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Diesel com FAP - Gasoleo Simples / Gasoleo Aditivado

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    Diesel com FAP - Gasoleo Simples / Gasoleo Aditivado

    Caros ,


    Digam da vossa experiencia se notam alguma Diferença relativa a problemas com o FAP , entre a utilização de gasoleo simples e o gasoleo aditivado, a questão surgiu porque tenho dois colegas que moram na zona de Sintra , e portanto usam regularmente o mesmo percurso para se deslocarem para o emprego , ambos têm motores PSA do mesmo modelo , um num peugeot outro num citroen , o do citroen usa gasoleo aditivado , o do Peugoet usa gasoleo simples , a kilometragens são sermelhantes , embora o citroen tenha ligeiramente mais , no Peugeot o FAP já teve problemas, no citroen não houve qualquer problema.

    #2
    Por aqui, gasóleo simples...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Por aqui, gasóleo simples...

      Pois , eu tenho um terrano 2.7 , também uso o simples , até porque este motor queima quase tudo...,
      não os pude ajudar nas duvidas deles, mas sei que à uns anos atras por engano meti gasoleo ultimate dsa BP , uns dias antes de ir a inspecção, e quando fui fiquei à rasca , porque quando o inspector fez o teste
      dos gases ficou a olhar para o monitor com um ar estranho...perguntei-lhe o que se passava . e ele desse que valores dos gases estavam abaixo do especificado pelo fabricante...claro que não have nenhum problema até era melhor

      Comentário


        #4
        Por aqui sempre gasóleo simples. Corsa 1.3 Cdti de 95 cv com 298.000 km. Nunca tive qualquer problema com FAP....mas o andamento é grande....

        Comentário


          #5
          Gasóleo simples posso uma vez ou outra meter aditivado mas 90% das vezes simples

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fhff Ver Post
            Por aqui sempre gasóleo simples. Corsa 1.3 Cdti de 95 cv com 298.000 km. Nunca tive qualquer problema com FAP....mas o andamento é grande....
            Lá está o importante num diesel com fap é precisamente o número de kms diários. Quem faz poucos o fap vai dar chatices mesmo que meta gasóleo xpto ponto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              Lá está o importante num diesel com fap é precisamente o número de kms diários. Quem faz poucos o fap vai dar chatices mesmo que meta gasóleo xpto ponto.
              São, no mínimo, 130 km/dia, misto de AE e EN e muito pouca cidade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                Caros ,


                Digam da vossa experiencia se notam alguma Diferença relativa a problemas com o FAP , entre a utilização de gasoleo simples e o gasoleo aditivado, a questão surgiu porque tenho dois colegas que moram na zona de Sintra , e portanto usam regularmente o mesmo percurso para se deslocarem para o emprego , ambos têm motores PSA do mesmo modelo , um num peugeot outro num citroen , o do citroen usa gasoleo aditivado , o do Peugoet usa gasoleo simples , a kilometragens são sermelhantes , embora o citroen tenha ligeiramente mais , no Peugeot o FAP já teve problemas, no citroen não houve qualquer problema.
                Para o FAP o que interessa é o teor em enxofre no combustivel.

                Em toda a europa com a norma EN 590 este é limitado a 10ppm de enxofre.

                Gasóleo normalne aditivado todos eles não passaram deste número.

                Comentário


                  #9
                  É tudo igual não existe qualquer diferença para o FAP usa o simples que é mais barato.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                    Para o FAP o que interessa é o teor em enxofre no combustivel.

                    Em toda a europa com a norma EN 590 este é limitado a 10ppm de enxofre.

                    Gasóleo normalne aditivado todos eles não passaram deste número.
                    O Repsol 10e+ supostamente usa baixo teor de enxofre.

                    Comentário


                      #11
                      O FAP não se importa com a qualidade do gasóleo. O FAP gosta de km e de muito "aquecimento".

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        O Repsol 10e+ supostamente usa baixo teor de enxofre.
                        É igual para todos,10 ppm para todo o gasóleo rodoviário.

                        Resto é marketing,basta mandar um e-mail à petrolifera em questão e perguntar a quantidade de S .

                        De qualquer das maneiras todos os combustiveis são refinados no mesmo sítio....

                        Comentário


                          #13
                          Sim mas eles podem ser refinados no mesmo sítio mas ter propriedades diferentes.

