Sabe quais os 10 modelos mais comprados por clientes privados nos 23 maiores países da Europa?Aqueles que são mesmo pagos do bolso de quem vai guiar o carro?
Pois fique a saber que o líder de vendas a clientes finais é o… Dacia Sandero!
Mais impressionante é que o segundo lugar é também ocupado por um Dacia, o Duster, deixando o Kia Picanto para terceiro lugar.
O Top 10 é o seguinte:
1 – Dacia Sandero
2 – Dacia Duster
3 – Kia Picanto
4 – Ford KA+
5 – Suzuki Swift
6 – Ford Ecosport
7 – Kia Stonic
8 – Hyundai Kauai
9 – Mazda CX-3
10 – Toyota Yaris
Quais as razões para o domínio da Dacia?
Estes são os carros escolhidos por quem os paga diretamente e os vai utilizar no dia-a-dia, escolhas completamente racionais, baseadas no “value for money”. Podem ser feitas muitas considerações sobre este dado.
Pode dizer-se que é um espelho do nível de vida real de uma grande parte da população da Europa. Também se pode dizer que o interesse dessa parte da população por automóveis está muito mais perto do racional do que do emocional.
Ou dizer que esses compradores estarão mais preocupados em gastar o seu dinheiro noutras coisasque não no automóvel.
Conclusão
O que também pode ser tema de reflexão é o peso desta realidade na tão falada transferência energética e a pressão que alguns governantes estão a colocar em cima da população, para que mude os seus hábitos e passe a comprar carros elétricos.
Com o Sandero a custar cerca de dez mil euros, numa média das versões disponíveis, como se pode pensar que os compradores que dão este dinheiro por um carro novo a gasolina ou gasóleo, tenham capacidade financeira ou disponibilidade, para gastar mais do dobro no mais barato dos carros elétricos neste momento à venda?…
Pois fique a saber que o líder de vendas a clientes finais é o… Dacia Sandero!
Mais impressionante é que o segundo lugar é também ocupado por um Dacia, o Duster, deixando o Kia Picanto para terceiro lugar.
O Top 10 é o seguinte:
1 – Dacia Sandero
2 – Dacia Duster
3 – Kia Picanto
4 – Ford KA+
5 – Suzuki Swift
6 – Ford Ecosport
7 – Kia Stonic
8 – Hyundai Kauai
9 – Mazda CX-3
10 – Toyota Yaris
Quais as razões para o domínio da Dacia?
Estes são os carros escolhidos por quem os paga diretamente e os vai utilizar no dia-a-dia, escolhas completamente racionais, baseadas no “value for money”. Podem ser feitas muitas considerações sobre este dado.
Pode dizer-se que é um espelho do nível de vida real de uma grande parte da população da Europa. Também se pode dizer que o interesse dessa parte da população por automóveis está muito mais perto do racional do que do emocional.
Ou dizer que esses compradores estarão mais preocupados em gastar o seu dinheiro noutras coisasque não no automóvel.
Conclusão
O que também pode ser tema de reflexão é o peso desta realidade na tão falada transferência energética e a pressão que alguns governantes estão a colocar em cima da população, para que mude os seus hábitos e passe a comprar carros elétricos.
Com o Sandero a custar cerca de dez mil euros, numa média das versões disponíveis, como se pode pensar que os compradores que dão este dinheiro por um carro novo a gasolina ou gasóleo, tenham capacidade financeira ou disponibilidade, para gastar mais do dobro no mais barato dos carros elétricos neste momento à venda?…
Comentário