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Escolas em Abrantes deixam de dar notas em novo modelo de avaliação

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    Escolas em Abrantes deixam de dar notas em novo modelo de avaliação

    https://observador.pt/2019/06/24/esc...-de-avaliacao/


    O Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, em Abrantes, apresentou esta segunda um novo modelo de avaliação que não vai dar nota nos testes, mas antes avaliar de forma contínua as competências dos alunos.

    “O modelo, a implementar no próximo ano letivo, passa por não dar notas aos testes e outros instrumentos de avaliação dos alunos, tal como são conhecidas, mas por várias menções descritivas do seu desempenho em vários itens e em cada momento de avaliação, seja escrita ou oral, indicando onde pode melhorar o seu desempenho”, disse o presidente do Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, em Abrantes, que abarca cerca 200 professores e 1.900 alunos do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade.
    Segundo Jorge Costa, este novo modelo representa uma “avaliação ao serviço da aprendizagem” e é o “tomar a dianteira” relativamente a “novos critérios de avaliação e outra forma de avaliar, ensinar e aprender”, num projeto idealizado e concebido no âmbito da autonomia de gestão pedagógica do Agrupamento de Escolas de Abrantes, no distrito de Santarém.
    “É uma alteração significativa no modelo de avaliação”, notou, tendo referido que “o que se vai começar a avaliar são descritores, ou seja, as competências que um aluno consegue ter em cada domínio, em cada disciplina”, num modelo que privilegia o “caráter contínuo e sistemático” da avaliação.
    Nesse sentido, acrescentou, “o aluno deixa de carregar com uma nota negativa e é avaliado por vários descritores ficando a saber onde pode melhorar o seu desempenho em cada domínio, através de uma classificação parcelar e não através de uma nota global”.

    Para Jorge Costa, a mais valia do novo modelo “passa por colocar a avaliação ao serviço da aprendizagem e de conseguir arranjar uma estratégia” para a sua consecução, sendo apenas atribuídas notas de 0 a 20 no final de cada um dos três períodos letivos, para que, através da avaliação formativa, se chegue à avaliação sumativa, atribuída no 3º período letivo.

    As mais valias do novo modelo, frisou, “não passam por baixar o número de retenções, mas antes que os alunos aprendam mais e fiquem com informação mais fina para saberem o que melhorar”, sendo que, reconheceu, “o sucesso da estratégia terá reflexos no sucesso dos estudantes”.
    Na sessão de apresentação do novo modelo de avaliação, a que assistiu o secretário de Estado da Educação, foram dados vários exemplos de operacionalização do mesmo nas disciplinas de expressões, línguas, matemática e ciências experimentais e do 1º ciclo.
    Em declarações à Lusa, João Costa destacou as “mais valias” deste modelo de avaliação, tendo feito notar que “a mudança, por si só, não é um objetivo” e que existe “uma intencionalidade” que passa por “entender que alguma coisa tem de ser feita porque muitos dos jovens não estão a aprender”.
    O governante lembrou a taxa de “35% de jovens com experiência de insucesso no secundário” para dizer que o país “não se pode conformar” com estes números, até por uma questão de “justiça social”.
    “No secundário o que temos é que 35% dos alunos não concluem no tempo esperado (…) e isso obriga-nos a ter um olhar sobre o ensino secundário e a tentar perceber o que se passa”, afirmou, tendo feito notar que “o que está a acontecer pelo país é que são muitas, muitas escolas a desenvolverem uma reflexão aprofundada sobre como se ensina, como se aprende e como se avalia”, num “grande movimento de partilha de práticas” entre as escolas e entre o professores.
    a ver como corre

    #2
    De uma forma geral, parece-me uma experiência muito interessante, pois em vez de uma nota genérica global, passam a ser caracterizados os pontos fortes e fracos de cada aluno.

    Mas de boas ideias está o inferno cheio, vamos ver como corre...

    Comentário


      #3
      Volta e meia surgem novas ideias e projectos piloto para a educação, e ainda bem.

      O sistema actual está podre e não é de agora.

