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Bomba injectora?... Opel corsa 1.7

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    Bomba injectora?... Opel corsa 1.7

    Caros amigos:

    O que me leva a pedir a vossa ajuda é o seguinte: Tenho um opel corsa van 1.7 de 1997 que a frio pega sempre bem; o problema é quando ando alguns kms e depois de parar uma ou duas vezes, quando dou à chave ele não pega! tenho que esperar uns 5 ou 10 minutos até o carro arrefecer. Fui a um electricista (auto) e diz que não é o motor de arranque, que este funciona bem. Fui a um mecânico e ele diz que será quase de certeza a cabeça da bomba injectora; depois do carro falhar à frente dele, foi buscar água e deitou sobre a bomba injectora e o carro pegou. Alguém já teve o mesmo carro com o mesmo problema? Como se resolveu?...

    THX

    #2
    Originalmente Colocado por motorik Ver Post
    Caros amigos:

    O que me leva a pedir a vossa ajuda é o seguinte: Tenho um opel corsa van 1.7 de 1997 que a frio pega sempre bem; o problema é quando ando alguns kms e depois de parar uma ou duas vezes, quando dou à chave ele não pega! tenho que esperar uns 5 ou 10 minutos até o carro arrefecer. Fui a um electricista (auto) e diz que não é o motor de arranque, que este funciona bem. Fui a um mecânico e ele diz que será quase de certeza a cabeça da bomba injectora; depois do carro falhar à frente dele, foi buscar água e deitou sobre a bomba injectora e o carro pegou. Alguém já teve o mesmo carro com o mesmo problema? Como se resolveu?...

    THX
    Isso acontece muito nos 1.9tdi.

    O que acontece é, o carro debita mais gasóleo, a menos rpms quando o motor está frio, quando está quente, só debita apartir de x rpms (por exemplo 200rpms). Esta temperatura é lida pelo sensor de temperatura de gasóleo que está na cabeça da bomba. Daí ele pegar melhor depois de molhada (arrefecida).

    O real problema está nas rpms que o motor de arranque + bateria estão a produzir. Ou seja, um destes componentes já pode estar cansado.

    http://i58.tinypic.com/ae8l8o.jpg

    Se vires o exemplo acima. Exemplo de um V6 Tdi VP, é preciso que o motor de arranque + bateria, rodem mais de 250rpms para começar a haver debito de gasoleo, e o motor pegar. Antes disso não precisa tanto.

    Mas olhando para o ano do teu carro, provavelmente não teu ECU mas deve fazer essa gestão de forma mais rudimentar. Ainda assim, pode ser o problema de bateria ou motor de arranque.
    Editado pela última vez por kpt; 19 August 2019, 21:31.

    Comentário


      #3
      isso é o induzido do motor de arranque

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        #4
        Originalmente Colocado por motorik Ver Post
        Caros amigos:

        O que me leva a pedir a vossa ajuda é o seguinte: Tenho um opel corsa van 1.7 de 1997 que a frio pega sempre bem; o problema é quando ando alguns kms e depois de parar uma ou duas vezes, quando dou à chave ele não pega! tenho que esperar uns 5 ou 10 minutos até o carro arrefecer. Fui a um electricista (auto) e diz que não é o motor de arranque, que este funciona bem. Fui a um mecânico e ele diz que será quase de certeza a cabeça da bomba injectora; depois do carro falhar à frente dele, foi buscar água e deitou sobre a bomba injectora e o carro pegou. Alguém já teve o mesmo carro com o mesmo problema? Como se resolveu?...

        THX

        Quando tinha o corsa van 1.7, também acontecia o mesmo. Fui a um electricista de autos e mudou a placa de diodos (acho que o nome era este), e nunca mais aconteceu...
        Mas ele nao pega como? ouves o motor de arranque a tentar arrancar? ou parece que nao tem bateria, nao se ouve nada (embora funcione tudo)??

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
          Quando tinha o corsa van 1.7, também acontecia o mesmo. Fui a um electricista de autos e mudou a placa de diodos (acho que o nome era este), e nunca mais aconteceu...
          Mas ele nao pega como? ouves o motor de arranque a tentar arrancar? ou parece que nao tem bateria, nao se ouve nada (embora funcione tudo)??
          Obrigado pela vossa atenção: kpt; tuCa21; Santuarum.

          Ouve-se o motor de arranque e, por vezes até, após algumas tentativas, até pega; mas imediatamente ( 1 segundo depois) vai abaixo, nem que carregue no acelerador! Só após várias tentativas e alguns minutos depois é que o carro pega. Ah, mesmo que o carro esteja a ser empurrado ou numa descida que dê para meter a 2da velocidade com a ignição ligada, mesmo assim ele não pega! Hoje voltou a acontecer depois de andar uns 5 kms e com o motor já bastante quente desliguei o motor. Quando tentei novamente já não dava; até que me lembrei da garrafa de água que tinha comigo, verti meio litro de água sobre a cabeça da bomba injectora (como me disse o mecânico) e ele pegou! Mistério....
          Editado pela última vez por motorik; 20 August 2019, 21:25.

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            #6
            Originalmente Colocado por motorik Ver Post
            Obrigado pela vossa atenção: kpt; tuCa21; Santuarum.

            Ouve-se o motor de arranque e, por vezes até, após algumas tentativas, até pega; mas imediatamente ( 1 segundo depois) vai abaixo, nem que carregue no acelerador! Só após várias tentativas e alguns minutos depois é que o carro pega. Ah, mesmo que o carro esteja a ser empurrado ou numa descida que dê para meter a 2da velocidade com a ignição ligada, mesmo assim ele não pega! Hoje voltou a acontecer depois de andar uns 5 kms e com o motor já bastante quente desliguei o motor. Quando tentei novamente já não dava; até que me lembrei da garrafa de água que tinha comigo, verti meio litro de água sobre a cabeça da bomba injectora (como me disse o mecânico) e ele pegou! Mistério....

            Entao nao é a soluçao que te escrevi... o meu nao pegava, mas era como se nao tivesse bateria, nao se ouvia o motor de arranque.

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              #7
              Olha e já deste uma vista de olhos nos tubos de gasóleo, já tive problemas de vedação no filtro de gasóleo.

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                #8
                Como este problema já se arrasta há um mês, e a minha angústia continua na hora de pegar no carro, eis o diagnóstico dos profissionais que visitei até agora:

                O meu mecânico antes de ir de férias: isso é o motor de arranque.

                Fui a um electricista auto: o problema não é do motor de arranque. Ele no ano passado pôs escovas novas.

                O mecânico colega do electricista: isso são os bicos dos injectores (estão demasiado abertos).

                O meu mecânico de volta de férias: depois de ver o carro a falhar e ter deitado água na cabeça da bomba injectora: o problema é da bomba injectora.

                Só gasto dinheiro quando tiver certeza de qual é a causa para este problema.
                Editado pela última vez por motorik; 22 August 2019, 20:26.

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