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Manter os chaços, trocar, comprar, carro de empresa...

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    Manter os chaços, trocar, comprar, carro de empresa...

    Bem, venho aqui tentar obter uns pontos de vista para uns cenários que se vão apresentar-me num futuro próximo.


    Tenho neste momento em casa um Corsa C van 1.3 e um Ibiza iv 1.2 de 5 lugares. Até agora não têm dado despesa extra que não a manutenção normal. Luzes fundidas, alguns riscos, limpeza/polimento de faróis, esse tipo de coisas não considero despesas extra.

    Apenas acumulei maior despesa no último ano no Corsa porque deixei acumular alguma da manutenção normal para o mesmo período.
    No total dos dois, faremos por volta de até 15.000Km/ano, mais coisa menos coisa.

    Entre seguro, iuc, dará por volta de 350~400€ (valor assim por cima, não tenho de cor o valor certo).

    Tenho a possibilidade de ter carro da empresa onde trabalho, no caso um Captur 0.9, ou um valor no final do ano de cerca de 1500€ líquidos.
    Uma versão do Captur a gasóleo não é hipótese neste momento.

    Não considero as outra opções existentes porque são utilitários, logo mais pequenas, mais apertadas, menos espaço de mala, mais baixas (e pelo que vou lendo e vendo, a altura extra é nossa amiga para o carregamento de mercadoria, tanto no banco traseiro como na mala :D ).

    Vai nascer uma cria no final do ano, a primeira.


    Ora, um dos cenários é:
    - ficar com o carro da empresa e, num prazo não muito curto, deixar um dos carros para os pais da namorada e o outro para os meus. Fico apenas com um carro a gasolina mas apenas com a despesa de combustível e sem a despesa dos outros dois (seguros, iuc, combustível,manutenção, etc).

    Será usado em cidade mas também para voltas de férias, fins-de-semana às respectivas terriolas (a 300Km e a 100Km, respectivamente, logo só nessas viagens são 600 e 200 Km por fds, fora as deslocações no local, etc), tudo com auto-estrada pelo meio, etc.

    E, como gosto bastante de carrinhas (uma daquelas pancadas) e pensei também nos entretantos adquirir uma carrinha usada a gasóleo para complementar a garagem.

    E o ficar com o Captur porque o motor deve ser melhorzinho que o do ibiza (mas ainda me falta ir testar o captur para perceber como mesinto a conduzi-lo) e sempre ficava com um carro novo.


    Outro cenário:
    - será ficar com os carros actuais (o ibiza, apesar de menos espaço, etc, penso que não consumirá muito mais que o captur) e ficar com o dinheiro mas também com a manutenção dos dois carros (eventualmente de apenas um se passarmos o outro para um dos pais) e demais despesas.


    Outra hipótese.
    - é ainda ficar com o dinheiro, despachar os carros e arranjar um outro (seja carrinha ou não) a gasóleo (estou aqui a por de parte a gasolina para já mas poderá ser hipótese) que não seja muito guloso,e ficar como único, comprado usado.


    A bem ver, poderá não haver razão lógica para adquirir um segundo carro mas sendo a gasóleo (estou a pensar em carrinhas médias, civic,308, leon, i30), caso no final do período do carro de empresa voltasse ao valor monetário, não ficava apeado, por assim dizer.
    Não seria logo assim que arranjasse o Captur.
    E, pelo que vou lendo por cá, os consumos seriam menores queo Captur em questão.

    O que acham?


    Ainda posso esperar para ver se vou ter a nova versão doCaptur e o motor 1.0 mas isso, neste momento, é uma incógnita.
    Editado pela última vez por Macavenco; 03 July 2019, 15:55. Razão: ordenação do texto.

    #2
    Se um carro vos basta, e apontas isso em 2 dos 3 cenários, o Captur parece-me óptima opção.

    Um desses a crédito custaria mais que os 1500 anuais. Assim ficas só com as despesas dum carro, com a vantagem de ser um carro novo, ainda em garantia, e com expectativas de menos avarias e outras despesas derivadas da idade face aos dois actuais.

    Se um carro chegar, sugiro que adiem a ideia da carrinha a gasóleo. É certo que podes fazer kms com um custo menor mas há sempre despesas fixas, e se tiver alguma idade também há outras imprevistas. Creio que essas despesas podem rapidamente anular a poupança do gasóleo, até porque 15 mil kms para repartir duas viaturas é pouco.

    No entanto, também se percebe que tendo dois carros haja momentos em que apenas um possa ser algo limitado...

    Edit: Tenho ideia que mesmo no Clio o 0.9 TCe não é particularmente poupado.

    Comentário


      #3
      Dá os chassos aos velhos, fica com o Captur que é um excelente carro e goza a vida!

      Não percebo bem para que queres um 2º carro, mas se sentires mesmo muito profundamente essa necessidade...

