por comprar os cabos, pois como tenho segundo carro, e este é para estar parado, caso aconteça segunda vez tenho sempre remédio ... e então aí compro bateria nova. Além disso cabos dão sempre jeito.

        O carro arrancou logo à primeira, dei uma volta de 25 minutos com ele, desliguei e tornei a ligar sem problemas. Agora vou andando mais vezes e estando atento à bateria, mas acredito que esteja boa, e tenha descarregado por evidente falta de uso ...

        Cumprimentos!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
          Olá, muito obrigado pela resposta. Acabei por comprar os cabos, pois como tenho segundo carro, e este é para estar parado, caso aconteça segunda vez tenho sempre remédio ... e então aí compro bateria nova. Além disso cabos dão sempre jeito.

          O carro arrancou logo à primeira, dei uma volta de 25 minutos com ele, desliguei e tornei a ligar sem problemas. Agora vou andando mais vezes e estando atento à bateria, mas acredito que esteja boa, e tenha descarregado por evidente falta de uso ...

          Cumprimentos!!
          O melhor é sempre ires andado mais vezes, senão descarregas a bateria e como já não é nova qualquer dia vai de vez.

          O que podes fazer em caso de mais tempo parado é desligar a bateria, normalmente existe sempre pequenos consumos.

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            #6
            Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
            Boa noite caros foristas,

            Pois é como o título indica, o meu yaris d4d hoje pela primeira vez não pegou. Ainda acende as luzes do painel mas só se ouve trrrrrrr deve ser o motor de arranque a tentar arrancar mas não tem o boost da bateria.

            O carro tem sido muito pouco utilizado nos ultimos 4 meses, pego nele praí uma vez por semana só para não descarregar a bateria, e faço aí uns 10-15 kms, a maioria deles no trânsito. Sempre julguei que fosse o suficiente para carregar a bateria e ir aguentando... Enganei-me.

            A questão aqui é se vale a pena ou não trocar de bateria, ou se compensará comprar os cabos de bateria, carregar esta e andar mais com o carro ... Quantos kms vocês acham que são necessários para carregar uma bateria a 100%?

            Não sei quanto tempo tem esta bateria, o carro tem 9 anos e comprei-o usado há 2,5 anos atrás.

            Obrigado

            Compra um carregador, e nao cabos.

            Fica imensamente mais caro e inefeciente carregar a bateria com um alternador a 60% de eficiencia, commum motor a funcionar a 25% de eficiencia, ou seja no total apenas 15% do custo da gasolina que metes, realmente carrega uma bateria.

            É como pagar cada litro de gasolina a 10€.

            ve no topico das baterias, carregadores inteligentes a custar 30€

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              #7
              Originalmente Colocado por Khidreal Ver Post
              se a bateria não for muito velha, podes perfeitamente comprar cabos de bateria e andar com o carro... geralmente, se deixares o carro em ralenti por aí uma hora - talvez menos - a bateria fica completamente carregada (no meu carro, são 40mins a ralenti para carregar a bateria de 0 a 100%, também já me aconteceu isto 2 vezes).
              recomendava-te, antes de comprar cabos de bateria, comprar um voltimetro, algo simples chega, eu tenho um que comprei nos chineses por 4€, nada de complicado, simplesmente liga uma luz vermelha, amarela ou verde dependendo da condição da bateria, além disso se meteres o carro a trabalhar também diz se o alternador está a carregar a bateria em condições, para mim é uma ferramenta indispensável e é pequeno (do tamanho da largura de uma mão), cabe em qualquer lado.

              aqui, ou investes 10-15€ nuns cabos de baterias ou compras um carregador de baterias. o carregador de baterias compensa mais, assim não tens de meter o carro a trabalhar para carregar a bateria, demoras é 3-4h a carregar a bateria. eu comprei o meu no continente, por 30€, marca carpoint, funciona muito bem e gasta um fusivel que parte se houver uma descarga eletrica.

              eu recomendava carregar a bateria, dar mais uso ao carro, pelo menos deixa-lo em ralenti alguns minutos antes e depois de uma viagem no para-arranca da cidade a ver o que acontece... se fores deixar o carro parado muito tempo, digamos, mais de 1 semana, abre o capô e desliga o polo negativo da bateria (cabo preto ou verde e amarelo, se não souberes qual deles é o negativo e são ambos cabos da mesma cor, desliga os dois e está feito), porque se fazes assim viagens curtas que não dá para carregar a bateria, até o relogio do carro te acaba por drenar a bateria toda, foi isso que aconteceu ao meu por 2x, era o relogio do radio que me drenava a bateria...

              também podes instalar um corta corrente na bateria, há uns corta corrente que se compram, super baratos na net, que aquilo é tipo uma abraçadeira igual à que se usa no carro para ligar o cabo à bateria só que tem uma roda ou assim em cima a fazer de corta corrente, assim escusas de tar todas as semanas a apertar e desapertar a abraçadeira... e quando fizeres isso, desliga sempre o polo negativo, é sempre polo negativo ou os dois, nunca desligues só o polo positivo (cabo vermelho) porque o negativo é que faz de massa e se instalares corta corrente é também no polo negativo, salvo se as instruções do corta corrente indicarem para meter no polo positivo, mas duvido.
              Nunca na vida um carro carrega a bateria de 0 a 100 em 40min, e muito menos ao ralenti.

              Comentário


                #8
                Se mantiveres essa utilização do carro compra um bornes de aperto rápido, quando o carro ficar parado tiras o borne negativo.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                  Nunca na vida um carro carrega a bateria de 0 a 100 em 40min, e muito menos ao ralenti.
                  O meu carrega, mas a minha também já está deteorada, pode ser por isso que carrega tão rápido, mas até agora nunca tive problemas diretamente com a bateria.

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                    #10
                    Também se pode tentar tirar a bateria e pô-la back in business. Há n vídeos no youtube a ensinar, basicamente é despejar o ácido pra uma bacia com muito cuidado, limpar por dentro com bicarbonato de sódio, voltar a meter o ácido completando com mais algum e no fim pondo à carga. Tentei fazer isso com uma que me fez 11 anos e 3 meses mas não resultou.

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