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Como é que as seguradoras vendem carros dados como perda total?

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    Como é que as seguradoras vendem carros dados como perda total?

    Boas,

    como nunca passei pela situação, alguém me consegue meter mais ou menos dentro deste processo?

    O que é que acontece quando temos um acidente, e o carro é dado como perda total pelos peritos?

    O seguro adquire o carro? Ou existe uma empresa especializada nisso já? E como ou onde podemos consultar carros das seguradoras nestas condições para adquirir caso seja um sucateiro ou alguém no ramo automóvel, por exemplo?

    Se me conseguirem apontar para algum local onde possa ler mais sobre o assunto também, agradecia.

    Desde já o meu obrigado.

    #2
    Na minha situação bateram no fiesta de 96 que estava estacionado e deram como perda total.

    A seguradora dava me 1150 euros ficando eles com pela o carro ou 1000 euros ficando eu com o carro.

    Optei pela segunda opção e gastei 200 euros a arranja lo e já está a circular novamente e ainda lucrei 1000 paus que o seguro me deu.

    Se for casos de carros mais recentes existe interesse de sucatas pelos carros e então pode alterar os valores

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      #3
      No caso de uma pessoa amiga, a seguradora orientou o contacto para quem lhe iria ficar com a perda total. Deram lhe x e a outra pessoa/empresa mais x.

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        #4
        Estás a mexer onde não queres mexer...

        Não há carros de perda total vendidos depois pelas seguradoras!

        O que há é carros de perda total que depois as seguradoras encaminham para as sucatas para destruição e reciclagem! Assim é que fica mais bonito!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          Estás a mexer onde não queres mexer...

          Não há carros de perda total vendidos depois pelas seguradoras!

          O que há é carros de perda total que depois as seguradoras encaminham para as sucatas para destruição e reciclagem! Assim é que fica mais bonito!
          Ou seja as seguradoras já tem compradores?

          Isso é estranho, pois pelo que me contou uma pessoa que teve o carro nessa situação à uns anos, o carro ia a "leilão" por carta fechada. A tal situação referida antes da seguradora oferecer valor comercial, ou X e fica com o carro. Nesse caso a pessoa que me contou perdeu o carro porque não o informaram que a formalização da proposta tinha que ser por carta fechada.

          Não percebi a primeira parte... Se acha que estou a querer comprar carros batidos para arranjar e vender, não é o caso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CL Ver Post
            Estás a mexer onde não queres mexer...

            Não há carros de perda total vendidos depois pelas seguradoras!

            O que há é carros de perda total que depois as seguradoras encaminham para as sucatas para destruição e reciclagem! Assim é que fica mais bonito!
            Todos sabemos que se for uma perca total por via económica, isso não é bem assim

            Existe muita máfia por aí.

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              #7
              perDa total.

              o volvo do meu pai, com 11 meses, ficou quase com perda total e o meu pai sem culpa nenhuma. meteram na volvo mais uns extras e acabou por ter quase 5 mil contos de arranjos para chegar à perda total, isto em inícios de 2002. havia uns quantos "tubaroes" na altura, como lhes chamavam, interessados no carro. a seguradora deu ao meu pai todo o dinheiro menos os 2% da franquia e o volvo foi arranjado e andava a circular por aí. como não se ficou com a matrícula, nunca se soube por onde andava, mas era curioso saber e informar a pessoa disso.

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                #8
                As seguradoras não compram veículos.

                Os veículos são SEMPRE dos proprietários, e ninguém lhos pode tirar, esteja ele impecável, ou uma amálgama de ferro irreconhecível.

                A perda total é, hoje em dia, essencialmente de cariz económico, ou seja, por falta de viabilidade económica da reparação, apesar de na grande maioria dos casos, os carros serem perfeitamente reparáveis.

                Há muitos anos, caso o proprietário não quisesse ficar com o carro, a seguradora ficava com o carro, anunciava a sua lista de salvados, estes eram vistos por sucateiros, oficinas, publico em geral, era feita uma proposta em carta fechada, e ganhava a proposta de maior valor. Claro que nessa época haveria certamente alguns privilegiados no meio. No entanto, posso-vos dizer que em 1994 ofereci dinheiro por um Ford Fiesta Ghia com uma porrada relativamente ligeira de traseira, e não o consegui comprar. Ahhh, falta referir que trabalhava na seguradora, junto do departamento de salvados, e dava-me muitíssimo bem com todos, mormente com o responsável!

                Hoje em dia, quando existe PT, a seguradora coloca-o em base de dados á qual têm acesso empresas de sucata/abate. Estes, caso tenham interesse, oferecem um valor pelo veiculo, e a seguradora quando informa o proprietário indica qual a empresa que ofereceu o valor mais elevado. No entanto, caso a pessoa decida entregar o carro á referida empresa, é entre esta e o proprietário que se realiza o negócio, ficando a seguradora completamente de parte. Mais uma vez, nada impede que o proprietário não concorde com o valor, e decida ficar com o carro, fazendo dele o que bem entender!

