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Opinião caixa EAT6 da Peugout

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    Opinião caixa EAT6 da Peugout

    Pessoal qual o feedback da caixa automática da Peugeot EAT6?
    Sei que já saio a versão EAT8 nos novos 1.5HDI, a evolução foi muito acentuada ou é basicamente a mesma caixa com mais 2 mudanças?

    Neste modelo as passagens de caixa são rápidas e não se sentem?

    Estou a pensar comprar um 3008 com caixa EAT6, seria o primeiro carro automático aqui de casa, apenas tenho experiência com uma DSG7 (da VW) que andei uma semana num carro alugado e fiquei convencido, a EAT6 é pior, melhor ou equivalente?

    #2
    Tenho uma EAT6 mas numa Citroen e estou 100% satisfeito.

    Passagens rápidas (para uma coisa que está a puxar uma C4 Grand Picasso) e quase não se sentem. Além disso, nunca a senti indecisa sobre que velocidade utilizar.

    A única coisa que tenho pena é o carro não ter um modo "Eco".

    De vez em quando posso estar a circular a uma velocidade mais baixa (tipo 50 ou 60) e pelo CC defino 100 ou 120 km/h como velocidade de cruzeiro e lá vai ela disparada até chegar a essas velocidades, quando o que eu queria era uma aceleração gradual e lenta para não puxar pelos consumos.

    Não conheço a DSG...

    EDIT: no meu caso era o 1.2 130 cv.
    Editado pela última vez por Real; 04 June 2019, 14:59.

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      #3
      A EAT6 é uma caixa muito decente, claro que a EAT8 trouxe uma evolução bastante evidente (a gestão da caixa é bem mais inteligente) mas a de 6 tinha os seus méritos. Conheci ambas exactamente no mesmo modelo (2 3008 2.0 HDI 180) e a EAT6 já era bastante agradável de utilizar e respondia bem às solicitações do condutor, sem imprecisões evidentes e com bastante suavidade. Ressalvo que era o motor diesel mais potente, só que o 1.5 também é bastante jeitoso portanto o comportamento não deve ser muito diferente.

      Não sei comparar com uma DSG, mas devido ao funcionamento desta última acredito que a EAT6 não consiga ser tão rápida nas mudanças e/ou tão suave. Novamente, nada a recear na compra de uma EAT6, acho que mesmo a nível mecânico nunca teve nenhum defeito.

      Comentário


        #4
        O que tenho em vista é um 3008 1.6HDI com EAT6 dos primeiros de 2017

        A EAT6 não é de dupla embraiagem como a DSG?
        Editado pela última vez por DragonH; 04 June 2019, 15:09.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Real Ver Post
          De vez em quando posso estar a circular a uma velocidade mais baixa (tipo 50 ou 60) e pelo CC defino 100 ou 120 km/h como velocidade de cruzeiro e lá vai ela disparada até chegar a essas velocidades, quando o que eu queria era uma aceleração gradual e lenta para não puxar pelos consumos.
          Um pouco off-topic, mas não é algo que devas fazer. Já me foi dito por várias pessoas que não se deve ligar o CC para velocidades muito mais altas do que aquela a que vamos, é melhor chegar mais perto da mesma e só depois activá-lo. Com os CC's activos é diferente porque o próprio carro pode fazê-lo dependendo do trânsito e fá-lo de forma mais progressiva, mas nos ditos normais não convém. As vezes que experimentei no meu não gostei nada da aceleração, é brusco e a caixa (CMP6) deixa subir demasiado a rotação.

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            #6
            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
            O que tenho em vista é um 1.6HDI com EAT6
            Já do novo modelo, certo? Acho que o antigo nunca chegou a ter a EAT6, espero não estar a dizer um disparate. No diário de bordo dos 3008 (novo modelo ) tens lá vários users ainda com a combinação 1.6 e EAT6, já agora expõe lá as tuas dúvidas que de certeza tens feedback mais concreto

            Comentário


              #7
              Sim, normalmente não faço isso, mas como uso o CC muitas vezes e às vezes acontece.

