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Audi a4 1.6 1997

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    Audi a4 1.6 1997

    boas, tirei a carta há poucos meses e ainda não tenho carro. penso em comprar um carro barato pois a minha mãe não tem possibilidades de comprar um carro decente. então juntei algum dinheiro de verão e penso em comprar este carro https://m.olx.pt/anuncio/audi-a4-IDC...ition=2&page=1 consegui negociar e baixar o preço para 900€. o que acham? tenho consciência da pintura e dos quilómetros. vale a pena? preciso mesmo de ajuda pois quero comprar o carro e não ter problemas pois se os tiver creio que não terei possibilidades de pagar quer qual seja o arranjo.
    ja agora, sou novo aqui no fórum e muito prazer.

    #2
    Bem-vindo ao fórum!

    Esses carros costumam ser robustos e resistentes, mas também se estragam como outro qualquer.

    Mas tem de ser mesmo assim uma "banheira bêbada" dessas para primeiro carro?

    Comentário


      #3
      Comprar um carro com 22 anos, 240 mil Km, e aspecto desleixado, por 1000€ e não esperar problemas é o cúmulo da ingenuidade.

      Espera até teres dinheiro para manter um carro antes de o comprar. E compra algo o mais simples e com pouco uso possível.
      Editado pela última vez por MSchumacher; 15 August 2019, 00:50.

      Comentário


        #4
        esse carro não é de 97, é de 95, ou seja, tem praticamente 25 anos. é um audi, mas é a base da gama, está alterado, deve ter 3 ou 4 donos... espera mais alguns meses e compra algo com 1000€, mas um utilitário com menos 5 ou 6 anos que esse, nem que seja para andares 2 anitos. é que tens também seuro, manutenção, IUC, inspeção e coisas para arranjares. com isto, gastas logo no mínimo uns 500 ou 600€.

        Comentário


          #5
          Pois, comprar um carro com essa idade e não ter dinheiro para uma avaria é um risco que eu não correria. Aliás, digo eu que com 900€ qualquer carro que poderás comprar é uma lotaria.

          O melhor conselho que te posso dar é comprares algo o mais simples possível e, se possível, com aqueles motores indestrutíveis (clio 1.2 de 60cv, corsa 1.2 de 45cv, p.e.) pedires a um mecânico para dar uma vista de olhos antes de o comprares, e gastares menos que esses 900€, idealmente pouco mais de metade, guardando o restante para alguma eventualidade ou reparação que necessite já no imediato.

          Boa sorte.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Pois, comprar um carro com essa idade e não ter dinheiro para uma avaria é um risco que eu não correria. Aliás, digo eu que com 900€ qualquer carro que poderás comprar é uma lotaria.

            O melhor conselho que te posso dar é comprares algo o mais simples possível e, se possível, com aqueles motores indestrutíveis (clio 1.2 de 60cv, corsa 1.2 de 45cv, p.e.) pedires a um mecânico para dar uma vista de olhos antes de o comprares, e gastares menos que esses 900€, idealmente pouco mais de metade, guardando o restante para alguma eventualidade ou reparação que necessite já no imediato.

            Boa sorte.
            Também não sei por que é que um 1.2 da Renault ou da Opel serão mais "indestrutíveis" que um 1.6 da Audi, sinceramente.

            Aliás, estes motores têm uma excelente reputação de fiabilidade. Se os 238.000 foram comprovados, não será nada de excepcional. Lembro o LuisMaia aqui do fórum que tem um A3 que na última contagem, há 2 anos e meio, atingiu a brilhante marca de 400.000 km sem problemas de maior, e sei que nem sempre foi poupado a esforços. Aqui: https://forum.motorguia.net/diario-d...post1069353465

            O único reparo que eu faço é que não será um carro muito económico em termos de consumos, mas de resto, se teve os cuidados minimamente exigíveis, pode ser e é carro para durar muito.