                Entendam, de uma vez por todas, que na maior parte das vezes a perda total (PT) é essencialmente um estado de inviabilidade económica da reparação, nada impedindo que o proprietário ou qualquer oficina entenda reparar o veiculo e colocá-lo em circulação normalmente. Isso não é ilegal! Se é imoral? Se é chato alguém comprar um carro que já levou um porradão? Provavelmente, mas nada tem de ilegal!

                Mesmo nos casos em que os documentos ficam apreendidos pelas autoridades, e são enviados ao IMT, caso o veiculo seja reparado e submetido a inspecção do Tipo B, sendo aprovado, recupera os documentos e está apto a circular.

                Claro que existe muita gente a comprar salvados para fins ilícitos, mas ai nem as seguradoras nem os proprietários têm culpa, quem tem culpa é quem, o faz...

                Comentário


                  #9
                  Só para terem uma ideia, relato-vos um caso que me foi colocado hoje mesmo por um amigo que tem TVDE's.

                  Um motorista espatifou uma carrinha, alegadamente por responsabilidade de terceiro. Tal não foi assumido pela seguradora do terceiro e o meu amigo acionou os DP.

                  A carrinha é PT, apesar de perfeitamente reparável.

                  Ora, a seguradora do terceiro deu PT e indicou a empresa X que ofereceu 3k pelo veiculo.

                  A seguradora dele (DP) deu PT e indicou a empresa Y que ofereceu 1k pelo veiculo.

                  Claro que ele vai receber o valor de DP, vai ficar com a carrinha, e vai contactar a empresa que ofereceu 3k para lha vender!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    As seguradoras não compram veículos.

                    Os veículos são SEMPRE dos proprietários, e ninguém lhos pode tirar, esteja ele impecável, ou uma amálgama de ferro irreconhecível.

                    A perda total é, hoje em dia, essencialmente de cariz económico, ou seja, por falta de viabilidade económica da reparação, apesar de na grande maioria dos casos, os carros serem perfeitamente reparáveis.

                    Há muitos anos, caso o proprietário não quisesse ficar com o carro, a seguradora ficava com o carro, anunciava a sua lista de salvados, estes eram vistos por sucateiros, oficinas, publico em geral, era feita uma proposta em carta fechada, e ganhava a proposta de maior valor. Claro que nessa época haveria certamente alguns privilegiados no meio. No entanto, posso-vos dizer que em 1994 ofereci dinheiro por um Ford Fiesta Ghia com uma porrada relativamente ligeira de traseira, e não o consegui comprar. Ahhh, falta referir que trabalhava na seguradora, junto do departamento de salvados, e dava-me muitíssimo bem com todos, mormente com o responsável!

                    Hoje em dia, quando existe PT, a seguradora coloca-o em base de dados á qual têm acesso empresas de sucata/abate. Estes, caso tenham interesse, oferecem um valor pelo veiculo, e a seguradora quando informa o proprietário indica qual a empresa que ofereceu o valor mais elevado. No entanto, caso a pessoa decida entregar o carro á referida empresa, é entre esta e o proprietário que se realiza o negócio, ficando a seguradora completamente de parte. Mais uma vez, nada impede que o proprietário não concorde com o valor, e decida ficar com o carro, fazendo dele o que bem entender!

                    Entendam, de uma vez por todas, que na maior parte das vezes a perda total (PT) é essencialmente um estado de inviabilidade económica da reparação, nada impedindo que o proprietário ou qualquer oficina entenda reparar o veiculo e colocá-lo em circulação normalmente. Isso não é ilegal! Se é imoral? Se é chato alguém comprar um carro que já levou um porradão? Provavelmente, mas nada tem de ilegal!

                    Mesmo nos casos em que os documentos ficam apreendidos pelas autoridades, e são enviados ao IMT, caso o veiculo seja reparado e submetido a inspecção do Tipo B, sendo aprovado, recupera os documentos e está apto a circular.

                    Claro que existe muita gente a comprar salvados para fins ilícitos, mas ai nem as seguradoras nem os proprietários têm culpa, quem tem culpa é quem, o faz...
                    Resta acrescentar que alguns desses carros eram reparados e ficavam como viaturas de serviço de certos colaboradores.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      Resta acrescentar que alguns desses carros eram reparados e ficavam como viaturas de serviço de certos colaboradores.
                      Á data, acredito que sim, mas por acaso nunca tive conhecimento de nenhum caso concreto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Á data, acredito que sim, mas por acaso nunca tive conhecimento de nenhum caso concreto.
                        O meu antecessor andou décadas em salvados, por esse país a fora. Depois, mais para o fim da década de 90 passou a receber carros novos.