              Dependendo da minha pressa e das condições, às vezes deixo-ir. Noutras, não. Por isso é que gostava de ter um modo "Eco" disponível.
              Editado pela última vez por Real; 04 June 2019, 15:12.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                Já do novo modelo, certo? Acho que o antigo nunca chegou a ter a EAT6, espero não estar a dizer um disparate. No diário de bordo dos 3008 (novo modelo ) tens lá vários users ainda com a combinação 1.6 e EAT6, já agora expõe lá as tuas dúvidas que de certeza tens feedback mais concreto
                Sim já do novo modelo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                  O que tenho em vista é um 3008 1.6HDI com EAT6 dos primeiros de 2017

                  A EAT6 não é de dupla embraiagem como a DSG?
                  Não. A EAT6 é uma caixa automática convencional de conversor de binário.

                  Tenho experiência dessa caixa num DS5 2.0 Bluehdi 180cv e gosto bastante de sua suavidade apesar das duas primeiras relações serem longas e a passagem de 1ª para 2ª normalmente ser acompanhada com algum deslizamento.

                  No 1.6 as relações são mais aproximadas e tal não acontece.

                  Comentário


                    #10
                    Pessoal pela minha pesquisa as caixa de conversor de binário ao arrancarem o motor acelera muito para a velocidade que ganha ou seja parece que a embriaguem está a patinar ou o pé está na embriaguem esquecido a meio.

                    A DSG que andei não sofre desse mal, o arranque é feito da mesma forma que uma caixa manuel.
                    Já estou com duvidas...
                    Editado pela última vez por DragonH; 04 June 2019, 20:17.

                    Comentário


                      #11
                      Essa característica é intrínseca às caixas auto de conversor de binário ainda que mais evidente nas caixas mais antigas que têm menos relações que as atuais.

                      Se tiveres oportunidade de experimentar uma EAT6 acredito que o que vais notar em termos de deslizamento não será algo que te demova de comprares um carro com essa caixa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        Pessoal pela minha pesquisa as caixa de conversor de binário ao arrancarem o motor acelera muito para a velocidade que ganha ou seja parece que a embriaguem está a patinar ou o pé está na embriaguem esquecido a meio.

                        A DSG que andei não sofre desse mal, o arranque é feito da mesma forma que uma caixa manuel.
                        Já estou com duvidas...
                        Nunca notei isso na minha EAT6.

                        Mas nada como passar num stand e pedir para testar.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho essa caixa no meu Volvo V40

                          A caixa é da Japonesa Aisin (maior fabricante do mundo de caixas auto, pertencente à Toyota) e é uma excelente caixa tradicional (conversor de binário) e bastante fiável, desde que não se caia no conto do vigário do òleo ATF ser sealed for life.

                          O unico senão que lhe encontro, é que para os padrões de hoje em dia,ser uma caixa algo "ultrapassada" e já não tão suave em termos de funcionamento como as novas de 8 Velocidades (tanto Aisin como da ZF).

                          Serve perfetamente para 99% das situações, não me entendam mal (até porque tenho uma), apenas já não é tão boa como quando apareceu à uns 15 anos...Já que falam em DSG, ter em atenção que não é, repito, não é um "caixa automática" tradicional! É uma caixa manual altamente robotizada/mecanizada, controlada por "computador", com 2 embraiagens.


                          Cuidado, pois existem diferenças e convem perceber bem quais são, tendo em conta o tipo de utilização que se vai dar ao carro (longo prazo).
                          Se for muito para-arranca (estilo A5 , todos os dias, em hora de ponta) e apontava para uma Auto-Tradicional. Se for para Estrada Nacional e/ou AE realtivamente aberta, eu ia para DSG.


