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Travagens de emergencia - como se comportam?

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    Travagens de emergencia - como se comportam?

    Viva!

    Como praticamente todos os que andam na estrada, ja tiveram uma situacao ou um susto em que foi preciso fazer uma travagem de emergencia.

    A minha questao e' qual e' o vosso comportamento nessa situacao?

    Nao quero saber a teoria do que se deve fazer nessa situacao, mas sim o que efectivamente fizeram...

    Depois gostava que dissessem qual o comportamento que tiveram, e qual acham que seria o ideal nessa situacao...

    #2
    Travei com forca e usei a caixa para ajudar, sem bloquear rodas/entrar ABS

    Mas também ja me aconteceu activar o ABS

    Comentário


      #3
      Outra:

      Travei com força, não actuou o ABS, o reduzir só 1 ou 2 mudança. Mas a mão vai logo aos 4 Piscas.

      Comentário


        #4
        Quanto a mim, das travagens que ja fiz, ataco o travao com forca mas sem activar o ABS. FAco isto por instinto, mas ainda bem que assim e'.

        Se for uma travagem de baixa velocidade ate imobilizar acabo por so pressionar a embraiagem ja quase com o carro a parar.

        Se for a mais alta velocidade comeco a ter o instinto de reduzir e fazer ponta tacao, mas ainda nao e' sempre.

        Felizmente elas nao sao assim tantas como isso de modo que me de treino:D

        Comentário


          #5
          Convém é definir bem o que é uma travagem de emergência. Numa verdadeira travagem de emergência, duvido muito que alguém tenha tempo para reduzir.

          Comentário


            #6
            A mim depende do carro. Se for no meu que tem ABS, ataco o travão sem dó nem piedade até porque é isso que o próprio manual diz para ter a máxima eficácia.

            Se for num carro sem ABS já sou mais comedido, evitando bloquear as rodas. Já não ataco o travão como faço no meu, sou mais progressivo.

            Como diz o JGTB, depende da situação em si. Há situações mais graves e menos graves, porque eu não ando aí a activar o ABS em qualquer travagem como é óbvio :D. De qualquer forma prefiro um carro com ABS porque em situações mesmo complicadas é só atacar o travão e tentar desviar, que ele gere o resto estando sempre a travar o máximo possível.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por JGTB

              Convém é definir bem o que é uma travagem de emergência. Numa verdadeira travagem de emergência, duvido muito que alguém tenha tempo para reduzir.
              Eu considero travagem de emergencia aquelas que acabam por te provocar um susto, seja o carro que vai a frente que sem o preveres trava a fundo, ou carros acidentados perto de ti, ou um obstaculo imprevisto.

              Acho que a imprevisibilidade sera o maior factor para se considerar travagem de emergencia.

              Comentário


                #8
                Travei com forca, activando o ABS

                Travar com a caixa numa situação de imergencia? só se for para partir o motor.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                  Convém é definir bem o que é uma travagem de emergência. Numa verdadeira travagem de emergência, duvido muito que alguém tenha tempo para reduzir.
                  pois

                  já fiz travagens fortes que nao considero de emergência.

                  aliás nao me lembro de ter alguma vez travado numa situaçao extrema...

                  Comentário


                    #10
                    Na real travagem de emregência que tive de fazer não havia cá tempo para reduções! velocidade na ordem dos 60-70km/h penso! travagem a fundo com ABS

                    Comentário


                      #11
                      das travagens mais apertadas que já tive foi sempre pé ao travao sem activar o abs e uma abaixo!

                      mas n sei se isso se pode chamar emergencia... qdo for é meter os dois pés no travao e rezar!

                      Comentário


                        #12
                        Eu considero travagem de emergência quando o carro da frente trava de repente e nós só temos tempo de pôr o pé a fundo.

                        Outra coisa é ver uma série de carros a parar de repente em AE, mas termos de reduzir e travar com alguma calma. Aí, já não considero travagem de emergência.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por JGTB

                          Eu considero travagem de emergência quando o carro da frente trava de repente e nós só temos tempo de pôr o pé a fundo.

                          Outra coisa é ver uma série de carros a parar de repente em AE, mas termos de reduzir e travar com alguma calma. Aí, já não considero travagem de emergência.
                          concordo.

                          Uma das coisas que normalmente caracteriza a travagem de emergencia e' que se nao travares e bem... vais bater:D.