      Olha aqui um tão jeitoso, especialmente para quem, como eu, tem as pancas com as carrinhas diesel:

      https://www.sixtcarsales.de/gebrauch...ecoflex_64744/


      Tem uma mossa pequena no porta-bagagens... dá para viver com isso ou reparar por pouco dinheiro... ou esperar que alguém lhe bata por trás!



      Quanto aos custos... já sabes que o que poupas no combustível irás depois pagar a duplicar na oficina... mas a gente tem cá as nossas pancas de só pensar no prazo mais imediato...
      Editado pela última vez por CL; 03 July 2019, 15:07.

      Comentário


        #4
        A bem da verdade, um carro vai-nos chegar (infelizmente.... para mal da minha pancada com as carrinhas ).
        E o adquirir a carrinha não seria no início do período do Captur. Seria mais para o último terço de vida do captur nas minhas mãos, caso visse que seria útil e não pretendia manter carro de empresa.

        Até porque um dos chaços não iria (irá) logo embora, ficava (ou ficará) a servir de backup ao Captur nos primeiros tempos.

        Mas realmente o estar livre das despesas de um carro é um descanso.


        ps: gostava de apanhar esses preços por cá! :D
        Editado pela última vez por Macavenco; 03 July 2019, 15:22.

        Comentário


          #5
          Esquecendo a parte da desvalorização, que acredito ser residual para os teus dois automóveis, tu não gastas 1500 euros por ano com eles. A não ser, claro, que algum deles tenha uma avaria cara de resolver. Portanto, mantendo tudo como está, sobra-te algum dinheiro dos 1500 euros.

          No entanto, vais ser pai. Nesse caso, os ganhos em espaço e versatilidade proporcionados pelo carro fornecido pela empresa vão-te dar muito jeito, acredita. Além disso, falando de um projeto muito mais recente, estaremos também a falar em níveis de segurança mais elevados, que acredito que seja um ponto importante para ti.

          Além disso, o carro da empresa livra-te de preocupações. É só por combustível e usar.

          Comentário


            #6
            Depende das empresas, nem todas permitem o uso total e indescriminado nas viaturas. Não sei se será o caso!

            É mais por esse prisma que eu veria bem a Astra carrinha diesel (ou outra coisa qualquer similar, mas que não fosse propensa a muita despesa) para a gente não ter que ficar a dever favores a ninguém. Porque eles irão ser cobrados um dia! De uma forma ou de outra...

            Comentário


              #7
              é complicado, mas eu ficava com o captur e esquecia os outros carros, já que não vos faz falta uma segunda viatura. atenção é que esse motor, não sendo nenhum glutão, não tem consumos muito baixos.

              Comentário


                #8
                A hipótese mais racional de todas, sem duvida, será no minimo aceitar o carro de empresa. Desde que tenho o meu acabaram-se trocas de pneus, manutenção, IUC, seguro, despesas inesperadas de arranjos... epa é uma diferença que não haja duvida que esses 1500 € dificilmente vão compensar.

                Depois vê se precisas mesmo do segundo carro, se sim compra, se não deixava-me estar quieto. Para começar devias ficar com o Captur e escolher um dos 2 que já tens e mais tarde avaliar se o 2º carro é despachado ou não.

                Falei sobre a hipótese racional... agora a emocional!

                Compra a carrinha que tanto gostas a Gasóleo!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                  A hipótese mais racional de todas, sem duvida, será no minimo aceitar o carro de empresa. Desde que tenho o meu acabaram-se trocas de pneus, manutenção, IUC, seguro, despesas inesperadas de arranjos... epa é uma diferença que não haja duvida que esses 1500 € dificilmente vão compensar.

                  Depois vê se precisas mesmo do segundo carro, se sim compra, se não deixava-me estar quieto. Para começar devias ficar com o Captur e escolher um dos 2 que já tens e mais tarde avaliar se o 2º carro é despachado ou não.

                  Falei sobre a hipótese racional... agora a emocional!

                  Compra a carrinha que tanto gostas a Gasóleo!
                  Subscrevo este comentário.

                  Se for só meter gasolina e andar, ficando as despesas de manutenção a cargo da empresa, então não há mesmo dúvidas, é mandar vir o Captur. Além disso daqui a uns anos (poucos) deves ter acesso a nova viatura.

                  Não te esqueças também do factor conforto e segurança, ainda para amais se vais à espera dum novo membro na família

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                    A hipótese mais racional de todas, sem duvida, será no minimo aceitar o carro de empresa. Desde que tenho o meu acabaram-se trocas de pneus, manutenção, IUC, seguro, despesas inesperadas de arranjos... epa é uma diferença que não haja duvida que esses 1500 € dificilmente vão compensar.

                    Depois vê se precisas mesmo do segundo carro, se sim compra, se não deixava-me estar quieto. Para começar devias ficar com o Captur e escolher um dos 2 que já tens e mais tarde avaliar se o 2º carro é despachado ou não.

                    Falei sobre a hipótese racional... agora a emocional!