                          Mas e o que faz o gasoil cheirar menos mal? É que com o aditivado da repsol havia uma grande diferença face ao simples em termos de fedor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                            Caros ,


                            Digam da vossa experiencia se notam alguma Diferença relativa a problemas com o FAP , entre a utilização de gasoleo simples e o gasoleo aditivado, a questão surgiu porque tenho dois colegas que moram na zona de Sintra , e portanto usam regularmente o mesmo percurso para se deslocarem para o emprego , ambos têm motores PSA do mesmo modelo , um num peugeot outro num citroen , o do citroen usa gasoleo aditivado , o do Peugoet usa gasoleo simples , a kilometragens são sermelhantes , embora o citroen tenha ligeiramente mais , no Peugeot o FAP já teve problemas, no citroen não houve qualquer problema.
                            Pela minha experiência, que já é alguma, para o FAP é igual ao litro.
                            Agora a polémica, supunhamos 50€ de gasóleo aditivado e 50€ de gasóleo simples (das gasolineiras low cost porwue nunca experimentei das de marca), dá mais litros no gasóleo low cost, que seria de esperar mais km. Pois isso não se verifica fazem virtualmente os mesmos km consistentemente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Sim mas eles podem ser refinados no mesmo sítio mas ter propriedades diferentes.

                              Mas e o que faz o gasoil cheirar menos mal? É que com o aditivado da repsol havia uma grande diferença face ao simples em termos de fedor.
                              Perfume...[emoji23]

                              Basta só o uso de anti emulsionantes,o cheiro já muda um bocado.

                              As propriedades acabam por ser as mesmas,os combustiveis não são refinados para cada companhia individualmente.

                              A aditivagem dos "premium",isso cada um pede a sua receita,mas pouca diferença faz do normal na prática.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mariojmmachado Ver Post
                                O FAP não se importa com a qualidade do gasóleo. O FAP gosta de km e de muito "aquecimento".
                                A parte que sublinhei também me parece ser o mais importante pelo que vou lendo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                  Pela minha experiência, que já é alguma, para o FAP é igual ao litro.
                                  Agora a polémica, supunhamos 50€ de gasóleo aditivado e 50€ de gasóleo simples (das gasolineiras low cost porwue nunca experimentei das de marca), dá mais litros no gasóleo low cost, que seria de esperar mais km. Pois isso não se verifica fazem virtualmente os mesmos km consistentemente.

                                  Como curiosidade até há por aí uns testes (de há uns anos, que contrariam a situação).

                                  No entanto e mesmo que façam os mesmos quilómetros... o que interessa ver, é o custo de€/km.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fica uma reportagem espanhola... vale o que vale, mas é feita análise laboratorial aos produtos e.... (saltar até minuto 9+-, se quiserem)




                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu quando tinha carros diesel, colocava sempre gásoleo aditivado, agora que só tenho carros a gasolina lenam apenas gasolina simples e é de onde calha, tanto pode ser das de "marca" com das low-cost.
                                      A razão de colocar gasoleo aditivado tinha precisamente a ver com o FAP, mas às tantas estava enganado, mas a verdade é que mesmo a fazer percursos de apenas 4 ou 5km de cada vez o carro não deu problemas de FAP.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Como curiosidade até há por aí uns testes (de há uns anos, que contrariam a situação).

                                        No entanto e mesmo que façam os mesmos quilómetros... o que interessa ver, é o custo de€/km.
                                        Sim conheço muito bem o teste da deco. Nessa altura estava completamente convertido ao diesel low cost, nao compreendia porque é que haviam pessoas a meter gasóleo mais caro.
                                        Depois de alguns anos, por motivos de comodidade meti combustível algumas vezes seguidas do aditivado de marca, e comecei a perceber que não percebia diferenças nos km efetuados. Se aí juntarmos os descontos das marcas (cartões, talões e etc) fica mais barato meter o gasóleo mais caro.
                                        Claro que está é a minha experiência, cada um que faça as suas experiências e tire as suas próprias conclusães.
                                        O que eu não posso dizer é se está questão se deve à qualidade do combustíveis (honestamente acho que não) ou a outros artifícios das gasolineiras (honestamente acho que será por aqui).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                          Sim conheço muito bem o teste da deco. Nessa altura estava completamente convertido ao diesel low cost, nao compreendia porque é que haviam pessoas a meter gasóleo mais caro.
                                          Depois de alguns anos, por motivos de comodidade meti combustível algumas vezes seguidas do aditivado de marca, e comecei a perceber que não percebia diferenças nos km efetuados. Se aí juntarmos os descontos das marcas (cartões, talões e etc) fica mais barato meter o gasóleo mais caro.
                                          Claro que está é a minha experiência, cada um que faça as suas experiências e tire as suas próprias conclusães.
                                          O que eu não posso dizer é se está questão se deve à qualidade do combustíveis (honestamente acho que não) ou a outros artifícios das gasolineiras (honestamente acho que será por aqui).


