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Motores Diesel - compra de usado

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    Motores Diesel - compra de usado

    Boas malta,

    Como alguns de vocês sabem, o Lexus foi para a sucata e preciso de comprar um usado barato para o substituir até a vida normalizar.

    Ando a ver na casa dos 3 a 4000€ a Diesel sabendo que à partida nenhum deles vai estar novo...

    Entre 1.7 cdti (100 Isuzu e 125 Opel), 1.6 HDI 110, 1.5 DCI 100, 1.3Mjet, 1.4D4D e 2.0D4D (dos mais caros), etc o que recomendam?
    Algum motor que me esteja a escapar e que seja digno de ser considerado?
    Todos os eles contam com mais de 200 000 Km mais coisa menos coisa.

    Alternativamente a todos estes mais recentes (Megane, Astra, 307/407, Corolla, Punto) tenho uma Ibiza GT TDI de um amigo (com praticamente todos os extras da altura) com o 1.9 TDI 110cv (não é o PD) de 97 que está toda original e completamente nova e que sei que à partida será a mais fiável de todos, pelo menos a nível de motor no entanto, não deixa de ser a menos apelativa pois é a mais antiga seja em design seja em segurança.

    Chutem daí as vossas sugestões ou motorizações que me estejam a escapar.

    #2
    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    Algum motor que me esteja a escapar e que seja digno de ser considerado?
    Sim, o melhor deles todos: 1.9 JTD/Multijet.

    Algo como um 156 1.9 já se arranja por menos de 4000€.
    Editado pela última vez por brkncrss; 14 May 2019, 19:17.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
      Sim, o melhor deles todos: 1.9 JTD/Multijet.

      Algo como um 156 1.9 já se arranja por menos de 4000€.
      Nesta gama de preços só nos Alfa 147 pelo que tenho visto.

      Isso é motor para fazer que consumos?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
        Nesta gama de preços só nos Alfa 147 pelo que tenho visto.

        Isso é motor para fazer que consumos?
        Vê este como exemplo: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#56977609c5
        Os 147 estão mais caros, por serem mais recentes e mais "joviais."

        Quanto a consumos, podes esperar os 6~7L. Por aí.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
          Sim, o melhor deles todos: 1.9 JTD/Multijet.

          Algo como um 156 1.9 já se arranja por menos de 4000€.
          As tuas participações são tão condicionadas e parciais que devias ser proibido de responder a certos tópicos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            As tuas participações são tão condicionadas e parciais que devias ser proibido de responder a certos tópicos...


            Até a antiga redacção do AH concorda. Shh.




            (e pelo menos sou coerente)

            Comentário


              #7
              Não sabia do acidente... bolas !

              O pior dos 147 / 156 é que são projectos mais antigos.


              Eu procuraria um Focus 1.6 o mais arranjadinho possível dentro do orçamento.
              Ou jogando pela regra do mais novo = menos chatices, um punto 1.3

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                As tuas participações são tão condicionadas e parciais que devias ser proibido de responder a certos tópicos...
                “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
                Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
                Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                  Não sabia do acidente... bolas !

                  O pior dos 147 / 156 é que são projectos mais antigos.


                  Eu procuraria um Focus 1.6 o mais arranjadinho possível dentro do orçamento.
                  Ou jogando pela regra do mais novo = menos chatices, um punto 1.3
                  Tipo isto?
                  Os Focus desta altura partilham bloco PSA certo? A fiabilidade é igual?

                  https://www.olx.pt/anuncio/fiat-gran...h-IDCLKBI.html

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                    Tipo isto?
                    Os Focus desta altura partilham bloco PSA certo? A fiabilidade é igual?

                    https://www.olx.pt/anuncio/fiat-gran...h-IDCLKBI.html
                    Ri com a parte do kit Abarth. Tipo autocolantes comprados no ebay?

                    De resto parece estar em bom estado. Se fosse eu, com 200k km, acho que mudaria a corrente de distribuição, só por descargo de consciência.

                    Em relação aos Focus, é. Têm bloco PSA, não sei é precisar se os periféricos são todos idênticos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                      Tipo isto?
                      Os Focus desta altura partilham bloco PSA certo? A fiabilidade é igual?

                      https://www.olx.pt/anuncio/fiat-gran...h-IDCLKBI.html
                      Sim, Focus, 307, C4, V50, Mazda 3 (o meu) partilham o bloco entre eles o 1.6 "HDI"

                      Pelos 200k km o FAP deve começar a "apitar" alguns ainda vinham sem ele de origem.
                      E também ter atenção à embraiagem / bimassa ( meu tem 285k km e está bom)

                      Os componentes principais turbo / injectores são iguais, pelo que a fiabilidade é transversal.
                      Mais importante, são comuns e têm peças baratas.

