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    Corolla E12 1.4 D4D

    Boas malta,

    Comprei há praticamente dois? meses um Corolla E12 1.4 D4D de 2005 (pré DPF) com 293 mil, assistido na Toyota até aos 288 mil.

    Quando comprei, mudei o óleo e filtro de óleo para me precaver e verifiquei o estado do filtro do ar. Vou mudar os filtros todos na próxima revisão.
    Entretanto o carro já fez uns 4000 Km comigo.

    O carro está irrepreensível a nível de mecânica, pudera, foi mudado na Toyota, para além da manutenção normal e programada, caixa de velocidades e embraiagem.

    Precisa de uns mimos a nível de suspensão, tendo levado na minha mão os tirantes da barra estabilizadora, que eram os de origem ainda, e mais umas coisitas pois continua a fazer um barulho que não percebo bem de onde vem pois não vi folgas aparentes quando o levantei.

    Acontece que, quando experimentei o carro, não andei em grandes aventuras e portanto, reparei recentemente numa viagem a Lisboa que o bicho, às 2800, 3000, 3200 tem uma espécie de ondulação na curva de potência, depois das 3200 desenvolve normalmente. Se não puxar a fundo, ele não tem este comportamento. Ou seja a meio gás, a ondulação não é perceptível. Isto para mim pouco me importa pois não costumo andar nestes regimes neste carro (caixa de 5) mas acontece que numa ultrapassagem a 100 ou 110, se puxar, deixo de ter potência disponível para a fazer em segurança.

    Não sei o estado da EGR mas tendo em conta o número de quilómetros não me parece que seja daí pois fez muita AE, e portanto, penso que possa estar relacionado com a válvula que controla a geometria, ou maf ou outra coisa qualquer não muito preocupante.

    A nível de andamento não noto nada de especial fora o problema que relatei. Faz consumos óptimos (4 a 4.5) com condução despreocupada mas nada desportiva. Não deita fumo e não tem uma pinga de óleo babado em qualquer lugar que seja, aliás o motor está todo cagado de pó e claramente nunca ou quase nunca foi lavado.

    Sei que isto é sempre um tiro no escuro e acabarei por diagnosticar num mecânico, mas para quem possa conhecer este motor, algum palpite tendo em conta o sintoma?

    Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    Boas malta,

    Comprei há praticamente dois? meses um Corolla E12 1.4 D4D de 2005 (pré DPF) com 293 mil, assistido na Toyota até aos 288 mil.

    Quando comprei, mudei o óleo e filtro de óleo para me precaver e verifiquei o estado do filtro do ar. Vou mudar os filtros todos na próxima revisão.
    Entretanto o carro já fez uns 4000 Km comigo.

    O carro está irrepreensível a nível de mecânica, pudera, foi mudado na Toyota, para além da manutenção normal e programada, caixa de velocidades e embraiagem.

    Precisa de uns mimos a nível de suspensão, tendo levado na minha mão os tirantes da barra estabilizadora, que eram os de origem ainda, e mais umas coisitas pois continua a fazer um barulho que não percebo bem de onde vem pois não vi folgas aparentes quando o levantei.

    Acontece que, quando experimentei o carro, não andei em grandes aventuras e portanto, reparei recentemente numa viagem a Lisboa que o bicho, às 2800, 3000, 3200 tem uma espécie de ondulação na curva de potência, depois das 3200 desenvolve normalmente. Se não puxar a fundo, ele não tem este comportamento. Ou seja a meio gás, a ondulação não é perceptível. Isto para mim pouco me importa pois não costumo andar nestes regimes neste carro (caixa de 5) mas acontece que numa ultrapassagem a 100 ou 110, se puxar, deixo de ter potência disponível para a fazer em segurança.

    Não sei o estado da EGR mas tendo em conta o número de quilómetros não me parece que seja daí pois fez muita AE, e portanto, penso que possa estar relacionado com a válvula que controla a geometria, ou maf ou outra coisa qualquer não muito preocupante.

    A nível de andamento não noto nada de especial fora o problema que relatei. Faz consumos óptimos (4 a 4.5) com condução despreocupada mas nada desportiva. Não deita fumo e não tem uma pinga de óleo babado em qualquer lugar que seja, aliás o motor está todo cagado de pó e claramente nunca ou quase nunca foi lavado.

    Sei que isto é sempre um tiro no escuro e acabarei por diagnosticar num mecânico, mas para quem possa conhecer este motor, algum palpite tendo em conta o sintoma?

    Cumps
    EGR,admissão suja com carvão,sensor de massa de ar....isto assim de cabeça e sem ver.

    Mas o melhor é ires a um mecânico para que te veja o que é na realidade...assim pelo fórum são só suposições...

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      #3
      Também começaria por uma limpeza nesses componentes e de seguida testar injectores.

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        #4
        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
        Também começaria por uma limpeza nesses componentes e de seguida testar injectores.
        Tenho sérias dúvidas que esteja relacionado com injectores.
        Não picam, barulho super suave e normal (muito mais suave que o PSA que tenho e que o Lexus que tive com o D4D 2.2L).
        Vou começar pelas sugestões dadas acima, até porque são o meu palpite também e o mais natural.

        Obrigado

        Comentário


          #5
          Oi. Tenho um desses, que está a andar com a EGR a dar sempre erro (luz sempre acesa) mas não noto falha nenhuma. Manda limpar, embora essa flutuação não seja daí, pois a eger se falhar é "bruta", sentes bem ela a prender.

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