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[INDECISO] Clio 0.9 vs C3 1.2

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    [INDECISO] Clio 0.9 vs C3 1.2

    Boa tarde grandes mestres!
    Estou preste a comprar um citadino, sendo que a minha media de km são menos de 12000 (pouco menos de 10000 talvez) por ano 85% certamente em lisboa e só 15% em estrada.
    O meu orçamento serão 15m€ para um 0km.

    Depois de ter percorrido varios stands e visto varios carros os que se encaixam mais na minha realidade são o C3 e o Clio.

    Fiz esta "tabela" comparativa de ambos nos principais pontos:

    C3 ..........Vs........... Clio
    4/5 ...euroncap segurança.. 5/5
    3........ Cilindros......... 3
    1200....... Motor.......... 900
    Atmosférico. vs. turbo intercooler
    82cv........ vs .............90cv
    5750..rotação potencia max...5000
    118........ binário .........150
    2750...rotação binária max...2500
    173........top speed ........180
    14,6.......(0-100km/h).......12,2
    5,7......consumo urbano......5,7
    4,1.......auto estrada.......4,1
    110...........CO2...........105



    Extras muito idênticos

    o meu veredicto:
    Beleza: C3
    Motor: Clio acho eu
    Interior: Clio
    Segurança: Clio (em acidentes pela euroncap, mas em relação a ter uma condução mais segura e firme já não sei)

    eu queria o C3.... mas o clio parece levar vantagem em quase tudo...
    Por experiencia e conhecimento, qual a vossa opinião?

    Agradeço imenso desde já a todos


    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por RVitorino; 07 July 2019, 15:48.

    #2
    Só uma pequeníssima coisa, se for possível observa o novo CLIO.

    "(...)eu queria o C3.... mas o clio parece levar vantagem em quase tudo..(...)"

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
      Só uma pequeníssima coisa, se for possível observa o novo CLIO.

      "(...)eu queria o C3.... mas o clio parece levar vantagem em quase tudo..(...)"
      Já espreitei o novo Clio, mas deve vir a custar uns 17.000 +, não devo conseguir um negocio por 15.000€ certamente

      Comentário


        #4
        Como dizem os franceses, a melhor peça em fiabilidade é aquela que não está lá. Logo, se não há turbo pra avariar e pagar a conta, a escolha é de caras.

        Comentário


          #5
          ou então esperas po um clio de serviço, que certamente conseguirás por 15 mil. caso não gostes da condução ou de outro pormenor, tens o C3 como plano B.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            ou então esperas po um clio de serviço, que certamente conseguirás por 15 mil. caso não gostes da condução ou de outro pormenor, tens o C3 como plano B.
            Eheh, o chato é ter que esperar sair o Novo Clio, e depois esperar que tenha um de serviço, deve ser 1 mês até sair e mais uns 2 até ter algum de serviço..
            Devemos estar a falar de 3 meses, mas a ideia é boa, não haja dúvida!

            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
            Como dizem os franceses, a melhor peça em fiabilidade é aquela que não está lá. Logo, se não há turbo pra avariar e pagar a conta, a escolha é de caras.
            Muito bom o teu argumento!

            Mas porque é que o clio faz um motor mais pequeno para depois compensar com turbo e arrefecer com intercooler em vez de fazer logo um 1.2 com os mesmos 90cv?
            Editado pela última vez por RVitorino; 07 July 2019, 20:29.

            Comentário


              #7
              esperares 1 mês ou 3 pouco mais é se não andares apeado. não sei é quando sairá o novo clio, se demora muito tempo a sair ou não.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RVitorino Ver Post
                Eheh, o chato é ter que esperar sair o Novo Clio, e depois esperar que tenha um de serviço, deve ser 1 mês até sair e mais uns 2 até ter algum de serviço..
                Devemos estar a falar de 3 meses, mas a ideia é boa, não haja dúvida!



                Muito bom o teu argumento!

                Mas porque é que o clio faz um motor mais pequeno para depois compensar com turbo e arrefecer com intercooler em vez de fazer logo um 1.2 com os mesmos 90cv?
                Diria que para baixar CO2 e aumentar as prestações. Infelizmente é o que temos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                  Diria que para baixar CO2 e aumentar as prestações. Infelizmente é o que temos.
                  Só na homologação.
                  No spritmonitor:
                  C3 82CV 6.08 l/100
                  Cio 90CV 6.43 l/100

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                    Só na homologação.
                    No spritmonitor:
                    C3 82CV 6.08 l/100
                    Cio 90CV 6.43 l/100
                    Pois mas é ai que se faz a diferença. Pelo que leio e já pude também experimentar o motor 0.9TCe deve se ter uma condução muito precisa na sua zona de conforto, nem todos o conseguem e sei quem deixou um 0.9TCe e passou para um 1.2TCe 120 e não aumentou os consumos

                    Comentário


                      #11
                      Se é para andar muito em cidade, qualquer um servirá muito bem o propósito.