                      Comentário


                        #12
                        Há algum ano em particular para os 1.3mjet e 1.6 (partilhado) para saírem com FAP?

                        Comentário


                          #13
                          CHB, se o FAP é "uma questão", o Astra de 101 cv não tem esse componente. Os últimos desta fornada foram em 2007, já com caixa de 6 e deves conseguir arranjar ainda com o IUC antigo (40 € e picos).
                          O bloco 1.7 aguenta muita porrada e faz muitos kms sem chatices. Desta época os maiores problemas são os tubos de refrigeração que convém olhar para eles e verificar se estão ressequidos, termostatos nas lonas, alternadores. São, efectivamente boas apostas se encontrares um em bom estado (nesta ordem de valores, até é mais importante que os kms).

                          Também há de 110 cv (não mencionaste isso no post inicial), são as ecoflex (atenção que também há 1.3 ecoflex). Eu tive uma destas e vendi-a com quase 300 mil kms com um registo de um tubo do intercooler que encostou no radiador e fissurou. Nada mais. Mas tal como as de 125 cv também têm FAP...Houve uma versão para finalizar este modelo, eram as cosmo plus com um bom equipamento para a altura, penso que em 2010. Vêm-se muitas dessa altura, mas não as encontras por 4 mil €.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por InesLuz Ver Post
                            “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
                            Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
                            Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”
                            Tiro à água... Splashhhhh...

                            Comentário


                              #15
                              Dessa lista de motores que colocas, em exemplares com muitos km só os D4D me oferecem confiança.

                              Com esse orçamento arranjas um e12 sem dificuldades.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Dessa lista de motores que colocas, em exemplares com muitos km só os D4D me oferecem confiança.

                                Com esse orçamento arranjas um e12 sem dificuldades.
                                Não me parece

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                  Não me parece
                                  Não acompanhei os preços nos últimos tempos, mas há 2 anos comprei uma sw 1.4 D4D de 2004, com 220k km, por 5500€. Dei um bocadinho mais porque era exemplar de confiança e foi negociada de volta de uns vinhos e umas cervejas.

                                  Outro motor que tenho como fiável é o Mazda 2.0 td pre-fap.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Não acompanhei os preços nos últimos tempos, mas há 2 anos comprei uma sw 1.4 D4D de 2004, com 220k km, por 5500€. Dei um bocadinho mais porque era exemplar de confiança e foi negociada de volta de uns vinhos e umas cervejas.

                                    Outro motor que tenho como fiável é o Mazda 2.0 td pre-fap.
                                    Há alguns exemplares abaixo dos 4000€ em aparente bom estado, mas a grande maioria está nos 4500-7000€ alguns com meio milhar de quilómetros.
                                    Acho que é um carro que vive muito da fama do D4D Toyota e portanto os preços nunca vai oscilar muito digo eu.
                                    Isto não quer dizer que eles vendam àqueles preços...
                                    Outro problema que estou a ter é que os melhores exemplares estão todos no centro...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não vou aconselhar nenhum carro, até porque com os anos que obrigatoriamente teêm para se enquadrarem no orçamento, mais vale uma viatura bem cuidada e mantida do que uma com uma mecânica reconhecidamente fiável mas toda lixada. O que posso aconselhar, até pelo o motivo da compra, é aquele que ofereça o maior grau de segurança.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                        Não vou aconselhar nenhum carro, até porque com os anos que obrigatoriamente teêm para se enquadrarem no orçamento, mais vale uma viatura bem cuidada e mantida do que uma com uma mecânica reconhecidamente fiável mas toda lixada. O que posso aconselhar, até pelo o motivo da compra, é aquele que ofereça o maior grau de segurança.
                                        A que inspira maior confiança é o Ibiza de 97, mas é também o mais velho.

                                        Sou capaz de ir ver este, estou à espera que me responda.

                                        https://www.olx.pt/anuncio/toyota-co...c-IDDiWc8.html

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                          Há alguns exemplares abaixo dos 4000€ em aparente bom estado, mas a grande maioria está nos 4500-7000€ alguns com meio milhar de quilómetros.
                                          Acho que é um carro que vive muito da fama do D4D Toyota e portanto os preços nunca vai oscilar muito digo eu.
                                          Isto não quer dizer que eles vendam àqueles preços...
                                          Outro problema que estou a ter é que os melhores exemplares estão todos no centro...
                                          Sim, andam entre os 200 e os 350 mil, mais que isso não há porque já foram ao barbeiro .

