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    Montar radio 2 din

    Olá a todos necessito de ajuda para montar um radio 2 din, para não acontecer de o carro vir a explodir.
    Necessito de fazer novas ligações nos cabos ISO e colocar uma câmara traseira.
    Assim envio as fotos dos cabos e onde posso liga-los. Sendo que depois de ligar os cabos colocarei um cabo ou tubo isolado que será aquecido para proteger a ligação dos cabos.
    Preciso de fazer novas ligações porque a que o carro tem está ao contrário das ligações feitas no radio 2 din. E porque por exemplo o radio não grava as alterações feitas, já sei que tenho de ligar o cabo vermelho e o amarelo, e depois ligo estes dois ao qual cabo?
    Envio fotos para ajudar.
    IMG_20190801_123929.jpg

    Agradeço a ajuda.


    André Rocha
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por Andrefr44; 01 August 2019, 12:02.

    #2
    Para poder dar informações mais correctas devias colocar o esquema electrico do rádio.

    Assim como devias fazer as medições dos fios da ficha do carro, porque apesar de serem fichas ISO nem sempre as ligações são iguais, por exemplo eu já tive que alterar fios em Ibizas.

    Comentário


      #3
      Essas coisas quando não se sabe o que se está a fazer e envolve eletricidade é sempre melhor pagar a quem sabe.......é que correndo mal pode queimar algo no carro tipo a centralina e depois é complicado......

      Comentário


        #4
        É isto de que fala?
        IMG_20190802_204456.jpg
        IMG_20190802_211717.jpg

        Comentário


          #5
          Pois acredito, mas gostava de poupar uns bons euros, é que os electricistas recebem bem à hora. Nem que faça eu as ligações e depois vá lá mostrar se está tudo bem ligado, antes de ligar o rádio.

          Comentário


            #6
            Tens um multímetro e sabes usar?

            Na ficha A, a que vem do carro o pino que encaixa no 4 tem de ter sempre 12V, e para ficar bem ligado o pino 7 liga os 12v quando rodas a ignição.

            O pino 8 é o negativo (massa).

            Se o teu carro não tiver as ligações assim (pode ser possível) tens duas soluções, ou descravas os pinos e trocas para o sitio correcto ou o mais facil compras um cabo adaptador.

            Comentário


              #7
              Tens um multímetro e sabes usar?

              Na ficha A, a que vem do carro o pino que encaixa no 4 tem de ter sempre 12V, e para ficar bem ligado o pino 7 liga os 12v quando rodas a ignição.

              O pino 8 é o negativo (massa).

              Se o teu carro não tiver as ligações assim (pode ser possível) tens duas soluções, ou descravas os pinos e trocas para o sitio correcto ou o mais facil compras um cabo adaptador.

              Comentário


                #8
                Sei mais ou menos, mas o meu irmão é electricista, pode me ajudar nisso se for preciso.

                Ou seja o de 12 V é o vermelho, certo?
                O negativo é o preto.

                Está ao contrário as ligações. Mas o rádio funciona. Embora não grave as alterações. Não consegui nenhum adaptador, podes mostrar algum?

                Agradeço a ajuda.

                Comentário


                  #9
                  Estás a ver as fichas do teu carro que vais encaixar no rádio, a da direita é a que tem a alimentação para o rádio, não tem propriamente fio preto, vermelho, amarelo, laranja etc... daí teres que identificares os fios com um multímetro.



                  Como referiste a ordem de ligação não é a correcta, para ti o mais facil é comprares um adaptador tipo este que vai inverter os fios, com sorte podes encontrar um indicado para a marca do teu carro, mas se não encontrares o indicado com um destes podes cortar os fios e fazer as ligações correctas entre as fichas.

                  Isto evita que tenhas que cortar fios nas fichas do teu carro, com o processo que indiquei acho mais seguro.



                  http://serson.pt/fichas/1268-cabo-iso-vw-seat-audi.html
                  Editado pela última vez por joliveira33; 04 August 2019, 01:17.