                          Comentário


                            #14
                            travo de maneira a evitar que as rodas bloqueam e quanto ao ABS tive que o desligar que ele já desajudava mais do que ajudava. ao ponto de um simples encosto no travão e ele actuava e de forma deficiente.

                            Comentário


                              #15
                              Nunca fiz uma travagem de emergência:D

                              Mas já treinei o comportamento do carro quando trávo a fundo, e treinei desviar-me de obstaculos com uma travagem a fundo.;)

                              Normalmente travo a fundo e "calco" na embraiagem;)

                              Comentário


                                #16
                                meto as maos na cabeça enqunto grito como uma menina de 5anos e esmago o travao, e como perco toda a coordenação motora continua acelerar, ha ainda a possibilidade de molhar as calcas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Das vezes em que já me aconteceu, travei a fundo (algumas vezes o ABS entrava, mas tirava um pouco mais o pé do travão, a não ser em chuva que o deixo entrar á vontade), reduzo uma velocidade ou 2 no máximo e se tiver tempo ligo os 4 piscas (nem sempre dá tempo para tudo).... e muito importante (pelo menos para mim) fico a olhar com muita atenção (vidrado) para o sitio que quero que o carro vá..... o corpo reage de maneira a levar o carro para o local... (não sei se me fiz perceber)

                                  Comentário


                                    #18

                                    a teoria é muito bonita, mas kd nos vemos numa situação de emergencia... o 1º impulso é logo carregar no pedal do travao com o maximo de força... e nesse caso o mais provavel é blokear as rodas, quer o carro tenha ou n abs...

                                    quero só chamar á atenção do user que votou na ultima opção... nunca se deve fazer uma travagem de emergencia com o carro desengatado; o carro vai mais solto e o que se quer é que ele agarre á estrada... por isso vamos engatá-lo reduzindo as relações de caixa progressivamente ao mesmo tempo que travamos... este pocedimento pode ser complicado para alguns, nomeadamente os mais inexperientes, no entanto podem sempre ir para uma recta grande, sem carros por perto e experimentar fazer esta manobra com segurança.
                                    Concerteza assim, da proxima vez que vos acontece algo do genero, ja estão melhor preparados! ;)

                                    boas curvas,
                                    conduzam com precaução,
                                    mas não devagar demais lol

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por chasdegua


                                      a teoria é muito bonita, mas kd nos vemos numa situação de emergencia... o 1º impulso é logo carregar no pedal do travao com o maximo de força... e nesse caso o mais provavel é blokear as rodas, quer o carro tenha ou n abs...

                                      quero só chamar á atenção do user que votou na ultima opção... nunca se deve fazer uma travagem de emergencia com o carro desengatado; o carro vai mais solto e o que se quer é que ele agarre á estrada... por isso vamos engatá-lo reduzindo as relações de caixa progressivamente ao mesmo tempo que travamos... este pocedimento pode ser complicado para alguns, nomeadamente os mais inexperientes, no entanto podem sempre ir para uma recta grande, sem carros por perto e experimentar fazer esta manobra com segurança.
                                      Concerteza assim, da proxima vez que vos acontece algo do genero, ja estão melhor preparados! ;)

                                      boas curvas,
                                      conduzam com precaução,
                                      mas não devagar demais lol


                                      Reduzir as relações de caixas em travagens de emergencia que duram 1 segundo? sim, pois tabem. Há aqui pessoal que está a confundir travagem um pouco mais apertada com travagem de emergecia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                        Nunca fiz uma travagem de emergência:D

                                        Mas já treinei o comportamento do carro quando trávo a fundo, e treinei desviar-me de obstaculos com uma travagem a fundo.;)

                                        Normalmente travo a fundo e "calco" na embraiagem;)
                                        convem

                                        [}][}][}]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                          citação:Originalmente colocada por JGTB

                                          Convém é definir bem o que é uma travagem de emergência. Numa verdadeira travagem de emergência, duvido muito que alguém tenha tempo para reduzir.
                                          Eu considero travagem de emergencia aquelas que acabam por te provocar um susto, seja o carro que vai a frente que sem o preveres trava a fundo, ou carros acidentados perto de ti, ou um obstaculo imprevisto.