                                          São carros com mecânicas fiáveis, embora talvez não tanto como os seus antecessores. Algo frágeis a nível de interiores, com as forras das portas e os tectos a descolarem, a moca das mudanças a perder o cromado (<5€ no Ali) e a gaveta do tablier a partir (já no e11 era igual). Foi a "europeização" da Toyota, e nem tudo correu bem.

                                          A carrinha da minha mãe já conta com AC auto, cruise control, sensores de chuva e uma série de airbags.

                                          Para comprar carros a diesel com muitos km e orçamento "reduzido" são a minha escolha.

                                          Abaixo dos 300 mil km, só vejo isto que eventualmente merecia uma visita

                                          https://www.olx.pt/anuncio/toyota-co...tml#83e35f23ec

                                          https://www.olx.pt/anuncio/toyota-co...tml#83e35f23ec

                                          e eventualmente isto...

                                          https://www.olx.pt/anuncio/toyota-co...tml#83e35f23ec

                                          Em alternativa, esta Mazda...

                                          https://www.olx.pt/anuncio/mazda-6-2...tml#7090cf269a

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já contactei alguns Corolla, agora é esperar pelas respostas.
                                            Já agora, podem-me falar do 1.3cdti de 90cv? É opel ou Isuzu?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esse Mazda que motor tem?
                                              2.0 de 136cv?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                Já contactei alguns Corolla, agora é esperar pelas respostas.
                                                Já agora, podem-me falar do 1.3cdti de 90cv? É opel ou Isuzu?
                                                Fiat, mexido pela Opel

                                                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                Esse Mazda que motor tem?
                                                2.0 de 136cv?
                                                Sim, pré-2005, que é quando surgem as primeiras queixas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Fiat, mexido pela Opel



                                                  Sim, pré-2005, que é quando surgem as primeiras queixas.
                                                  Isso é bom ou mau, relativamente ao 1.3Cdti 90?
                                                  Esse Mazda parece estar bom por acaso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                    Isso é bom ou mau, relativamente ao 1.3Cdti 90?
                                                    Esse Mazda parece estar bom por acaso.
                                                    Julgo ser consensual que as versões fiat saíram mais fiáveis.

                                                    E um Ford Mondeo? tipicamente subvalorizados
                                                    Editado pela última vez por Ruie34; 14 May 2019, 23:39.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estou a ponderar tudo o que me dizem aqui, obrigado desde já pelas sugestões.
                                                      Estou a ver um 1.5 DCI de 106cv, de um Megane 2, na configuração que gosto, 2 portas.
                                                      O gajo é mecânico na Salvador Caetano.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                        Estou a ponderar tudo o que me dizem aqui, obrigado desde já pelas sugestões.
                                                        Estou a ver um 1.5 DCI de 106cv, de um Megane 2, na configuração que gosto, 2 portas.
                                                        O gajo é mecânico na Salvador Caetano.
                                                        Tive esse motor num Clio III (03/2007), comprado com 19k km e vendido 8 anos depois com 213k km.

                                                        Problemas relativos ao motor - EGR fissurou o tubo e troca preventiva das capas de biela, tudo na revisão dos 160k km.

                                                        As sugestões que dei até agora parecem-me melhores, mais resistentes ao passar dos anos e km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Tive esse motor num Clio III (03/2007), comprado com 19k km e vendido 8 anos depois com 213k km.

                                                          Problemas relativos ao motor - EGR fissurou o tubo e troca preventiva das capas de biela, tudo na revisão dos 160k km.

                                                          As sugestões que dei até agora parecem-me melhores, mais resistentes ao passar dos anos e km.
                                                          Este Megane está com 160k, trocou duas vezes as capas, e distribuição à meia duzia de kilómetros. É de 2008.
                                                          Estou à espera das respostas dos Corollas todos que contactei.
                                                          Esse Mazda, pelo motor mais guloso, fica para o fim.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                            Este Megane está com 160k, trocou duas vezes as capas, e distribuição à meia duzia de kilómetros. É de 2008.
                                                            Estou à espera das respostas dos Corollas todos que contactei.
                                                            Esse Mazda, pelo motor mais guloso, fica para o fim.
                                                            O meu irmão teve uma carrinha mazda 6 que deu raia de motor aos 100 KKm... Foi vendida.

                                                            Cá em casa, o megane II 1.5 dci 100cv de 2004, vai com 200 KKm... Ainda não mudou capas bielas, o que irá fazer brevemente, mas fora o desgaste normal 15 anos, acho o carro excelente e pouco gastador. De mecânica nada a dizer, nunca tivemos qq problema.

                                                            Comentário

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