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Média de idades dos carros ligeiros de passageiros na Europa

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    [Mercado] Média de idades dos carros ligeiros de passageiros na Europa

    Retirado do Reddit em https://www.reddit.com/r/MapPorn/com...car_in_europe/


    #2
    Não somos os piores, WIN

    Comentário


      #3
      pensei que os nossos iam ser praí de 18 ou coisa que o valha... UFA!!!

      Comentário


        #4
        Era também interessante ver a mediana.

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          #5
          Para tanto Dacia vendido, não é de certeza na Roménia...

          Já os checos e os Skodas, mesma coisa.

          Ter a mesma idade que os russos não é nada bom.

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            #6
            "A história ganha capítulo novo ano após ano, devido a incapacidade para imposição de mudança de rumo, da mesma forma que a taxa de natalidade é mais reduzida que a da mortalidade e Portugal ganha rugas atrás de rugas, posicionando-se no topo da lista de países com populações menos jovens.

            De acordo com dados da Associação Automóvel (ACAP), a idade média dos ligeiros de passageiros nacionais atingiu 12,6 anos em 2017.Tratando-se do registo mais alto de sempre, representa atraso, na comparação com os parceiros da União Europeia (UE), também no que respeita ao impacto na proteção do ambiente e na promoção da segurança rodoviária. Políticas de socorro, precisam-se!

            Durante 2017, pela 1.ª vez, o parque automóvel português transpôs a barreira dos seis milhões de unidades, com os ligeiros de passageiros a representarem 80%. Mas, muito mais preocupante do que o aumento do número de viaturas, facto normalíssimo numa sociedade que passa por período de recuperação económica, após anos de crise(s), é o agravamento da idade média dos modelos da categoria mais importante, que acelerou para 12,6 anos. Em 2000, era de 7,2 anos. Em 1995, não excedia os 6,1 anos… E, assim, Portugal mais próximo dos países do Leste que do Ocidente, dentro e fora da UE, o que é sinal de retrocesso em vez de progresso.

            Mas, encontramos mais números (muitos mais números!) inscritos nas «Estatísticas do Setor Automóvel de 2018» da ACAP. Por exemplo, os ligeiros de passageiros com 20 ou mais anos de idade aumentaram de cerca de 177.000 em 2010 para 777.000 em 2017. Na prática, simplificando-se as contas, um em cada seis automóveis em circulação no país têm mais de duas décadas – e andam, andam, andam…! Ainda assim, existem modelos mais velhos. Nos comerciais ligeiros, média de 13,7 anos. Nos pesados de mercadorias, 14,7 anos. Nos pesados de passageiros, 14,8 anos. E, neste caso, o Estado comporta-se como empresas privadas e particulares – do mal o menos?

            A idade média da frota com 25.640 viaturas, no final do ano passado, atingia os 15,3 anos.

            O documento da ACAP também denuncia a existência de mais de 2,9 milhões de carros com idades acima dos 10 anos.

            Transpondo-se esta barreira, de acordo com as práticas no setor, o parque automóvel é classificado como velho, condição que exige… socorro. E os automóveis antigos ameaçam tanto o ambiente, como a segurança. E o problema, este problema!, tem soluções (conhecidas), como o incentivo ao abate de veículos em fim de vida que Portugal ignora desde 2010. Decisão política, sustentada, obviamente, pelas dificuldades económicas.

            Encontrando-se a UE empenhada na promoção de mobilidade cada vez mais limpa – o que colocou a tecnologia elétrica no topo das agendas mediáticas e políticas… –, talvez devêssemos acelerar para o futuro. Já. "

            Os carros mais velhos de sempre!

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              #7
              Além da crise e falta de poder de compra, por muito que se repita o contrário, a verdade é que um carro de início dos anos 2000 por norma ainda se encontra perfeitamente capaz, ao passo que em 95, por exemplo, não se poderia dizer o mesmo dos carros de início de 80.

              Comentário


                #8
                Curioso que a Dinamarca ainda é pior que Portugal em termos de impostos automobilísticos e têm média bastante mais baixa.
                E a Noruega com tanto Tesla quase ao nosso nível...

                Comentário


                  #9
                  Ao preço que os carros estão, e como todos nós sabemos, têm vindo a aumentar de preço gradualmente dentro de cada segmento, comparando com os vencimentos que temos, que basicamente não têm tido evolução ano após ano e cada vez mais vemos pessoal a ganhar 700/800€ mensais.... é perfeitamente normal que o parque automóvel Português venha a ficar mais envelhecido!
                  Depois temos a dupla tributação automóvel.... considerado ilegal pela UE e que continua.... o IVA ridiculamente alto.... Em fim é o efeito bola de neve que todos nós sabemos!
                  Com isto tudo cada vez mais vemos e sentimos o belo do tubo de escape a deitar cá para fora fumo preto ou acinzentado com aquele belo cheiro a óleo queimado, que faz um bem às pessoas e ao ambiente que é uma coisa espectacular!