      Em meados dos anos 2000 andava tudo com o fogo no cú com cursos profissionais cujo problema foi o facilitismo e há malta que com 18 anos não sabe fazer 6x3=18 , ora bem, é de louvar estes novos modelos que constam na notícia.

      Li a notícia e assim de repente parece uma boa aposta, pelo menos, tenta-se melhorar alguma coisa !

      Porque na verdade também não concordo que se dê demasiada matéria até ao 12º sem que na verdade os alunos retenham grande coisa.

      Um dos casos mais carismáticos que noto é o de Português. Tem que se ler Os Maias do Eça, Camões, Gil Vicente, epá mas de que serve tudo isso se no 12º continuam a dar erros péssimos?

      Comentário


        #4
        Desde que não prejudique os bons para beneficiar os fracos, tudo ok.
        O ensino está num estado de facilitismo assustador.

        Comentário


          #5
          E vão mesmo ser os professores de uma escola pública a implementar este modelo como deve ser.

          A ideia é boa, mas nunca na vida será de implementação adequada numa escola pública dessa dimensão. 200 professores!!! É que para fazer isso bem feito, dá muito trabalho.

          Olha um professor de Ciências (ou outra disciplina que tenha 3 tempos por semana), que em horário completo deve ter 7/8 turmas (podem ser mais de 200 alunos) a fazer descritivos de desempenho para cada um deles. A maior parte já acha um trabalhão dar uma nota a um teste.

          E estou mesmo a ver os alunos, pais e professores a verem os relatórios e trabalhar com eles. Deve ser tipo os relatórios das provas de aferição atuais.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Danone Ver Post
            Desde que não prejudique os bons para beneficiar os fracos, tudo ok.
            O ensino está num estado de facilitismo assustador.
            E tenho poucas dúvidas que isso acontecerá naturalmente, caso seja mesmo implementado e visto como deve ser.

            Além do tempo que se gasta a mais com isso, pois obrigaria os professores a ter outro tipo de observação aos alunos, assim que se detecte que há muitos alunos com objectivos não cumpridos, o que é que acontece? Das duas uma: ou não acontece nada e o modelo é inconsequente ou então vai-se abrandar e ritmo (que já é alucinante ) para que os mais fracos possam cumprir os objectivos.

            Comentário


              #7
              Nem deveriam ter que ir à escola gastar dinheiro ao estado, sem notas e sem escola seria sempre a passar até ter o canudo na mão


              Apoio a 100%

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                Desde que não prejudique os bons para beneficiar os fracos, tudo ok.
                O ensino está num estado de facilitismo assustador.

                Nota-se que és verdinho/a

                Só ha fortes porque há fracos. É a vida e por mais que barafustanço que haja não vai mudar

                Comentário


                  #9
                  Uma óptima ideia... para quem nunca deu aulas, ou para quem pouco se importa com o futuro desses alunos.

                  Comentário


                    #10
                    Estes últimos 3 posts intrigam-me

                    Comentário


                      #11
                      A ideia parece boa, mas iniciar uma experiência destas logo em mais de 1000 alunos, perece-me muito arriscado.

                      Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                      Desde que não prejudique os bons para beneficiar os fracos, tudo ok.
                      O ensino está num estado de facilitismo assustador.
                      É assustador, ainda no domingo uma familiar professora de inglês do 2o ciclo, se queixava. Por ser da pessoa com 30 anos de serviço e com pulso nos alunos, fica sempre com as turmas problemáticas. Referia que é um pesadelo de burocracia para reprovar um aluno.

                      Já chegou ao ponto de fazer um teste bilingue

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                        E tenho poucas dúvidas que isso acontecerá naturalmente, caso seja mesmo implementado e visto como deve ser.