                          Só para referência:


                          PSA's Valenciennes plant, which will have a production capacity of 300,000 automatic gearboxes per year, will cater to Peugeot, Citroën and DS flagship models, as well as Opel and Vauxhall models prod



                          To meet the increasing demand of automatic gearboxes, the PSA Group has entered into a license agreement with Aisin AW in order to produce the six-speed EAT6 automatic gearbox in France from 2020 onwards. Until now, this gearbox was manufactured by Aisin and imported from Japan. The Valenciennes production plant will have a production capacity of 300,000 automatic gearboxes per year.The competitiveness of the Valenciennes production plant, combined with its know-how in the industrialisation and production of gearboxes, has seen the PSA Group invest in a new machining and assembly plant to produce these six-speed automatic gearboxes, which equip the Peugeot, Citroën, and DS flagship models, as well as the Opel and Vauxhall models produced on the Group's platforms.“After 15 years of perfect partnership in the development and supply of automatic transmissions, this license production agreement in France contributes to strengthen the strategic relationship between Aisin AW and PSA Group,” confirmed Yannick Bézard, executive vice-President (Purchasing), PSA Group.
                          Tags: Groupe PSA, Aisin AW
                          Editado pela última vez por REDLINER; 05 June 2019, 00:38.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho ideia de ter lido algures cá no fórum falar-se de desgaste prematuro das embraiagem num Peugeot automático. Não sei se era sobre EAT6 ou EAT8. Creio que se falou de dois casos, não sei se eram isolados ou se há mesmo uma tendência nesse sentido.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho uma semelhante num cdti 150cv, está com 357.000km, e funciona perfeitamente. Não tenho 100% certeza, andei a investigar em antigas facturas e penso que só se mudou o óleo 1 vez.


                              A caixa é porreira mas sendo convencional, penaliza um pouco os consumos em cidade e em velocidades inferiores. No meu caso, até engrenar 4ª velocidade (60km/h) é impossível fazer abaixo de 7. Entre 120-140, consome 5 ou menos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                Tenho uma semelhante num cdti 150cv, está com 357.000km, e funciona perfeitamente. Não tenho 100% certeza, andei a investigar em antigas facturas e penso que só se mudou o óleo 1 vez.


                                A caixa é porreira mas sendo convencional, penaliza um pouco os consumos em cidade e em velocidades inferiores. No meu caso, até engrenar 4ª velocidade (60km/h) é impossível fazer abaixo de 7. Entre 120-140, consome 5 ou menos.
                                É esticar um pouco a corda, mas é (mesmo) o mínimo aceitável nessa caixa!

                                Pelo que li (extensivamente), o ideal é cada 80 mil KM´s, sendo o máximo a cada 100 mil

                                Existem casos de pessoas com + de 100 mil entre mudas sem grandes problemas, contudo, a grande maioria de problemas/desgate prematuro ocorre entre os 120 e 150 mil Km´s sem uma troca de ATF...

                                No mínimo, o reportado é que as melhorias no seu funcionamento (hesitações, "trancos", arrastar de mudança, etc. ) são significativas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Fiz há uns anos um Test Drive numa 508 RXH Diesel, com uma EAT6 e gostei muito.
                                  Achei a caixa muito suave e a desenvolver bem. Do que sei, não houve grandes problemas com estas caixas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                    Tenho ideia de ter lido algures cá no fórum falar-se de desgaste prematuro das embraiagem num Peugeot automático. Não sei se era sobre EAT6 ou EAT8. Creio que se falou de dois casos, não sei se eram isolados ou se há mesmo uma tendência nesse sentido.
                                    Se calhar eram as CMP6 que eram caixas "normais", mas robotizadas (ou pilotadas). Acho que as EAT não têm embraiagem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      https://www.citroen.co.uk/about-citr...atic-gearboxes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                        Se calhar eram as CMP6 que eram caixas "normais", mas robotizadas (ou pilotadas). Acho que as EAT não têm embraiagem.
                                        Nem me lembrei dessas, às tantas era uma CMP6.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tenho um Peugeot 5008 1.6 de 2018 com a caixa EAT6. Tenho-me deparado com algumas indefinições nas passagens de caixa, nomeadamente em subidas em Auto Estradas e em reduções, em que muitas vezes, fica "presa" em 5.ª, em vez de reduzir para 4.ª. Parece-me a mim ser alguma questão com o software de gestão da caixa, mas não descarto a hipótese de poder ser alguma "azelhice" da minha parte, pois é o primeiro carro com caixa auto que tenho.
                                          Qual é a vossa opinião?

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