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C30 Motor Colou - Bimassa

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    C30 Motor Colou - Bimassa

    Olá :


    Ola , o motor do meu volvo C30 1.6 (ford) colou e a bimassa partiu-se toda...partiram os 6 parafausos.
    É normal isto acontecer ou era bimassa partida que nao deixava mexer a cambota ?


    Obrigado

    #2
    Podias ter continuado no teu tópico original.

    Comentário


      #3
      É impressão minha ou há poucos dias tinhas um tópico com algum problema nesse motor? Em que se falou de capas de bielas e tal? Ou era outro user com outro carro e motor igual?

      O problema não é da embraiagem... esses motores (PSA) é que nunca deviam ter nascido... mas há quem diga que são do best! Até terem que abrir a carteira...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Lrmota Ver Post
        Olá :


        Ola , o motor do meu volvo C30 1.6 (ford) colou e a bimassa partiu-se toda...partiram os 6 parafausos.
        É normal isto acontecer ou era bimassa partida que nao deixava mexer a cambota ?



        Obrigado
        O bimassa não é mais que um amortecimento na ligação caixa-motor(cambota). Mas quando o amortecimento dá lugar a pancadas, funciona como uma pistola pneumática

        O que é que colou? A cambota? A cambota pode ter empenado por causa do volante bimassa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          É impressão minha ou há poucos dias tinhas um tópico com algum problema nesse motor? Em que se falou de capas de bielas e tal? Ou era outro user com outro carro e motor igual?

          O problema não é da embraiagem... esses motores (PSA) é que nunca deviam ter nascido... mas há quem diga que são do best! Até terem que abrir a carteira...
          realmente tem uns poucos de tópicos, agora pelo histórico dele dá para perceber o que se passa. quanto ao motor tem algumas pequenas coisas cronicas, mas nada de mais e realmente é bastante fiável, desde que bem mantido, o que realmente aqui dá para perceber que não e ele levou o barrete, e agora está a sair caro a despesa, mas como tudo não existe motores perfeitos. hoje em dia é uma questão de sorte.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CL Ver Post
            É impressão minha ou há poucos dias tinhas um tópico com algum problema nesse motor? Em que se falou de capas de bielas e tal? Ou era outro user com outro carro e motor igual?

            O problema não é da embraiagem... esses motores (PSA) é que nunca deviam ter nascido... mas há quem diga que são do best! Até terem que abrir a carteira...
            É só dos blocos mais fiáveis diesel alguma vez feitos, isto montado nos Peugeot e Citroen.
            Já quando são montados noutras marcas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
              O bimassa não é mais que um amortecimento na ligação caixa-motor(cambota). Mas quando o amortecimento dá lugar a pancadas, funciona como uma pistola pneumática

              O que é que colou? A cambota? A cambota pode ter empenado por causa do volante bimassa.
              andei a ver os histórico dele, pelos vistos tinha o dito com repro, logo surgiram uma serie de problemas, até que se deu isto, logo está explicado o porquê de ter dado cabo do motor...

              foi alguma repro feita por algum sapateiro, e depois levou alguns bons apertões e agora puff foi-se tudo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                andei a ver os histórico dele, pelos vistos tinha o dito com repro, logo surgiram uma serie de problemas, até que se deu isto, logo está explicado o porquê de ter dado cabo do motor...

                foi alguma repro feita por algum sapateiro, e depois levou alguns bons apertões e agora puff foi-se tudo...
                A reprogramação vai acelerar o desgaste de muitos componentes, mas gripar uma cambota geralmente está associado a falta de oleo, empeno na cambota por pesos diferentes pesos em diferentes pontos, se calhar já havia qualquer coisa a querer deitar-se e com a repro acelerou o processo de desgaste ... e andar muito tempo com o volante bimassa gasto não é benéfico para a cambota.

                Más reprogramações geralmente acontecem por maus tempo de injecção ou mistura desmasiada "lean" ou "rich". Mas geralmente o resultado é um pistão furado/rachado, uma biela dobrada, um turbo assassinado.

                Não estou a dizer que tenha sido da repogramação, mas duvido que tenha sido directamente disso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                  A reprogramação vai acelerar o desgaste de muitos componentes, mas gripar uma cambota geralmente está associado a falta de oleo, empeno na cambota por pesos diferentes pesos em diferentes pontos, se calhar já havia qualquer coisa a querer deitar-se e com a repro acelerou o processo de desgaste ... e andar muito tempo com o volante bimassa gasto não é benéfico para a cambota.

                  Más reprogramações geralmente acontecem por maus tempo de injecção ou mistura desmasiada "lean" ou "rich". Mas geralmente o resultado é um pistão furado/rachado, uma biela dobrada, um turbo assassinado.

                  Não estou a dizer que tenha sido da repogramação, mas duvido que tenha sido directamente disso.
                  Caros , uma pessoa vem aqui pedir ajuda.
                  No meu caso que nao entendo nada de mecanica, venho tentar validar coisas que o mecanico vai dizendo.


                  o que é que vejo ...um @bigturbo a andar a procurar o meu historico e toda a gente a dar na cabeça ....e que tal tentarem aludar ou nao dizer nada?
                  Se fosse num forum que eu entendesse, a minha postura seria essa. A palavra forum vem dos romanos ...era um espaço democratico onde se mostrava sabedoria e não condenação .


