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Teto de abrir com fuga de água

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    Teto de abrir com fuga de água

    Boas pessoal,

    Preciso da vossa ajuda com um "pequeno" problema que tenho. Tenho um peugeot 106 quiksilver de 2000 e ele apresenta uma fuga de água no teto de abrir. Penso ser da borracha ou do plástico exterior, podem-me aconselhar como reparar esta fuga ou onde me dirigir para me repararem isto na zona do Porto ? Sei que é um sítio complicado mas gosto do carro e tinha ideias de o manter.

    Obrigado desde já a todos

    #2
    Não tens nenhuma fuga na borracha. O vedante à volta do vidro do tecto de abrir está lá para limitar a entrada de água, porque água entra sempre e sai por canais de escoamento e ajudar a isolar o barulho do vento. Isto excluíndo que não tens nenhuma outra entrada de água e que te faça estar a assumir ser o tecto de abrir.

    Embora sobre o barulho do vento tenha depois mais haver com a afinação correcta do vidro ou seja a altura da parte da frente e da parte de trás em relação ao tejadilho do carro cujas recomendações dos fabricantes variam em função do modelo...

    Abre o tecto o máximo possível para trás. Vais ver a calhas onde o tecto de abrir desliza. Em cada um dos cantos da estrutura vai estar um dreno. 4 no total.

    Esses drenos estão muito provavelmente entupidos. Há sempre a hipótese de algum tubo ter saído dos seus encaixes mas é extremamente improvável se ninguém lhes mexeu.

    Alguns carros têm os escoamentos do tecto de abrir visíveis nas cavas das rodas (frente/trás) ou até no prolongamento do pilar A no caso dos drenos frontais. Se for o caso do teu 106, é mais fácil limpar os drenos por baixo por é normalmente na parte final onde o lixo se vai acumulando. Se não tiveres dificuldades
    em remover as rodas e as cavas e procurar a saída dos drenos, dá para limpar por aí.

    Se assim não for e as drenagens estiverem escondidas por detrás das forras das cavas, no cofre do motor, ou local de semelhante acesso difícil, é preciso limpar do tecto de abrir para baixo através dos furos de drenagem.

    Geralmente dá para limpar com a espia de um acelerador - algumas marcas recomendam mesmo usar uma como ferramenta. Porém é preciso algum cuidado para não ferir as tubagens. Um passa cabos com grossura q.b. para ter resistência e com uma ponta redonda faz o mesmo serviço e sempre pode ajudar a prevenir não causar danos nas tubagens.

    Agora, se nunca fizeste isso no teu carro é bem provável que tenhas terra calcinada e que a primeira limpeza vá ser difícil. Por norma os drenos da frente entopem mais frequentemente que os traseiros. Se já entrou água, não vai um bocadinho mais de água que vai fazer mal. Aconselhava antes de mais, com um medidor ou algo semelhante, abrir o tecto, e deitar alguma água nos escoamentos para identificar quais estão entupidos e começar por aí. Depois garantido que ficam todos limpos claro.

    Se à primeira der para desentupir, óptimo. Cuidado com a ferramenta que se use para as tubagens dos drenos não desencaixarem umas das outras. Se ao fim de algumas tentativas não der resultados, ou se até for fácil de fazer no 106, a forma menos trabalhosa é mesmo remover as forras dos pilares, desencaixar as tubagens e limpá-las directamente.

    A manutenção aos tectos de abrir é geralmente recomendada a cada 4 anos. Porém à medida que os carros vão envelhecendo e precisamente o vedante do tecto de abrir vai ressequindo ou se ele anda muito frequentemente aberto, o melhor é a cada dois anos. Ou até uma vez por ano antes da altura das chuvas que ao menos assim está sempre limpo e nunca dá trabalho. Basta passar água e com o passa cabos garantir que não há sujidade calcinada, terra ou poeiras e acabam-se os problemas.

    Para hidratar o vedante algumas marcas recomendam pasta de krytox, que funciona muito bem. E para lubrificar o mecanismo também existe massa própria à base de cera de baixa viscosidade, mas uma genérica também serve, simplesmente vai secar/ficar contaminada mais rápida.

    O google tem imagens suficientes para dar uma ideia dos pontos que falei.

    https://www.google.pt/search?q=peuge...JIsDriQNxfeGM:
    Editado pela última vez por REMORA; 09 August 2019, 16:21.

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      #3
      Bem, com isto já sei como tratar do assunto. Muito obrigado pela ajuda e pelos conselhos. Vou seguir o que me indicaste. Muito obrigado.

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