                                          Nem me estava a referir ao teste efectuado pela deco.

                                          Mas como em tudo, cada um terá de fazer as suas contas e ver o que lhe compensa.

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                                            #22
                                            O meu deve ser especial, gasóleo simples ou aditivado, gasta o mesmo

                                            Este mes por acaso fiz a experiência, 2 meses depois a usar tanques cheios de simples, meti Ultimate, ficou com menos 0.1... que pode ser atribuído por menos uso de AC, menos vento, menos calor etc.
                                            Editado pela última vez por Carmaniaco90; 19 June 2019, 12:03.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Antes da conversa dos combustíveis simples/aditivados, muitos metiam "simples" e nem sabiam

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por afc Ver Post
                                                Antes da conversa dos combustíveis simples/aditivados, muitos metiam "simples" e nem sabiam
                                                Ai era ??

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uso sempre Evologic da Galp...com fap e sem fap.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                    O meu deve ser especial, gasóleo simples ou aditivado, gasta o mesmo

                                                    Este mes por acaso fiz a experiência, 2 meses depois a usar tanques cheios de simples, meti Ultimate, ficou com menos 0.1... que pode ser atribuído por menos uso de AC, menos vento, menos calor etc.
                                                    Para pessoas especiais, carros especiais.

                                                    Lê de novo o que disse, vais reparar que em lado nenhum refiro consumos............
                                                    Mas o que eu refiro não pode ser assumido como uma verdade absoluta, cada um que faça as suas experiências e tire as suas próprias conclusões.

                                                    ah, e não uso ultimate, uso evologic ou os equivalentes das outras marcas comerciais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                                      Para pessoas especiais, carros especiais.

                                                      Lê de novo o que disse, vais reparar que em lado nenhum refiro consumos............
                                                      Mas o que eu refiro não pode ser assumido como uma verdade absoluta, cada um que faça as suas experiências e tire as suas próprias conclusões.

                                                      ah, e não uso ultimate, uso evologic ou os equivalentes das outras marcas comerciais.
                                                      Discussões à parte que concordo contigo quando dizes que cada um faça as experiências e tire as suas conclusões, por acaso até falaste de consumos. Disseste que metias mais litros nos postos low-cost e que no final faziam os mesmos kms que o aditivado. Ora se metes mais litros e fazes os mesmos kms, então com low-cost gasta mais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim é basicamente a experiência de cada um.

                                                        A diferença mais brutal que notei foi mesmo ( num carro sem FAP ) o cheiro no escape....é que era do dia para a noite, com vantagem para o aditivado premium claro está.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                                          Sim conheço muito bem o teste da deco. Nessa altura estava completamente convertido ao diesel low cost, nao compreendia porque é que haviam pessoas a meter gasóleo mais caro.
                                                          Depois de alguns anos, por motivos de comodidade meti combustível algumas vezes seguidas do aditivado de marca, e comecei a perceber que não percebia diferenças nos km efetuados. Se aí juntarmos os descontos das marcas (cartões, talões e etc) fica mais barato meter o gasóleo mais caro.
                                                          Claro que esta é a minha experiência, cada um que faça as suas experiências e tire as suas próprias conclusães.
                                                          O que eu não posso dizer é se esta questão se deve à qualidade do combustíveis (honestamente acho que não) ou a outros artifícios das gasolineiras (honestamente acho que será por aqui).
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Discussões à parte que concordo contigo quando dizes que cada um faça as experiências e tire as suas conclusões, por acaso até falaste de consumos. Disseste que metias mais litros nos postos low-cost e que no final faziam os mesmos kms que o aditivado. Ora se metes mais litros e fazes os mesmos kms, então com low-cost gasta mais.
                                                          Lê com atenção o que digo a vermelho, não está escarrapachado mas não é difícil chegar la.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por cookie Ver Post
                                                            Lê com atenção o que digo a vermelho, não está escarrapachado mas não é difícil chegar la.
                                                            Eu apenas me reportei aos consumos, que indirectamente falaste, ainda que tenhas dito que não.

                                                            Mais a mais, não estou nada importado com as opiniões alheias neste tema. Já cá ando há demasiados anos para saber que cada um mete o que quiser e o que bem lhe apetece.

                                                            Comentário

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