                        Além do tempo que se gasta a mais com isso, pois obrigaria os professores a ter outro tipo de observação aos alunos, assim que se detecte que há muitos alunos com objectivos não cumpridos, o que é que acontece? Das duas uma: ou não acontece nada e o modelo é inconsequente ou então vai-se abrandar e ritmo (que já é alucinante ) para que os mais fracos possam cumprir os objectivos.
                        Concordo com tudo o que dizes.
                        O que acontece se este tipo de avaliação for avante, é que vai haver uma tendência para que os bons se tornem apenas razoáveis e/ou pouco esforçados pois vão perceber que ganharão o mesmo. E é pena.
                        Tenho o maior orgulho dos miúdos esforçados e revolta-me ver quem não mexe uma palha a sair beneficiado com estas politicazinhas da treta.
                        Como estudante de educação fico apreensiva com estas medidas. Alunos meus serão avaliados sempre com retidão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
                          Nota-se que és verdinho/a

                          Só ha fortes porque há fracos. É a vida e por mais que barafustanço que haja não vai mudar
                          Verdinha???? Fu#da-se que ofensa! [emoji2955][emoji2957]
                          Vermelhinha [emoji2956]

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                            E tenho poucas dúvidas que isso acontecerá naturalmente, caso seja mesmo implementado e visto como deve ser.

                            Além do tempo que se gasta a mais com isso, pois obrigaria os professores a ter outro tipo de observação aos alunos, assim que se detecte que há muitos alunos com objectivos não cumpridos, o que é que acontece? Das duas uma: ou não acontece nada e o modelo é inconsequente ou então vai-se abrandar e ritmo (que já é alucinante ) para que os mais fracos possam cumprir os objectivos.
                            Como já foi dito, se hoje em dia é complicado chumbar um aluno, com este modelo ainda vai ser pior...

                            Comentário


                              #15
                              Mas a ideia é que os alunos aprendam mais......

                              É porque tambem vos digo uma coisa, a chumbar ou a passar, eles aprendem muito pouco

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                Verdinha???? Fu#da-se que ofensa! [emoji2955][emoji2957]
                                Vermelhinha [emoji2956]

                                hummmm......vi logo




                                É muito raro falhar

                                Comentário


                                  #17
                                  O modelo parece bem mais interessante que o actual.

                                  Tudo vai depender de 3 coisas: de quem o aplica (vontade e competência), da capacidade dos alunos em receberem este feedback mais "fino", e da capacidade de compreensão dos pais em suportarem o modelo.
                                  Parecendo uma boa ideia - que é -, tem tudo para falhar graças à habitual falta de "qualidade" dos actores. Pode ser que a população em Abrantes seja especial.

                                  Uma coisa é certa: os modelos tradicionais já não respondem a coisa nenhuma, a não ser a um status quo que interessa não sei bem a quem.

                                  Não neguem à partida uma ciência que desconhecem. Estas pessoas que querem agitar as águas devem ser acarinhadas e suportadas. O modelo proposto não é mais fácil ou confortável para ninguém, do que li. Bem pelo contrário.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                    Desde que não prejudique os bons para beneficiar os fracos, tudo ok.
                                    O ensino está num estado de facilitismo assustador.
                                    é obrigatorio o 12
                                    nao podes reprovar ninguem
                                    se é obrigatorio como é óbvio

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      A ideia parece boa, mas iniciar uma experiência destas logo em mais de 1000 alunos, perece-me muito arriscado.

                                      É assustador, ainda no domingo uma familiar professora de inglês do 2o ciclo, se queixava. Por ser da pessoa com 30 anos de serviço e com pulso nos alunos, fica sempre com as turmas problemáticas. Referia que é um pesadelo de burocracia para reprovar um aluno.

                                      Já chegou ao ponto de fazer um teste bilingue
                                      Se eles já são "obrigados" a passar por decreto, as notas servem para quê? Quase nada em termos práticos.
                                      Por isso é deixar andar a ver o que dá.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Mas a ideia é que os alunos aprendam mais......

                                        É porque tambem vos digo uma coisa, a chumbar ou a passar, eles aprendem muito pouco

                                        Aprendem outras coisas. A enrolar por ex. são uns mestres a caminhar para o doutoramento

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                                          #21
                                          Isto parece mais uma proposta de pessoas que não sabem interpretar tabelas e gráficos. Só querem bla bla bla.
                                          Qualquer professor com p maiúsculo, faz uma tabela para cada avaliação onde vê claramente onde os alunos mais falharam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Volta e meia surgem novas ideias e projectos piloto para a educação, e ainda bem.

