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Ar comprimido a bordo

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    Ar comprimido a bordo

    Muitos de vocês devem usar um compressor semelhante a este:

    (eu próprio tenho um)



    Os TTzistas além-Atlântico também usam CO2:



    Mais informação aqui:
    http://www.discountjeepparts.com/ind.../cPath/909_912

    Mais rápido, sem dúvida, mas a necessitar de recargas de dióxido de carbono...

    E disto, alguém já viu? Alguém usa?


    #2
    O meu compressor é um VIAIR... hehehehehe

    Essa cenas deves ser fixes para usar ferramentas pneumaticas, para uso mais "profissional".

    A relação preço/qualidade n se deve justificar para as nossa brincaediras....

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

      O meu compressor é um VIAIR... hehehehehe

      Essa cenas deves ser fixes para usar ferramentas pneumaticas, para uso mais "profissional".

      A relação preço/qualidade n se deve justificar para as nossa brincaediras....
      Qual é a referência do teu compressor?

      Comentário


        #4
        citação:
        Qual é a referência do teu compressor?
        Ora aqui esta ele.

        http://www.lojatt.com/main.php?tbl=registos&id=1170

        Comentário


          #5
          Eu tenho um compressor mas em casa.

          Tem uma capacidade de 50 litros, já o tenho à 5/6 anos.

          Dá cá um jeitão!!!!!

          Na moto4 uso a tradicional bomba de pé + os tacos para os pneus.

          Comentário


            #6


            Este tipo de kits já conhecia de outras paragens sem dúvida uma grande ajuda.


            No meu caso optei por um kit caseiro mais económico e na mesma eficiente.

            Aproveitando o compressor ARB, com um débito de 28 l/ m



            montei um pequeno reservatório (utilizado em redes de ar comprimido) para me permitir utilizar vezes sem conta o bloqueio de diferencial ou outra coisa qualquer sem estar sempre o compressor a trabalhar. O kit de enchimento de pneus também foi home made com material industrial.



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              #7
              Eu acabei de arranjar isto.



              Tal como o TerranoII, a ideia é construir o sistema com reservatório - possivelmente 2, um para cada lado do jipe.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                Eu acabei de arranjar isto.



                Tal como o TerranoII, a ideia é construir o sistema com reservatório - possivelmente 2, um para cada lado do jipe.

                isso arranjas uma garrafa de 2metros cubico de azoto que isso dura e dura e dura.

                Comentário


                  #9
                  E depois levas a garrafa num atrelado

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                    E depois levas a garrafa num atrelado
                    e por acaso sabes qual é o tamanho da garrafa.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                      Eu acabei de arranjar isto.


                      Tal como o TerranoII, a ideia é construir o sistema com reservatório - possivelmente 2, um para cada lado do jipe.

                      A ideia e boa, principalmente qd se tem uma assualhada na bageira do jipe, mas n acho ke o investimento compense o uso que lhe vais dar...

                      O compressor é electrico?

                      Comentário


                        #12
                        É electrico sim senhor!

                        Comentário


                          #13
                          A ideia é poder aproveitar o ar comprimido para várias funções:

                          . correcção da pressão dos pneus
                          . soprar o filtro do ar e tanto o compartimento do motor como o habitáculo em ambientes poeirentos.
                          . possibilidade de utilização de ferramentas pneumáticas.

                          Daí ter optado por um modelo de ciclo de trabalho a 100%. Por outro lado, o tanque que tenho é de uma Magirus-Deutz, não foi adquirido. [:P]

                          Comentário


                            #14
                            Bem eu uso isto :
                            Barato (30€) , leve , e parece-me ser fiável . Apenas a lamentar só trabalhar em bar e não usar PSI .



                            Comentário


                              #15
                              Sistema montado, só falta terminar as ligações. Depois dou notícias.

                              Comentário


                                #16

                                Onde arranjaste?

                                citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                Eu acabei de arranjar isto.


                                Comentário


                                  #17
                                  rmt, foi na Terraventur.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas caros amigos,

                                    como andei à procura de um guincho para a minha futura moto 4, dei uma vista de olhos no site da Warn.

                                    Para quem estiver interessado eles agora têm um guincho com compressor incluido;).



                                    www.warn.com/powerplant.shtml

                                    Abraço Nuno [8D].

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Nuno MCC II

                                      Boas caros amigos,

                                      como andei à procura de um guincho para a minha futura moto 4, dei uma vista de olhos no site da Warn.

                                      Para quem estiver interessado eles agora têm um guincho com compressor incluido;).



