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Box MEO queima TV's por HDMI

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    Box MEO queima TV's por HDMI

    Bom dia.

    Estou um pouco furioso: em cerca de mês e meio a minha Box da MEO queimou duas TV's, pela porta HDMI.
    Como é que sei?
    É a única coisa que estava ligada às TV's, e as fontes de alimentação ficam boas e a motherboard queima!
    E aconteceu às duas da mesma forma: ao desligar a box no comando (power off), a TV deixou de responder (nem comando nem botões na TV, nada responde), e assim que desligo a ficha da TV da alimentação eléctrica da tomada e depois volto a ligar (o vulgo desliga-volta a ligar) simplesmente as TV's nunca mais fazem mais nada.

    Resultado da primeira TV: 180€ de conserto, fonte de alimentação OK, placa queimada
    Diz o reparador: "peça já para trocar a Box"

    Não pedi.

    Mês e meio depois (ontem), exactamente a mesma situação, sendo que ainda nem tenho a primeira TV (fica pronta terça feira).

    Acontece que ao ligar a segunda TV quando a primeira avariou, a mesma demorou imenso tempo a reconhecer a box (ligada através de HDMI), o que me levou realmente a suspeitar ainda mais do problema ser daí.
    Entretanto lá ligou, e trabalhou até ontem.

    Já reclamei para a MEO e vai lá a assistência hoje.

    O sr. da assistência ligou-me há momentos, e expliquei o que se passou, e perguntei se ele testava a saída HDMI da box.
    Resposta dele: Ui, se é isso por certo só trocarei a box, e depois essa irá para os serviços para eles analisarem…

    Pareceu-me que não deve ser incomum este acontecimento...

    Como é lógico, eu quero a box trocada, mas já estou a ver que no final a velha não vai ter nada, e a despesa é toda a minhas expensas.

    Pondero não deixarem levar a Box, pelo menos antes de eu a levar a alguém que verifique e me faça um relatório, mas não sei se posso reter a mesma.
    Como é óbvio, não acredito que a MEO se preocupe em analisar a Box, e fico eu a arder (vou ficar sempre…)

    Alguém com situações semelhantes?

    Algum conselho?
    NOTA: dar porrada no homem da assistência ou partir a box não resolve… (mas ajudava!)

    #2
    A MEO tem uma área juridica tipo provedoria...que raramente informam o cliente...porque quando este tem razão...normalmente chegam-se à frente.
    Espero que tenhas salvaguardado a identificação da tua box para não se perder nos serviços técnicos.
    Espero que também tenhas tido um eletricista a verificar se a tua instalação eletrica das tomadas está bem feita, com ligação à terra.

    https://www.telecom.pt/pt-pt/contact...a-cliente.aspx

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      #3
      Boas.

      Obrigado pelas dicas.

      1 - Ontem fiz reclamação para a provedoria, contactaram-me ainda ontem, a dizer que iam enviar alguém. Obrigado
      2 - A moradia é nova (1.5 anos de conclusão), foi toda vistoriada e está tudo ok. Inclusive depois de a habitar ainda voltou a ser inspecionada pela ANACOM (2h lá em casa a ver tudo…), onde a primeira coisa que verificaram foi a rede de terras, está tudo ok
      3 - Vou registar o número de série da box e identificá-la, essa não me tinha lembrado.

      Obrigado

      Comentário


        #4
        Disseram-te que a box tinha queimado a tv e em vez de pedires para trocar ligas a outra tv? Acho que a MEO deve pagar a reparação da primeira TV, a segunda foi negligência tua mas tenta a sorte com a provedoria, pode ser que sejam simpáticos. Costumam ser razoáveis nestas situações.

        Comentário


          #5
          Quando me disseram que teria sido o cabo já eu tinha ligado a 2ª TV.
          Como estava a trabalhar, deixei estar.
          Sabes que a loja MEO mais próxima é a cerca de 30km, e raramente lá vou...

          Comentário


            #6
            Nao é por nada, mas é mesmo muito estranho uma TV queimar pela porto HDMI ! Nao haverá ai uma combinação de fatores ? Tipo voltagem excessiva nas tomadas ?
            Penso que por mais corrente que fosse passar no HDMI o pior que poderia acontecer era queimar a própria porta.