                  Comentário


                    #10
                    Curioso os holandeses terem uma média superior a França. E até os alemães. Povo muito poupado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por orion Ver Post
                      Curioso que a Dinamarca ainda é pior que Portugal em termos de impostos automobilísticos e têm média bastante mais baixa.
                      E a Noruega com tanto Tesla quase ao nosso nível...
                      O vencimento líquido médio na Dinamarca são 2.700€... portanto uma família poderá ter um incom mensal de 5.400€. E isto é o valor médio....
                      A Noruega tem incentivos fiscais muito atractivos para a aquisição de eléctricos... o engraçado é que são um dos principais produtores de petróleo do mundo, mas estão a utilizar esse dinheiro para se electrificarem...

                      Comentário


                        #12
                        Quem anda numa carrinha destas com 13 anos é mau?



                        Não me parece, desde que tenha a manutenção em dia são carros que fazem 20 anos tranquilamente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                          Ao preço que os carros estão, e como todos nós sabemos, têm vindo a aumentar de preço gradualmente dentro de cada segmento, comparando com os vencimentos que temos, que basicamente não têm tido evolução ano após ano e cada vez mais vemos pessoal a ganhar 700/800€ mensais.... é perfeitamente normal que o parque automóvel Português venha a ficar mais envelhecido!
                          Depois temos a dupla tributação automóvel.... considerado ilegal pela UE e que continua.... o IVA ridiculamente alto.... Em fim é o efeito bola de neve que todos nós sabemos!
                          Com isto tudo cada vez mais vemos e sentimos o belo do tubo de escape a deitar cá para fora fumo preto ou acinzentado com aquele belo cheiro a óleo queimado, que faz um bem às pessoas e ao ambiente que é uma coisa espectacular!

                          Quem dera a MUITA gente ganhar 800€ / mês !!

                          Comentário


                            #14
                            li o artigo todo que o turbo colocou e que espelha bem a nossa realidade. carros velhos, com 15 a 20 anos, alguns mais, pois ainda anda muito carro de 96, 94, 92, por aí. alguns de 1990, ou seja, a baterem nos 30 anos, não é nada anormal vê-los perto de cidades, não precisamos de ir ao interior profundo. ainda estes dias vi um e até 25 anos vêem-se (praticamente) todos os dias, muitos deles até são carrinhas de trabalho ou carros comerciais que já o foram durante anos.

                            do outro lado, os mais caros são de pessoal abastado, os de 25 a 30 ou 35 mil são de empresas e os muitos carros novos que se vão vendo são carros básicos, motores de baixa cilindrada a gasolina ou de média cilindrada, 1.5 e 1.6. acho que hoje em dia estou com os jornalistas, um carro de cilindrada alta é um 2000cc.

                            depois temos a situação dos importados. quem quer algo melhor e não pode, importa com 4, 5 ou 6 anos. daqui a meia dúzia de anos já estão na média portuguesa, infelizmente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                              Quem anda numa carrinha destas com 13 anos é mau?



                              Não me parece, desde que tenha a manutenção em dia são carros que fazem 20 anos tranquilamente.
                              Depende, em termos ecológicos e de se segurança um carro mais recente será melhor.

                              Assim como a compra de um carro novo irá por consequência mexer mais a economia, mais impostos a entrar etc.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                Depende, em termos ecológicos e de se segurança um carro mais recente será melhor.

                                Assim como a compra de um carro novo irá por consequência mexer mais a economia, mais impostos a entrar etc.
                                Naa mexe mais na economia a compra de sobressalentes...motores e tal...o N47 do diesel existe desde 2007...é fazer contas...o usado beneficia mais do apoio de oficinas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                  Quem anda numa carrinha destas com 13 anos é mau?



                                  Não me parece, desde que tenha a manutenção em dia são carros que fazem 20 anos tranquilamente.
                                  Caduca face à actualidade TECNOLÓGICA.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    li o artigo todo que o turbo colocou e que espelha bem a nossa realidade. carros velhos, com 15 a 20 anos, alguns mais, pois ainda anda muito carro de 96, 94, 92, por aí. alguns de 1990, ou seja, a baterem nos 30 anos, não é nada anormal vê-los perto de cidades, não precisamos de ir ao interior profundo. ainda estes dias vi um e até 25 anos vêem-se (praticamente) todos os dias, muitos deles até são carrinhas de trabalho ou carros comerciais que já o foram durante anos.

