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Cavalos escondidos

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    Cavalos escondidos

    Desde sempre que me lembro de ouvir falar de cv escondidos, ou seja carros com mais cv do que aquilo que declaram.

    Este parece ser um exemplo extremo, pois um BMW M5 dos actuais que declara 600 cv, no banco acusou cerca de 700 cv ou seja praticamente mais 17% do que o anunciado.

    https://www.razaoautomovel.com/2018/...m5-mais-100-cv

    De facto já nas medições de acelerações o carro parece mais rápido do que os 600 cv deixariam adevinhar e já na anterior geração se falava nisto.

    O que acham ?

    #2
    Emissões, consumos etc .. digo eu...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
      Desde sempre que me lembro de ouvir falar de cv escondidos, ou seja carros com mais cv do que aquilo que declaram.

      Este parece ser um exemplo extremo, pois um BMW M5 dos actuais que declara 600 cv, no banco acusou cerca de 700 cv ou seja praticamente mais 17% do que o anunciado.

      https://www.razaoautomovel.com/2018/...m5-mais-100-cv

      De facto já nas medições de acelerações o carro parece mais rápido do que os 600 cv deixariam adevinhar e já na anterior geração se falava nisto.

      O que acham ?
      Como quase tudo na vida, acho que a verdade anda ali pelo meio.

      Se o carro/modelo/motor X debitar mais potência do que o declarado, a marca sabe-o perfeitamente. Os motivos poderão ser os mais variados.

      Existem mecânicas que pela via do aquecimento excessivo em banco, ou fluxo de ar insuficiente (temas interligados, claro) apresentam valores mais baixos que o anunciado.

      Mas tipicamente um motor com boa saúde (especialmente os sobrealimentados) costuma apresentar sempre mais alguns cavalos e binário em banco.

      Em cima disto existe sempre a variável criada pela medição "cá fora", que dependerá do banco, operador do banco, e condições atmosféricas.

      Por isso, tal como comecei acabo. Acho que a verdade anda ali pelo meio.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
        Como quase tudo na vida, acho que a verdade anda ali pelo meio.

        Se o carro/modelo/motor X debitar mais potência do que o declarado, a marca sabe-o perfeitamente. Os motivos poderão ser os mais variados.

        Existem mecânicas que pela via do aquecimento excessivo em banco, ou fluxo de ar insuficiente (temas interligados, claro) apresentam valores mais baixos que o anunciado.

        Mas tipicamente um motor com boa saúde (especialmente os sobrealimentados) costuma apresentar sempre mais alguns cavalos e binário em banco.

        Em cima disto existe sempre a variável criada pela medição "cá fora", que dependerá do banco, operador do banco, e condições atmosféricas.

        Por isso, tal como comecei acabo. Acho que a verdade anda ali pelo meio.
        Também tenho ideia de que os bancos de potência tendem a ser optimistas, mas neste caso é uma grande diferença. Seria como um 20d de 190 cv acusar 222 cv.

        Tenho ideia de que ultimamente no caso dos BMW turbo a gasolina ter os carros com mais cv é prática comum.

        Comentário


          #5
          Um pouco como diz o BrunoD, a certificação segundo uma norma, ISO, DIN, whatever, é na realidade muito complexa. Obedece a condições padrão extremamente difíceis de replicar.

          Posso dizer que já trabalhei num ramo de certificação ISO - não de potências - e havia dias em que pura e simplesmente não se conseguia obter uma medição, por muito controle que existia no ambiente. E olha que o ambiente era extremamente controlavel, um lab específico para o efeito. Só para terem uma ideia, um termómetro para aferição de uma temperatura ambiente era uma caixa pesada, cubica de 20cms de aresta, custava cerca de 10 mil euros.
          Calibração era o diabo... Havia instrumentos cuja calibração era.. diária!

          Depois um erro de 5% num carro de 50 cv são 2,5cv... num carro de 500cv são 25cv...

          Depois tens a variabilidade dentro dos motores. Provavelmente eles testam um lote e terão de homologar a menor potência conseguida... mais uma vez, se houver um desvio de 2%.... mesma história.

          Portanto se a intenção for mesmo esconder cavalos, nem precisam de ficar com o rabo de fora!!