                  Comentário


                    #10
                    Eu vi um video no youtube, em que os cabos que tem risca são os negativos, penso eu e os outros os positivos.
                    É mais seguro ir pelo adaptador é isso?
                    O problema é saber se o adaptador está conforme o rádio e o do carro. Porque o rádio é chinês.
                    e eu não sei se o adaptador vai resolver o problema de o rádio não fazer memória das horas por exemplo.

                    Agradeço.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Andrefr44 Ver Post
                      Eu vi um video no youtube, em que os cabos que tem risca são os negativos, penso eu e os outros os positivos.
                      É mais seguro ir pelo adaptador é isso?
                      O problema é saber se o adaptador está conforme o rádio e o do carro. Porque o rádio é chinês.
                      e eu não sei se o adaptador vai resolver o problema de o rádio não fazer memória das horas por exemplo.

                      Agradeço.
                      o tempo que andas nisto, já tinhas levado isso a quem percebe do assunto e em 10m já tinhas isso a funcionar, tão simples quanto isto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Andrefr44 Ver Post
                        O problema é saber se o adaptador está conforme o rádio e o do carro. Porque o rádio é chinês.
                        e eu não sei se o adaptador vai resolver o problema de o rádio não fazer memória das horas por exemplo.

                        Agradeço.
                        Chinês parece que estou eu a falar para ti , opá não tem nada a haver, o rádio tem um esquema eléctrico, só tens que respeitar essas ligações.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                          o tempo que andas nisto, já tinhas levado isso a quem percebe do assunto e em 10m já tinhas isso a funcionar, tão simples quanto isto.
                          Queria poupar uns bons euros. E divertir-me a colocar o rádio. Acho que vou mesmo fazer as ligações e depois vou pedir para verificarem assim pago menos há hora, porque os electricistas recebem bem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                            Chinês parece que estou eu a falar para ti , opá não tem nada a haver, o rádio tem um esquema eléctrico, só tens que respeitar essas ligações.
                            Lol. Eu estou a ver é que tu também não me consegues ajudar. Falas de um cabo ou dois. Eu quero saber de todos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Andrefr44 Ver Post
                              Lol. Eu estou a ver é que tu também não me consegues ajudar. Falas de um cabo ou dois. Eu quero saber de todos.
                              Como já te aconselharam, entrega isso a quem perceba.

                              Comentário


                                #16
                                Com um multímetro consegues ver qual é o fio 12v permanente, o da ignição, massa, etc. Depois é só ligar no fio correspondente na cablagem do rádio (ou arranjas adaptadores ou tens que fazer bricolagem). Isto é uma coisa trivial, eu não levaria a um eletricista para fazer, mas é preciso ter noção de como funcionam os rádios auto. Se ele liga e não guarda a memória é porque não o rádio não tem 12v permanente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Andrefr44 Ver Post
                                  Queria poupar uns bons euros. E divertir-me a colocar o rádio. Acho que vou mesmo fazer as ligações e depois vou pedir para verificarem assim pago menos há hora, porque os electricistas recebem bem.
                                  já deu para perceber que disso percebes zero e essa de um electricista levar muito há hora tem muito que se lhe diga, não estás descansado enquanto não queimares o radio ou a instalação do carro com um curto circuito, ai depois ficas mais descansado, portanto já te foi dito como são as coisas preferes fazer as coisas à tua maneira força, depois não venhas para aqui chorar-te que aconteceu x ou y.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                    já deu para perceber que disso percebes zero e essa de um electricista levar muito há hora tem muito que se lhe diga, não estás descansado enquanto não queimares o radio ou a instalação do carro com um curto circuito, ai depois ficas mais descansado, portanto já te foi dito como são as coisas preferes fazer as coisas à tua maneira força, depois não venhas para aqui chorar-te que aconteceu x ou y.
                                    Agradeço a frontalidade.

                                    Comentário

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