                        Eu nem uma coisa nem outra

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          As seguradoras não compram veículos.

                          Os veículos são SEMPRE dos proprietários, e ninguém lhos pode tirar, esteja ele impecável, ou uma amálgama de ferro irreconhecível.

                          A perda total é, hoje em dia, essencialmente de cariz económico, ou seja, por falta de viabilidade económica da reparação, apesar de na grande maioria dos casos, os carros serem perfeitamente reparáveis.

                          Há muitos anos, caso o proprietário não quisesse ficar com o carro, a seguradora ficava com o carro, anunciava a sua lista de salvados, estes eram vistos por sucateiros, oficinas, publico em geral, era feita uma proposta em carta fechada, e ganhava a proposta de maior valor. Claro que nessa época haveria certamente alguns privilegiados no meio. No entanto, posso-vos dizer que em 1994 ofereci dinheiro por um Ford Fiesta Ghia com uma porrada relativamente ligeira de traseira, e não o consegui comprar. Ahhh, falta referir que trabalhava na seguradora, junto do departamento de salvados, e dava-me muitíssimo bem com todos, mormente com o responsável!

                          Hoje em dia, quando existe PT, a seguradora coloca-o em base de dados á qual têm acesso empresas de sucata/abate. Estes, caso tenham interesse, oferecem um valor pelo veiculo, e a seguradora quando informa o proprietário indica qual a empresa que ofereceu o valor mais elevado. No entanto, caso a pessoa decida entregar o carro á referida empresa, é entre esta e o proprietário que se realiza o negócio, ficando a seguradora completamente de parte. Mais uma vez, nada impede que o proprietário não concorde com o valor, e decida ficar com o carro, fazendo dele o que bem entender!

                          Entendam, de uma vez por todas, que na maior parte das vezes a perda total (PT) é essencialmente um estado de inviabilidade económica da reparação, nada impedindo que o proprietário ou qualquer oficina entenda reparar o veiculo e colocá-lo em circulação normalmente. Isso não é ilegal! Se é imoral? Se é chato alguém comprar um carro que já levou um porradão? Provavelmente, mas nada tem de ilegal!

                          Mesmo nos casos em que os documentos ficam apreendidos pelas autoridades, e são enviados ao IMT, caso o veiculo seja reparado e submetido a inspecção do Tipo B, sendo aprovado, recupera os documentos e está apto a circular.

                          Claro que existe muita gente a comprar salvados para fins ilícitos, mas ai nem as seguradoras nem os proprietários têm culpa, quem tem culpa é quem, o faz...
                          Consegues dizer-me quem detém a referida base de dados? Pelo pouco que investiguei existem sites para o efeito mas não vejo grande dimensão naquilo...

                          Já agora, uma coisa que me está a escapar.... Se a pessoa aceita vender o carro, qual a responsabilidade do seguro na situação? Sacode as mãos de responsabilidades? Porque pelo que percebi o mais logico seria aceitar sempre a oferta do seguro para ficar com o carro, e depois ir vender à sucata referida por eles antes....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Na minha situação bateram no fiesta de 96 que estava estacionado e deram como perda total.

                            A seguradora dava me 1150 euros ficando eles com pela o carro ou 1000 euros ficando eu com o carro.

                            Optei pela segunda opção e gastei 200 euros a arranja lo e já está a circular novamente e ainda lucrei 1000 paus que o seguro me deu.

                            Se for casos de carros mais recentes existe interesse de sucatas pelos carros e então pode alterar os valores
                            Lucraste 800 € (1000-200€ da reparação).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por angelicous Ver Post
                              Consegues dizer-me quem detém a referida base de dados? Pelo pouco que investiguei existem sites para o efeito mas não vejo grande dimensão naquilo...

                              Já agora, uma coisa que me está a escapar.... Se a pessoa aceita vender o carro, qual a responsabilidade do seguro na situação? Sacode as mãos de responsabilidades? Porque pelo que percebi o mais logico seria aceitar sempre a oferta do seguro para ficar com o carro, e depois ir vender à sucata referida por eles antes....
                              Não sei pormenores, mas sei que as propostas são feitas de forma relativamente rápida, até porque as seguradoras têm os prazos do DL a cumprir, e as empresas são várias. Será certamente um portal fechado ao publico, onde só terá acesso quem previamente se registar junto da seguradora como operador de reciclagem e/ou veículos em fim de vida.

                              O veiculo é sempre propriedade do proprietário, passo a redundância, e é este que, caso o entenda, o vende diretamente á empresa que oferecer o valor mais elevado. A seguradora limita-se a pagar ao proprietário o valor acordado pela PT, para o compensar pela perda do bem, nada mais. A seguradora não tem qualquer responsabilidade sobre o veiculo.