            Comentário


              #7
              Acho que o Ecoflex se referia à relação consumo/fiabilidade/fácil manutenção.

              O meu primeiro carro custou 500 euros em 2007, tinha 15 anos e 140 mil KM. Será que hoje em dia há carros a 500 / 1000 euros com estas permissas?

              Comentário


                #8
                Nunca é demais relembrar que com a idade se esbatem muitas vezes as diferenças na qualidade dos materiais, ganhando importância o histórico de tratamento de um veículo. E, pelo menos em teoria, alguém com um Audi A4 terá condições um pouco melhores para manter devidamente um carro que um condutor de utilitários, que raramente têm o tratamento que merecem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Nunca é demais relembrar que com a idade se esbatem muitas vezes as diferenças na qualidade dos materiais, ganhando importância o histórico de tratamento de um veículo. E, pelo menos em teoria, alguém com um Audi A4 terá condições um pouco melhores para manter devidamente um carro que um condutor de utilitários, que raramente têm o tratamento que merecem.
                  Tambem pensei nisso.

                  Mas infelizmente estes A4 por vezes caem em mãos erradas, tal como os velhos 316i ou 318 TDS, enfim é uma pena.

                  Claro que se fosse de 1 só dono era ouro sobre azul.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Nunca é demais relembrar que com a idade se esbatem muitas vezes as diferenças na qualidade dos materiais, ganhando importância o histórico de tratamento de um veículo. E, pelo menos em teoria, alguém com um Audi A4 terá condições um pouco melhores para manter devidamente um carro que um condutor de utilitários, que raramente têm o tratamento que merecem.
                    É verdade.

                    Mas também é verdade que a solidez e qualidades dos componentes é ainda mais importante quando os proprietários são desleixados e isso também contribui para a diferença e resistência dos veículos ao passar dos anos.

                    Essa é a razão para ainda ires vendo A4s com esta idade ao passo que os Xantias ou Lagunas do mesmo ano tendem a estar mais desintegrados (tanto os com bom ou mau tratamento)

                    De qualquer maneira, a este preço não há milagres. Esse A4 deve precisar de algum/bom investimento para continuar a circular. Comprá-lo com um orçamento curto é está a pedir problemas e o carro ficar encostado em pouco tempo voltando ao problema original de procurar outro.
                    Editado pela última vez por Andre; 15 August 2019, 14:23.

                    Comentário


                      #11
                      Por acaso não Andre. O Xantia não tem materiais fracos, muito até pelo contrário.

                      Não caiam em boatos.

                      Muitos pensam que os PSA dessa altura eram todos frágeis. Desenganem-se.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Por acaso não Andre. O Xantia não tem materiais fracos, muito até pelo contrário.

                        Não caiam em boatos.

                        Muitos pensam que os PSA dessa altura eram todos frágeis. Desenganem-se.
                        Não é preciso cair em boatos, é só preciso terem passado por casa do meu pai 3 Xantias: 1.8i 16v, Activa V6 e um 2.0 HDi Felizmente todos carros de serviço e cuja manutenção não nos saía do bolso (antes tínhamos tido um um BX que foi só o carro mais dispendioso de manter da história daquela casa).

                        Se o interior do Xantias tem um nível de qualidade bastante aceitável para a época (tanto na escolha de materiais como até na montagem, é bem superior ao do Laguna I e outros generalistas não-alemães), o exterior não e..."estraga tudo".

                        A qualidade da pintura das primeiras séries (até 96-97) é muito fraquinha. Tão fraquinha que ainda antes do facelift a Citroen se viu obrigada a alterações profundas na matéria.

                        Adicionalmente a chapa vinca com facilidade, as aproximações das peças estão a anos-luz de qualquer VAG da altura, os plásticos não pintados descoloram à velocidade da luz e as distâncias entre os painéis são absurdas, sem falar do feeling de robustez maravilhoso proporcionado pelas portas "de papel" que têm que ser atiradas para fecharem à primeira.

