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Opel Astra H - Perda de anti-congelante

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    Opel Astra H - Perda de anti-congelante

    Bom dia a todos,

    Tenho um Astra H de 2008 e recentemente notei que anda a perder anti-congelante. Tenho de acrescentar +/- 2 cm (para o nível) de 15 em 15 dias. O depósito tem cerca de 1 ano, tive de o mudar porque constantemente aparecia o erro de nível de liquido de refrigeração baixo (problema qualquer no sensor, pelos vistos crónico nesta série). Bem, acontece que não noto água no chão, noto sim que o próprio depósito está babado. Mesmo em viagens longas o carro não aquece em demasia. Com este problema, utilizo aquelas "opções escondidas" do computador de bordo para ir vendo a temperatura do motor. Também não aparecem erros no CB. Poderá ser do próprio depósito ou tampa?

    Alguma ideia?
    Ficheiros anexados

    #2
    a bomba de água foi trocada quando?

    Comentário


      #3
      O depósito tem nitidamente fuga, em que a agua escapa como vapor.

      Activa a garantia visto ter 2 anos.

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        #4
        Tenho uma astra de 2004 e recentemente tinha perda de líquido de refrigeração. Não tinha poças no chão. Um dia, parado na fila , começa-me a cheirar a queimado e olho para o lado esquerdo do capõ perto do vidro e começo a ver fumo. Assim que pude parei , abri o capô e o nível estava baixo. Ao vasculhar o próprio depósito e tubagem , reparei que tinha um pequeno furo num tubo dos tubos ligados ao mesmo que em pressão/quente , mandava fora o líquido. Com ele em frio e estacionado , nada se perdia. Levou novo tubo e para já , tudo nos trinques.

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          #5
          Tive um Lexus IS220d com os mesmos sintomas, em andamento perdia anticongelante, parado não.
          Resultado? Vaso de expansão rachado e o circuito depois de aquecer, expelia liquido em forma de gás.
          Isto para dizer o seguinte, se não tens sintomas de danos maiores (colaça,etc), o problema pode estar numa fuga ao longo do circuito que provoca o sobreaquecimento do liquido anticongelante e o mesmo cria pressão no circuito e escapa pelo local da fuga.

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            #6
            Cheguei há pouco a casa e apertei com ele um pouca na garagem para ver se largava vapores pelo reservatório. Não vi nada. Mas o gajo desta vez já pinga por baixo. Sabem onde se situa o parafuso/vedante para sangramento do líquido do radiador? Queria começar pelo básico, antes que me limpem na oficina... Quanto ao deposito estar babado não consigo perceber...

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              #7
              Provavelmente tens uma fuga pequena em qualquer lado. Na minha Astra foi mesmo complicado para o mecânico dar com uma fuga. Foi uma esquina do radiador que estava fissurada, provavelmente com uma pedra. É procurar e insistir até se dar com o gato. Ainda bem que esses carros têm aviso de anticongelante baixo, assim não tens surpresas.

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                #8
                Tenho a mesma situação também numa astra H, mas ainda mais lenta: só tenho precisado repor ao fim de cada 4 ou 5 meses. Assumo que seja a tampa do vaso que já não vede bem.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                  Tenho a mesma situação também numa astra H, mas ainda mais lenta: só tenho precisado repor ao fim de cada 4 ou 5 meses. Assumo que seja a tampa do vaso que já não vede bem.
                  Fácil fazer o despiste, compras uma nova e logo vês.

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                    #10
                    Atualização: fui ao mecânico, via-se a pingar no fundo do radiador. Entretanto encomendou-se o radiador (vou deixar o carro na quarta-feira), e de há dois dias para cá deixou de pingar, mesmo apertando com ele... Vou optar por substituir na mesma para não ter surpresas qualquer dia, mas fiquei sem perceber o que se terá passado...IMG_20190516_223544.jpgScreenshot_2019-05-20-20-15-51.jpg

                    Comentário


                      #11
                      Boa tarde.

                      Em agosto de 2018, o meu Astra h 1.3 cdti de 2006 também ficava sem o líquido anti congelante. Todas as viagens que fazia ele perdia e tive de colocar uma falange do termoestato, era uma peça que já tinha fissuras e teve de levar uma nova. Problema resolvido.

                      Depois em Dezembro de 2019 aconteceu o mesmo, perdia um bocadinho de anti congelante e de 5 em 5 dias tinha de encher o depósito da água. Estava difícil de ver qual era o problema porque os tubos estavam bons, já tinha trocado a falange e não caía água para o chão. Meti o carro num amigo que pôs no elevador e viu que era o radiador que tinha uma fuga. Ou seja, por 65 euros comprei o radiador numa loja chamada "Radiadores Sousa" no Centro do Porto e ficou impecável.

                      Espero ter ajudado. Abraço

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                        #12
                        Boas, no caso que descreve parece ser a tampa.

                        A tampa do depósitos de líquido de refregiracao nao são somente uma tampa de plásticos, elas têm ums válvula para ajudar a controlar a pressão.

                        Comeca sempre pelo mais simples. Troca a tampa e verifica também que todos os tubos a sair do depósitos e as respectivas abracadeiras estao bem presas.

                        Depois de feedback

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