                  1- A repro foi feita á mais de 90.000 kms
                  2- Já levou turbo
                  3- A junta ja foi á vida
                  4- Bi massa tambem

                  Nota - Nao tem fap

                  Agora :

                  1- O carro tinha oleo - parou na A1 a 150 kms .
                  2- O que deve ter colado foi um pistão .
                  3 - Comprei um motor
                  4- Ao desmontarem o motor antigo telefonaram-me a dizer que o bi massa tinha 6 parafusos partidos / desfeitos.
                  5- Tinha questionado o mecanico se nao podia ser o bi-massa / embraiagem - levou um kit completo á 30.000 Kms ele disse que nao
                  6- o carro andava sempre devagar, nao anda em picanços. A repro foi para dar força em baixas

                  Estou aqui apenas para me ajudarem e fico agradecido ...agora de detetives e juizes nao preciso.....ja repararam que essa nao é mesmo ideia ?
                  Editado pela última vez por Lrmota; 17 August 2019, 19:50.

                  Comentário


                    #10
                    Se o motor "colou" o que na gíria normalmente significa que um ou mais pistões agarraram por falta de óleo ou outro motivo mas que geralmente está relacionado com o óleo então é normal que tudo o que estivesse acoplado ao motor possa sofrer danos já que há uma paragem brusca do momento, na ligação motor-caixa.

                    Portanto, e eu que sou leigo, utilizando apenas alguma lógica racional, acho provável rebentar um bi-massa, empenar válvulas, rebentar cambotas, bielas, enfim, o céu é o limite, especialmente se ias a 150km/h.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Lrmota Ver Post
                      Caros , uma pessoa vem aqui pedir ajuda.
                      No meu caso que nao entendo nada de mecanica, venho tentar validar coisas que o mecanico vai dizendo.


                      o que é que vejo ...um @bigturbo a andar a procurar o meu historico e toda a gente a dar na cabeça ....e que tal tentarem aludar ou nao dizer nada?
                      Se fosse num forum que eu entendesse, a minha postura seria essa. A palavra forum vem dos romanos ...era um espaço democratico onde se mostrava sabedoria e não condenação .


                      1- A repro foi feita á mais de 90.000 kms
                      2- Já levou turbo
                      3- A junta ja foi á vida
                      4- Bi massa tambem

                      Nota - Nao tem fap

                      Agora :

                      1- O carro tinha oleo - parou na A1 a 150 kms .
                      2- O que deve ter colado foi um pistão .
                      3 - Comprei um motor
                      4- Ao desmontarem o motor antigo telefonaram-me a dizer que o bi massa tinha 6 parafusos partidos / desfeitos.
                      5- Tinha questionado o mecanico se nao podia ser o bi-massa / embraiagem - levou um kit completo á 30.000 Kms ele disse que nao
                      6- o carro andava sempre devagar, nao anda em picanços. A repro foi para dar força em baixas

                      Estou aqui apenas para me ajudarem e fico agradecido ...agora de detetives e juizes nao preciso.....ja repararam que essa nao é mesmo ideia ?
                      Se tivesses colocado esse histórico no inicio do topico não andavamos a tentar adivinhar, ainda assim, está muito incompleto.
                      "O que deve ter colado foi um pistão"?

                      Kit completo há 30kkms? O volante bimassa não é para: ser desapertado com uma pistola pneumatica, reutilizar parafusos ou não usar aperto de fabrica com chave dinamometria e aperto angular. Se algum destes passos falhou, o mistério dos parafusos está desvendado para mim.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Se tivesses colocado esse histórico no inicio do topico não andavamos a tentar adivinhar, ainda assim, está muito incompleto.
                        "O que deve ter colado foi um pistão"?

                        Kit completo há 30kkms? O volante bimassa não é para: ser desapertado com uma pistola pneumatica, reutilizar parafusos ou não usar aperto de fabrica com chave dinamometria e aperto angular. Se algum destes passos falhou, o mistério dos parafusos está desvendado para mim.

                        Obrigado....mas não adicionas nada ....mesmo nada . Se querias ajudar foi zero. desculpa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                          Se o motor "colou" o que na gíria normalmente significa que um ou mais pistões agarraram por falta de óleo ou outro motivo mas que geralmente está relacionado com o óleo então é normal que tudo o que estivesse acoplado ao motor possa sofrer danos já que há uma paragem brusca do momento, na ligação motor-caixa.

                          Portanto, e eu que sou leigo, utilizando apenas alguma lógica racional, acho provável rebentar um bi-massa, empenar válvulas, rebentar cambotas, bielas, enfim, o céu é o limite, especialmente se ias a 150km/h.
                          Tinha oleo. Tinha pouca agua. Mas no manometro a temperatura estava normal.