                        E por isso é que os vês em pedaços por aí. Mais uma vez, não é por acaso.

                        P.S. Adoro o Xantia (provavelmente é o carro que mais me diz dos anos 90) e adoro a Citroen, terão sempre um lugar muito especial no meu coração automobilístico . Mas tenho olhos na cara e sei bem o que tinham de bom...e mau.
                        Editado pela última vez por Andre; 15 August 2019, 15:13.

                        Comentário


                          #13
                          Sim, mas eu referia-me só aos interiores, pensei que era a isso que te referias my bad sorry.

                          Maquinões, off topic à parte lol. Eu conheci um Activa V6, TCT , HDi, 2.1 TD, entre outros, e tive um 19 TD VSX+, e nunca tive reports nem mesmo na oficina e nos entusiastas, disso que relatas, mas não duvido atenção.

                          Mas como te disse eu referi-me ao interior. Bem melhor que o C5.

                          Voltando ao tópico, é um pouco como os antigos Mercedes. Se foram bem tratados e carros de garagem, têm carroçaria e interiores novos Só que vejo muitos desses A4 todos estragados, muitos compram-nos baratos e depois dá asneira porque não os mantêm.

                          Comentário


                            #14
                            Está muito axanatado

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Sim, mas eu referia-me só aos interiores, pensei que era a isso que te referias my bad sorry.

                              Maquinões, off topic à parte lol. Eu conheci um Activa V6, TCT , HDi, 2.1 TD, entre outros, e tive um 19 TD VSX+, e nunca tive reports nem mesmo na oficina e nos entusiastas, disso que relatas, mas não duvido atenção.
                              O C5 I piorou alguns materiais mas a montagem não é assim tão diferente do Xantia. Acontece é que o padrão geral do segmento subiu bastante naqueles anos e, comparativamente à sua geração, o C5 I fazia pior -e até má- figura. Coisa que o facelift tentou resolver, a par da estética "estranha" que caiu mal particularmente quando o Xantia era unanimemente elogiado na matéria...

                              Mas o Xantia é o carro que, particularmente se só olhares para as versões 1993-1997, mais vês o que são melhorias incrementais: apesar de "iguais" as unidades de 96, mas principalmente 97 para a frente...são muito mais "robustas".

                              Comentário


                                #16
                                É, nas primeiras unidades tinham o esguicho traseiro com um botão, depois é que passaram para satélite, e depois claro acabaram com aquela barra no tablier lol.

                                Voltando ao tópico, eu tinha ouvido que os audis são mais caros em manutenção que os vw neste caso ficará mais caro ou mais valia um passat com o mesmo motor ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Acho que o Ecoflex se referia à relação consumo/fiabilidade/fácil manutenção.

                                  O meu primeiro carro custou 500 euros em 2007, tinha 15 anos e 140 mil KM. Será que hoje em dia há carros a 500 / 1000 euros com estas permissas?
                                  Exactamente.

                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Nunca é demais relembrar que com a idade se esbatem muitas vezes as diferenças na qualidade dos materiais, ganhando importância o histórico de tratamento de um veículo. E, pelo menos em teoria, alguém com um Audi A4 terá condições um pouco melhores para manter devidamente um carro que um condutor de utilitários, que raramente têm o tratamento que merecem.
                                  São tudo suposições. Claro que o motor 1.6 é fiável (eu que o diga, tive um), e o A4 é um carro imensamente melhor do que qualquer segmento B, mas tudo tem que ser devidamente enquadrado e parece que as finanças do autor do tópico não são muito folgadas. Daí o conselho para algo mais simples e teoricamente mais barato de manter, além de ser mais barato de adquirir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Greetings!

                                    A manutenção do A4 não é barata. Esse carro gasta 9lt a 120km/h e +12lt na cidade.
                                    Nunca na vida te metas nisso.
                                    Quando tens algum problema é tudo muito caro.
                                    É muito fácil teres de gastar 500€ assim do nada.
                                    Com essa idade devem ter descurado muita da manutenção cara. Se calhar nunca viu uma muda de valvolina ou óleo da direção.