                                          Acho que a imprevisibilidade sera o maior factor para se considerar travagem de emergencia.
                                          Ainda no domingo aconteceu-me uma destas...numa estrada que tem casas de um lado e de outro, já era de noite e aquilo era uma curva, mas que não era lá muito curva passe a redundância. lol

                                          Ia em 3ª talvez a uns 50 km/h, quando saem dois cães de um terreno ao lado a brincarem....sinceramente já nem me lembro se pus o pé na embraiagem, sei que travei forte e as rodas bloquearam mas o carro não derrapou quase nada...Foi só mais o susto...mas atrás vinha um Taxi que por acaso não vinha perto, mas o gajo também travou para não me bater.

                                          Um gajo aqui fora diz, "eu tinha feito isto e aquilo", mas o que é certo é que quando nos surge uma situação que não estamos nada à espera agimos por instinto....e o instinto foi pata a fundo no travão.;)

                                          Votei "travei com força bloqueando as rodas".

                                          Comentário


                                            #22
                                            No link que coloco no fim, foi testada a distãncia de travagem numa mota (sem ABS) em 3 situações (embraiagem, reduzindo, não reduzindo mas mantendo a embraigem quieta).
                                            Embora alguns condutores justificassem o uso da embraigem e das reduções como alguns aqui do forum a conclusão foi clara (pág. 9) - É melhor carregar na embraigem.
                                            Nos carros a diferença ainda deve ser mais significativa para além do ABS.
                                            Depois ainda existe o facto que numa emergência mais vale ter duas mão no volante do que uma no volante e outra na manete da caixa....
                                            O link:
                                            http://www.msf-usa.org/imsc/proceedi...ingSystems.pdf

                                            Comentário


                                              #23
                                              Reduzir???

                                              Nem tive tempo nem reacção para isso.

                                              Embraiagem e travão a fundo.

                                              Comentário


                                                #24

                                                Travagem de emergência ?????????

                                                Infelizmente já tive que fazer algumas, numas tive êxito noutras não[xx(]

                                                Nas que tive êxito, só ficou o coração a bater mais acelarado, as mãos humidas e á boa maneira portuguesa, tive sorte , desta escapei;)

                                                Quando não tive êxito, resultou em chapa batida, e á boa maneira portuguesa, podia ser pior;)

                                                E as intermédias, em que fui bem sucedido na travagem e o de trás, não teve êxito na travagem

                                                O êxito e o fracasso de uma travagem de emergência, tão perto e tão longe da carteira[}]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Travei a fundo, com o pe na embraiagem ... nao há tempo para mais .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Outra situação:
                                                    Travei com força, deitei uma abaixo, fiz ponta-tacão, acelerando para aumentar o vácuo da admissão de forma a ter mais depressão no servo-freio, auxiliei com o travão de mão para baixar a traseira e assim dar mais pressão ao compensador de travagem, aliviei de seguida o pedal momentâneamente para evitar o bloqueio das rodas da frente, para fazer o efeito manual do ABS, desviei-me do Zé Nabo que se meteu à frente, continuando a ler os papeis que levava na mão esquerda a segurar o volante e continuei a falar ao telemóvel entalado contra o ombro.
                                                    Agora a sério, já não me lembro de fazer travagens de emergência porque apesar de andar bastante depressa, regulo a velocidade por forma a ter tempo de para no espaço livre e visível prevendo sempre as todas as manobras perigosas possíveis dos outros condutores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na moto já tive em algumas situações de aperto, tal como no carro. Como a moto tem um poder de travagem maior que um carro trava muito mais depressa e portanto para acompanhar com a caixa torna-se muito complicado. Eu nessas situções acabo por carregar na embraiagem porque sinto a caixa "atrofiar" toda e não consigo reduzir proporcionalmente à velocidade que estou a perder. Isto é, carregar na embraiagem, reduzir, largar embraiagem, voltar a carregar na embraiagem, reduzir, largar embraiagem em poucos segundos é praticamente impossível (a não ser que se metam directas mas não sei se será muito boa ideia).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já me esquecia do travão da roda de trás mas esse nessas situações pouco faz porque um gajo está quase a fazer o pino e a aderência na roda de trás é quase nula.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nao me venham dizer que numa travagem de emergencia tem tempo de reduçoes..isso é uma travagem forte.. Nao é preciso velocidade para uma travagem de emergencia, basta o virar de uma esquina, e alguem a atravessar sem sem passadeira, e deparamos rapidamente com aquela situaçao! Ai sim, ja me aconteceu e activou o ABS!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Travar a fundo com o pé na embraiagem. O resto o ABS que faça. É para isso que ele lá está.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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