            Ja agora a tua box recebe o sinal por coaxial ou rede do router?
            Se foi coaxial pode estar ai o problema e sugiro adquirir um filtro de picos.
            Editado pela última vez por Tux; 30 May 2019, 18:39.

            Comentário


              #7
              Já me aconteceu numa trovoada. Desliguei tudo menos a box. Só não me lembrei do cabo hdmi e lá se foi a motherboard.

              Comentário


                #8
                Logo duas TVs...Penso que o Tux tem razão. Deve haver gato com o rabo de fora.

                Comentário


                  #9
                  Boas. O técnico esteve aqui e levou a box há momentos. Registro o número de série. Ele diz que alguém vai levantar aquela box, ele tb registou o número de série. A box está ligada ao router por cabo de rede. E a TV era por HDMI. Nunca tive mais nada ligado. Poderá ser pelo cabo de rede? O coaxial é o quê, como posso colocar um filtro de picos?

                  Comentário


                    #10
                    Ocorreu.me agora que tenho tido problemas com os cabos de telefone, e o próprio telefone está péssimo, pois desliga.se sozinho, mesmo estando a carregar. Pedi há tempos uma assistência e o problema era algum cabo do telefone, eu não estive, mas a minha esposa diz que teve que mudar cabos do telefone entre tomadas e filtros... Ela não me soube explicar bem. Mas foi antes do episódio das TVs. Neste caso, a assistência foi por telefone. Será que está relacionado?

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                      #11
                      Se é por rede entao nao percebo.
                      O cabo coaxial é um cabo parecido com o da antena da TV, é redondo e só tem um pino no centro com uma malha à volta, mas se a ligação é por rede (rj45) o pico nao deve vir daí, essa ligações tem sempre protecções.
                      Apostava mais na eletricidade das tomadas.
                      A iluminação tem estado estável? Nao notas uns altos e baixos na luz ?
                      Tens em casa algum multimetro, ou alguns que te empreste um?

                      Comentário


                        #12
                        A mim deu-me cabo apenas da ''placa'' das ligações HDMI, o resto da televisão funciona.

                        A tua televisão pifou totalmente?

                        Comentário


                          #13
                          Boas.
                          Sim, a TV pifou, a motherboard morreu. Mas a fonte de alimentação está ok.
                          Em relação á potência elétrica / oscilações, sim, noto várias. Como tenho tudo em led nota.se a cintilação e a falta de força. Não é sempre, mas existe esse problema. Aliás, é conhecido nesta rua, e há reclamações, mas a EDP diz que está tudo ok.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                            Boas.
                            Sim, a TV pifou, a motherboard morreu. Mas a fonte de alimentação está ok.
                            Em relação á potência elétrica / oscilações, sim, noto várias. Como tenho tudo em led nota.se a cintilação e a falta de força. Não é sempre, mas existe esse problema. Aliás, é conhecido nesta rua, e há reclamações, mas a EDP diz que está tudo ok.
                            Ja tive essas tais oscilações que me lixaram um PC e metiam a TV marada, mas no meu caso tive sorte, chamei a EDP e repararam uns contactos calcinados no quadro principal do prédio, ficou tudo OK.
                            O PC foi reparado pelo seguro de recheio.

                            Comentário


                              #15
                              Tux
                              Facilmente arranjo um multímetro. Qual a ideia? Ensaiar a tomada? Que valores devo procurar?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                Tux
                                Facilmente arranjo um multímetro. Qual a ideia? Ensaiar a tomada? Que valores devo procurar?
                                Tens de ter uma voltagem entre os 220 a 230 constantes, e se o multimetro tiver a função de frequência tens de ter exatamente 50hz.
                                Mede também a terra, no modo voltagem medes a voltagem entre a fase e a terra, tem de ser igual a voltagem entre fase e neutro e a voltagem entre neutro e terra tem de ser 0.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                  Tens de ter uma voltagem entre os 220 a 230 constantes, e se o multimetro tiver a função de frequência tens de ter exatamente 50hz.
                                  Mede também a terra, no modo voltagem medes a voltagem entre a fase e a terra, tem de ser igual a voltagem entre fase e neutro e a voltagem entre neutro e terra tem de ser 0.
                                  230V +/- 10% é a voltagem que a EDP pode fornecer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E que tal? Já sabes mais alguma coisa?

                                    Comentário

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