                                    Compra um Hyundai Accent ou algo do género.

                                    Os carros nas fotos parecem sempre mais fixes que ao vivo.
                                    As borrachas e forros das portas devem estar 'lindas'.

                                    Cumprimentos
                                    Editado pela última vez por pgainf; 15 August 2019, 21:17.

                                    Comentário


                                      #19
                                      No teu lugar dava preferência à compra de um Clio, Corsa, Punto, etc...
                                      Pelos mesmos 900 € consegues comprar um carro mais recente, mais económico, com menos kms e provavelmente até mais potente (leia-se com melhor andamento) do que esse 1.6.

                                      EDIT:~Exemplo:
                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                      não é clio ou corsa mas é mais recente, potencia equivalente e com menos kms
                                      Editado pela última vez por KingTDI; 17 August 2019, 20:23.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pode ser só um exemplo, mas esse está a 500€ porque está a precisar de uma grand€ r€paração...

                                        Comentário


                                          #21
                                          nesse anúncio refere isto:

                                          Vendo pela Melhor Oferta
                                          Precisa de rectificar o motor, em principio precisa de bronzes e a bomba de óleo.

                                          ou seja, precisa de mais umas centenas de euros para esse arranjo e possivelmente outros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            tens este, mas não sei se o brasileiro baixará muito mais que 200€...

                                            entretanto tens estas opções para negociares:

                                            https://www.olx.pt/anuncio/citroen-x...tml#1fcd832fd3 boa opção. ia ver.

                                            https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-2-...tml#1925328995 de pintura está mau, já levou partes de chapa, mas o motor é robusto

                                            https://www.olx.pt/anuncio/renault-l...tml#1925328995 gasta um bocado, mas não tem muitos kms e é motor fiável

                                            https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-1...tml#1925328995 é apenas um 106, mas é já de 2003 e esse motorr mexe-se relativamente bem em cidade e a fazeres a 125 também.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Pode ser só um exemplo, mas esse está a 500€ porque está a precisar de uma grand€ r€paração...
                                              Pois..

                                              Precisa de rectificar o motor, em principio precisa de bronzes e a bomba de óleo.

                                              E se o AC foi carregado é porque tem fuga ( sim, tem fuga ) de maneiras que ainda estão ali uns bons aéreos para gastar

                                              Comentário


                                                #24
                                                o anuncio foi editado depois de eu o colocar.
                                                Ele não tinha essas observações, estava inclusive com preço de 1000€.
                                                Seja como for por esse OLX e Stand virtual fora há 1001 exemplos de carros melhores.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Aproveito este tópico para pedir um comentário a um motor da mesma época, o BMW 316i, do E36, mais ou menos 1995/1996.

                                                  Já devia ter idade para ter juízo, mas deu para andar a ver estes carros...

                                                  Alguém já teve um ou conheceu alguém que tivesse? Consumos e parte mecânica?

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                                                    #26
                                                    eu já fiz uns quntos kms num, mas de 1985 que estava a gás. tinha 90cv. depois de parado 6 anos à chuva e ao sol, pôs-se a andar, não se fez revisão a quase nada, muito menos ao gás e aquilo andava mais que o meu stilo.
                                                    não sei se os de 96 serão o mesmo, mas aquilo pelos vistos é um bocado pastelão e gasta bem.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                                      o anuncio foi editado depois de eu o colocar.
                                                      Ele não tinha essas observações, estava inclusive com preço de 1000€.
                                                      Seja como for por esse OLX e Stand virtual fora há 1001 exemplos de carros melhores.
                                                      Mas olha que há uns 3 ou 4 anos conheço quem tenha comprado uma Astra G Caravan 1.4i 16v 90cv por 1000 aéreos e estava em bom estado. Nada mau.

                                                      Comentário

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