          Comentário


            #6
            Já vi uns a acusarem mais e outros a acusarem menos. Não é uma ciencia exacta

            Apesar de 100cv de diferença não ser nada usual

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
              Também tenho ideia de que os bancos de potência tendem a ser optimistas, mas neste caso é uma grande diferença. Seria como um 20d de 190 cv acusar 222 cv.

              Tenho ideia de que ultimamente no caso dos BMW turbo a gasolina ter os carros com mais cv é prática comum.
              Daí a ter dito que a verdade anda ali pelo meio, ou seja, não os 17%, mas mais na casa dos 8/9%.

              Comentário


                #8
                Impostos, muitos alemães têm duas cavalariças.

                Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Não é anormal apresentar mais cavalos, ainda assim lendo o texto, em banco mediu ~625/634cv ás rodas, portanto, mais 25/34cv do que o anunciado, visto que a marca declara 600cv, perfeitamente normal num motor destes.
                  Não percebo porque é que falam na potência do motor, as potências declaradas já costumam ser à roda...pessoalmente acho o artigo um tanto ou quanto mal feito, podiam tê-lo feito para falar que é normal haver discrepâcias, que é normal o mesmo motor medir potências diferentes, as variáveis que se deve ter em conta, a afinação, o proprio banco em si, basicamente o que fizeram, excepto os tais 100cv, foi um bocado tipo os jornais e "as gordas"...
                  Editado pela última vez por soulrebel; 03 May 2019, 22:07.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                    Não é anormal apresentar mais cavalos, ainda assim lendo o texto, em banco mediu ~625/634cv ás rodas, portanto, mais 25/34cv do que o anunciado, visto que a marca declara 600cv, perfeitamente normal num motor destes.
                    Não percebo porque é que falam na potência do motor, as potências declaradas já costumam ser à roda...pessoalmente acho o artigo um tanto ou quanto mal feito, podiam tê-lo feito para falar que é normal haver discrepâcias, que é normal o mesmo motor medir potências diferentes, as variáveis que se deve ter em conta, a afinação, o proprio banco em si, basicamente o que fizeram, excepto os tais 100cv, foi um bocado tipo os jornais e "as gordas"...
                    As potências declaradas são SEMPRE no motor.

                    Comentário


                      #11
                      Cavalos escondidos

                      Essa medição com mais 100cv está certamente toda manipuladinha (ou foi mal medido).

                      O que se passa é que nos carros com motores turbo é normal haver uma discrepância notável - que em regra até é para mais que para menos, como se as marcas colocassem o valor médio nuns 5% acima da potência declarada, obtendo um valor mínimo, considerando o desvio padrão, na ordem da potência declarada.

                      Não tem nada a ver com impostos alemães, os alemães não pagam impostos por potência, mas sim por cilindrada e emissões.

                      A medição em bancos de potência é um assunto demasiado complicado, nem eu sou expert, mas acompanhando o assunto em alguns fóruns automóveis já deu para aprender que as variáveis em questão são demasiadas. Sem o gráfico de potência e binário nem deveríamos dar corda ao assunto. Até porque, com 700cv, o M5 teria uma aceleração que não tem, até hoje nenhum teve, e numa linha de montagem não há anormalidades/singularidades assim. Com recurso à aceleração de GPS é possível, matematicamente, obter a potência teórica do carro, que, por incrível que pareça, bate quase sempre (desde que alguns parâmetros sejam conhecidos, superfície frontal, cw, peso, etc). Se o carro tivesse 700cv andaria sem duvida mais do que os modelos que andam por aí a ser medidos, e que acusam sim até 640/650cv.

                      Cá para mim, a potência ou não foi corrigida ou não está corrigida conforme a norma DIN/ISO.

                      Ah, e a BMW não aumenta a potência assim tão estupidamente como se diz, é como outra marca qualquer.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                        As potências declaradas são SEMPRE no motor.
                        Tens razão, vim editar com a pressa e troquei as palavras
                        Portanto para não ir editar e estragar o quote, as potências declaradas são ao motor, e o mais provável é os valores do gráfico serem já os finais estimados ao motor, até porque lá, não especifica...

                        Comentário

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