                                            O sistema actual está podre e não é de agora.

                                            Em meados dos anos 2000 andava tudo com o fogo no cú com cursos profissionais cujo problema foi o facilitismo e há malta que com 18 anos não sabe fazer 6x3=18 , ora bem, é de louvar estes novos modelos que constam na notícia.

                                            Li a notícia e assim de repente parece uma boa aposta, pelo menos, tenta-se melhorar alguma coisa !

                                            Porque na verdade também não concordo que se dê demasiada matéria até ao 12º sem que na verdade os alunos retenham grande coisa.

                                            Um dos casos mais carismáticos que noto é o de Português. Tem que se ler Os Maias do Eça, Camões, Gil Vicente, epá mas de que serve tudo isso se no 12º continuam a dar erros péssimos?
                                            O problema não é esse. É impossível ler e compreender os grandes autores e continuar a dar erros de palmatória sistematicamente (Tu fostes, há-des, doia a quem doer, põe-o aí, quises-te, etc.)
                                            O problema é que o ensino está de tal forma que permite que uma pessoa tire boas notas a Português simplesmente por engolir matéria e vomitá-la no teste. O mesmo se passa noutras disciplinas, simplesmente a Português torna-se mais evidente no dia a dia. Ainda há pouco tempo entrou na minha empresa um colega que tirou Aerospacial no IST. Se ele entrou lá, dada a média do curso, de certeza que teve boa nota a Português - mas quem o vê a escrever e a falar, até mete medo. A parte de engenharia, ele cumpre bem. Mas cada vez que manda um mail ou um relatório, é uma confusão para perceber aquilo. Especialmente mau quando aquilo vai para um cliente, para a autoridade de supervisão, etc.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Gostava de ver este modelo de avaliação aplicado numa escola daquelas... "Preparatória Damião de Gois, em Chelas"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                Isto parece mais uma proposta de pessoas que não sabem interpretar tabelas e gráficos. Só querem bla bla bla.
                                                Qualquer professor com p maiúsculo, faz uma tabela para cada avaliação onde vê claramente onde os alunos mais falharam.

                                                Ora aí está professores com p mausculo. Devem haver alguns, devem não, há de certeza, mas para alem de serem uma minoria se se mexerem muito são logo abafados pelos que se licenciaram em engenharia de cartazes e bandeirinhas vermelhas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como é que vai ser calculada a média de acesso à faculdade se são todos búe da bons e têm todos notas brutais?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                    Como é que vai ser calculada a média de acesso à faculdade se são todos búe da bons e têm todos notas brutais?

                                                    Factor C

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na FDUC, pelo que soube, Economia Política II, leccionada pelo antigo Chefe da Casa Civil do Cavaco Silva, só está escalada para 19,24
                                                      Quanto a esses pilotos... Conheço quem não tenha toque de entrada/saída.
                                                      Intervalos e tempo de aula a la carte.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                        Na FDUC, pelo que soube, Economia Política II, leccionada pelo antigo Chefe da Casa Civil do Cavaco Silva, só está escalada para 19,24
                                                        Quanto a esses pilotos... Conheço quem não tenha toque de entrada/saída.
                                                        Intervalos e tempo de aula a la carte
                                                        .
                                                        Lembro-me de ver isso em reportagem. Achei curioso e eventualmente útil. Não sei se terá resultado desde então.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que conheço, não.
                                                          Nem os profs. chegam a horas, quanto mais os alunos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                            O que conheço, não.
                                                            Nem os profs. chegam a horas, quanto mais os alunos...
                                                            Bem, na verdade, podemos inventar todas as estratégias que quisermos, mas, com maus profs, nada terá sucesso.

                                                            Quem sabe se o problema não começa aí mesmo...

                                                            Comentário

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