Boas.
No domingo ía descansado na auto estrada e, ao preparar-me para fazer uma redução, carrego na embraiagem e o pedal fica em baixo, não actuando e mudanças só entravam directas, ou seja, é como se a embraiagem não separasse do volante do motor.
Ora, ontem o carro foi para o mecânico - que nunca usei e, portanto, não tenho razões para confiar nem desconfiar mas desconfiando - e ele começa a dizer que precisa de embraiagem, e é melhor trocar também o volante do motor e os bombitos e mais o diabo a quatro e manda-me um orçamento de 1200€ com volante do motor (bi-massa) e mais de 600€ de orçamento sem volante do motor. Eu não sou o mais entendido, mas nunca notei nada de muito errado na embraiagem; não patina, agarrava a meio do percurso do pedal mas também é verdade que ao arrancar fazia uma vibraçãozita no ponto de embraiagem mas não vibrava ao ralenti nem em mais nenhumas condições e nunca notei barulhos estranhos.
Na semana passada fiz duas viagens na autoestrada, 200Km para cada lado, e na ida notei que essa vibração aumentou ao arrancar na portagem mas, na vinda, já não estava tão mal.
Vai daí, pus-me a ler o que poderá ser e, dos relatos que encontrei na net, a esmagadora maioria aponta para um ou os dois bombitos da embraiagem que vão ao ar, situação que apresenta os mesmos sintomas - pedal em baixo ou sem força e mudanças que não entram em andamento e com o carro a trabalhar. Carro desligado as mudanças entram na boa e directas também.
Então pergunto aqui, porque aqui há muita gente que percebe mais disto do que eu, se com estes sintomas o diagnóstico do mecânico poderá ser o mais correcto ou se, como eu espero, o mais provável é trocar-se os bombitos e resolver a coisa. É que para trocar os bombitos não precisa de tirar nada para fora, só a bateria e a plataforma desta para chegar ao da caixa - já para não falar no custo das peças - e faz uma diferença brutal no custo do arranjo.
Obrigado desde já.
No domingo ía descansado na auto estrada e, ao preparar-me para fazer uma redução, carrego na embraiagem e o pedal fica em baixo, não actuando e mudanças só entravam directas, ou seja, é como se a embraiagem não separasse do volante do motor.
Ora, ontem o carro foi para o mecânico - que nunca usei e, portanto, não tenho razões para confiar nem desconfiar mas desconfiando - e ele começa a dizer que precisa de embraiagem, e é melhor trocar também o volante do motor e os bombitos e mais o diabo a quatro e manda-me um orçamento de 1200€ com volante do motor (bi-massa) e mais de 600€ de orçamento sem volante do motor. Eu não sou o mais entendido, mas nunca notei nada de muito errado na embraiagem; não patina, agarrava a meio do percurso do pedal mas também é verdade que ao arrancar fazia uma vibraçãozita no ponto de embraiagem mas não vibrava ao ralenti nem em mais nenhumas condições e nunca notei barulhos estranhos.
Na semana passada fiz duas viagens na autoestrada, 200Km para cada lado, e na ida notei que essa vibração aumentou ao arrancar na portagem mas, na vinda, já não estava tão mal.
Vai daí, pus-me a ler o que poderá ser e, dos relatos que encontrei na net, a esmagadora maioria aponta para um ou os dois bombitos da embraiagem que vão ao ar, situação que apresenta os mesmos sintomas - pedal em baixo ou sem força e mudanças que não entram em andamento e com o carro a trabalhar. Carro desligado as mudanças entram na boa e directas também.
Então pergunto aqui, porque aqui há muita gente que percebe mais disto do que eu, se com estes sintomas o diagnóstico do mecânico poderá ser o mais correcto ou se, como eu espero, o mais provável é trocar-se os bombitos e resolver a coisa. É que para trocar os bombitos não precisa de tirar nada para fora, só a bateria e a plataforma desta para chegar ao da caixa - já para não falar no custo das peças - e faz uma diferença brutal no custo do arranjo.
Obrigado desde já.
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