                                    do outro lado, os mais caros são de pessoal abastado, os de 25 a 30 ou 35 mil são de empresas e os muitos carros novos que se vão vendo são carros básicos, motores de baixa cilindrada a gasolina ou de média cilindrada, 1.5 e 1.6. acho que hoje em dia estou com os jornalistas, um carro de cilindrada alta é um 2000cc.

                                    depois temos a situação dos importados. quem quer algo melhor e não pode, importa com 4, 5 ou 6 anos. daqui a meia dúzia de anos já estão na média portuguesa, infelizmente.
                                    "(...)“Um parque automóvel com uma idade superior a dez anos está a ficar envelhecido, tanto em termos de segurança como de emissões”, salientou Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, durante o habitual balanço anual do mercado. E no caso das emissões torna-se particularmente preocupante tendo em conta que 50% dos veículos são a gasolina, mas 49% são a gasóleo. Apenas 1% funcionam com energias alternativas.

                                    “Há 700 mil carros com mais de 20 anos”, diz Hélder Pedro. A solução para começar a reduzir a idade do parque é o incentivo ao abate. O secretário-geral da ACAP lembra que os carros estão a chegar cada vez mais velhos aos centros de abate: a idade passou de 21,4 para 21,6 anos, em média, sendo necessário criar apoios para acelerar este processo. “São precisos 330 mil abates para tirar um ano à idade média” do parque automóvel nacional, diz.(...)

                                    Importados aceleram. E são um risco

                                    A contribuir para o aumento da idade média dos automóveis em Portugal estão também os usados que são importados, nomeadamente de mercados como o alemão. Enquanto as vendas de novos cresceram 2,8%, as matrículas de veículos importados dispararam. De acordo com dados da ACAP, registaram um aumento de 17%. “Portugal, infelizmente, é o grande destino destes carros” usados, salientou Hélder Pedro.

                                    Para a ACAP, a explicar este forte crescimento do mercado de usados importados está a fiscalidade. “Há um grande desconto que fomenta a entrada destes carros. São descontos de 80%” na parte da cilindrada, não na ambiental. “E isso preocupa-nos”, diz Hélder Pedro, antevendo que esta tendência continue a aumentar nos próximos anos tendo em conta que noutros países começa a assistir-se à proibição de automóveis nas cidades, nomeadamente os diesel.

                                    “Há medidas noutros países que deviam preocupar os governantes”, nomeadamente a interdição à circulação de automóveis com motores a gasóleo. “Esses carros têm de ir para algum lado”, diz João Rocha, lembrando que acabam, muitos deles, por vir para Portugal, com todos os efeitos negativos que isso tem em termos ambientais, mas também económicos.

                                    “Isso provoca desvalorização das viaturas e vai acabar por influenciar os valores residuais, penalizando o Aluguer Operacional de Veículos (AOV) [que representa 13% do mercado de automóveis novos em Portugal]. Ou seja, com mais carros usados a diesel no mercado de usados, o valor estimado para um novo dentro de quatro a cinco anos acaba por ser menor. Com o valor residual mais baixo, o valor das prestações no AOV dispara, o que acaba por travar as vendas, envelhecendo o parque. “Era importante que Governo aceitasse recomendação da ACAP para o abate”, diz."

                                    ACAP pede incentivos ao abate. Alerta para usados importados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                      Curioso que a Dinamarca ainda é pior que Portugal em termos de impostos automobilísticos e têm média bastante mais baixa.
                                      E a Noruega com tanto Tesla quase ao nosso nível...
                                      Mas tens de ver que pelos países escandinavos/nórdicos o que vende mais é segmentos D, SUVs, etc, e como tal, são carros que não só duram mais, foram comprados para durarem mais.

                                      Vejo mais série 5 que 3, e mais série 3 que série 1, só para dar exemplo. Polos, corsas e clios? menos que bentleys, Lamborghini e Ferrari, e não é exagero.

                                      Os Teslas mais antigos devem ter o quê, 9 anos (roadster europeu)? O Model S tem qiê, 7 anos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu FIAT faz 20 anos este mês, obrigado pelos parabéns!

                                        Comentário


                                          #21
                                          E ainda me queixo do meu chaço... é mais novo que a média!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não é uma questão de durabilidade PaoV (qualquer máquina, minimamente estimada, terá um prazo útil de vida longo), é uma questão de poder de compra (a par de enquadramento fiscal e/ou pensamento da sociedade local), que faz com haja uma elevada receptividade na compra do bem novo.