                                      www.warn.com/powerplant.shtml

                                      Abraço Nuno [8D].
                                      Boa sugestão[B)]...mas e os €urinhos para ele!?!?!?[:0][:0]Não me importava nada, mas a vida "tá d'ficele".lolololol

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se me souberem responder
                                        No geral, estes compressores (e respectivos depósitos) suportam/podem ser colocados no compartimento do motor, SUJEITOS a água das passagens a vau?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas
                                          Companheiro os depositos suportam isso na boa, se reparares os camioes teem-nos perto das rodas apanham com agua e muitos outros detritos.
                                          Quanto ao compressor em si penso que os melhores tambem ja devem resistir a esse tipo de exposicao.

                                          @braços

                                          Comentário


                                            #22
                                            Atenção que compressores que trabalham a 100% não gostam nada de água. Isto é valido para esse modelo da Viar que está por aqui nas fotos. Tal deve-se à necessidade de arrefecimento do compressor, e para trabalhar em contínuo não pode ser à prova de água, caso contrário entra em sobreaquecimento por falta de renovação do ar. Li isto algures no site da Viar quando andei à procura dum sistema similar.

                                            O sistema de ar comprimido é bastante fiável quando utilizado em casos em que os compressores não são eléctricos. Do meu ponto de vista, acho que a instalação de um sistema hidráulico (que forneceria energia para diversos sub-sistemas: guincho, compressor, macacos, etc) era uma ideia bastante melhor e mais fiável.

                                            Espero ter ajudado

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                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por rmt

                                              Se me souberem responder
                                              No geral, estes compressores (e respectivos depósitos) suportam/podem ser colocados no compartimento do motor, SUJEITOS a água das passagens a vau?

                                              Coloquei o meu na bagageira para estar protegido contra o calor do motor, poeiras, lamas e água. A admissão de ar é feita através de um filtro e claro se o compressor ficar debaixo de água, é fácil ver o que acontece. ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                                citação:Originalmente colocada por rmt

                                                Se me souberem responder
                                                No geral, estes compressores (e respectivos depósitos) suportam/podem ser colocados no compartimento do motor, SUJEITOS a água das passagens a vau?

                                                Coloquei o meu na bagageira para estar protegido contra o calor do motor, poeiras, lamas e água. A admissão de ar é feita através de um filtro e claro se o compressor ficar debaixo de água, é fácil ver o que acontece. ;)
                                                E que tal arranjares um snorkel para o compressor respirar ?:D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por pepelento

                                                  citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                                  citação:Originalmente colocada por rmt

                                                  Se me souberem responder
                                                  No geral, estes compressores (e respectivos depósitos) suportam/podem ser colocados no compartimento do motor, SUJEITOS a água das passagens a vau?

                                                  Coloquei o meu na bagageira para estar protegido contra o calor do motor, poeiras, lamas e água. A admissão de ar é feita através de um filtro e claro se o compressor ficar debaixo de água, é fácil ver o que acontece. ;)
                                                  E que tal arranjares um snorkel para o compressor respirar ?:D
                                                  É isso vou já a correr comprar meio metro de tubo PVC [}]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por luislanca

                                                    Atenção que compressores que trabalham a 100% não gostam nada de água. Isto é valido para esse modelo da Viar que está por aqui nas fotos. Tal deve-se à necessidade de arrefecimento do compressor, e para trabalhar em contínuo não pode ser à prova de água, caso contrário entra em sobreaquecimento por falta de renovação do ar. Li isto algures no site da Viar quando andei à procura dum sistema similar.
                                                    Quer dizer que haverá alguns que sejam a prova de água!?~

                                                    Embora não tenha um ciclo de trabalho de 100%, mas associados a um tanque seram capazes de fazerem o serviço (ench. de pneus, bloqueio dif. etc.) será!?

                                                    Tenho de ir lá ao site ...
                                                    citação:Originalmente colocada por luislanca

                                                    O sistema de ar comprimido é bastante fiável quando utilizado em casos em que os compressores não são eléctricos. Do meu ponto de vista, acho que a instalação de um sistema hidráulico (que forneceria energia para diversos sub-sistemas: guincho, compressor, macacos, etc) era uma ideia bastante melhor e mais fiável.

                                                    Espero ter ajudado
                                                    Tens algum exemplo dessa instalação que possas colocar, ou descrever aqui para perceber melhor ...?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Claro que nenhum compressor, por definição, é à prova de água. No entanto, existem alguns modelos que possuem mais protecções no que diz respeito a poeiras e afins. Estes modelos podem perfeitamente ser instalados no compartimento do motor, andar à chuva e assim. No entanto, tais protecções não permitem um arrefecimento muito eficiente, pelo que o seu período de funcionamento é reduzido (mas mesmo assim à volta de 40 min, no caso do meu VIAR).

