Bem, venho aqui tentar obter uns pontos de vista para uns cenários que se vão apresentar-me num futuro próximo.
Tenho neste momento em casa um Corsa C van 1.3 e um Ibiza iv 1.2 de 5 lugares. Até agora não têm dado despesa extra que não a manutenção normal. Luzes fundidas, alguns riscos, limpeza/polimento de faróis, esse tipo de coisas não considero despesas extra.
Apenas acumulei maior despesa no último ano no Corsa porque deixei acumular alguma da manutenção normal para o mesmo período.
No total dos dois, faremos por volta de até 15.000Km/ano, mais coisa menos coisa.
Entre seguro, iuc, dará por volta de 350~400€ (valor assim por cima, não tenho de cor o valor certo).
Tenho a possibilidade de ter carro da empresa onde trabalho, no caso um Captur 0.9, ou um valor no final do ano de cerca de 1500€ líquidos.
Uma versão do Captur a gasóleo não é hipótese neste momento.
Não considero as outra opções existentes porque são utilitários, logo mais pequenas, mais apertadas, menos espaço de mala, mais baixas (e pelo que vou lendo e vendo, a altura extra é nossa amiga para o carregamento de mercadoria, tanto no banco traseiro como na mala :D ).
Vai nascer uma cria no final do ano, a primeira.
Ora, um dos cenários é:
- ficar com o carro da empresa e, num prazo não muito curto, deixar um dos carros para os pais da namorada e o outro para os meus. Fico apenas com um carro a gasolina mas apenas com a despesa de combustível e sem a despesa dos outros dois (seguros, iuc, combustível,manutenção, etc).
Será usado em cidade mas também para voltas de férias, fins-de-semana às respectivas terriolas (a 300Km e a 100Km, respectivamente, logo só nessas viagens são 600 e 200 Km por fds, fora as deslocações no local, etc), tudo com auto-estrada pelo meio, etc.
E, como gosto bastante de carrinhas (uma daquelas pancadas) e pensei também nos entretantos adquirir uma carrinha usada a gasóleo para complementar a garagem.
E o ficar com o Captur porque o motor deve ser melhorzinho que o do ibiza (mas ainda me falta ir testar o captur para perceber como mesinto a conduzi-lo) e sempre ficava com um carro novo.
Outro cenário:
- será ficar com os carros actuais (o ibiza, apesar de menos espaço, etc, penso que não consumirá muito mais que o captur) e ficar com o dinheiro mas também com a manutenção dos dois carros (eventualmente de apenas um se passarmos o outro para um dos pais) e demais despesas.
Outra hipótese.
- é ainda ficar com o dinheiro, despachar os carros e arranjar um outro (seja carrinha ou não) a gasóleo (estou aqui a por de parte a gasolina para já mas poderá ser hipótese) que não seja muito guloso,e ficar como único, comprado usado.
A bem ver, poderá não haver razão lógica para adquirir um segundo carro mas sendo a gasóleo (estou a pensar em carrinhas médias, civic,308, leon, i30), caso no final do período do carro de empresa voltasse ao valor monetário, não ficava apeado, por assim dizer.
Não seria logo assim que arranjasse o Captur.
E, pelo que vou lendo por cá, os consumos seriam menores queo Captur em questão.
O que acham?
Ainda posso esperar para ver se vou ter a nova versão doCaptur e o motor 1.0 mas isso, neste momento, é uma incógnita.
Tenho neste momento em casa um Corsa C van 1.3 e um Ibiza iv 1.2 de 5 lugares. Até agora não têm dado despesa extra que não a manutenção normal. Luzes fundidas, alguns riscos, limpeza/polimento de faróis, esse tipo de coisas não considero despesas extra.
Apenas acumulei maior despesa no último ano no Corsa porque deixei acumular alguma da manutenção normal para o mesmo período.
No total dos dois, faremos por volta de até 15.000Km/ano, mais coisa menos coisa.
Entre seguro, iuc, dará por volta de 350~400€ (valor assim por cima, não tenho de cor o valor certo).
Tenho a possibilidade de ter carro da empresa onde trabalho, no caso um Captur 0.9, ou um valor no final do ano de cerca de 1500€ líquidos.
Uma versão do Captur a gasóleo não é hipótese neste momento.
Não considero as outra opções existentes porque são utilitários, logo mais pequenas, mais apertadas, menos espaço de mala, mais baixas (e pelo que vou lendo e vendo, a altura extra é nossa amiga para o carregamento de mercadoria, tanto no banco traseiro como na mala :D ).
Vai nascer uma cria no final do ano, a primeira.
Ora, um dos cenários é:
- ficar com o carro da empresa e, num prazo não muito curto, deixar um dos carros para os pais da namorada e o outro para os meus. Fico apenas com um carro a gasolina mas apenas com a despesa de combustível e sem a despesa dos outros dois (seguros, iuc, combustível,manutenção, etc).
Será usado em cidade mas também para voltas de férias, fins-de-semana às respectivas terriolas (a 300Km e a 100Km, respectivamente, logo só nessas viagens são 600 e 200 Km por fds, fora as deslocações no local, etc), tudo com auto-estrada pelo meio, etc.
E, como gosto bastante de carrinhas (uma daquelas pancadas) e pensei também nos entretantos adquirir uma carrinha usada a gasóleo para complementar a garagem.
E o ficar com o Captur porque o motor deve ser melhorzinho que o do ibiza (mas ainda me falta ir testar o captur para perceber como mesinto a conduzi-lo) e sempre ficava com um carro novo.
Outro cenário:
- será ficar com os carros actuais (o ibiza, apesar de menos espaço, etc, penso que não consumirá muito mais que o captur) e ficar com o dinheiro mas também com a manutenção dos dois carros (eventualmente de apenas um se passarmos o outro para um dos pais) e demais despesas.
Outra hipótese.
- é ainda ficar com o dinheiro, despachar os carros e arranjar um outro (seja carrinha ou não) a gasóleo (estou aqui a por de parte a gasolina para já mas poderá ser hipótese) que não seja muito guloso,e ficar como único, comprado usado.
A bem ver, poderá não haver razão lógica para adquirir um segundo carro mas sendo a gasóleo (estou a pensar em carrinhas médias, civic,308, leon, i30), caso no final do período do carro de empresa voltasse ao valor monetário, não ficava apeado, por assim dizer.
Não seria logo assim que arranjasse o Captur.
E, pelo que vou lendo por cá, os consumos seriam menores queo Captur em questão.
O que acham?
Ainda posso esperar para ver se vou ter a nova versão doCaptur e o motor 1.0 mas isso, neste momento, é uma incógnita.
Comentário