                                            É que a unidade de produção, não pára de produzir carro novo, há que escoar.

                                            Outro pormenor, o índice de RECICLAGEM industrial, a par de (re)aproveitar de energia é elevadíssimo, amortiza o custo de aquisição e/ou produção.
                                            Editado pela última vez por TURBO; 05 July 2019, 14:28.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                              Quem anda numa carrinha destas com 13 anos é mau?


                                              Não me parece, desde que tenha a manutenção em dia são carros que fazem 20 anos tranquilamente.
                                              Claro que não é um BMW!

                                              Mais a sério, vou dar um exemplo de uma que conheço de bem perto e foi sempre do mesmo dono e é de 2003 ou 2004! A última vez que estive com ele a dita ia a caminho dos 300.000 e o homem diz que só pondera vender nessa altura, mas já gastou imenso dinheiro nela! Segundo ele, foi comprada no "tempo em que se ganhava dinheiro em Portugal"!
                                              O motor é o poupado e performante diesel de 2 litros...

                                              A pintura (azul escuro) está bastante queimada pelo sol, idem para as óticas. O volante tem muito desgaste, tal como a manete das mudanças e os estofos que são de veludo.
                                              O teto de abrir avariou e não valia a pena reparar. Está fechado e "isolado".
                                              Que eu saiba, de motor já levou 2 turbos, a embraiagem já não está grande coisa e já foi mudada uma vez. Sei ainda que teve um problema grave na bomba injetora, mas não sei detalhes.
                                              Levou ainda uma fruta na traseira e apesar de ter sido na BMW a reparação, nota-se bem a diferença de cor da tinta.

                                              Para os padrões atuais está completamente datada em termos de segurança ativa e passiva, o espaço interior é apenas suficiente, tem vários ruídos parasitas, mas o homem diz que lhe ofereceram há pouco tempo 6.000 euros por ela!!!

                                              Está um pouco acima da média nacional em termos de idade, mas faria feliz muito condutor/a deste país!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                Não é uma questão de durabilidade PaoV (qualquer máquina, minimamente estimada, terá um prazo útil de vida longo), é uma questão de poder de compra (a par de enquadramento fiscal e/ou pensamento da sociedade local), que faz com haja uma elevada receptividade na compra do bem novo.

                                                É que a unidade de produção, não pára de produzir carro novo, há que escoar.

                                                Outro pormenor, o índice de RECICLAGEM industrial, a par de (re)aproveitar de energia é elevadíssimo, amortiza o custo de aquisição e/ou produção.
                                                Sim e não.

                                                O poder de compra pode ser visto também como um balanço de quem compra novo ou usado.

                                                Um usado pode ter vários donos. Dava jeito outro gráfico onde se vê médias de donos por carro, ou numero medio de anos que alguém tem por carro, acredito que esse possa vqriar entre 4 a 6 anos nos países mais ricos.

                                                E, obviamente, um tuga que vai comprar um mercedes à Alemanha está a ajudar a piorar a média tuga e a ajudar a média alemã.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                  Mas tens de ver que pelos países escandinavos/nórdicos o que vende mais é segmentos D, SUVs, etc, e como tal, são carros que não só duram mais, foram comprados para durarem mais.

                                                  Vejo mais série 5 que 3, e mais série 3 que série 1, só para dar exemplo. Polos, corsas e clios? menos que bentleys, Lamborghini e Ferrari, e não é exagero.

                                                  Os Teslas mais antigos devem ter o quê, 9 anos (roadster europeu)? O Model S tem qiê, 7 anos?


                                                  É interessante a percepção que os portugueses têm dos outros países. Não tem nada a ver com a realidade.

                                                  Os carros mais vendidos da Europa em 2017 em cada país

                                                  Dinamarca: Peugeot 208
                                                  A Dinamarca é o único país da Europa onde o modelo mais vendido é da Peugeot. A marca do leão vendeu 9838 unidades do 208 neste país, sendo que logo atrás aparece o Volkswagen Up! com 7232 exemplares entregues. Em terceiro aparece o Nissan Qashqai (7014).

                                                  Finlândia: Skoda Octavia
                                                  A Skoda reclamou mais uma vitória na Finlândia. Neste país do norte da europa foram vendidos 5692 Skoda Octavia em 2017, 5059 Nissan Qashqai e 3989 unidades do Volkswagen Golf.

                                                  Noruega: Volkswagen Golf
                                                  Mais um triunfo para o VW Golf, o automóvel preferido dos noruegueses em 2016, com 11.620 unidades vendidas. Em segundo aparece o BMW i3 com 5036 exemplares entregues e em terceiro o Toyota RAV4 com 4821.

