Na Suisse são controlados e aqui não... mas isso vai acabar muito em breve, daqui a 5/10 anos há tantos radares por cá como lá. Os salários é que vão continuar a ser uma bosta.
Decidam-se se são radares escondidos é uma vergonha, não reduzem a velocidade efectiva etc, se são fixos e assinalados também estão mal?
Essa do "não ter dinheiro para" quando é algo que se paga automaticamente... não me choca
Como vocês preferia não os ter, mas a verdade é que devem ser eficazes, não acho que seja razão de indignação.
Na antena 1, a jornalista disse que são para colocar, pelo que percebi, em sítios onde já existem e que depois serão mudados.
Serão colocados em pontos onde há muitas ocorrências de acidentes por excesso de velocidade.
Decidam-se se são radares escondidos é uma vergonha, não reduzem a velocidade efectiva etc, se são fixos e assinalados também estão mal?
Essa do "não ter dinheiro para" quando é algo que se paga automaticamente... não me choca
Como vocês preferia não os ter, mas a verdade é que devem ser eficazes, não acho que seja razão de indignação.
Devem estar sinalizados como os outros, ou seja, um microplacar sem designação de radar.
A coisa é que tens elementos das forças policiais que não podem fiscalizar nem patrulhar devido a falta de veiculos ou manuntenção das novas aquisições. Ou seja para tentar sacar umas massas é otimo mas não serve para o objetivo de prevenção.
Mas também nada a temer depois de passar 6 meses porque depois não há dinheiro para voltar a certificar e passam a ser ilegais
Serão colocados em pontos onde há muitas ocorrências de acidentes por excesso de velocidade.
A minha dúvida e pergunta vai no sentido de saber onde raio há tantas ocorrências e sinistralidade em AE.
Presumo que se contem com os dedos de uma mão, o nº de auto-estradas com "pontos negros", ou estou enganado?
A minha dúvida e pergunta vai no sentido de saber onde raio há tantas ocorrências e sinistralidade em AE.
Presumo que se contem com os dedos de uma mão, o nº de auto-estradas com "pontos negros", ou estou enganado?
A avaliar pelo que ouço na rádio, todos dias há chapa dobrada. Ou camiões, ou carros!
Na antena 1, a jornalista disse que são para colocar, pelo que percebi, em sítios onde já existem e que depois serão mudados. Serão colocados em pontos onde há muitas ocorrências de acidentes por excesso de velocidade.
Eu fui multado há meses numa zona de acidentes (dito pelo GNR) do IP3. O limite passa de 100 para 80 e 60 num espaço curto (as placas estão separadas por poucos metros) numa descida acentuada, que se segue uma curva já em plano. Pelos vistos o pessoal gosta de abusar ali e depois fazer a curva complica-se.
Colocar ali um radar, fixo ou móvel, com sinalização para tal certamente diminuiria a velocidade dos condutores. Isto ou uma placa a dizer ZONA DE ACIDENTES - REDUZA A VELOCIDADE, só que não...um radar escondido a apontar para a zona da descida (nem é depois disso quando já é plano) logo após o sinal de 60. Eu fui multado a 91, numa linda manhã de sol, sem qualquer risco de acidente. Aquela curva faz-se a mais de 100 nestas condições sem problemas, mas com nevoeiro e chuva a coisa é diferente.
Isto para dizer o quê? Que quando estava a pagar a multa na operação STOP referi isto mesmo, que o efeito dissuasor de um sinal de radar ou de uma brigada era muito mais eficaz (em resposta à afirmação que aquilo ali é uma zona de acidentes). Disse-o na boa ao GNR e não tive resposta.
Sei que vinha em excesso, aliás até vinha a mais de 100, e travei quando vi os sinais de 80 e 60, mas nunca pensei que ali estivesse um radar escondido. Errei e paguei por isso. Agora não me venham com a história que "é uma zona de acidentes" quando se colocam atrás da moita.
Ou quando se vai de Travancinha para Tábua em que tem uma zona em que a velocidade máxima é 60, mas na direcção Tábua para Travancinha estão os 90 à mesma
Vá lá que, numa zona, tem uma placa a vermelho: ZONA DE ACIDENTES!
Eu fui multado há meses numa zona de acidentes (dito pelo GNR) do IP3. O limite passa de 100 para 80 e 60 num espaço curto (as placas estão separadas por poucos metros) numa descida acentuada, que se segue uma curva já em plano. Pelos vistos o pessoal gosta de abusar ali e depois fazer a curva complica-se.