                    Compra a carrinha que tanto gostas a Gasóleo!
                    Sei que no clio vem de origem com bifuel, ou seja, gasolina é gpl.

                    No captur também vem assim ou é só no clio?

                    Comentário


                      #11
                      Miguel... estás em negação como eu... mas achas que há bi-fuel? Nos motores standard?

                      Pá... É Captur 900cc para o trabalho e compra lá a Astra diesel para a vossa vida e esquece o carro do trabalho!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Miguel... estás em negação como eu... mas achas que há bi-fuel? Nos motores standard?

                        Pá... É Captur 900cc para o trabalho e compra lá a Astra diesel para a vossa vida e esquece o carro do trabalho!
                        Sim há, aqui o vizinho cá da beira tem um clio com 1mes e tem lá a vinheta do gpl no vidro. Suponho que sendo novo e a gpl seja de origem

                        Comentário


                          #13
                          Com uma diferença de 1500€ anuais líquidos nem sequer se considera outra opção que não o carro da empresa, isto na minha perspectiva claro.

                          Ainda que eu não goste nada do Captur.

                          Comentário


                            #14
                            Percebo os vosso argumentos e confesso que também estou mais inclinado para a primeira opção de ficar com o Captur e ir "despachando" os outros dois.

                            A questão dos custos, mesmo que os outros não me deem muita despesa actualmente, é um factor importante nem que seja psicologicamente pelo descanso.
                            E como vai ser só por combustível é menos mau.

                            Infelizmente não me deixam ser emocional nesta altura e ainda bem. Vamos ver como correm os meses iníciais.

                            Comentário


                              #15
                              também não gosto de capturs, mal por mal preferia um clio.

                              Comentário


                                #16
                                Epá, isso não. Mal por mal venha o Captur!

                                Comentário


                                  #17
                                  Fica com o Captur ainda por cima de serviço poupas bastantes nas despesas extra de um carro particular, em termos de espaço é possível apesar da mala ser pequena quando lá meteres o carrinho do bebé vais perceber que só lá cabe o carrinho o resto das coisas vais ter de levar nos bancos de trás ou assim

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso é que é pior. Mas tem uma mala maior que o meu actual ibiza iv. E os bancos deslizantes sempre dá uma outra margem para algum ajuste que seja necessário.

                                    Inerente a ser um carro novo está a questão da segurança, com os novos sistemas de ajudas e conforto, que são importantes.


                                    Agora uma hipótese académica. Caso o valor fosse 2500 em vez dos 1500.
                                    Alterava a vossa opinião?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                      Isso é que é pior. Mas tem uma mala maior que o meu actual ibiza iv. E os bancos deslizantes sempre dá uma outra margem para algum ajuste que seja necessário.

                                      Inerente a ser um carro novo está a questão da segurança, com os novos sistemas de ajudas e conforto, que são importantes.


                                      Agora uma hipótese académica. Caso o valor fosse 2500 em vez dos 1500.
                                      Alterava a vossa opinião?
                                      Eu não, mantinha o captur.
                                      Mas cada um sabe da sua vida....

                                      PS: Se gostas de carrinha, não equacionas a carrinha clio?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não a tenho disponível, além disso acho (lá está, ainda tenho de fazer o teste) que a posição um pouco mais alta do Captur será mais confortável para mover coisas ou mesmo para condução/transporte.

                                        Além de que.... não! Não lhe acho muita piada!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cada um sabe da sua vida, além disso, as nossas escolhas são influenciadas de forma diferente ao longo das diferentes fases da nossa vida.

                                          Há 3 anos atrás preferi abdicar de uma fatia maior do que hoje para ter um carro todo ao meu gosto, hoje em dia tenho carro de empresa e que o encaro como um eletrodomestico. Tem tudo, só não tem emoção: mas estou-me a c@g@r. Neste momento da vida quero mais dinheiro no bolso e o carro da empresa permite-me poupar mesmo muito!

                                          Portanto eu volto à minha: a decisão será sempre tua, mas eu tal e qual como estou nesta fase da vida, aceitaria o Captur e com o tempo logo tomaria outra decisão em relação a 2º carro: ter ou não e caso de ter, qual seria.

                                          Btw, eu gosto do Captur, acho-lhe alguma piada e acho que até preferia o Captur ao Clio. Andei com um Clio quando deixei o meu na revisão e não lhe achei grande piada apesar de gostar do carro por fora.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Neste momento estou inclinado (bastante, diga-se) para ficar com o Captur 0.9.

                                            Por um lado fico com um carro novo, mais seguro e sem as despesas de manutenção associadas. Estou a contar que me consuma um pouco mais que os que tenho agora mas parece-me ser algo com que consiga viver bem.

                                            Por outro, um dos actuais vai para outra casa e tendo direção assistida e ac vai facilitar o esforço que os pais têm de fazer, vai-lhes aumentar o conforto.
                                            O outro também vai ajudar do outro lado da família.

                                            Parece-me, neste momento, que é bom para os "dois lados".

                                            Comentário

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