                              Nem, a seguradora, nem o proprietário, a partir do momento em que o vende! Imagina que vendes o teu carro destruído a uma pessoa, e essa pessoa vai roubar um carro igual, vicia-o e vende-o com os documentos/matriocula do veiculo que era teu. Que culpa tens tu disso?

                              Se tu venderes um martelo no OLX, e o tipo que to comprou der uma martelada na cabeça de alguém, que culpa tens tu disso?
                              Editado pela última vez por Vanquish; 26 July 2019, 11:36.

                              Comentário


                                #16
                                Num deserto que é este fórum em certas alturas /tópicos, dá gosto ler alguns oásis como este tópico, escrito por gente com conhecimento de causa e que sabe e explica bem o que diz. Parabéns

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  Não sei pormenores, mas sei que as propostas são feitas de forma relativamente rápida, até porque as seguradoras têm os prazos do DL a cumprir, e as empresas são várias. Será certamente um portal fechado ao publico, onde só terá acesso quem previamente se registar junto da seguradora como operador de reciclagem e/ou veículos em fim de vida.

                                  O veiculo é sempre propriedade do proprietário, passo a redundância, e é este que, caso o entenda, o vende diretamente á empresa que oferecer o valor mais elevado. A seguradora limita-se a pagar ao proprietário o valor acordado pela PT, para o compensar pela perda do bem, nada mais. A seguradora não tem qualquer responsabilidade sobre o veiculo.

                                  Nem, a seguradora, nem o proprietário, a partir do momento em que o vende! Imagina que vendes o teu carro destruído a uma pessoa, e essa pessoa vai roubar um carro igual, vicia-o e vende-o com os documentos/matriocula do veiculo que era teu. Que culpa tens tu disso?

                                  Se tu venderes um martelo no OLX, e o tipo que to comprou der uma martelada na cabeça de alguém, que culpa tens tu disso?
                                  Acho que expressei mal a minha pergunta. Pelos relatos anteriores, quando se declara PT, a seguradora oferece 2 cenários. O proprietário fica com o veículo e com uma indemnização de X, OU vende o veículo a uma empresa por Y(valor mais elevado óbviamente). A minha dúvida é: nesta segunda opção em que o proprietário decide vender o carro, esse dinheiro é o que uma sucata aceitou pagar certo? E a seguradora, paga zero... Certo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por angelicous Ver Post
                                    Acho que expressei mal a minha pergunta. Pelos relatos anteriores, quando se declara PT, a seguradora oferece 2 cenários. O proprietário fica com o veículo e com uma indemnização de X, OU vende o veículo a uma empresa por Y(valor mais elevado óbviamente). A minha dúvida é: nesta segunda opção em que o proprietário decide vender o carro, esse dinheiro é o que uma sucata aceitou pagar certo? E a seguradora, paga zero... Certo?
                                    Honestamente, acho que já respondi mais do que uma vez a isso, mas vamos simplificar:

                                    valor venal atribuído ao veiculo > 10000€
                                    valor atribuído ao salvado (melhor proposta de compra por sucateiro) > 2000€

                                    Lesado recebe 8000€ (10000€ - 2000€) da seguradora, e fica com o veiculo.

                                    Lesado entrega o veiculo á tal empresa que fez a melhor proposta e recebe desta 2000€, pelo que fica com os 10000€.

                                    Lesado procura nova proposta e consegue 3000€ pelo salvado. Vende-o a quem oferece mais e fica com 11000€.

                                    Também existe outra hipótese; lesado recebe os 8000€ e fica com o veiculo. Procura material usado e equivalente, e uma oficina que lhe repare o veiculo a preço justo. Gasta 6000€, fica com o carro reparado e com 2000€.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Honestamente, acho que já respondi mais do que uma vez a isso, mas vamos simplificar:

                                      valor venal atribuído ao veiculo > 10000€
                                      valor atribuído ao salvado (melhor proposta de compra por sucateiro) > 2000€

                                      Lesado recebe 8000€ (10000€ - 2000€) da seguradora, e fica com o veiculo.

                                      Lesado entrega o veiculo á tal empresa que fez a melhor proposta e recebe desta 2000€, pelo que fica com os 10000€.

                                      Lesado procura nova proposta e consegue 3000€ pelo salvado. Vende-o a quem oferece mais e fica com 11000€.

                                      Também existe outra hipótese; lesado recebe os 8000€ e fica com o veiculo. Procura material usado e equivalente, e uma oficina que lhe repare o veiculo a preço justo. Gasta 6000€, fica com o carro reparado e com 2000€.
                                      Ah entendi, então a seguradora paga a diferença entre o valor venal e o que uma sucateira oferece, independentemente da escolha que o proprietário faça sobre ficar ou vender.

                                      Nada me impede enquanto particular de comprar carros dados como PT?

                                      Comentário

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