Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Plataforma: O que é? No que influência?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Plataforma: O que é? No que influência?

    Nos últimos anos fala-se muito das plataformas sobre as quais os automóveis são construídos. É vulgar lermos algo como "este automóvel é feito recorrendo à plataforma MQB....", todavia esta realidade levantou-me algumas questões:

    - Ao termos, por exemplo, dois automóveis que recorram à mesma plataforma (Leon e Golf, Kadjar e Qashqai) essa semelhança irá refletir-se em quê? Comportamento? Espaço?
    - Ao partilharem a mesma plataforma, esta vai ser visível a olho nu em quê?
    - O que é que pode tornar uma plataforma mais evoluída do que outra?
    - Por fim, recorrendo a esse colosso de informação que é a wikipedia (), é possível verificar que a plataforma B da Renault foi aplicada nos Clio II, III e IV. Esta informação estará correta? Como é que podemos verificar de forma fácil?

    #2
    A plataforma é a base de um carro.



    Vê se esta thread ajuda.

    Comentário


      #3
      Como referido, será a "base"... depois daí, o resto poderá ser maior ou menor...



      Comentário


        #4
        Certo, mas se tudo pode ser posteriormente diferente, qual é a vantagem de haver uma partilha de plataforma entre dezenas de modelos (para além da questão económica). Eu sei que é uma questão um pouco estúpida, mas para quem observa do "exterior" muitas vezes não faz a mínima ideia que o que se encontra por baixo da vestimenta do carro, pode ser igual ao do vizinho que tem uma viatura de outra marca.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
          Certo, mas se tudo pode ser posteriormente diferente, qual é a vantagem de haver uma partilha de plataforma entre dezenas de modelos (para além da questão económica). Eu sei que é uma questão um pouco estúpida, mas para quem observa do "exterior" muitas vezes não faz a mínima ideia que o que se encontra por baixo da vestimenta do carro, pode ser igual ao do vizinho que tem uma viatura de outra marca.


          Menores custos, por abarcar maior numero de viaturas e assim sendo, retorno acaba por se efectivar mais cedo.

          Além da questão da plataforma, terás os motores que serão os mesmos (mesmo que possam não ser instalados), por os seus pontos de ancoragem/ligação ao chassis, ser igual... etc etc.


          Tudo coisas, que no seu conjunto fará poupar dinheiro em grande escala.

          Depois claro, haverá a "roupagem" exterior que pode ser diferente, mais o interior é igual.

          Comentário


            #6
            influEncia.

            de resto, já responderam. é o chassis em si e pode ser utilizado pela marca, pelo grupo e nos últimos anos até há partilha de plataformas entre vários grupos, com as mesmas a serem modulares (adaptáveis). tudo isto para reduzir cada vez mais os custos, ficando os carros no seu "esqueleto" muito iguais entre si em cada segmento.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              influEncia.

              de resto, já responderam. é o chassis em si e pode ser utilizado pela marca, pelo grupo e nos últimos anos até há partilha de plataformas entre vários grupos, com as mesmas a serem modulares (adaptáveis). tudo isto para reduzir cada vez mais os custos, ficando os carros no seu "esqueleto" muito iguais entre si em cada segmento.
              Quando falamos que estas plataformas são modulares, porque razão consideramos que esta é a mesma ao fim de várias modificações?

              Comentário


                #8
                A plataforma MQB permite n distâncias entre eixos. São minimas as peças que tem de ser diferentes para isso. A vantagem é a poupança de escala na produção das peças para a construção da plataforma. Mas vai muito além. As suspensões são as mesmas, motores, sistemas de ar condicionado, fixações de tabliers, em suma, tudo o que é fixo a plataforma é comum. Muda apenas a pele exterior, que em termos de produção não tem grandes implicações. Já a plataforma é fundamental para as economias de escala.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  A plataforma MQB permite n distâncias entre eixos. São minimas as peças que tem de ser diferentes para isso. A vantagem é a poupança de escala na produção das peças para a construção da plataforma. Mas vai muito além. As suspensões são as mesmas, motores, sistemas de ar condicionado, fixações de tabliers, em suma, tudo o que é fixo a plataforma é comum. Muda apenas a pele exterior, que em termos de produção não tem grandes implicações. Já a plataforma é fundamental para as economias de escala.

                  Nem mais, conforme já tinha sido referido.

                  Comentário


                    #10
                    quanto mais "propósitos" algo servir, mais barato vai ser de produzir. é economia básica. aqui o único senão é o pagamento de royalties a quem de direito, ou seja, os detentores dos direitos da plataforma, seja em forma de % ou então num valor combinado previamente e de uma única vez.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X