                                                      Quanto aos sistemas hidráulicos, a ideia seria adaptar um sistema como o que existe nas bobcats, por exemplo. No que diz respeito ao guincho, os ingleses já têm uns kits muito interessantes. Vê esta página:

                                                      http://www.4x4winches.com/

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        14 anos, vamos lá desenterrar este esqueleto!!!... chegou o prémio "Pá de diamante!!!!!"

                                                        Este passeio às areias pôs-me a pensar que só tenho um compressor do Lidl, dos mais pequenos, tendo já um irmão gémeo provado a sua falta de fiabilidade no Erg Cheggaga. Assim, estava a pensar em arranjar um substituto, mas vêm à lembrança "sonhos" antigos de ter um pequeno reservatório de ar comprimido, que permita limpar o filtro, subir a pressão dos 4 pneus desde 1 bar até aos 2 bar (obviamente que aqui teria que accionar o compressor) e/ou quem sabe assegurar o funcionamento de um bloqueio (isto num futuro mais longínquo).

                                                        Estive por aqui a pesquisar no Youtube e deparei-me com um sistema composto por um compressor Tmax de 80L/min e um reservatório de 1 litro, tudo colocado sob o capot.

                                                        Perder espaço na mala está fora de questão...

                                                        O que sugerem?

                                                        PS: Se conseguisse comprar o material todo por menos de 150€/200€ seria óptimo. Instalação será outra questão...
                                                        Editado pela última vez por Ruie34; 10 August 2021, 14:28.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          14 anos, vamos lá desenterrar este esqueleto!!!... chegou o prémio "Pá de diamante!!!!!"

                                                          Este passeio às areias pôs-me a pensar que só tenho um compressor do Lidl, dos mais pequenos, tendo já um irmão gémeo provado a sua falta de fiabilidade no Erg Cheggaga. Assim, estava a pensar em arranjar um substituto, mas vêm à lembrança "sonhos" antigos de ter um pequeno reservatório de ar comprimido, que permita limpar o filtro, subir a pressão dos 4 pneus desde 1 bar até aos 2 bar (obviamente que aqui teria que accionar o compressor) e/ou quem sabe assegurar o funcionamento de um bloqueio (isto num futuro mais longínquo).

                                                          Estive por aqui a pesquisar no Youtube e deparei-me com um sistema composto por um compressor Tmax de 80L/min e um reservatório de 1 litro, tudo colocado sob o capot.

                                                          Perder espaço na mala está fora de questão...

                                                          O que sugerem?

                                                          PS: Se conseguisse comprar o material todo por menos de 150€/200€ seria óptimo. Instalação será outra questão...

                                                          Feito:


                                                          algo normal: https://www.off-road.com/trucks-4x4/...you-54750.html

                                                          ou isto:
                                                          https://www.youtube.com/watch?v=-et0YwZm97w
                                                          Editado pela última vez por TerranoII; 10 August 2021, 14:32.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            14 anos, vamos lá desenterrar este esqueleto!!!... chegou o prémio "Pá de diamante!!!!!"

                                                            Este passeio às areias pôs-me a pensar que só tenho um compressor do Lidl, dos mais pequenos, tendo já um irmão gémeo provado a sua falta de fiabilidade no Erg Cheggaga. Assim, estava a pensar em arranjar um substituto, mas vêm à lembrança "sonhos" antigos de ter um pequeno reservatório de ar comprimido, que permita limpar o filtro, subir a pressão dos 4 pneus desde 1 bar até aos 2 bar (obviamente que aqui teria que accionar o compressor) e/ou quem sabe assegurar o funcionamento de um bloqueio (isto num futuro mais longínquo).

                                                            Estive por aqui a pesquisar no Youtube e deparei-me com um sistema composto por um compressor Tmax de 80L/min e um reservatório de 1 litro, tudo colocado sob o capot.

                                                            Perder espaço na mala está fora de questão...

                                                            O que sugerem?

                                                            PS: Se conseguisse comprar o material todo por menos de 150€/200€ seria óptimo. Instalação será outra questão...
                                                            No compartimento do motor, entre o farol e o filtro de ar. Na bagageira tens que passar fios de alimentação mais longos e grossos (distância maior), para além do barulho quando trabalha...

                                                            Comentário

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