                      Provavelmente o C3 mais confortável, pode ser relevante em estradas miseráveis, habitual em qualquer cidade.

                      Por outro lado o motor é atmosférico com tudo o que isso acarreta.

                      Experimenta um e o outro no ambiente em que o vais usar.

                      Teres um carro que aprecias mas depois pouco prático de conduzir, na tua óptica, pode ser problemático.

                      Só pelo factor atmosférico e a caixa da PSA eu talvez fosse para o clio

                      Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Se é do C3 que gostas mais, é esse que deves comprar

                        Se não te fizer diferença ser de serviço, porque não tentar arranjar um C3 1.2 turbo 110cv? Ficavas com um conjunto do teu agrado e bem melhor que o Clio IV 0.9

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post

                          Só pelo factor atmosférico e a caixa da PSA eu talvez fosse para o clio


                          Não me levem a mal, o pouco que sei aprendi por estes dias:

                          Qual é o mal de ser motor atmosférico?

                          O que ha de errado com a caixa de velocidades da psa/citroen?
                          Editado pela última vez por RVitorino; 08 July 2019, 04:19.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RVitorino Ver Post
                            Não me levem a mal, o pouco que sei aprendi por estes dias:

                            Qual é o mal de ser motor atmosférico?

                            O que ha de errado com a caixa de velocidades da psa/citroen?
                            Certamente o Pauliteiro não estará satisfeito com a caixa de velocidades do carro dele, que por acaso é o irmão do C3 mas turbo com 110cv.

                            Comentário


                              #15
                              Eu não vejo assim tantas diferenças entre um e outro, a não ser na aceleração dos 0 aos 100 do clio, que pode não ter interesse nenhum, pois o que interessa são as recuperações e isso pode ser esbatido com os escalonamentos de caixa.

                              Eu no teu lugar experimentava os dois, se continua-se com duvidas, escolhia o que mais me agradasse visualmente, quer por dentro quer por fora.
                              Sendo que no campo estético o C3 levará vantagem, pois permite configurações mais engraçadas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RVitorino Ver Post
                                Não me levem a mal, o pouco que sei aprendi por estes dias:

                                Qual é o mal de ser motor atmosférico?

                                O que ha de errado com a caixa de velocidades da psa/citroen?
                                Não há nada de mal em ser atmosférico. Tem menos potência, mas... tem menos o turbo para avariar. Em principio o motor atmosférico é mais fiável.

                                A caixa é pouco precisa, tenho uma mas não gosto muito. Nunca me deu problemas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha que já me disseram que os motores atmosférico são melhores para cidade, pois funcionam melhor em baixas rotações.

                                  Quanto à caixa do C3, os meus pais tem um e nunca os ouvi queixarem-se da caixa... antes tinham um Mercedes...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Do que sei o motor é o mesmo em ambas as versões, só varia o turbo. A fiabilidade julgo ser a mesma, mas não ateimo aí.

                                    Não é dependente do turbo porque não o tem, mas não funciona melhor em baixas (pelo menos no puretech) porque o binário máximo chega 1000 rotações mais cedo na versão com turbo, acaba por fazer diferença. No clio é igualmente tarde para (?)

                                    Em baixas mesmo baixas, tipo aqueles quase arranques em segunda, é igualmente fraco. Não o era, tanto, até uma actualização de software..

                                    A caixa é de facto imprecisa e quase dura de manobrar..

                                    Como digo sempre, comparo esta caixa com a do classe A da Maria e até me apago, faço tudo com um dedo e sem ruídos.

                                    Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                      Olha que já me disseram que os motores atmosférico são melhores para cidade, pois funcionam melhor em baixas rotações.