                                                  Holanda: Renault Clio
                                                  Mais um triunfo para o Clio. O "best-seller" da Renault foi o preferido dos holandeses em 2016 e registou 11.782 unidades vendidas naquele país. Em segundo ficou o Volkswagen Up!, com 10.853, e em terceiro o VW Golf, com 10.105 unidades entregues.

                                                  Suécia: Volvo XC60
                                                  O automóvel mais vendido na Suécia em 2017 foi um… Volvo! O XC60 registou 24.088 unidades vendidas e garantiu o primeiro posto, ao passo que o Volvo S90/V90 ficou no segundo lugar com 22.593 exemplares entregues. O terceiro lugar foi do VW Golf, com 18.213 vendas registadas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                    Sim e não.

                                                    O poder de compra pode ser visto também como um balanço de quem compra novo ou usado.

                                                    Um usado pode ter vários donos. Dava jeito outro gráfico onde se vê médias de donos por carro, ou numero medio de anos que alguém tem por carro, acredito que esse possa vqriar entre 4 a 6 anos nos países mais ricos.

                                                    E, obviamente, um tuga que vai comprar um mercedes à Alemanha está a ajudar a piorar a média tuga e a ajudar a média alemã.
                                                    É. (O post que inseriu é demasiado curto. Por favor, insira uma mensagem com, pelo menos, 6 caracteres.)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                      É interessante a percepção que os portugueses têm dos outros países. Não tem nada a ver com a realidade.

                                                      Os carros mais vendidos da Europa em 2017 em cada país

                                                      Dinamarca: Peugeot 208
                                                      A Dinamarca é o único país da Europa onde o modelo mais vendido é da Peugeot. A marca do leão vendeu 9838 unidades do 208 neste país, sendo que logo atrás aparece o Volkswagen Up! com 7232 exemplares entregues. Em terceiro aparece o Nissan Qashqai (7014).

                                                      Finlândia: Skoda Octavia
                                                      A Skoda reclamou mais uma vitória na Finlândia. Neste país do norte da europa foram vendidos 5692 Skoda Octavia em 2017, 5059 Nissan Qashqai e 3989 unidades do Volkswagen Golf.

                                                      Noruega: Volkswagen Golf
                                                      Mais um triunfo para o VW Golf, o automóvel preferido dos noruegueses em 2016, com 11.620 unidades vendidas. Em segundo aparece o BMW i3 com 5036 exemplares entregues e em terceiro o Toyota RAV4 com 4821.

                                                      Holanda: Renault Clio
                                                      Mais um triunfo para o Clio. O "best-seller" da Renault foi o preferido dos holandeses em 2016 e registou 11.782 unidades vendidas naquele país. Em segundo ficou o Volkswagen Up!, com 10.853, e em terceiro o VW Golf, com 10.105 unidades entregues.

                                                      Suécia: Volvo XC60
                                                      O automóvel mais vendido na Suécia em 2017 foi um… Volvo! O XC60 registou 24.088 unidades vendidas e garantiu o primeiro posto, ao passo que o Volvo S90/V90 ficou no segundo lugar com 22.593 exemplares entregues. O terceiro lugar foi do VW Golf, com 18.213 vendas registadas.

                                                      Ele vive na Noruega, deve saber do que fala penso eu.

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                                                        #28
                                                        Cá em casa estamos acima da média, com 16,7 anos.

                                                        Se saírem de cima eu renovo a frota, assim não dá...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                          Quem anda numa carrinha destas com 13 anos é mau?



                                                          Não me parece, desde que tenha a manutenção em dia são carros que fazem 20 anos tranquilamente.
                                                          Como dizia atrás o @brunomeleiro , há 20 anos um carro com 13 anos era velho e ultrapassado, agora, como dizes, se cuidado, é um cenário bem diferente.

                                                          Todos os carros que tive troquei por altura dos 14-15 anos e não cheguei aos 200 mil kms com nenhum. O actual vai completar os 300 mil kms antes de chegar aos 14 anos e até ver está completamente apto para continuar a acumular kms. Não está novo, tem pequenas marcas por fora e por dentro mas está completamente apresentável e utilizável. Mais tarde ou mais cedo vou ter de lhe trocar o bimassa.

                                                          A questão para mim é outra. É o facto de termos um país com um parque envelhecido porque ter um automóvel em Portugal é caríssimo face aos outros países da UE. E como se esses custos superiores não bastassem, ainda temos rendimentos muito inferiores ao habitual na UE.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É discutível, a rapidez da industria automóvel comprova-o.

                                                            Comentário

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