                          Ou seja se o bi massa rebenta manda o motor á vida....? Portanto o bi massa pode ter sido o problema que rebentou com o motor . ? é isso ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lrmota Ver Post
                            Tinha oleo. Tinha pouca agua. Mas no manometro a temperatura estava normal.

                            Ou seja se o bi massa rebenta manda o motor á vida....? Portanto o bi massa pode ter sido o problema que rebentou com o motor . ? é isso ?
                            Sem ver o motor não é fácil dar palpites viáveis. Mas como já foi dito a 150 kms/h o mais provável é motor rebentar com o bi-massa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lrmota Ver Post
                              Tinha oleo. Tinha pouca agua. Mas no manometro a temperatura estava normal.

                              Ou seja se o bi massa rebenta manda o motor á vida....? Portanto o bi massa pode ter sido o problema que rebentou com o motor . ? é isso ?
                              Não.
                              Acredito mais no contrário.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                Não.
                                Acredito mais no contrário.
                                que o bimassa rebentou com o motor ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lrmota Ver Post
                                  Obrigado....mas não adicionas nada ....mesmo nada . Se querias ajudar foi zero. desculpa.
                                  Porra...o homem é mecânico. Tem casa aberta e não sabe mais que tu? Que lol.
                                  Agora também já não há nada a fazer, o que queres descobrir? Agora já foi tudo para o lixo.

                                  Tenta ver é se te fazem uma revisão em condições no motor usado. Se é só comprar usado e espetar lá de novo, há grandes probabilidades de acontecer algo de mau. Se tiveres garantia aí já será bem melhor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    bi massa vale comprar usado ? Ha maneira de reforçar a embraiagem ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Lrmota Ver Post
                                      bi massa vale comprar usado ? Ha maneira de reforçar a embraiagem ?
                                      tudo sempre novo, e reforçar embreagem só se fores fazer repro, se mantiveres o programação stock, a embreagem normal serve bem, pois uma reforçada é muito mais cara.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lrmota Ver Post
                                        bi massa vale comprar usado ? Ha maneira de reforçar a embraiagem ?
                                        Reforçar a embraiagem para quê? A não ser que faças uma repro excessiva, não é necessário.

                                        O motor agarrou. É natural que com a inércia o bimassa tenha partido os parafusos.

                                        Tens duas hipóteses. Arranjas o mais barato possível e despachas a seguir, a um stand.
                                        Arranjas o melhor que puderes (isso implica bimassa, embraiagem, distribuição, tudo novo) e mantens por muito anos de forma a recuperar o investimento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só faltou acrescentar que convêm que a reparação seja feita num mecânico a sério!

                                          Muito dispendiosa para andar a desperdiçar dinheiro em aprendizes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mais um tópico sobre o mesmo assunto, carro e modelo?

                                            https://forum.motorguia.net/auto-aju...estrada-2.html

                                            Comentário


                                              #23
                                              isso é uma coisa dificil nos dias de hoje....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                                Mais um tópico sobre o mesmo assunto, carro e modelo?

                                                https://forum.motorguia.net/auto-aju...estrada-2.html
                                                Já falei nisso logo no post # 2 deste tópico...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Oh Lrmota, o difícil é saber se foi a galinha que nasceu 1º ou o ovo! Ou se foi a embraiagem ou o motor que cedeu 1º e arrastou o outro.

                                                  É mesmo importante? Agora que está tudo partido?

                                                  É reparar onde o saibam fazer e, ao contrário do que pensas, ainda há boas casas e bons mecânicos que o sabem fazer.

                                                  Se é barato? Ah! Isso já é outra questão! Mas queres bem feito ou barato?

                                                  Já que galinha gorda por pouco dinheiro não existe... senão nos contos de fadas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                    Oh Lrmota, o difícil é saber se foi a galinha que nasceu 1º ou o ovo! Ou se foi a embraiagem ou o motor que cedeu 1º e arrastou o outro.

                                                    É mesmo importante? Agora que está tudo partido?

                                                    É reparar onde o saibam fazer e, ao contrário do que pensas, ainda há boas casas e bons mecânicos que o sabem fazer.

                                                    Se é barato? Ah! Isso já é outra questão! Mas queres bem feito ou barato?

                                                    Já que galinha gorda por pouco dinheiro não existe... senão nos contos de fadas!
                                                    You pay peanurs, you get monkeys.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Olá . O carro já anda.... agora há duvidas sobre a caixa ...há barulhos.
                                                      Como colou ou os parafusos do bi massa desapertaram (estavam todos desfeitos) ...dizem que a caixa levou grande pancada .
                                                      Caixa já tenho uma identificada. isto é trabalho para quantas horas ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É falar com o mesmo mecânico que certamente, se for honesto, dirá que terá de enviar a caixa para quem perceba do assunto e depois dará uma resposta, logo que possível.

                                                        Se é para trocar uma caixa avariada por uma usada de qualidade duvidosa... eu diria que num dia se troca uma caixa sem qualquer garantia do que lá ficará.

                                                        Comentário

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