                                      Quanto à caixa do C3, os meus pais tem um e nunca os ouvi queixarem-se da caixa... antes tinham um Mercedes...
                                      Quanto muito o motor atmosférico poderá ser mais agradável se for 4 cilindros devido às maior suavidade, ou se o atmosférico for um motor maior que se safe bem em baixas.
                                      Neste caso, trata-se de um 1.2 3 cilindros com 80 e poucos CV, nunca vai ser rápido e vai ter os defeitos dos 3 cilindros na mesma.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o Redliner pagou pouco mais pelo c3 110.. novo..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Experimentei há dias o 208 com 1.2 e mexe-se bem... não tem o "kick" que o turbo tem, mas é suave e progressivo. Não parece gastar muito, também.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                            Do que sei o motor é o mesmo em ambas as versões, só varia o turbo. A fiabilidade julgo ser a mesma, mas não ateimo aí.

                                            Não é dependente do turbo porque não o tem, mas não funciona melhor em baixas (pelo menos no puretech) porque o binário máximo chega 1000 rotações mais cedo na versão com turbo, acaba por fazer diferença. No clio é igualmente tarde para (?)

                                            Em baixas mesmo baixas, tipo aqueles quase arranques em segunda, é igualmente fraco. Não o era, tanto, até uma actualização de software..

                                            A caixa é de facto imprecisa e quase dura de manobrar..

                                            Como digo sempre, comparo esta caixa com a do classe A da Maria e até me apago, faço tudo com um dedo e sem ruídos.

                                            Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
                                            Não podes comparar caixas de carros " baratos " com as de um Classe A.

                                            É bom que o Classe A tenha uma caixa exemplar dado o preço que custa a mais claro está.

                                            O meu Sandero é low cost e onde pensas que se nota logo isso? Na caixa .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nem comparei porque não dá. Mas até o meu laguna de 94 tinha caixa com melhor toque.

                                              Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim mas em 94 o Laguna era para quem podia e não para quem queria. Logo é normal que a marca optasse por bons componentes.

                                                Acontece é que uma boa transmissão é cara e nem sempre as marcas estão para isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  São produtos muito equivalentes.

                                                  O ideal é fazer um bom test drive e tentar perceber em qual te sentes melhor.

                                                  Não escolhas porque um é melhor no papel.

                                                  Eu desses prefiro o C3. Seguramente esperaria pelo clio novo. O Clio iv foi na minha opinião o mais desinspirado de todos. Isto sem lhe negar os atributos positivos que tem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Curiosamente uma familiar teve um Peugeot 208 com o 1.2 e agora tem um captur 0.9

                                                    Gostei muito mais do motor 1.2, o 0.9 acho-o muito amorfo, não sei se o captur é muito mais pesado que o 208, mas de longe prefiro o 1.2, parece sempre mais vivo, com mais energia.

                                                    Do carro em geral gosto mais do Clio do que do C3.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                                      Curiosamente uma familiar teve um Peugeot 208 com o 1.2 e agora tem um captur 0.9

                                                      Gostei muito mais do motor 1.2, o 0.9 acho-o muito amorfo, não sei se o captur é muito mais pesado que o 208, mas de longe prefiro o 1.2, parece sempre mais vivo, com mais energia.

                                                      Do carro em geral gosto mais do Clio do que do C3.
                                                      Tira-lhe o modo eco.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                                        Pois mas é ai que se faz a diferença. Pelo que leio e já pude também experimentar o motor 0.9TCe deve se ter uma condução muito precisa na sua zona de conforto, nem todos o conseguem e sei quem deixou um 0.9TCe e passou para um 1.2TCe 120 e não aumentou os consumos
                                                        Depois depende de onde está montado. No Sandero tem genica entre as 1500 e 6500 RPM, claro que a melhor é entre 1800 e 5500 RPM.

                                                        Abaixo das 2000 RPM é bem melhor que muitos diesel e gasolina com que já andei mas é claro, isto é no Sandero.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho ideia que nos Dacia há mais genica do que nos Renault, não sei dizer se tem a ver com relações de caixa, peso ou apenas a menor insonorizarão.

                                                          Andei numa Dacia Dokker de 2 lugares com motor 1.5dci 75 e achei que no modo Eco tem mais pedalada que a minha Kangoo 1.5 dci 75, no modo normal não experimentei nem seria correcto fazer pois a minha está reprogramada.

                                                          Uma coisa que me parece acontecer é que os modos Eco nos Renault são bons para andar em plano pois com subidas e descidas o modo Eco torna se demasiado fraco (só tenho experiência na Kangoo e algumas leituras feitas online)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                            Tira-lhe o modo eco.
                                                            O carro não é meu. Experimentei-o também nesse modo e é de um gajo cortar os pulsos, aquilo não anda, não sei onde moram os 90 cv....

                                                            Comentário

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