Colocar ali um radar, fixo ou móvel, com sinalização para tal certamente diminuiria a velocidade dos condutores. Isto ou uma placa a dizer ZONA DE ACIDENTES - REDUZA A VELOCIDADE, só que não...um radar escondido a apontar para a zona da descida (nem é depois disso quando já é plano) logo após o sinal de 60. Eu fui multado a 91, numa linda manhã de sol, sem qualquer risco de acidente. Aquela curva faz-se a mais de 100 nestas condições sem problemas, mas com nevoeiro e chuva a coisa é diferente.
Isto para dizer o quê? Que quando estava a pagar a multa na operação STOP referi isto mesmo, que o efeito dissuasor de um sinal de radar ou de uma brigada era muito mais eficaz (em resposta à afirmação que aquilo ali é uma zona de acidentes). Disse-o na boa ao GNR e não tive resposta.
Sei que vinha em excesso, aliás até vinha a mais de 100, e travei quando vi os sinais de 80 e 60, mas nunca pensei que ali estivesse um radar escondido. Errei e paguei por isso. Agora não me venham com a história que "é uma zona de acidentes" quando se colocam atrás da moita.
Penso que te referes à descida do Botão.
Concordo em pleno com o que dizes.
Ali é difícil andar a 60, a inclinação é considerável. Como não és o primeiro a ser apanhado assim, costumo reduzir a velocidade e colocar 4ª ou mesmo 3ª antes de iniciar a descida.
Diga-se que é ridículo o limite ser quase o mesmo que no centro duma cidade e até inferior a várias circulares urbanas. Faz lembrar a A25, uma auto estrada em que por vezes o limite é 100 ou 80, e cobram-nos por esse luxo. No fundo é uma IP25, mas A25 enche mais o olho do contribuinte e parece menos mal que cobrar portagens numa IP.
É uma óbvia caça à multa, nem eles acreditam nesse pretexto de querer diminuir acidentes. Para piorar, no limite, se algum condutor topar o radar ou se lembrar disso em cima da hora, ainda faz uma travagem forte com o risco de se gerar um choque em cadeia...
Eu fui multado há meses numa zona de acidentes (dito pelo GNR) do IP3. O limite passa de 100 para 80 e 60 num espaço curto (as placas estão separadas por poucos metros) numa descida acentuada, que se segue uma curva já em plano. Pelos vistos o pessoal gosta de abusar ali e depois fazer a curva complica-se.
Enquanto não forem atropelados meia dúzia de peregrinos (IC2 Orelhudo), não há necessidade de colocar o radar
estes radares se forem postos em pontos negros nada contra, quem não se lembra de como era a condução no antigo ip5? Era com cada infração que até acho que havia menos acidentes. Com a a25 melhorou imenso.
Ir em auto-estrada depressa em viagens longas todos nos andamos, não há moralismos, mas eu pelo menos só ando muito rápido quando ando quase sozinho na estrada. Tipo na crep por exemplo que das portagens até à gandra tem pouco trânsito ou na a32.
Vejo mais radares quando em Genebra que de Genebra a Portugal... Em 1h de viagem contei mais de 10 até seguidos tinha.
Em PT há meia dúzia e o pessoal já delira.
Vejo mais radares quando em Genebra que de Genebra a Portugal... Em 1h de viagem contei mais de 10 até seguidos tinha.
Em PT há meia dúzia e o pessoal já delira.
Sim já sabemos que na Suíça há mais radares, e que no Iraque não há nenhum.
Agora, se lerem com atenção o post do user Ecoflex vão perceber que, se por um lado há nacionais que não têm qualquer controlo, por outro há sítios onde não se justifica um radar. No sentido em que, claro, há sítios mais propícios a acidentes .
Olhem por exemplo as lombas. Faz mais sentido onde? numa localidade para ajudar a manter os 50 ou lombas adaptadas a manter os 90, numa recta de uma EN ? Ora pois...
Vocês podem todos adorar os radares e ser adeptos do politicamente correcto.
Depois com isso continuamos a ser um país onde se conduz mal, mesmo muito mal. Vai tudo ao telemovel, tudo distraido, sim, se não houver lombas nem radares há quem faça localidades a 120, etc. Ou seja tudo um perigo.
Custa muito meter patrulhas constantemente na estrada né......é porque é isso é que faz as pessoas conduzirem com cuidado.
Comentário