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Ventoinha do radiador com funcionamento irregular

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    Ventoinha do radiador com funcionamento irregular

    A ventoínha do meu scenic por vezes- nem sempre- deixa a temperatura subir demasiado antes de ligar.

    Umas vezes liga mal a temperatura sobe um niquinho, o que é normal, outras vezes deixa a temperatura subir demasiado antes de ligar e, outras vezes, nem sequer liga quando a temperatura chega ao vermelho.

    Alguém tem ideia do que possa ser?

    #2
    Problemas no termocontacto que liga ventoinha ou a própria ventoinha tem problemas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
      Problemas no termocontacto que liga ventoinha ou a própria ventoinha tem problemas.
      Por acaso não tinha pensado nisso porque a ventoínha às vezes trabalha.

      Comentário


        #4
        Qual é a Scenic?
        Na minha de 2001 dá pra testar se é do motor da ventoinha ou do sensor de temperatura.
        Se ligar o AC e ela funcionar bem é porque tens um problema no sensor de temperatura do motor.
        A minha não tem o térmico no radiador mas alguns modelos têm, se ligares os dois fios directos a ventoinha deve arrancar.
        Se a tua fôr como a minha tem o sensor no motor e a ventoinha é ligada pela centralina.
        Neste caso só ligando a um equipamento de teste através da obd2 para testar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CANTADOR Ver Post
          Qual é a Scenic?
          Na minha de 2001 dá pra testar se é do motor da ventoinha ou do sensor de temperatura.
          Se ligar o AC e ela funcionar bem é porque tens um problema no sensor de temperatura do motor.
          A minha não tem o térmico no radiador mas alguns modelos têm, se ligares os dois fios directos a ventoinha deve arrancar.
          Se a tua fôr como a minha tem o sensor no motor e a ventoinha é ligada pela centralina.
          Neste caso só ligando a um equipamento de teste através da obd2 para testar.
          Scenic 1.6 1997

          Para já, levou o termoestato que ainda era de origem e estava em mau estado e levou uma válvula, que tinha os contactos em mau estado, no fundo do radiador.

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            #6
            Pois é. Essa valvula no radiador é o tal térmico que falei. Tem dois fios ligados. Se desligar-mos os dois e os juntarmos a ventoinha arranca.
            O meu motor não tem esse térmico. Aqui há uns anos parti o radiador e quando fui comprar um novo vinha com esse furo aberto para colocar o térmico. Tive de ir a uma oficina pedir um velho (avariado) só pra fazer de tampão.

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