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Mazda 3 1.6 Hdi de 2006 - problemas?

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    Mazda 3 1.6 Hdi de 2006 - problemas?

    Boas, pessoal

    Estou a pensar comprar um Mazda 3 de 1.6 a diesel. É de 2006 e pedem 4800euros. Aparentemente a carrinha está boa mas antes de fazer negócio queria saber com o que conto. Alguém conhece algum tipo de problema que costumam dar?
    Obrigada pela vossa ajuda

    #2
    Senão estou em erro esse motor é da Ford, e não é muito conhecido pela sua fiabilidade. Mas por certo haverá aqui users mais entendidos que te poderá ajudar mais.

    Mas porque não um mazda 1.6 a gasolina? São muito mais fiaveis.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por alrac Ver Post
      Boas, pessoal

      Estou a pensar comprar um Mazda 3 de 1.6 a diesel. É de 2006 e pedem 4800euros. Aparentemente a carrinha está boa mas antes de fazer negócio queria saber com o que conto. Alguém conhece algum tipo de problema que costumam dar?
      Obrigada pela vossa ajuda


      Esse motor é fornecido pela FORD.

      O mesmo faz parte do projecto GEMINI, em que a FORD e PSA desenvolveram em conjunto e partes iguais os motores.

      Sendo que depois, cada marca produzia os motores nas suas fábricas e os distribuía pelas marcas a si associadas... e no caso, a MAZDA estava associada à FORD (até pertencia em parte à FORD).

      Quanto ao motor em si... é o por demais conhecido e é verificar a questão das anilhas dos injectores, que tendem a deixar passar gasóleo e quando assim é, a cabeça do motor, fica com liquido/pasta que parece óleo... mas que na verdade é gasóleo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
        Senão estou em erro esse motor é da Ford, e não é muito conhecido pela sua fiabilidade. Mas por certo haverá aqui users mais entendidos que te poderá ajudar mais.

        Mas porque não um mazda 1.6 a gasolina? São muito mais fiaveis.
        E encontrá-los? Há uns tempos atrás andei a procura de um Mazda 3 Mk1 1.6 a gasolina para um familiar meu e não encontrei nenhum à venda. Usados a gasolina só havia com motor 1.4. A grande maioria dos Mazda 3 1.6 são a gasóleo.
        Editado pela última vez por PauloRaposo; 29 July 2019, 11:21.

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          #5
          Obrigada Diogo

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            #6
            Obrigada Paulo
            Editado pela última vez por alrac; 30 July 2019, 17:53.

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              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Esse motor é fornecido pela FORD.

              O mesmo faz parte do projecto GEMINI, em que a FORD e PSA desenvolveram em conjunto e partes iguais os motores.

              Sendo que depois, cada marca produzia os motores nas suas fábricas e os distribuía pelas marcas a si associadas... e no caso, a MAZDA estava associada à FORD (até pertencia em parte à FORD).

              Quanto ao motor em si... é o por demais conhecido e é verificar a questão das anilhas dos injectores, que tendem a deixar passar gasóleo e quando assim é, a cabeça do motor, fica com liquido/pasta que parece óleo... mas que na verdade é gasóleo.

              Não percebo muito de carros e nadinha de mecânica... É grave, Nto?

              Quando diz "é o por demais conhecido" refere-se exatamente a quê? O motor é mau?

              Grata pela ajuda!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por alrac Ver Post
                Não percebo muito de carros e nadinha de mecânica... É grave, Nto?

                Quando diz "é o por demais conhecido" refere-se exatamente a quê? O motor é mau?

                Grata pela ajuda!



                Não... não é grave, mas tem de ser reparado.

                O "por demais conhecido"... é que isso é sobejamente conhecido por parte dos mecânicos, esse "capricho" das anilhas dos injectores, nesses motores.

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                  #9
                  Acho que é um motor bastante fiável e, bem mantidos e tratados, chegam a 400/500 mil sem grandes stress's.

                  Não é à toa que são/foram montados em tantas marcas - Volvo, Mini, Citroen, Peugeot, Mazda, Ford, Suzuki

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                    E encontrá-los? Há uns tempos atrás andei a procura de um Mazda 3 Mk1 1.6 a gasolina para um familiar meu e não encontrei nenhum à venda. Usados a gasolina só havia com motor 1.4. A grande maioria dos Mazda 3 1.6 são a gasóleo.
                    Acredito que a oferta não seja muita. Mas o motor 1.6 a gasolina é um espectaculo, força q.b. e muita fiabilidade. O único senão é beber ligeiramente mais que a média (8L aos 100km), mas nada de muito grave.
                    Eu tive um mazda 3 com o 1.6 a gasolina cerca de 2 anos e recomendo, a unidade era de 2012 senão estou em erro.

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                      #11
                      Entretanto, num tópico aqui ao lado: https://forum.motorguia.net/auto-aju...o-estrada.html

                      (Não é o mesmo carro, mas são "primos" técnicos.).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Entretanto, num tópico aqui ao lado: https://forum.motorguia.net/auto-aju...o-estrada.html

                        (Não é o mesmo carro, mas são "primos" técnicos.).
                        Tenho ideia que esses C30 edrive já usam uma versão distinta dos 1os HDI/TDCI.
                        Os 1os HDI/TDCI era 16v. As versões seguintes passaram a 8v. Nos HDI deu-se já durante a vida do 308 mk1. Passou do 1.6 HDI 110 (109cv 16v) para o 1.6 HDI 112cv 8v e mais tarde 115 e 120cv.

                        Li mais queixas de problemas de injectores nas versões de 8v do que nas 16v.
                        O meu 16v de fins de 2005, por volta dos 200.000 teve uma fuga pela a anilha de um dos injectores. Foi trocada e problema resolvido. Paguei 2 horas de MO e uma anilha de menos de 1 euro. Foi necessário bastante cuidado para retirar o injector sem o danificar, até porque à volta, devido à fuga, tinha bastante crosta e resíduos.

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                          #13
                          Um carro com 13 anos já teve tempo de ter e resolver esses problemas citados.

                          Esse motor não é pouco fiável. O que sucede é que foi um dos motores diesel mais vendido de sempre e muita gente andou neles e muita gente significa sempre também mais queixas visíveis na net mas, à proporção, é tanto ou mais fiável que um motor de Mercedes ou BMW da mesma época...

                          Eu tive vários carros com esse motor e devo ter feito mais de 300000Km no somatório. A única avaria mais cara que me lembro foi de facto nos injectores e custou uns 300€ de arranjo.

                          Na semana passada mudei pastilhas dum carro recente e paguei quase esse valor ... Portanto isso das avarias tem a sua relatividade

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                            #14
                            Originalmente Colocado por alrac Ver Post
                            Boas, pessoal

                            Estou a pensar comprar um Mazda 3 de 1.6 a diesel. É de 2006 e pedem 4800euros. Aparentemente a carrinha está boa mas antes de fazer negócio queria saber com o que conto. Alguém conhece algum tipo de problema que costumam dar?
                            Obrigada pela vossa ajuda
                            Se vai comprar num profissional tem de existir garantia, a qual abrange esse problema de injectores que não são consumíveis. Se é a um particular é negociar o preço para menos 300 ou 400 euros e fazer um,a boa revisão. Essa carrinha com esse motor era super fiável.

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